Este título homenageia aos mineiros, que gostam de incluir "trem" em quase tudo que falam. Né, Rê?
Que bom se os governos brasileiros também tivessem incluido os trens para valer no nosso sistema de transportes terrestres, tempos atrás!
A primeira ferrovia brasileira foi implantada no século XIX, por iniciativa do Barão de Mauá, título dado ao empresário gaúcho (nascido em Arroio Grande) Irineu Evangelista de Sousa. Abrimos aqui um parêntese para dizer que este mesmo empresário foi também quem instalou no Brasil a primeira fundição, o primeiro estaleiro, o transporte por barcos a vapor no rio Amazonas, para não falar da iluminação pública da Cidade do Rio de Janeiro. Enquanto descansava, lançou um cabo submarino telegráfico ligando o Brasil à Europa e criou o Banco do Brasil!
Se alguns dos políticos e administradores públicos atuais tivessem um pingo de vergonha, iriam para debaixo do tapete!
Malha ferroviária brasileira : alguns estados nunca viram um trem!
Outros, raramente podem ver algum.
Outros, raramente podem ver algum.
Segundo a Wikipédia:
"A rede ferroviária brasileira possui atualmente 29.706 km de extensão (1.121 eletrificados), espalhados por 22 dos 26 estados brasileiros, divididos em 4 tipos de bitolas:
- Larga (irlandesa) - 1,600m: 4.057 km
- Larga (internacional) -1,435m: 202,4 km
- Métrica- 1,000m: 23.489 km
- Mista - 1,600/1,435/1,000m : 336 km
Também existem bitolas 0,600 e 0,762m em trechos turísticos.
Chegou a possuir 34.207 km, porém crises econômicas e a falta de investimentos em modernização, tanto por parte da iniciativa privada como do poder público, aliados ao crescimento do transporte rodoviário fizeram com que parte da rede fosse erradicada!"
O trecho acima já fala por si só! Nossa malha ferroviária encolheu, ao invés de crescer!
Desses 29.706 km, mais de um terço foram construídos no século XIX, quase todas no governo de D. Pedro II! Isto mostra que o descaso e a desorientação que ocorreu no século XX (e continua até hoje) com a administração pública deste país não se resumiu à educação e à saúde! A falta de padronização das dimensões, isolando cada trecho e impedindo uma integração eficaz e econômica, dá uma idéia da ausência de uma política definida e consciente de implantação!
Washington Luís, que assumiu a presidência em 1926 e foi deposto pela revolução de 30, dizia que "governar é construir estradas". Esqueceu-se das ferrovias. E assim o fizeram seus sucessores.
Washington Luís, que assumiu a presidência em 1926 e foi deposto pela revolução de 30, dizia que "governar é construir estradas". Esqueceu-se das ferrovias. E assim o fizeram seus sucessores.
A partir dos anos 50, as rodovias aumentaram em detrimento das ferrovias e a partir dos anos 80, as ferrovias foram sucateadas. As rodovias são necessárias em qualquer país, mas não podem ser responsáveis por quase 70% do transporte de cargas, enquanto a rede ferroviária fica com apenas 20%, como acontece no Brasil! A consequência disto é o excesso de caminhões sobrecarregados nas estradas, destruindo a pavimentação, que já não é das melhores, e entupindo as vias de acesso das grandes cidades, devido à ausência de terminais adequados para carga rodoviária. As mesmas e gigantescas carretas que trazem as cargas interestaduais as entregam literalmente na porta dos destinatários, causando embaraços no trânsito, até em ruas secundárias. Isto deveria ser feito por viaturas menores e mais ágeis, fazendo o serviço de ligação entre os terminais de carga/descarga e o destino final da mercadoria.
Os danos causados na pavimentação das estradas pelo excesso de tráfego pesado aumentam o tempo das viagens e resultam em mais avarias em todos os veículos que as utilizam, além de causarem muitos acidentes, multiplicando os prejuízos, que são repassados para o custo dos fretes, aumentando o preço final dos produtos transportados.
Os danos causados na pavimentação das estradas pelo excesso de tráfego pesado aumentam o tempo das viagens e resultam em mais avarias em todos os veículos que as utilizam, além de causarem muitos acidentes, multiplicando os prejuízos, que são repassados para o custo dos fretes, aumentando o preço final dos produtos transportados.
Uma carreta pode levar aprox. 30 toneladas de carga, enquanto uma composição ferroviária pode levar 3.000 toneladas! Mesmo com um ônus maior na sua implantação, os custos do transporte ferroviário são em média 20% mais baratos do que o rodoviário.
