FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

ANO NOVO: MAIS UMA VOLTA...


Estamos prestes a completar, a bordo da nave Terra, mais uma volta em torno desta estrela que chamamos Sol.
Depois de inúmeros cálculos, divisões com resto, e reajustes periódicos, acabamos definindo o tempo decorrido neste percurso como ANO. 
A cada ano, se repete o ciclo das estações, referenciadas pelos solstícios e equinócios tão familiares ao meu amigo "El Brujo" Barcellos e aos druídas de Stonehenge.
Talvez por isto, encaramos o novo ano como uma nova oportunidade de recomeçar, como mais uma rodada de um jogo eletrônico. Recomeçamos com uma nova vida, nos desvinculando dos erros e micos que pagamos no ano anterior e às vezes propomos mudanças de atitude e realização de diversas coisas.
Mas, diferente das estações, tão previsíveis como consequências dos movimentos do planeta, no contexto dos eventos as coisas variam um pouco mais. Embora os eventos sejam quase sempre os mesmos, sua ocorrência é aleatória quanto ao local, hora e pessoas envolvidas. Sua magnitude também varia. 
Quase dá para dizer que o que ocorre a cada ano pode ser enquadrado na teoria quântica: há uma probabilidade percentual de que algumas coisas certamente vão ocorrer com determinada incidência, porém somos incapazes de dizer quando, onde e com quem.
Por exemplo: provavelmente os patrulheiros rodoviários, bombeiros e hospitais já devem ter em mãos uma previsão de mortos e feridos, bem como acidentes sem vítimas nas estradas, nos deslocamentos típicos do final de ano. Até as áreas de maior incidência podem ser mapeadas com algum acerto. Mas, o momento, o local exato e a identidade das vítimas de cada acidente permanece imprevisível, por falta de variáveis na equação. Muito óbvio, não é?
E é assim com tudo.
Confesso que só há pouco tempo, já de cabelos brancos, fui aprender, graças ao velho amigo "El Brujo" Barcellos, o verdadeiro significado da frase: "Navegar é preciso, viver não é preciso". (1)
A frase eu já conhecia há tempos, ao que parece, uma citação de Fernando Pessoa. Mas eu não entendia porque era preciso navegar e não era preciso viver. 
Até que, lendo uma matéria (não me lembro qual) do blog  Sete Ramos de Oliveira  fiquei sabendo que o "preciso" diz respeito à precisão e não ao ato de precisar, necessitar. O ato de navegar, com o sextante e a bússola, pode ser razoavelmente preciso. Já o viver é quase totalmente impreciso, pois envolve muitas variáveis desconhecidas.(2)
Ninguém devia saber disto melhor do que eu, que diversas vezes na vida tracei planos minuciosos e definitivos sobre o meu futuro a médio e longo prazo e depois vi tudo frustrado e as coisas tomando rumos completamente diferentes, devido à fatores com os quais eu nem sonhara.
Então, não podemos planejar mais nada, já que quem decide tudo são fatores aleatórios?
Nem tanto. Quando planejamos algo de forma realista, e estamos mesmo decididos a levar a cabo alguma tarefa a curto e médio prazo, temos grandes possibilidades de realiza-la, apesar de possíveis contratempos.
Porém, nada nos impede de deixar alternativas como "plano B" para o caso das coisas não sairem como pensamos. É recomendável que estejamos sempre com a mente aberta para encarar as novas hipóteses que surgirem. Assim,  não nos parecerá um fracasso se não alcançarmos os objetivos primários da forma como planejamos.
Bem, dito isto, quero dizer  que minhas "resoluções de ano novo" são coisas bem simples, na maioria coisas que já deveriam ter sido feitas, mas por algum motivo nem sempre justificado, foram adiadas. Tipo: plantar uma horta, arrumar o quartinho da bagunça, etc...etc...
Já me considerarei um herói, se conseguir realizar pelo menos metade delas!
Desejo a todos os que tiveram a paciência de ler estas minhas divagações desconexas um 2011 de sucessos e realizações! E os votos utópicos, mas sinceros, de sempre: paz, saúde, amor e prosperidade!

(1) e (2): Nestes parágrafos foram introduzidas correções, após os comentários do Jair e Barcellos, já que eu, à princípio, atribui uma citação erradamente ao blog do primeiro, quando na verdade, ela fora publicada no blog do segundo.

9 comentários:

  1. Leonel,
    Texto ótimo, mas vamos fazer justiça: quem explicou o significado de "preciso" na frase foi "El Brujo" e não eu. Eu apenas distorci o significado original afirmando que viver é uma necessidade, navegar não é. Abraços e bom ano, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. - Enquanto lia o seu belo texto, Leonel, percebi que você confundiu "El brujo" com "El maestro", e fiquei numa sinuca, pois já estava revisando aquele texto com vistas a uma republicação; mas sabia que você e o Jair, com sua lisura invejável, breve iriam esclarecer as coisas, e optei por aguardar.
    - Eis que, ao final do texto, deparo-me com o comentário do Jair... dizer o que?
    - Dizer do orgulho que senti por ver um texto meu citado como exemplo para resoluções de vida.
    - Dizer do orgulho que sinto - e sempre senti - em tê-los como amigos!
    - Dizer - mais uma vez -
    ...Feliz navegar! Feliz Ano Novo!
    - Abraços, amigos!

    ResponderExcluir
  3. Essa trinca aqui presente, Jair, Leonel e El Brujo Barcellos é covardia! É saber demais concentrado em pouca gente, aí se compreende a disseminação dos cabeças-de-bagre marcando presença por aí. Seria "preciso", no sentido de necessitar, uma reforma intelectual pra ver se vocês compartilhariam isso com um tanto mais de gente.

    Orgulho-me de estar aqui e ali, vendo, lendo, aprendendo.

    Quanto aos meus planos... São tão frágeis, tadinhos. Prefiro ir arquitetando a mais curto prazo de realização, pra ver se não se perdem pelo caminho.

    Mas mantenho os sonhos, sempre. Ainda que vez ou outra os mesmos acabem parando num fundo de algum baú qualquer, no meu Memorial de Sonhos Mortos.

    Bom Ano Novo, Leonel.
    Obrigada por ter estado comigo.

    ResponderExcluir
  4. Perdão, perdão, perdão, meu Mestre Vulcano e Bruxo supremo, pelo meu lapso!
    Eu me confundo neste convívio com estas duas mentes brilhantes.
    Uma vez, atribui a mim próprio uma idéia que na verdade fora do Jair!
    Estou reformando o texto!
    Sorry!

    ResponderExcluir
  5. Milene, eu é que me felicito por poder conviver e trocar idéias com pessoas como você e outras mentes brilhantes desta blogsfera (não vou nem citar para não deixar ninguém de fora)!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Xuper Fantárdico Amigo que bão estar contigo nesse Balão Blogsférico ......
    Nóis num deu uma vórta compréta ainda feito o Barcellos , mas nóis chega lá.....

    Corrigindio ou sem corrinjeção o texto é dos mió de bão... rss

    Abraços e Hómi boêmio das madrugadas Paulistanas... "cineminhas né" ?? Hoje estes cineminhas estão todos no centro velho .. tipo ali pertin donde eu compro informaticaichôn... hehe sácumé né !!!!!

    DeuskinosprotejaAmém
    Tatto

    ResponderExcluir
  7. Pô, Xipan, agora você me fez dar umas boas risadas!
    Ouvi dizer que aquelas pastelarias que eram dos japoneses agora são dos chineses!
    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  8. Hoje num tô com a minha porção rasgação de seda, jogação de confete disponível nauummmm. Até já utilizei por várias, inúmeras vezes a esse trio fantástico (e a cumplicidade da amizade é o que me encanta). Mas, Leonel amado, quero só - imprecisamente - acrescentar:Se são desconexas suas divagações desejo incluí-las na minha lista de desejos para 2011!!! Das frustrações, dos planos mudados sabe-se lá pq, dos sonhos não concretizados, das perdas, ganhos e danos sentimos bem...Sonhar não deixo nunquinha (aliás, me lembrei que fiquei de escrever sobre...)talvez tenha que ter (o que nunca tive!) o tal plano B, a carta na manga. Seria preciso?!
    Beijuuss, Leonel amigo amado, n.c.

    ResponderExcluir
  9. Regina, o plano B às vezes é uma boa alternativa, para não colocar todas as fichas num só número...
    Como muita coisa que eu planejei fazer de um jeito acabou saindo de outro, decidi fazer que nem na música: vou deixar a vida me levar pra onde ela quiser...

    ResponderExcluir