Leslie Nielsen (11-fev-1926 - 28-nov-2010)
O ator canadense Leslie Nielsen deixou nosso planeta neste 28 de novembro, aos 84 anos.
E, nesta mesma semana, um amigo que reside nos EUA, em visita ao Rio, me trouxe um presente que ele me já me antecipara ao ler minha matéria Um Vovô da Boa Ficção-Científica. Naquela postagem, eu cito a ausência do filme O Planeta Proibido (Forbidden Planet - 1956) nos catálogos de vendas do nosso país. E agora, este amigo acabou de me entregar nada menos do que uma Edição Especial do filme, com dois DVDs, editada nos EUA! Isto o torna meu verdadeiro Papai Noel antecipado!
Capa da Edição Especial. Vejam a pose do galã na sua primeira viagem espacial! (Clique para ampliar.)
A edição vem com trailers deste e de outros filmes similares, cenas deletadas da edição final, curtas da campanha promocional do filme, apresentada por Walter Pidgeon e ainda o filme Invisible Boy, e o episódio The Thin Man, da série da TV americana Robot Client, ambos com Robby, o mesmo robô do filme.
Mas, a irônica coincidência é que este foi o exatamente primeiro filme estrelado por Leslie Nielsen. Enquanto a maioria das pessoas lembrará dele como o velhote maluquete da série de filmes Corra Que a Polícia Vem Aí, Apertem os Cintos Que o Piloto Sumiu e outras comédias (e dezenas de filmes, em 5 décadas), eu o recordo também como o primeiro comandante de nave espacial que pude ver na telona. Muito da série de TV Jornada Nas Estrelas (Star Trek, outra das minhas preferidas) veio de O Planeta Proibido, inclusive a figura do capitão James T. Kirk (William Shatner), inspirada no comandante John J. Adams, do cruzador espacial C-57D, vivido por Nielsen.
Feliz viagem por outras galáxias, Comandante!
Nota: Segundo o site All Movie Guide, o escritor e produtor da TV americana Joseph Michael Straczynski está preparando o script de um remake de O Planeta Proibido, a ser lançado em 2011 pela Warner Bros. and Silver Pictures. Espero que não façam um show de efeitos especiais e enquanto estragam a história original, como já fizeram antes com outros filmes clássicos de sci-fi.
- Mesmo na pele de personagens cômicos, Leslie demonstrava ser um ator completo. Grande perda para a sétima arte! E vamos ver o que sai do caldeirão do Straczynski (não sei se ele já mostrou tarimba no gênero).
ResponderExcluir- E bateu saudade das antigas séries... principalmente da "Star Trek" original. Valeu, amigo!
Leonel,
ResponderExcluirQuando eu soube da morte dele, me pareceu que você iria escrevar algo a respeito, não é a toa que o nome Leslie surgiu quando do comentário sobre o filme "Planeta proibido". Excelente homenagem a esse canadense que venceu na Meca do cinema. Belo Texto.
Leonel, amado!
ResponderExcluirIsso foi realmente um Papai Noel super, mega bauuummm de ganhar. Quando li a notícia me veio de imediato as boas risadas dadas através de suas interpretações.
Beijuuss n.c. e um fds de alegrias
Rê
Eu, que sou uma péssima espectadora de filmes de comédia (os caras tem que ralar um bocado pra me fazer rir em filmes do gênero besteirol), amava os filmes de Nielsen. Ele quieto, sem dizer uma palavra era mega engraçado.
ResponderExcluirBeijos, querido Leonel, descobridor de minha loucura cheia de lucidez.
Já receber um amigo é motivo de alegria , quando ele traz um presente e melhor ainda. Bela homenagem de seu amigo e sua para com o ator Leslie. Gostei de estar aqui. Abraços criativos.
ResponderExcluirPronto! Arrrumei. Veja se gostou do vídeo. Bjs
ResponderExcluirOlá Leonel
ResponderExcluirObrigada pelas suas sábias palavras em meu bnlog
Realmente eu ando meia sem rumo neste momento
mas depois que vários amigos passaram por lá
vi que a vida continua né
bjsssssssssss