FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

quinta-feira, 27 de março de 2014

SERÁ PRECISO UMA GUERRA?

Quando criança, eu às vezes ouvia pessoas dizerem: “Se houvesse uma guerra, dava jeito em muita coisa neste país!”
Eu ficava imaginando como uma guerra poderia melhorar alguma coisa...
A guerra só pode ser definida como uma coisa a ser evitada. Ela faz tanto mal a tanta gente, de forma injusta e inevitável, que dificilmente compensa envolver-se em uma.
Geralmente, isto só ocorre quando aceitar passivamente uma situação pode significar um destino pior que a morte para uma coletividade. Lutar para não ser escravizado é uma das situações aceitas universalmente como justificativa para uma guerra.
Mas, para cada cultura, as justificativas variam em importância relativa, de acordo com os valores locais. Houve guerras que começaram supostamente em decorrência de acontecimentos pontuais, embora tais eventos tenham sido o efeito gota d'água, transbordando um cálice já lotado até a boca.
Já houve um conflito entre duas nações centroamericanas por causa de...um jogo de futebol! Na chamada Guerra do Futebol ou Guerra das 100 horas, em 1969, El Salvador e Honduras combateram durante 4 dias num conflito que começou por causa de hostilidades entre torcedores, numa série de 3 jogos que decidiriam uma vaga para a copa de 1970! 
(El Salvador venceu o jogo decisivo, realizado no México, e se classificou.)
Finalmente, houve a intervenção da Organização dos Estados Americanos, que intermediou um cessar-fogo!
Os EUA se envolveram na Guerra do Vietnam em função dum incidente envolvendo um suposto ataque de barcos-patrulha do Vietnam do Norte contra um contratorpedeiro americano. Acontece que, anos depois, não se conseguiu encontrar uma só testemunha deste incidente, negado até pelo comandante do navio americano!
Entretanto, a guerra, em algumas nações, parece ter um efeito de amadurecimento, fazendo com que a população faça uma reordenação de valores e prioridades dentro de uma ordem mais realista, se conscientizando da verdadeira importância de cada coisa, no contexto geral.
Recentemente, um órgão de impressa de um país da Europa, criticando a realização da copa do mundo no Brasil, país cheio de problemas básicos a serem resolvidos, teria declarado que a maioria dos brasileiros se preocupa mais com futebol, espetáculos e festas como o carnaval do que com as eleições, a política, a economia, a saúde e a educação do seu país.
(Eu realmente prefiro mais assistir a um jogo de futebol do que a um debate político.)
Uma vez, enquanto eu assistia a um jogo de futebol na TV, uma pessoa comentou que odiava o futebol (e esportes em geral), e disse que isso era “coisa de país atrasado”.
Eu lhe respondi que então devia ir para um país onde as pessoas não dessem tanta importância aos esportes, e onde, ao invés de jogar ou assistir a futebol, se fazia guerrilha, explodiam carros e homens-bomba ou apedrejavam, chicoteavam e até baleavam mulheres que queriam estudar!
Falei isto num momento de irritação, mas gostar de esportes não é “coisa de país atrasado”!

Construir estádios modernos e confortáveis é aceitável, em países onde as primeiras necessidades da população já foram atendidas...

Agora, “coisa de país atrasado” é gastar dinheiro público em estádios e instalações de apoio para sediar uma copa do mundo, que será a mais cara da história, com gastos que podem alcançar 30 bilhões de reais, segundo o site R7 ESPORTES, em um país onde não se investe com seriedade na educação, onde a saúde pública é um terror, e onde a segunda maior cidade do país vive uma guerra civil, com áreas onde nem a polícia pode passar com segurança.


Cena usual no corredor de um hospital público brasileiro. Estes tiveram sorte, pois diversos pacientes ficam lá fora...

Para que 12 sedes com estádios monumentais para a competição, alguns dos quais vão sem dúvida virar elefantes brancos, com manutenção caríssima, em cidades onde a média de público em jogos é bem menor que a sua capacidade? Não vai dar para viver só de shows...
E aí, os críticos de além-mar acabam tendo razão, embora seja difícil para um brasileiro engolir!

Difícil obter bom rendimento dos alunos, com salas de aula sem nenhum conforto, sem transporte escolar e com greves de professores todos os anos, prejudicando o ensino...

Muito tem sido lembrada a figura do imperador romano Vespasiano, que iniciou a construção do coliseu de Roma, assumidamente para manter a política do “pão e circo”, dando ao povo o essencial para a subsistência e mais a diversão, para garantir o apoio das massas populares.
Da mesma forma, quem já deu aos pobres as esmolas do assistencialismo, proporciona também o circo da copa do mundo, num ano de eleições, que sem dúvida, serão influenciadas pelo sucesso (ou fracasso) da equipe brasileira na competição.
Será mesmo preciso uma guerra para que as pessoas deste país aprendam a colocar as coisas no seu devido lugar?

