FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

quarta-feira, 28 de março de 2012

QUANDO A NATUREZA PEDE SOCORRO

Esta manhã, contratei um rapaz que faz serviços de jardinagem no meu bairro para fazer algumas podas nas árvores do fundo do quintal.
As árvores costumam acabar encobrindo umas às outras, buscando receber o máximo de luz solar que é possível. E a única solução onde não há mais espaço é a poda, diminuindo a área de cobertura de cada uma.
Pois bem! Dali há pouco, o podador me chamou para ver uma coisa...
E, enroscada num galho da jaqueira, encontrei a 3ª jibóia no meu quintal, no período de um ano!  

 Foto feita pelo autor (clique para ampliar).

Esta não era tão grande como aquela do último Natal, nem tão pequena como a de abril do ano passado. Eu diria que era de um tamanho intermediário entre ambas.
Pelas protuberâncias que tinha no corpo, devia estar digerindo duas presas pequenas,  possivelmente filhotes de passarinho que foram apanhados em algum ninho nas árvores.

 
 Foto feita pelo autor (clique para ampliar).

Depois de devidamente enroscada em um galho, ela terve o mesmo destino das anteriores: o morro no final da rua, que no ano passado foi intensamente reflorestado pelos órgãos municipais com mudinhas de árvores, numa tentativa de recuperar os muitos anos de queimadas, provavelmente promovidas por pessoas que queriam transformar a área em pasto para vacas.
As vacas foram aprendidas pela prefeitura por estarem vagando pelas ruas do bairro, atrapalhando o trânsito, e as queimadas pararam de acontecer como por mágica.
Jeff Corwin, meu imitador do Animal Planet, com uma inofensiva e dócil sucuri venezuelana.
Esperamos que o poder público consiga refrear a maré imobiliária que ameaça acabar com as áreas verdes, habitat destes animais...
Para mim, essas aparições são claros pedidos de socorro da fauna que estamos extinguindo.
As visitas anteriores que recebi de ofídios estão relatadas em  SINAIS DOS TEMPOS e VISITANTE NATALINO . 
Estou ficando craque em apanhar estes animais. Acho que já entendo mais de jibóias que meu dublê gringo Jeff Corwin, do canal de TV por assinatura ANIMAL PLANET.

31 comentários:

  1. OUTRA!
    Inacreditável!

    Bem....amigo....aqui no 16ºandar seguidamente tenho a visita de CORVOS e de CARCARÁS!
    Tanto que coloquei telas mosqueiteiras no apartamento inteiro para evitar os imensos sustos que eu tinha, dos CORVOS em cima da mesa a roubar comida, dos CARCARÁS tentando arrombar a gaiola do meu passarinho e à noite dos indesejáveis MORCEGOS! Fora o imenso mar de mosquintos urbanos!
    Agora.....cobra dentro de casa! Só havia visto antes na casa de praia de minha irmã!
    Cuidado ehhh........muito cuidado!

    Mande notícias da tua saúde!

    Beijinhossssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, parece que o meu quintal tem um imã para jibóias...devem ser os ninhos de pssarinhos.
      Mas, essa de corvos roubando comida na mesa, também é demais!
      Os carcarás são bem grandões, não dá pra encarar à mão livre!
      Agora, esses mosquitos gaúchos devem usar tanques de oxigênio, para alcançar o 16º andar! Dizem que eles sobem pelo elevador, junto com as pessoas!
      Bjs, Sandra!

      Excluir
    2. Ah Leonel,

      Voltei só para te contar uma boa que aconteceu ontem. Como sabes tivemos uma onda de frio super intensa e hoje o calor voltou a mil.....bem......ontem os mosquitos estavam enlouquecidos! Eles simplesmente conseguem ultrapassar os pequenos buraquinhos da tela, como se fossem cobras passando por buraquinhos! Só vendo! Para teres uma idéia, apesar das telas em todas as janelas, fiquei mais de hora de aspirador de pó na mão tirando mosquitos do teto! Eram milhares! Parece coisa de filme de terror! Beijinhosssss

      Excluir
  2. Leonel,
    Cumprimento-o pela sorte de ter um quintal tão ecológico a ponto de atrair esses fantásticos répteis, e mais ainda por compreender que a atitude deles se deve à pressão exercida pela nossa sociedade que não respeita a natureza. Fico feliz que os bichos tenham te procurado em busca de socorro, pois acho que pouca gente teria essa consciência de retorná-los para um ambiente próprio. Parabéns duplo: pelo texto pela atitude. Se existisse uma medalha para bons samaritanos da natureza, você seria o primeiro a recebê-la. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse na Inglaterra, ou num gibi da Disney, eu seria declarado um
      M.E.R.D.O.L. (Modesto E Redundante Defensor dos Ofídios Listrados)!
      Obrigado, Jair!

