FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

MAIS UM VISITANTE ILUSTRE

Minha ligada “correspondente de ciências” Sandra me alertou, e resolvi não deixar passar essa nota sobre astronomia!
Dia 8 de novembro, terça-feira, a Terra estará recebendo a visita de um forasteiro, vindo das profundezas do espaço.
O visitante é o asteróide 2005 YU55 e a “visita” significa que ele nesta data chegará a 324.600 km da Terra, cerca de 85% da distância média Terra-Lua. Em termos espaciais, isto é muito perto, porém, podem relaxar, pois não há a mínima possibilidade de uma colisão com a Terra ou com a Lua.
Como a cientista da NASA Marina Brozovic explica no site da agência, “Temos uma previsão muito clara da sua órbita nos próximos 100 anos e não há chances de um impacto.” 

O asteróide 2005 YU55 foi descoberto em dezembro de 2005 pelo astrônomo Robert McMillan. (Foto: NASA/Cornell/Arecibo)

Segundo a NASA, nosso visitante tem um comprimento de aproximadamente 400 m, dimensões semelhantes a um porta-aviões, e completa uma órbita em torno do Sol a cada período de 15 meses.
Devido ao seu tamanho, relativamente reduzido, também não ocasionará nenhuma perturbação gravitacional significativa na Terra ou na Lua.
Astrônomos amadores poderão vê-lo, desde que se posicionem em uma área afastada do clarão das cidades, munidos de telescópios com objetivas de pelo menos 15 cm.
Entretanto, para localiza-lo, será melhor consultar os dados sobre sua trajetória, que estão disponíveis no site do Solar System Dynamics, do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA :


Os astrônomos esperam aproveitar essa passagem para obter mais dados sobre sua trajetória e imagens do asteroide em melhores condições do que as obtidas anteriormente com sondas espaciais.
Esta é a mais próxima passagem de um objeto dessas proporções que se antecipou até hoje.
Só será superada pela visita do asteróide 2001 WN5, que em 2028, deverá se aproximar a 60% da distância média Terra-Lua.

19 comentários:

  1. Leonel,
    Claro que a gente não pode influenciar na trajetória de qualquer corpo celeste, no entanto, se fosse possível, gostaria que um asteroide desses passasse "de raspão" na Terra, algo assim como uns 2000 quilômetros mais ou menos. Acho que uma aproximação dessa despertaria os homens de ciência para desenvolver mecanismos de defesa do Planeta. Seria muito interessante viver para assistir tal espetáculo. Abraços e parabéns pela postagem, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Como as distâncias são medidas de centro a centro e o raio de nosso planeta mede uns 6.000 km, o que o Jair está querendo é um impacto direto! Vira essa boca pra lá, amigo...
    Leonel, é sempre um prazer termos a oportunidade de desviar os olhos das mazelas que rastejam na superfície e buscarmos belos espetáculos no firmamento. Parabéns a você e à Sandra, e abraços aos dois.

    ResponderExcluir
  3. Barcellos,
    Faltou-me perspicácia, mas o que eu queria dizer era 2000 Km da superfície do Planeta, algo em torno de 8000 km do cento da Terra. Obrigado pelo puxão de orelhas.

    ResponderExcluir
  4. Sei não, o Jair é meio suspeito nessa torcida pelo Apocalipse..
    Hehehehe!

    ResponderExcluir
  5. Fantástico esse universo de nosso Deus...amigo Leonel.

    A amizade é um amor que nunca morre.
    Mario Quintana

    forte abraço,

    C@urosa

    ResponderExcluir
  6. Meu * fica trancado do mesmo jeito com essa notícia de perto demais e não vai haver colisão, enfim ainda bem que não vai haver, abração Leonel :-)

    ResponderExcluir
  7. Fico olhando para o céu e não raro penso o quanto somos vulneráveis... E o povinho aqui embaixo não se respeita, não se ama, não se une...Não tem consciência que de repente BUMMMM?!
    Triste não? Humanos...AH!?!?!?...

    ResponderExcluir
  8. Leonel,

    não pude me conter e achar engraçadinho o "duelo feroz" que se deu entre os nossos amigos Jair e Barcellos!rs
    O Jair me assustou, sabe? E logo em seguida vi nas palavras do Rodolfo justamente aquilo que eu havia pensado! Seria o fim...
    Mas depois o Jair teve sua chance de resposta, justificando...
    Um alívio, nossa!rs

    Que venham cometas, asteroides e toda sorte de elementos do espaço...rs, mas, amigo...Apocalipse? Nem pensar! ainda é cedo pra isso!!

    Se bem que, melhor prevenir...né não?

    Um forte abraço pra vc, obrigada pela visita, e desculpe-me o atraso da vinda, ok? Grata pela informação sobre mais este "ilustre visitante".
    Adorei.

    ResponderExcluir
  9. Interessante esse universo né amigo. Gostaria de avistá-lo de algum telescópio. Tenho um amigo que é diretor de um centro de observação espacial CCTECA, aqui em Aju. Vou até procurar informções sobre observações.
    Beijos e boa noite Leonel!!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde meu amigo !
    Vc quer que eu fique com medo,kkkkkkkk
    trazendo uma noticia dessa ,nossa!fiquei a imaginar,mas não conseguir captar o tudo do noticíario...
    bjs meu amigo!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, querido amigo Leonel.

    Ainda bem que não houve colisão.
    Eu tenho receio disso tudo.

    Desejo-lhe uma ótima semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Eu não queria ser figurante num daqueles filmes catastróficos no melhor estilo hollywoodyano, ainda mais um filme real. Misericórdia!

    Mas que deu uma adrenalina essa ideia do Jair, deu sim.

    Beijo, Leonel.

    ResponderExcluir
  13. Espero que você nunca nos dê uma noticia em primeira mão, sobre esses bichinhos voadores chegando para arrasar! rsrs
    E tem que deseja! O erro do Jair seria fatal! rsrss
    Você reparou que no final do texto, você anunciou um outro com uma maior aproximação? Pois então... Ta quase chegando! De 85% para 60% é muita diferença, você não acha? rsrs
    Beijos saudosos...

    PS: Publiquei hoje o capítulo do livro, mas ainda não apareceu para vocês, que droga esta coisa! Publiquei hoje às 12hs55min
    Eu queria descobrir onde estou errando,para acontecer este atraso hehehe

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Leonel. Aqui em Aju inverno mesmo...3 dias de chuva sem parar e friiioo...é mole?
    Beijos amigo!

    ResponderExcluir
  15. Então é amanhã esse "encontro"...e a gente não precisa temer nada,né? Se você afirma... eu confio!
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  16. Leonel, é amanha que a terra vai receber esse ilustre visitante asteróide 2005 YU55 . Não gosto disto! Ultimamente estamos tendo tantas novidades que qualquer coisa que apareça ja da medo.
    Deus que nos proteja. Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  17. Alô, amigos!
    Eu não tive a intenção de deixar ninguém apreensivo, mas, ao contrário, justamente tranquilizar...
    Eu confio nas informações da NASA!
    Recentemente, este asteroide foi retirado da lista dos objetos espaciais que poderiam ameaçar a Terra.
    Acho que podemos dormir tranquilos...
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  18. Por esses dias as pessoas da minha região ouviram o barulho de uma explosão que ainda não foi esclarecido pela autoridades lembrei disso e do da Guerra dos mundos mas não se preocupe foi imaginação fertil não fiquei assustado não...
    Seu blog tem sempre um ótimo conteudo! Curto sempre

    ResponderExcluir