FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Nós e o Mal

No final do sexto episódio da saga Guerra Nas Estrelas (Star Wars), O Retorno do Jedi, Darth Vader/Anekin Skywalker, o jedi que abraçou o lado obscuro da Força, assiste a um confronto entre seu filho jedi, Luke Skywalker, e o Imperador maligno (não estou falando do Adriano).

No auge do confronto, Luke começa a ser tomado pelo ódio, pois o Imperador armou uma cilada e está aniquilando seus amigos rebeldes. Mas o Imperador o provoca, incitando-o a deixar seu ódio fluir e mata-lo, pois se isto acontecer, Luke terá aniquilado seu oponente não pela justiça, mas pelo ódio, e após derrota-lo, assumirá seu lugar, continuando sua obra.

Esta é a cilada das forças do mal: se você odia-las a ponto de lançar-se contra elas descontroladamente para derrota-las, na verdade, ao final, você terá passado para o lado obscuro da força!

Se sua aversão pela maldade for tão grande a ponto de faze-lo perder o controle e deixar que ela se transforme em um ódio vingativo puro e simples, você acaba passando a ser parte daquilo que odeia!

Por isto devemos ser justos mesmo com aqueles que debocham da justiça e são injustos nas suas ações. Assim, continuaremos do lado certo da Força.

Se raciocinarmos que somos todos apenas células de um mesmo organismo, entenderemos que devemos zelar pela saúde do organismo, recuperando sempre que possível as células doentes e eliminando as células já irrecuperáveis.

Tudo assim, sem emoções nem paixões, guiados apenas pela consciência que nos une.

A razão dessas divagações é que tive que lutar muito para dominar meus próprios instintos primitivos, que afloraram quando tomei conhecimento dos detalhes de um crime bárbaro e injustificável, que veio à tona recentemente.

Mentalmente, me vi descarregando toda a minha energia negativa sob a forma de ódio contra os malignos covardes que protagonizaram a monstruosidade.

Mas, espero que a razão triunfe sobre o ódio vingativo e irracional e possamos todos encarar com serenidade o que ocorreu e o que irá ocorrer.

Não deixemos que o ódio nos conduza para o lado errado!


Termos particulares:

Jedi – (jedái) – No contexto de Star Wars, é uma espécie de monge-guerreiro, a serviço do lado “positivo” da Força. Com treinamento e compreensão da sua doutrina, adquire poderes sobrenaturais.

A Força – Em Star Wars, é a entidade que representa o poder supremo que equilibra o universo, se apresentando como uma dualidade, que oferece interações tanto para o bem como para o mal.

2 comentários:

  1. Legal,
    A relação que você faz com o episódio de Star Wars e a indignação que o crime hediondo causa-nos é uma ilação muito interessante, profunda e intelectual. Não sou de dizer: "Eu não disse?", mas o blog permite que você solte os bichos com o cuidado de apresentar aos leitores um pensamento convincente num texto de qualidade. E, mais ainda, você descobre que é um potencial escritor. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. - A série "Guerra nas Estrelas" e a trilogia "O Senhor dos Anéis" são dois excelentes exemplos da luta perene entre o Bem e o Mal. Mesmo adultos calejados como nós se rendem ao fascínio dessas sagas, e nosso lado de criança desperta com as alegorias que elas nos apresentam. E concordo plenamente com as considerações do Jair. Parabéns.

    ResponderExcluir