25 comentários:



  1. Amigo, acho que vivemos um circo, porque é inadmissível o que a saúde e a educação estão passando: necessidades urgentes! O que tenho visto na televisão, nas reportagens, chega a ser constrangedor, não é possivel que um ser humano, doente ou em idade estudantil não tenha o mínimo para uma vida mais digna.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que só os que tem os meios imediatos para consertar essas coisas não enxergam!
      É hora de fazer algo mais efetivo do que passeatas! Nas cabines de votação não tem desordeiros infiltrados...
      Grato pela sua visita, Syssim!
      Bjs!

      Excluir
  2. Tu vens de longínquas terras
    Trazendo "panis et circus"
    E "libertas quae sera";

    Mas no fogo desta Roma
    Meus reis tangem suas liras
    Condenando mais alferes.

    E libélulas se cevam

    Do pão que o diabo amassou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retratas com teus versos as minhas desilusões...
      Consegues extrair beleza do caos!
      Teus comentários se somam ao texto, enriquecendo esta página...
      Abraços, Barcellos!

      Excluir
  3. Se mamãe fosse viva ela diria em sua simplicidade: militares no comando resolve tudo! Para ela, mesmo contra os tempos de ditadura, ela separava o joio do trigo e dizia que na época deles havia mais organização, menos miséria, mais saúde, etc...sei não, pq era bem criança. De qq maneira Leonel tb ando numa irritação com esse desvario todo que quero mais ir pra lua rsrs. E ainda, dizem as pesquisas que se as eleições fossem hj D. Dilma ganharia...vai entender esse povo! Tb não abriria mão de tantas "bolsas" e sacolas se estivesse no lugar dele. Ai ai...
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos, nenhum militar enriqueceu as custas do regime, senão isso seria assunto do fantástico todos os domingos...Mas, seria bom saber a opinião de quem realmente viveu naquela época, se era mesmo pior que agora, para quem não era político...
      Quanto às pesquisas, infelizmente talvez estejam certas, pois a grande massa de pessoas carentes é refém do assistencialismo!
      Bjs!

      Excluir
  4. OI LEONEL!
    VISITEI VÁRIOS BLOGS HOJE, MAS TE DIGO QUE TUA POSTAGEM ME ATINGIU TANTO, QUE A MEDIDA EM QUE LIA TEU POST, MAIS ANSIOSA FICAVA PARA PODER COMENTAR.
    ME DEU VONTADE DE CHORAR QUANDO VI A IMAGEM QUE COLOCASTE SOBRE OS CORREDORES DE UM HOSPITAL, IMAGEM ESTA QUE TEM SIDO UMA CONSTANTE NOS JORNAIS DA TV.
    O MAIS TRISTE É SABERMOS QUE COLOCAMOS ESTA CORJA, TRAIÇOEIRA, SEM UM PINGO DE VERGONHA, QUE MENTEM A UMA NAÇÃO INTEIRA SEM DÓ NEM PIEDADE.
    COMO BEM DIZES, UMA GUERRA OU REVOLUÇÃO É UM ATRASO E SOFRIMENTOS QUE ATINGIRIA MUITOS INOCENTES, MAS, QUE FAZER ENTÃO? SE, TEMOS A GRANDE MAIORIA DE BRASILEIROS QUE MAL SABEM ASSINAR O PRÓPRIO NOME E SÃO DITO ALFABETIZADOS SOMENTE PARA AUMENTAR OS ÍNDICES DE ALFABETIZAÇÃO DO PAÍS E O PIOR É QUE ESTA MAIORIA É QUE ELEGE ESTES SACANAS, COMO REVERTER ISTO?
    QUE "DEUS" NOS AJUDE, POIS NÓS NÃO SOMOS CAPAZES DE O FAZER. ACHO, COM MUITA TRISTEZA, QUE TUDO ISTO VAI LONGE, ELES VÃO FAZER DE TUDO PARA NÃO LARGAR O MANDO DO PAÍS TÃO CEDO.
    TEU TEXTO ESTÁ MUITO BOM, MOSTRANDO TODA A INDIGNAÇÃO QUE NOS ATINGE.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, este círculo vicioso é uma cadeia difícil de quebrar: como convencer a um beneficiário do bolsa-família que esta "solução" dá resultados imediatos, mas vai manter ele e seus semelhantes na miséria?
      Como convence-lo a votar contra a demagogia?
      Só a educação liberta o povo e desenvolve um país!
      Abraços, Zilani!