Para que se tenha uma referência, listamos alguns países de grande porte, com sua área territorial e a extensão de suas linhas ferroviárias, comparados com o Brasil:
A malha ferroviária dos EUA: lá ninguém estava de brincadeira!
(Mapa: OpenStreetMap)
(Mapa: OpenStreetMap)
Para que se tenha uma referência, listamos alguns países de grande porte, com sua área territorial e a extensão de suas linhas ferroviárias, comparados com o Brasil:
País Área Extensão de
Territorial Linhas férreas
Brasil 8.511.965 Km² 29.706 km
EUA (1) 9.372.610 Km² 226.612 km (dados de 2005)
Rússia (2) 17.075.400 Km² 85.500 km
China 9.596.960 Km² 86.000 km
(1) Incluindo Alaska e Havaí.
(2) Grande parte da Rússia fica na Sibéria e dentro do círculo polar, onde as condições são extremas.
Segundo o ministro chinês das Ferrovias, Liu Zhijun, a China tem atualmente 7.531 km de linhas de alta velocidade, a maior extensão deste tipo no mundo. As metas atuais são de até 2020 expandir a malha ferroviária total para 120.000 km! Em um teste realizado no final do ano passado, o novo trem-bala chinês CRH-308A alcançou a velocidade de 486 km/h.
No Brasil, só existe atualmente uma linha de trem de passageiros de longo curso com saídas diárias: é o trajeto Vitória-Belo Horizonte, de 664 quilômetros.
Interior do trem Vitória - B. Horizonte: Café no vagão-restaurante, classe executiva e classe econômica.(Fotos do site: THE MAN IN SEAT SIXTY-ONE)
Estação de trem chinesa; trem-bala chinês e seu vagão-dormitório. A China tem a maior extensão mundial instalada de linhas de alta velocidade.(Fotos do site: THE MAN IN SEAT SIXTY-ONE)
O Eurostar europeu; cabines de primeira e segunda classe. (Fotos do site: THE MAN IN SEAT SIXTY-ONE)
O excelente site THE MAN IN SEAT SIXTY-ONE: http://www.seat61.com/index.html , tem informações interessantes, dicas e fotos de linhas ferroviárias de todo o mundo, e até venda de passagens e reservas em hotéis europeus online. Ali, pode-se ter uma ideia de como são as linhas de passageiros em diversos locais do mundo.
Até quando as rodovias brasileiras aguentarão a sobrecarga? Quando os responsáveis pelos destinos do país perceberão essa lacuna e suas consequências?
Quando sairão da apatia para uma ação coordenada e bem conduzida?
Pois é Leonel,
ResponderExcluirPor trás dessa incúria se escondem, muitas vezes, esqueletos no armário. Quando o Patropi optou por rodovias, que, alíás, são apenas meios das grandes empreiteiras ganharem dinheiro fácil, havia a alternativa ferroviária a ser considerada, mas um tal de General Motors e um senhor Henry Ford, "convenceram" as autoridades brasileiras que o futuro estava no asfalto. Claro que asfalto e rodas de borracha são uma via muito boa para conduzir as coisas da civilização, mas como única forma é burrice. Optar por rodovias sem considerar os trens é como queimar pontes quando se avança, na hora de retirar-se não econtra saída. Belo texto, parabéns.
- Caro Leonel, quando eu for Presidente da República, espero contar com seu nome para a pasta dos Transportes. A Milene ficaria com a Educação e a Rê (coitada) com a Fazenda.
ResponderExcluir- À luta, companheiros! Vamos espalhar trilhos pelo Brasil inteiro!
- Pois é, amigo... meu sonho sempre foi ver um grande porto entre Belém e Natal, servido por uma malha ferroviária grandiosa, o que proporcionaria um corredor de exportação incomparavelmente mais vantajoso que os atuais e geraria uma carga de empregos fabulosa.
- Infelizmente gênios como Mauá andam em falta no mercado... ou talvez tenham sido varridos do cenário, por conta da dificuldade em arranjar mais cabides.
- Vazamentos consertados. Vamo que vamo!
Leonel, amigo, amado!
ResponderExcluirOBRIAGADA por esse trem maravilhoso que nos chega em forma de informação, questionamento e resposta a minha inquieta pergunta desde sempre. Jair citou o que alguns amigos já tinham me respondido.
Agora, El Brujo tá de brincadeira com a coitada aqui, né não?!
Beijuuss n.c.
Piu-Ihhhh... Piu-Ihhhh...
ResponderExcluirO trem po passa o trem po voa... E o país continua numa m****!!!!
Preimeiramente meu amigo Leonel, quero deixar aqui um DeussssKiajude Gigantesco pelo carinho e paciência com a qual tu agraciou minha postagem ( TOP TOP TOP... FIVE )... Cara!!!! tu leu todas.. Obrigado de coração...
Segundamente... Digo a você que sou do tempo em que de "Calça de veludo amassado boca de sino, Sapatos Plataforma multicolor e Uma melecada de Brilhantina nos longos cabelos " Saia de casa as 18:30h pegava o trem na estação e ia pra uma cidadezinha à 30km da minha só pra módi dar voltas no jardim em sentido contrário das meninas trocando olhares e oferecendo músicas no falante do coreto..... Carái que coisa boa sô!!
Parabéns pela postagem... Mas se um dia os governantes conseguirem que automaticamente os vagões se dividam ao chegar em uma praça de "pedágio férreo" COBRANDO SEPARADAMENTE e depois se unam novamente e prossiga a viagem... ( AÍ SIM ELES IRÃO IMPLANTAR O SISTEMA EM TODO O BRASIL...
Deussssskiajude
Tatto
Amigo Leonel!
ResponderExcluirPerder o nosso tempo escrevendo em nossos blogues e comentar em outros, adoro! Mas tem de serem blogues que me cultivem, e o seu é, sem sombra de dúvida, uma fonte de cultura. Adoro vir ao seu espaço, sempre tem coisa muito importante.
Um grande abraço
Olá Leonel
ResponderExcluirHoje vim aqui agradeçer pels suas palavras lá no meu blog
Vc num sabe como isso me faz bem
todas as vezes que coloco um post novo vc está sempre por lá,
desculpe-me se tenho vindo pouco aqui,mas ando meia enrolada com meu menino
tentando colocar ele no plumo novamente
caso vc num saiba ele é meu afilhado que crio como filho e no ano passado ele me deu muitos problemas sérios mesmo
Ele foi embora com a mãe dele mas ela o jogou na rua
dai vc já imagina o que aconteceu né?
mas tenho fé em Deus que eu consigo
Um bom tanto eu já andei
por isso agradeço sua presença com palavras bonitas e confortantas
bjs
Um dos meus sonhos, daqueles bem românticos, é viajar de trem, mas não nesses modernosos... Queria mesmo era passear numa locomotiva das antigas...
ResponderExcluirEsse teu post cheio de informação, pra variar, me remeteu a isso, ao meu sonho romântico.
Beijos, querido.
Oi Leonel, vim conhecer teu cantinho. Há algum tempo venho lendo teus coments e você é um cara que mostra conteúdo e isso muito me agrada.
ResponderExcluirEssa blogada tá genial! Você gosta de pesquisas, eu tb e aqui você fez maravilhas, mostrando a nós referências e dados estatísticos, o que faz de ti tb um mestre!
Vou te linkar no Escritos na Memória!
Ah... Já ia me esquecendo... O coment que fez no Quiosque a respeito do espelho tá hilária, gostei muito. rsrs
mega bejo da LU
Que trem bão sô! (risos).
ResponderExcluirMe fez lembrar de um mineirinho na ferroviária. Grita para o filho:
"- Fiiio, pega os trem que a coisa tá vindu..."
(risos).
Aqui em Minas, tudo é trem e trem é COISA.
Eu também sou Mineirinha, com a Rê.
Um abraço querido.
Que Grito!
ResponderExcluirQue bela postagem. Se todos os políticos com boa intenção pudessem ler esta reportagem, talvez os iluminassem para sentirem vontade de mudar.
Eh tao bom gritar e pedir socorro.... O ruim é quando gritamos e ninguém te escuta.
Eu viajei tanto para Belo Horizonte e outras cidades mineiras neste trem. Ele passa na minha cidade, a cidade de Aimorés.
Era tao bom juntar amigos e fazer viagens tanto para Minas quanto para Vitoria ao encontro do mar.
Como seria belo ver o Brasil com trens circulando para todos os lugares... Conhecer o Brasil dentro de um trem seria maravilhoso, sem falar nos transporte em que você citou evitando estragos nas rodovias.
Ja imaginou um trem atravessar o mar como a ponto Rio Niterói?
Seria interessante você criar uma postagem sobre os tuneis construídos no fundo do mar. Voce falando sobre isto seria por demais interessante.
Beijos