FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

sábado, 11 de dezembro de 2010

DÁDIVAS TROPICAIS

No final do século passado, estive em Fortaleza, onde fiquei apenas por algumas horas, mas, no aeroporto, havia um local onde estavam à venda umas caixinhas com cajus muito bonitos, como costumam ser por aquelas bandas. Cada caixa continha acho que meia-dúzia de frutas. Comprei duas caixas, uma de cajus vermelhos e outra de amarelos.
Ao final da construção de minha casa atual, por volta de 2001, plantei no fundo do quintal duas mudas, originadas pelo plantio das castanhas, um pé do caju amarelo, outro do vermelho. Depois de alcançar o meu tamanho, as plantas começaram a florir, mas nada de frutas. Até que, no verão de 2004/2005, houve uma estiagem braba, ficou quase dois meses sem chover! Então o caju se sentiu à vontade, e deu caju "a dar com pau"! Essa planta adora o clima seco! Só deve ter sentido falta do solo arenoso! Depois, o caju se encolheu e só voltou a ter outra safra razoável no verão de 2006/2007. 

 Show de vitamina C! O verão de 2004/2005 foi particularmente bom para as minhas frutas tropicais. Aqui vemos uma pequena amostra da produção de quintal: acerolas, cajus vermelhos e amarelos (apenas um pé de cada tipo de fruta).

Agora, inesperadamente, mesmo com as chuvas recentes, o cajuzinho vermelho está florido e o amarelo deu um ar de sua graça! Ainda não dá para prever se será um bom ano, mas é um bom começo!

 O caju amarelinho (ainda verde) já dá um ar de sua graça! Mas, ainda não dá para prever se teremos uma boa safra!
A jaqueira, por sua vez, depois de uma colheita de mais de vinte frutos  de uma vez (haja jaca!) e de uma boa poda, se apresentou novamente para o serviço, invejosa dos cajueiros!

Depois da poda, a jaqueira se apresenta para o serviço!

Hoje, convivo no meu quintal com frutas que na minha infância eu nem sabia que existiam. Nas casas onde cresci, no sul, haviam pés de romã, limão-cidra, peras, pêssegos, uvas e laranjas.
No Nordeste, onde morei por dez anos, fui apresentado às deliciosas graviolas, mangabas, cajás e cajus, além de outras menos cotadas.

Aqui nos trópicos, plantei diversas frutíferas tropicais, quase todas com sucesso.
Infelizmente, os três coqueiros, após uma boa produção inicial, tem sido atacados por pragas que matam e fazem secar os cocos antes que alcancem o tamanho ideal.  Estou procurando soluções para este problema.

4 comentários:

  1. - A única frutífera que tenho é um coqueiro anão no quintal, mas mesmo assim consigo uma bela colheita de mangas - a "espada" do vizinho dos fundos só dá do meu lado do muro, onde recebe o sol da manhã - e de maracujás - esses, do vizinho da esquerda, cujas trepadeiras adoram pular o muro, também buscando o sol matinal. E assim vou "desfrutando" a vida...
    - Nesse aspecto, nosso país é abençoado... acho que Deus suscitou nossos políticos para contrabalançar tanta coisa boa.
    - Um abraço ao dono do fecundo pomar. Que o amigo desfrute bastante este verão.

    - PS: Se a praga de seus coqueiros for a mesma que deu no meu, experimente borrifar os cachos com 100 ml de detergente, misturado com meio litro de óleo (qualquer óleo - de motor ou de czinha, queimado ou não), tudo dissolvido em 20 litros de água, durante três semanas, e repetindo três meses depois.

    ResponderExcluir
  2. Leonel,
    Belo texto frutífero. Como você sabe, também sou do sul, então só conheci frutas "exóticas" como os teus cajus depois que caí no mundo. Minha infância foi adocicada por peras, uvas, pêssegos, maçãs e a mais bela, deliciosa e sensual fruta do mundo, CAQUÍ. As frutas geralmente eram plantadas em casa, mas isso não impedia os piás de apanharem sem consentimento frutas no vizinho. Isso me causou algumas dores na região glútea em virtude de palmadas aplicadas pela dona Leonor, minha mãe. Nem sei por que divaguei assim, talvez pela lembrança que as tuas frutas me trouxeram. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. Adianto que suco de caju é o meu preferido... Tem um saborzinho no final que o torna especial, até complexo. Gosto das coisas complexas, às vezes.

    E jaca, adoro!

    Você se afeiçoou mesmo às coisas do Nordeste, heim moço?

    Beijos, boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Leonel,amado!
    Que quintal mais delicioso esse seu...me fez lembrar o quintal da casa de minha mãe e a maravilha que é morar numa casa!Havia jaboticabeiras, goiabeiras,parreira, laranjas, mixiricas, entre outras frutas. Essas aí não tinha! Agora das frutas que postou só mesmo a jaca não aprendi a apreciar... também o que seria do caju se todos só gostassem de jaca?rs
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir