FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

domingo, 30 de outubro de 2011

NANOTECNOLOGIA - O FUTURO CHEGANDO

Nanotecnologia é um conceito surgido na década de 1980, e trata da capacidade de manipular matéria em escala molecular e atômica. Isto inclui a construção de dispositivos de dimensões entre 1 a 100 nm (nanometros).
Nanometro (nm)= 1 X 10-9 metro (um bilionésimo de metro).
(Um átomo de hélio tem aproximadmente 0,032 nm de diâmetro.)

O termo nanotecnologia foi cunhado e divulgado pelo engenheiro americano Kim Eric Drexler, do MIT (Massachusetts Institute of Technology ) que inclusive utilizou este tema em sua tese de doutorado.
A nanotecnologia envolve o uso de novos materiais, o estudo de seu comportamento quando manipulados em escala molecular, e a criação de máquinas para tarefas inusitadas, com aplicações possíveis na medicina, eletrônica e cibernética.
Quando a matéria é manipulada em escala molecular, alguns princípios físicos aplicáveis a materiais em escala maior são alterados, inclusive efeitos da mecânica quântica. Assim, alguns efeitos térmicos ou químicos são diferentes dos observados na escala macro, a qual estamos habituados.
Isto permite que novos efeitos sejam obtidos, e utilizados para atingir objetivos propostos.


Uma amostra da nanotecnologia: cientistas de um laboratório de Singapura construíram uma nano-engrenagem com 1,2 nanômetros de comprimento, ou seja, a distância ocupada por alguns átomos. O minúsculo ácaro parece gigantesco ao seu lado.

Como de costume, a ficção-científica se antecipou, no filme Viagem Fantástica (Fantastic Voyage-1966), onde um minisubmarino tripulado por uma equipe de cientistas é reduzido a dimensões nanométricas e injetado na corrente sanguínea de um diplomata, para remover um coágulo.
Coincidentemente, uma das possíveis propostas da nanotecnologia seria o seu uso na medicina, onde nanorobôs executariam procedimentos cirúrgicos dentro do organismo humano.
A todo dia vemos novas realizações sendo mostradas neste campo, algumas ainda sem uma finalidade definida, mas com muitas possibilidades em aberto.
Este post é apenas um aperitivo para despertar a curiosidade para esta nova estrada que se abre para o futuro.

Viagem Fantástica (1966) - Uma equipe viaja pela corrente sanguínea do paciente em um minisubmarino, para proceder a uma delicada cirurgia. Talvez no futuro, isto venha ser realmente executado por nanorobôs.

Mas, estamos ainda engatinhando e vai levar algum tempo até que comecemos a colher os frutos desta nova tecnologia. Até lá, nos resta ler as especulações das revistas científicas.
Quem quiser saber como fica o Brasil nesta história, temos uma boa notícia.
Estamos nessa!
Veja em:

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, já está aberto o curso superior de nanotecnologia, cujo reconhecimento pelo MEC deverá ocorrer após a formatura da primeira turma.

Procurei não entrar em muitos detalhes, para não espantar os leitores com fórmulas e conceitos físicos complicados, mas apenas chamando a atenção para o que pode significar o desenvolvimento desta tecnologia.

23 comentários:

  1. Olá, bom domingo!
    Ainda estamos engatinhando, pois é...eu nada sei e vou procurar saber mais, é complicado, pra mim.
    Se é boa notícia, que venha logo, para colhermos os frutos dessa nova tecnologia.
    Obrigada pela postagem.
    Um abraço da Mery*

    ResponderExcluir
  2. Leonel,
    Ótima, oportuna e bem elaborada síntese de um tema importantíssimo na atualidade. Lembro que quando assisti "Viagem Fantástica" com Raquel Welch, fiquei fascinado com a ideia que um dia seria possível entrar num corpo daquela maneira. Parece que tive um "insight" que viveria num mundo onde se anunciaria essa possibilidade. Acho que minha esperança vai se fazer realidade num futuro não tão distante assim. Parabéns pela excelente postagem, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. Leonel o que vc colocou já serviu para que a nossa curiosidade fosse despertada em mil e uma direções....quem sabe um dia chegará também, em que quando quisermos visitar os amigos em Niterói...kkk...ou viajar para outros planetas....só iremos precisar da força do pensamento para desintegrar nossas moléculas...hein?? Extrapolei....viajei no seu post.... gostei!!
    Beijos e bom domingo amigo!!

    ResponderExcluir
  4. Seu átomo de hélio, amigo, precisa fazer dieta - tá meio parrudinho. Quanto ao mais, excelente e oportuna abordagem do que será, no futuro, a vida de nossos sucessores. Parabéns, e abraços.

    ResponderExcluir
  5. Ooops!
    O "meu" átomo de hélio estava mais gordo que eu mesmo!
    Valeu o alerta do sempre ligado Barcellos!
    Já o reduzi às suas devidas e insignificantes proporções!
    Gracias, Brujo!

    ResponderExcluir
  6. Quando leio suas postagens, com essas informações futurísticas, me encho de esperança. Essa semana fiquei assim, quando um neurocirurgião me comunica que iniciou uma intervenção cirúrgica (implante de marca-passo)para pcs com doença de Parkinson! Tb ocorrerá para pcs que sofrem com depressão crônica e que já esgotaram todas as possibilidades farmacológicas. É o resgate para uma qualidade de vida (e dignidade) perdida... baumdimaiiiss, né mesmo?! Que os avanços tecnológicos nos ajude cada vez mais. Nessas horas, se minha esperança fosse medida atingiria "GIGAS"...
    Beijuuss, amado, n.a.

    ResponderExcluir
  7. Oi Leonel,Se seu post é pra despertar curiosidade, com certeza fiquei curiosa. Os avanços da tecnologia está evoluindo de uma forma que nada nos surpreende mais. Se a tecnologia continuar evoluindo tão rápido assim, vai chegar um tempo que os robôs que vai dar ordem aos humano rs. Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  8. Muitas vezes o futuro está ai nos mostrando coisas que pareciam impossível existir e... Muitas vezes é tão difícil entender. Eu por exemplo não consigo entender certas coisas se não estiver ali perto, exercitando e vendo.
    só lendo, nasce em mim uma grande dificuldade de entendimento... Acho que não seria capaz de falar claramente como você fala, um assunto importante como este.
    Uma abordagem muito interessante. Gostei muito de ler e ver as imagens que você nos proporcionou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Se são boas novas, se trarão avanços na área científica, seja bem-vinda a nanotecnologia...

    Estou feliz demais com um certo email cheio de boas novas que recebi há pouco. Uhuuu!!! Rsrs.

    E docemente constrangida por ver em destaque aqui uma frase cuja autora eu bem conheço. Nem sei se são minhas... São? Eu as doei.

    Beijo, Leonel... E obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Moço, e eu voltei pra dizer que minhas palavras serão suas sempre que você quiser.

    Me senti honrada.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Alô, amigos!

    Mery, bom ver você por aqui! Estas coisas realmente ainda estão numa fase embrionária, mas as perspectivas são de que muita coisa boa pode ser feita!
    Oxalá façam as escolhas certas ao definir o emprego destas descobertas.

    Jair, tenho a impressão que talvez nos seja concedida a permissão de vermos alguns frutos dessa tecnologia! Espero que possamos falar disso num futuro não muito distante!

    Carla, como você viu, meu objetivo foi mesmo esse: chamar a atenção dos(as) amigos(as) para esta nova tecnologia, que tem passado desapercebida para muita gente! E fiquei feliz de te ver sugerir coisas ainda mais avançadas, usando inusitados potenciais interiores para viagens espaciais! Mas, para isto, ainda estamos um pouco mais distantes!

    Barcellos, obrigado pelo alerta! Também corrigi a grandeza do nanômetro, onde tinha um erro, por ser potência de 10, e não de 19 (erro de catamilhação)!

    Rê, adorei esse comentário cheio do seu bom humor e criatividade! Eu já tive um desses Pcs com mal de Parkinson, e o bicho não teve mais jeito, acabou apagando de vez! Agora, com depressão, é ruim, pois parecem que não existem Pcs fêmeas, que costumam ser mais acometidas por este mal.
    Mas, você ainda verá os nanorobôs salvando vidas, como no filme!

    Smareis, Foi bom saber que consegui despertar tua curiosidade para este assunto! Mas, teve um escritor, Isaac Asimov, que criou num dos seus contos as chamadas “leis da robótica”, segundo as quais dificilmente um robô poderia dar ordens a um ser humano, talvez sugestões supostamente inteligentes. Eu, particularmente, não tenho visto muito sucesso quando chips de silício ficam encarregados de tomar decisões. Acho que tomar decisões acertadas ainda é um privilégio dos seres feitos de cadeias de carbono (nós).

    Aymée, realmente, como eu citei, quando a matéria é manipulada a tal nível de miniaturização, o seu comportamento fica mesmo difícil de ser entendido e até imaginado! Só através da experimentação poderão ser determinados os efeitos possíveis de ser obtidos com estas nanomáquinas!
    Como alguém já falou: “A tecnologia realmente avançada, para um observador leigo, será indistinguível da mágica!”

    Abraços a todos!

    Os comentários continuam abertos!

    ResponderExcluir
  12. Milene Querida, estava sentindo a tua falta!
    Como eu comentei,esperemos que os homens da ciência façam as escolhas certas ao escolher os empregos para esta nova tecnologia!
    Obrigado pela sua compreensão com meu "roubo"!
    Mas foi por uma causa justa! E a honra foi minha, em divulgar coisas tão bonitas!
    Abraços, minha menina!

    ResponderExcluir
  13. Leonel que foto mara!!!! Adoro montanhas, neblina e viajei.....
    Beijos e boa noite!!
    Amanhã feriado e praia!!
    :D

    ResponderExcluir
  14. Leonel, vim por duas razões: a primeira, agradecer teu carinho lá no Divã, e a outra, pra corrigir o descuido de ainda não figurar entre meus amigos, tendo em vista os elos que nos cercam.
    Te ofereço amizade e deixo um abraço de bom dia!

    ResponderExcluir
  15. Carla, esta é a Serra de Petrópolis, no rio de Janeiro. Muita gente pensa que o Rio é só praia, mas a serra fluminense tem muitas paisagens lindas como esta...

    Denise, você merece todo o carinho do mundo! Quanto aos detalhes, acho que já nos acertamos...
    Como dizia o inspetor Renault em CASABLANCA: "O começo de uma bela amizade..."

    Abraços a todas!

    ResponderExcluir
  16. LEONEL UM LUGAR PARA MORAR....SEJA NO CÉU, NA TERRA OU NO AR... PARA MIM TERÁ QUE TER MONTANHAS E MUITA NEBLINA POR LÁ.
    BOM RESTO DE SEMANA AMIGO!

    ResponderExcluir
  17. Hello, Leonel.

    The graceful sense wraps your artworks.
    It's excellent and lovely...

    The season of colored leaves, heartwarming atmosphere.

    The traditional celebration, kimono infants.

    The prayer for all peace.

    Greetings.
    From Japan, ruma ❀

    ResponderExcluir
  18. Carla, tuas preferências remetem às tuas origens! E eu também adoro esses lugares sombrios entre as montanhas...

    Welcome, Ruma!
    Beautiful words!
    I love this season too!
    Greetings!

    ResponderExcluir
  19. kkkkkkkkkk Leonel, amaaaado, Pcs a que me referi são (sigla de hábito de evolução em papeleta)PACIENTES mesmo e não computadores! Affff... isso que lhe escrevi é verdade, uma grande novidade que já está ocorrendo na neurocirurgia! Inda bem que retornei aqui prá dizer, mais uma vez, da alegria sentida com as boas novas!!!!
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  20. Ah, voltei pra dizer que coincidentemente, nesse último domingo, o FANTÁSTICO veiculou matéria com uma PACIENTE (sofria de outra doença degenerativa cerebral)e o sucesso com seu implante...chegou a ver?
    Beijuuss mininu que só pensa em Pcs!

    ResponderExcluir
  21. Alô, Alexandre,
    Um prazer revê-lo!
    Espero que o Brasil consiga acompanhar esta onda que promete!
    Triste saber agora da história completa das pessoas que aparecem naquelas cenas chocantes, que tanto me impressionaram. Que tenham ânimo para recomeçar suas vidas!

    Rê, nesta você me pegou mesmo! Eu nem imaginei que para vocês da saúde, nós fossemos Pcs! Pensei que fosse mais uma daquelas suas tiradas espirituosas, referência ao teu relacionamento meio instável com os computadores!
    Mas em relação a pacientes com Parkinson, é realmente uma excelente notícia, pois até agora este mal me parecia sem solução!
    Eu não vi a reportagem, mas ouvi comentários! Que bom ver novas portas se abrindo!

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  22. Hoje os avanços da ciencia tem superado a ficção estava assistindo um video sobre passaro robos e fiquei impressionado com a perfeição do mesmo. Parabens pelo excelente post mais uma vez e obrigado pela visita carinhosa lá no Baú!
    Belo fusca meu amigo ainda sonho com um!

    ResponderExcluir
  23. Tanta coisa extraordinária acontecendo, coisas que já nos permitem sonhar com outras ainda nem pensadas...Ah amigo, eu nada entendo disso, mas saber ou mesmo só intuir que meus Filhos e certamente meus Netos viverão num mundo com recursos infindos, já me deixa no Céu com os dois pés lá dentro mesmo. Agora acho que caberá a nós acabar com essa bandalheira e principalmente com o SUS, já pensou isso tudo existir, o Povo pagar e só alguns terem acesso?!!... Chego a ficar arrepiada.
    A foto como sempre é imperdível, adorei, cheguei a sentir aquele cheirinho de terra úmida...Você é D+. Gostei do seu comentário no meu "Vadia"...AHahah...

    ResponderExcluir