FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

SINAIS DOS TEMPOS

A respeito da minha última postagem, PAGANDO MICO, o meu amigo Jair, sempre atento e crítico dos sintomas que surgem, me chamou a atenção para algo que realmente está acontecendo: cada vez mais vemos animais silvestres se aproximando do habitat dos homens! Ou será o contrário?

Na noite de 30-abr-2011, minha cachorrinha Dolly cercou este filhote de jibóia, passeando no meu quintal. Pouco depois, eu a libertei junto ao morro que começa no final da minha rua. (Clique para ampliar)

É aí que entra a clareza de visão do meu amigo: o que na realidade ocorre é uma consequência da ocupação pelo homem de áreas que serviam de habitat e refúgio para espécies silvestres!
Nós é que estamos invadindo o território destes animais e frequentemente, lhes tirando suas fontes de alimentação e abrigo.
Aqui onde moro, apesar de estarmos no centro de áreas bastante povoadas, as sempre presentes cristas de morros, características da geografia local do Rio, por sua configuração acidentada, ainda mantém restos de vegetação, árvores, alguns capões de mato e até nascentes, timidamente escondidas, às vezes só percebidas nas estações mais amenas. 

 Este fio d'água normalmente vem de uma nascente, porém nesta foto aparece engrossado pela água da chuva. Fica a menos de cem metros do meu portão. (clique para ampliar)

E é nessas áeas que esses animaizinhos fazem uma verdadeira ginástica para se manterem e reproduzirem, meio escondidos da presença nem sempre amigável do temível bicho-homem.
Aos poucos, começam a se aventurar, já quase acostumados com os barulhentos e poluidores bípedes que se dizem donos do planeta (citação do Jair).
Além dos urubus, que se encarregam de fazer a limpeza nos restos de macumbas e carcaças de animais, e das maritacas, velhas conhecidas, que vem em grandes bandos de até 30 aves, fazendo sua algazarra característica, tenho notado a presença de gaviões, em uma ocasião recebi a visita de um grande carcará, um filhote de jibóia, descoberto pela minha fiel e barulhenta Dolly, casais de papagaios e os tais miquinhos, cuja aparição não foi a primeira. Já presenciei atravessarem a rua deslizando agarrados nos cabos de energia elétrica, e uma vez um "garotinho" ficou meio encurralado no telhado da minha garagem, meio sem opção de fuga. Coisas de adolescente...
Os gambás também apareciam sempre, até que achei alguns deles mortos, sem dúvida vítimas do veneno proibido mas sempre presente, o  tal "chumbinho" que alguns insistem em usar para matar os ratos que surgem, atraídos pelos detritos e lixo que  os seres humanos deixam acumular nos fundos dos seus quintais. Este maldito veneno, as vezes colocado em restos de comida por pessoas sem critério, matam gatos, gambás e até cães.
Os bichinhos estão perdendo a guerra...Nem o Curupira dá jeito...

12 comentários:

  1. Leonel, encontrar uma certa fauna em nosso quintal faz parte de morar perto do paraíso, rs
    Mas a verdade que o homem está avançando e os animais silvestres estão se tornando urbanos.
    Boa semana
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. - É... a natureza se defende como pode. E a gente se esquece que nós somos parte dela. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Caro Leonel,
    Só nos resta torcer para que esses animais encurralados pela "civilização" humana encontrem nichos seguros, ainda que próximos a nós, para se reproduzir e alimentar-se. E que fiquem cada vez menos expostos as nossas maldades como o "chumbinho" citado por você. Tenha uma boa semana, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Leonel,
    Também tenho essses encontros com animais silvestres aqui onde moro. Se tenho medo de cobras? Sim, e muito, levo-as para o interior do mato. Viva e deixe viver! Sei, sei, é um chavão, mas continua sendo uma verdade incontestável. Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Leonel... meu amigo naturébas-man!! rss

    Cara! eu tenho mó contato com esses bixo o tempo todo e como tu meRmo relatou da cachorrinha... Tenho uma Vira-Fox-Paulista-Mineirinha... hehehe que vira e mexe acúa um bixo desses no quintal vêis in quando!

    Valeu pela lição Amigo véi!
    Deussssssssssssssskiajude a Natureza
    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  6. Coitados dos bichinhos!
    Eu gosto muito do contato com a natureza e quando ela está seno ameaçada, todos nós pagamos por isso. A relação entre sociologia e ecologia é direta e estreita.
    Pois é Leonel de vez em quando dá certo e quando escreves sai uma poesia bonita.
    Carla

    ResponderExcluir
  7. Amigo,

    Aqui no meu 16º andar à Beira do nosso magestoso Guaíba, que muitos dizem o contrário mas para mim ainda é um rio, tenho a visita de URUBUS, CARCARÁS, PATOS e GANSOS.
    Como moro no último andar os protetores de ar condicionado do meu apartamento servem, inúmeras vezes, de pouso para meus visitantes.
    Confesso que DETESTO os fedorentos URUBUS, e que já tive sérios problemas com os CARCARÁS.
    Meu amiguinho, o Zé Bedeu - isto mesmo Zé Bedeu...rs- meu canarinho que viveu 9 anos e se foi há pouco tempo ficava em uma linda gaiola na minha sacada de vidro, os CARCARÁS ficavam enlouquecidos com seu canto e por inúmeras vezes tentaram abocanhá-lo, uma determinada vez consegui mandar o intruso embora com uma "surra" com um PANO DE PRATOS"rsrsrs....tadinho do meu Zé Bedeu, ficou uma semana no cantinho da gaiola tremendo de medo!

    Beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
  8. Você mora num pedacinho da Floresta da Tijuca? Rsrs... Que delícia de paraíso é isso aí.

    Lamento a minha desesperança, mas não acredito que haja reversão nessa relação desigual, injusta do homem para com o animal. A tendência é o bicho homem se tornar uma espécie cada vez mais ruim... E desumana.

    Achei bonitinha a cobra, mas é bem mais linda assim, uma eternidade longe de mim.

    Beijo, Leonel.

    ResponderExcluir
  9. Pertinente e realidade pura sua postagem mas, como Mi, dessa filhote quero distância!Tenho PAVOR!!! Já chegam as "bípedes" que nos cercam e dão o bote quando menos esperamos...
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  10. Leonel, meu amigo. É evidente que é o homem que está ocupando o espaço desses animais! É triste que assim o seja, mas é.

    Um abraço grabde.

    ResponderExcluir
  11. Elas não dão trabalho e ainda chamam a felicidade Leonel.
    Plante-a novamente...kkk
    Beijos e boa noite!

    ResponderExcluir
  12. O dito ser humano não só esta ocupando o espaço dos animais , como esta cada vez mais parecido com eles..não estes inocentes..pobre coitados.
    Animal no sentido da irracionalidade.
    Belo post. Para reflexão.
    bj
    Ma

    ResponderExcluir