      Excluir
  3. Concordo com o Jair. Recebi no meu quintal um visitante desses há alguns anos e também pude providenciar sua mudança para um habitat mais adequado - um horto florestal próximo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte a gente ter um local próximo para libertar os bichinhos.
      Abraços, Barcellos

      Excluir
  4. Caro Leonel, você é um privilegiado. As visitas que recebo aqui não passam de sapos e bem te vis, as vezes algumas pequenas maritacas, rsrsrsrsrs.
    Se não fosse a terceira teria sido um susto , não?

    Abraços, saúde e muita paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Milton, jibóia por aqui já está virando "arroz de festa"!
      Mas também recebo esses outros amigos que mencionastes!
      Abraços!

      Excluir
  5. Tem todo direito de pedir SOS, mas bem looooonge de mim...aí no seu quintal é uma boa distância! Como das outras vezes, já lhe contei, tenho PA-VOR!!!
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que no meu qintal não aparecem leoas perdidas...Hehehe!
      Assim, tenho que me contentar com as jibóias!
      Bjs, Rê!

      Excluir
  6. Poxa que cobrona! Tenho medo demais desse bicho Leonel, mas concordo que elas são vítimas da destruição do homem. Vc tem que ter um certo cuidado aí para que elasnão resolvam um dia entrar na sua casa.... fecha as portas e toma precauções... na casa da minha tia uma cobrona dessas entrou dentro do sofá e ficou morando... deu cria... até um santo dia ter sido descoberta... pelo barulho que faziam todas as que já existiam no ninho em que minha tia sentava toda a noite para ver TV.
    Boa noite!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, mas eu nunca pensei nisso...
      Uma cobra na família, com crias e tudo...
      Espero que já não tenha alguma morando debaixo do meu sofá!
      Abraços, Carla!

      Excluir
  7. Os traficantes de animais se lessem esses teus relatos estariam se roendo de inveja da tua sorte. Você deve morar num lugar bem bacana, heim? E ainda bem, pros bichos, que eles chegam num quintal de alguém que vai gentilmente devolvê-los à natureza.

    Beijos, Leonel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos traficante de animais, todas as maldições da Terra!
      Rastejarão com sede e fome, serão picados por animais peçonhentos e jogados numa fornalha ardente, onde só haverá choros e ranger de dentes...
      Tenho dito!
      Bjs, Milene!

      Excluir
  8. Leonel.Tenho muito medo de cobras, mas respeito o espaço em que vivem e seu direito de existirem. Precisamos aprender a conviver com a natureza de forma mais equilibrada , consciente e pacífica.
    Abraços,
    Analine

    sinfoniasdaalma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom ter cuidado, pois algumas são venenosas e uma picada destas pode causar a morte.
      Não é o caso da jibóia, mas assim mesmo, não é bom ser mordido, pois pode haver uma infecção.
      Infelizmente, muitas reservas ambientais tem sido invadidas, expulsando os animais que ali vivem.
      Obrigado pela visita, Analine!

      Excluir
  9. Oi Leonel que cobra grande, que perigo um bicho desse no quintal. Tenho muito medo de cobra, meu cunhado foi mordido e quase morreu. Os ninhos de passarinho atrai muito as cobras, mas os ratos elas ainda perseguem muito mais. A natureza esta mesmo precisando de ajuda.
    Moro no segundo andar e aqui na minha rua mesmo sendo muito movimentada, a bicharada anda solta.Tem muitas árvores e o que tem de passaros não é brincadeira. Tem um clube perto com muitos verdes e o bichos estão indo tudo pra lá.Mês passado recebi uma visitinha de um rato aqui em casa, fiquei apavorada. Não sabia que ratos subia escada kkk.Quase morri de susto , meu cachorro endoidou correndo atrás do bicho dentro de casa derrubando tudo que tinha na frente, o rato voou pela varanda e meu vizinho conseguiu pega-lo no quintal dele. Parece inacreditavel, mas os bichos estão invadindo nossos espaços.

    Tome cuidado Leonel,pode aparecer mais, sempre vem uma atrás da outra, parece criação.

    Abraço meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu quintal não tem ratos, só calangos (espécie de lagartixa) e passarinhos. Os ninhos parecem ser o principal atrativo dessas jibóias.
      E realmente, essa já é a 3ª que eu encontro aqui dentro!
      Abraços, Smareis!