      Excluir
  5. Bom dia Leonel!

    Talvez a guerra seja até um ótimo caminho pra esses governantes tomar vergonha e mudar alguma coisa. Penso eu Leonel, que não há jeito mais pra esse país, as coisas estão piorando a cada dia, a violência tem tomado conta, e os bandidos não tem mais medo de prisão, vi uma entrevista de um adolescente que tava sendo preso que disse que sairia dali logo, coisas de dias, e ia fazer tudo novamente, só que agora iria apavorar muito mais do que antes... Isso mostra que as leis não intimidam mais os fora da lei, porque na verdade os bandidos são quem governa o País.
    Como é triste e revoltante ver o dinheiro do povo sendo gasto em estádios e instalações de luxo para sediar essa copa do mundo, enquanto que as escolas, hospitais, e o desemprego esta clamando por socorro e eles nada fazem nada, fecha os olhos e continua deixando o povo sem resposta. A população anda tão perdida sem saber o que fazer, e agora o aumento dos medicamentos. Os maiores reajuste são os antibióticos, anti-hipertensivos, os remédios de tratamento para o colesterol, diabetes, antiácidos e analgésicos. O consumo mais alto é desses medicamentos.
    a população anda sofrendo!!!
    Muitos ainda estão satisfeito com quem dirige o País.
    O povo precisa aprender a dar valor o que ele tem nas mãos. O voto.
    Adorei a postagem, coisa de primeira qualidade e dentro da nossa realidade atual!

    Abraço Leonel!
    Some não, eu ando sempre sumindo, mais sempre estou de volta RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom te ver por aqui, ou no teu cantinho,aliás, muito visitado, como sempre.
      Como você disse, muitos estão satisfeitos com tudo isso!
      Parece que seremos sempre o país sem futuro...
      Abraços, Smareis!

      Excluir
  6. As coisas da violência, eu vou repudiar pra sempre, embora compreenda que em certas situações só o "tranco" resolve. Mas é bom morar num país em que uma bomba não vai explodir num lugar mais inimaginável a qualquer instante, matando uma porção de gente que por ali só estava por acaso.
    Ler isso me deu a ideia de uma crônica, lembrando do que meu irmão suspirou quando foi me pegar na faculdade inacessível no sábado.
    Passe lá mais tarde e veja se produzi algo, pq tô morna demais com o meu palavreado.

    Beijo, Leonel querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade, eu admiro a tua capacidade de "tirar leite de pedra", ou seja produzir crônicas a partir do cotidiano...
      Passei na tua página e me deleitei mais uma vez com a tua complexa simplicidade!
      Bjs, Milene!

      Excluir
  7. Prazer em revê-lo, Alexandre!
    Você tem razão: há mais circo e menos pão, mas, pelo menos para o povão, uma coisa compensa a outra!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá Leonel!

    Muito bom esse teu texto que nos faz reflectir, como sempre.

    Desejo uma Feliz Semana Santa. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Leonel,
    Boa noite!
    Agora uma passadinha pra deixar um abraço e desejar uma excelente páscoa a você e todos os teus.
    Um abraço com carinho!
    Ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. OI LEONEL!
    PASSANDO, COMO JÁ COMENTEI TEU TEXTO, PARA TE DESEJAR UMA PÁSCOA COM MUITAS BÊNÇÃOS PARA TI E OS TEUS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Leonel!
    Boa Noite!
    Desejo um domingo de Páscoa muito feliz pra você e o teus. Sem chocolate risos, Tem o diet que é muito bom.
    Abraço meu amigo!

    ResponderExcluir
  12. Olá Leonel, obrigado por sua passagem lá no blog.
    Uma ótima semana para ti, e acredite, tempos melhores virão.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. OI LEONEL!
    BOM VIR AQUI, DEIXAR MEU ABRAÇO E DESEJAR UM BOM RESTO DE SEMANA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Leonel.
    Passo para desejar um feliz fim de semana.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Leonel,
    Vim deixar meu abraço, e desejar uma excelente semana, e um abençoado mês.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. OI LEONEL!
    PASSO HOJE SÓ PARA TE DESEJAR UMA BOA NOITE.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. OI LEONEL!
    VEJO QUE NÃO PUBLICASTE NADA DE NOVO, O QUE ACHO UMA PENA HAJA VISTO O NÍVEL DE TEUS POSTS QUANDO O FAZES.
    ESPERO QUE LOGO O FAÇAS, VAMOS GOSTAR MUITO.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir