FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

sábado, 4 de junho de 2011

MAIS UMA...

Notícia do site do jornal O Globo:

MEC abre sindicância para apurar falha em livro com erros grosseiros de matemática

Publicada em 03/06/2011 às 19h43m
BRASÍLIA - O Ministério da Educação pediu à Controladoria Geral da União (CGU) para abrir sindicância e apurar os responsáveis por erros encontrados numa publicação distribuída pelo MEC para escolas rurais em todo país no final do ano passado. Técnicos do próprio ministério descobriram textos com frases que não terminam, contas aritméticas com resultado errado e ainda outros problemas de revisão em publicação produzida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad).
Um dos erros mais gritantes está no livro de matemática: lá está escrito:
10 - 7 = 4 !
Foram distribuídos 200 mil exemplares da coleção, que tem 35 volumes e custou R$ 14 milhões.

Mas, afinal, qual o problema?
Para que esses caipiras precisam saber tudo tão certinho? Se alguém tem 10 batatas e tirar 7, pode ter até mais de 4! Depende do tamanho das batatas, sô! Tem batata que vale mais do que a outra!

Diversidade étnico-racial: como vemos nesta tomada da merenda escolar, não há distinção de raça nem de cor!

Diz a mesma notícia que o secretário executivo dos Direitos Humanos, Sr. André Lázaro, pediu demissão nesta sexta-feira. Era ele o chefe do SECAD, quando foi feita a distribuição dos tais livros.
O que é SECAD?
Segundo o portal do MEC:
"A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), criada em julho de 2004, é a secretaria mais nova do Ministério da Educação. Nela estão reunidos temas como alfabetização e educação de jovens e adultos, educação do campo, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação escolar indígena, e diversidade étnico-racial, temas antes distribuídos em outras secretarias. O objetivo da Secad é contribuir para a redução das desigualdades educacionais por meio da participação de todos os cidadãos em políticas públicas que assegurem a ampliação do acesso à educação."

Bonito nome, né?
Alguém aqui tem no seu currículo " educação em direitos humanos"?
O que tem a ver "diversidade étnico-racial" com a educação? Tem raças mais burras do que as outras? Deve ser por isto que algumas devem se contentar em aprender errado (oops, inadequado!), pois não tem capacidade para aprender o certo!
Parece que estão mesmo "reduzindo as desigualdades educacionais", tornando a todos ignorantes no mesmo grau!
Eu me pergunto se é mesmo possível tanta incompetência ou se existe algo de intencional em confundir a cabeça dos alunos, acostuma-los a tolerar as coisas erradas e não se preocupar com a qualidade!
De qualquer forma, pelo menos eu fico sabendo o que estão fazendo com os impostos que eu pago!
Ainda bem que a minha máquina do tempo está enguiçada! Assim, não posso ver o futuro do nosso país!

15 comentários:

  1. Leonel,
    Excelente texto. Vejo o futuro deste país envolto na mais profunda escuridão. Fico feliz em saber que meus filhos já tornaram cidadãos de outros países e, possivelmente, meus netos não passarão por analfabetização obrigatória neste Patropi. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Um vergonha realmente, o ensino tem que ser igual para todos, os regionalismos existem agora não podem existir na língua portuguesa, abração Leonel :-)

    ResponderExcluir
  3. Leonel, você já leu "A Revolução dos Bichos" de Orwell? Lá você encontra muito bem explicada, a resposta a sua pergunta sobre a possibilidade de haver tanta incompetência ou se realmente existe algo de intencional em confundir a cabeça dos alunos a fim de acostumá-los a tolerar as coisas erradas e a não se preocuparem com a qualidade, (leia-se com a verdade).

    Nem me fale nos impostos e nas contribuições sociais que tiram literalmente o nosso sangue.

    O futuro do nosso país? help.

    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Os impostos que você paga estão investidos, entre outras coisas de igual importância, em 14 milhões gastos em livros obsoletos. Não está bom assim, Leonel?

    Moramos num país tropical abençoado por Deus. Consegue imaginar sem essa benção como seria?

    Enquanto isso, lá em Brasília, eu achava que o moço que está sendo "injustamente" caluniado ia se oferecer pra prestar esclarecimentos... Mas não, né? Por que será?

    Enfim, sigamos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. 10 - 7 = 4 ! ?E NÃO É?....

    Enquanto tivermos as M.E.C.S.( mesma educação carente de sempre ), Acredito apenas que o E.P.S.E.V.C.U.M. ( Este País Sem Educação Vai Continuar Uma Merda ).

    E que São Jisuis da Matemática nos perdoe!!!

    Deussssssssssssssssssssskiajude
    Não sou "AMÔNIMO NAUM" ... kkkkkkk
    Tatto

    ResponderExcluir
  6. É claro que 10-7=4!
    De cada dez milhões investidos na Educação, sete são desviados para fins escusos;
    O restante (qualquer que seja o valor) é contabilizado como quatro milhões, para "cumprir" a lei que proíbe que se gaste mais de 60% do orçamento com o pagamento de pessoal;
    Qualquer diferença é bancada com cortes nos salários dos professores e na verba da merenda escolar.
    Simples assim!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi, estou voltando devagar mas não poderia deixar de registrar minha indignação com o que o governo faz com o filho dos outros - filhos do povo, não deles. Povo que trabalha cerca de quatro meses só para pagar impostos altíssimos. Isto é crime, previsto na Carta Magna e corroborado no ECA. Porque cadeia só para quem reivindica salários dignos? E os Técnicos que concordam com essa barbaridade, não a mereceriam mais? Seu post, apesar de me eletrizar de raiva, está perfeito.
    Maria Emília

    ResponderExcluir
  8. Maior dificuldade, ainda, pra comentar...aff
    Mas essa contabilidade toooda é aplicável na educação, na segurança, e na saúde(???), né não?!
    E ficamos assim...mal educados e doentes nas mãos dos bandidos especializados!
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  9. Triste Leonel!
    Tem horas que nem sei o que pensar. Parece-me que está tudo errado do começo ao fim e é intencional misturado com falta de competência também.
    Beijos e boa noite!
    Carla

    ResponderExcluir
  10. Leonel.
    Tenho lido os seus comentários, principalmente no QUERIA SER SELVAGEM, e gostei da maneira inteligente como o faz. O último comentário que lá deixou, trouxe-me até aqui e na minha opinião, merece que seja seu seguidor e admirador.
    Quanto ao tema deste post o mal não é só no Brasil.
    O diabo passou a governar o mundo e cada vez vai aumentar o sofrimento humano.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Obrigada amigo pelo apoio. Continuarei semeando flores ...kkk
    Beijos!!
    Carla

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Em 1967 na Base Aérea de Albrook fizemos Curso de Instrumentos de Aeronave. Depois de 44 anos retornei aquele local onde fiquei abismado com seu progresso com arranha-céus, aeroporto, etc. Estive semana passada em Albrook, onde hoje funciona um aeródromo. Ao pesquisar fotos na internet do Panamá fiquei surpreendido ao ver uma foto de um F-86 com uma pessoa na foto que me recordou alguem, e ainda pelo ano da foto, fiquei feliz ao descobri o nome do autor da foto...o famoso Leonel (JJJ...). Sou o Duarte(Dino). Envie seu e-mail para o e-mail do meu filho. duartewagner@yahoo.com.br . Grande abraço meu velho amigo.

    ResponderExcluir
  14. Outra linda poesia fizeste hoje lá no meu comentários Leonel. Amei!!
    "Me escondo nas dobras do tempo, no infinitesimal espaço vago comprimido entre dois momentos, única forma de poder te observar de fora deste contexto...
    E só agora, enfim posso ver-te de perfil, distraída, sem que desconfies que estou te espiando..." (Leonel)
    Pode publicar!!
    :D
    Obrigada!

    ResponderExcluir