      Excluir
  10. Tio, qualquer dia vou aí buscar uma dessas p´ra deixar no meu quintal ... p´ra ver se somem os ratos ... começou uma obra de um prédio num lugar que era de mata aqui próximo ao condomínio, e de repente, o condomínio encheu-se ratos perambulando por cima dos muros e quintais... provavelmente fugidos da mata, que tb tinha uma área alagada, tipo "banhado", como se diz lá nos pampas ... bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júnior, vou reservar a próxima para você!
      Você vem buscar ou quer que eu mande por SEDEX?
      Teve um gringo que mandava cobras e aranhas para o exterior, pelo correio!
      Abração!

      Excluir
  11. Olá amigo e saudoso Leonel!
    Depois de tanto tempo regressei a postar, pois a saudade já apertava.
    Estive vendo e lendo este seu post e adorei, como sempre, a sua formas de nos transmitir os seus belos acontecimentos são espetaculares.

    Um abração e lhe espero no

    http://www.congulolundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo de volta, José.
      Já deixei meu recado na tua bela narrativa!
      Abraços!

      Excluir
  12. Boa noite meu querido e amado amigo!!!!!!!!!!!!!!
    Sempre um prazer ler seus post.Esse me fez recordar uma infância da qual fui acometida e visitada muitas vezes por cobras...pois venho da zona rural.E lá é o lugar realmente de seu habitat.
    Bjs e um final de semana fenomenal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Severa!
      Infelizmente, o que já foi uma área rural hoje já foi invadida pela cidade...
      Uma boa Páscoa para você!
      Bjs!

      Excluir
  13. Esta visita eu dispenso, tenho pavor de cobras, mas vc tem razão, este é um sério alerta ecológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua visita!
      Volte sempre, pois essas cobras não mordem quando estão apenas no papel ou na telinha!
      Abraços!

      Excluir
  14. Leonel amnhã vou fazer jejum... para comer chocolate no domingo...
    Boa noite amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado, Carla!
      O chocolate fica 10 segundos na boca e 10 meses na cintura...
      Hehehehe!
      Brincadeira, aproveite as delícias da Páscoa!
      Abraços!

      Excluir
  15. Leonel,

    Conforme te prometi, meu amigo, vim agradecer suas amáveis e constantes visitas às minhas postagens-relâmpagos (que tenho feito ultimamente, devido a meu tempo que encurtou bastante agora).
    Concordo também quando diz que essas "aparições" são um alerta da natureza, e como vc disse em outra postagem, "sinais dos tempos". Pra te ser sincera, nem mesmo sei se tenho medo de cobra, pois nunca vi nenhuma, acreditas? Mas sei o quanto as pessoas temem esse bicho.
    Parabéns pela nobre atitude, querido. Devolver - não matar, como muitos fazem, colabora indiscutivelmente para o - tão suspirado - equilíbrio ecológico! Você foi dez, rapaz!
    Aproveitei e li também as postagens anteriores, e adorei aquela que você não tinha nenhuma inspiração...sabia que é justamente quando não se tem a dita cuja, e ela se torna motivo de argumento para um post, aí é quando as pessoas (leitores) mais gostam de nos ler??
    Sei disto porque quando saio da formalidade dos assuntos educacionais e comemoro o niver dos Botões, por exemplo, que agradável ver os amigos se achegando, se ajeitando...se identificando!! É realmente fantástico!
    Queria muito dizer que tou com muita saudade de todos, todos mesmo!
    Mas como eu gosto muito de falar (aqui, escrever...), prefiro para o momento ausentar-me a dizer bobagens ou ser lacônica, fria, ou fazer comentários corridos em postagens tão ricas como são as tuas!
    Portanto, quero pedir que perdoe-me as ausências, neste momento de estudos que ando fazendo, mas logo que puder, retornarei às alegrias e gratificações do convívio de antes, aqui nesse lugar que só tive prazer, alegrias, e principalmente, MUITO APRENDIZADO!!!
    Amado, uma FELIZ E SANTA PÁSCOA para você, junto à sua família e todos aqueles que você mais ama.
    Um abração bem grande!
    Sua amizade é muito importante pra mim, creia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça, é um grande prazer receber sua visita, que vem valorizar ainda mais este meu cantinho!
      Eu sei que andas muito ocupada, mas não esquecestes os amigos da blogsfera!
      Abraços, e Feliz Páscoa!

      Excluir