FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

ECONOMIA INFORMAL E SONEGAÇÃO

A edição digital de hoje do Jornal O GLOBO publicou esta notícia, da qual reproduzo o primeiro parágrafo:

"RIO - A economia informal brasileira movimentou R$ 578 bilhões em 2009, mais do que o PIB da Argentina, informaram nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) e o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO). Com a divulgação do novo Índice de Economia Subterrânea, pela primeira vez o Brasil conhece o tamanho de sua produção de bens e serviços deliberadamente não reportados ao governo."

Note que as pessoas envolvidas na "economia subterrânea", como chama o jornal, não fazem parte da massa considerada de "contribuintes" no que diz respeito aos impostos.
Para os que pagam, fica o ônus de pagar também pelos que não pagam. Como já fazemos nas contas de água e energia, onde o montante de energia ou água fornecida pelas concessionárias é rateado entre os que pagam, inclusive a energia e água consumida pelas ligações clandestinas, que, em algumas metrópoles, são em números bem significativos.
Quando pagamos nossas contas de água e energia, pagamos o nosso consumo e o de mais alguns "espertos".
Eu suponho que o mesmo talvez esteja ocorrendo com os impostos, para atingir as metas de arrecadação.
Só que a sonegação não ocorre apenas pela economia informal, mas também  (e muito) por grandes empresas, algumas das quais sempre gozaram da inexplicável complacência dos governos, tanto do atual como dos anteriores.
A explicação talvez esteja nas contribuições feitas por tais empresas para as campanhas políticas de todos os candidatos !
É como marcar um palpite triplo numa loteria esportiva! Qualquer um que ganhe, terá a dádiva de gratidão a honrar para com o doador.
E nós, pobres mortais, pagamos a conta!

3 comentários:

  1. Infelizmente somo obrigados a concordar com De Gaule, este não é um país sério.

    ResponderExcluir
  2. - Na economia informal impera o culto do dever, mas nunca o culto do pagar...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela informação sobre o urucum, Leonel, e pela visita ao "Terra". Participe! Estamos lhe aguardando também no "Multivias"...

    ResponderExcluir