FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

terça-feira, 20 de março de 2012

PARA ONDE VAI O DINHEIRO DA SAÚDE

Nos meus posts: CPMF: O ASSALTO QUER VOLTAR e AINDA O ASSALTO DA CPMF, eu falei das tentativas (felizmente frustradas) do governo atual para ressuscitar a CPMF, o chamado "imposto do cheque", um verdadeiro assalto em cascata ao bolso de todo o cidadão, por vias diretas ou indiretas. A justificativa para sua criação foi a saúde pública, que receberia os recursos arrecadados. 
Naquela matéria, foi mostrado que praticamente nada da imensa verba arrecadada foi aplicada na saúde.
Na tentativa da recriação da CPMF (com novo nome), um dos argumentos foi de que "agora as coisas seriam diferentes".
No programa Fantástico, da TV Globo, apresentado no domingo passado (18/03/2012), foi mostrado, com provas irrefutáveis, uma das causas da saúde pública ser este pesadelo que todos conhecem: Um repórter da TV foi infiltrado em um hospital público, com apoio do diretor, como se fosse o novo gestor responsável pelas licitações. E, em determinados momentos, gravou diversas reuniões com fornecedores e prestadores de serviços em potencial.
As gravações mostraram com bastante clareza para onde vai o dinheiro destinado a proporcionar aos brasileiros um serviço de saúde decente: para o pagamento superfaturado das fornecedoras e prestadoras de serviços e para os bolsos dos funcionários corruptos responsáveis pela contratação das empresas.


E aí está a explicação para os péssimos serviços prestados por algumas empresas terceirizadas, e para o fato de nunca haver verba que chegue para fazer as coisas funcionarem, com ou sem CPMF.
A tática usada é deixar as coisas ficarem em situação crítica, como estoque baixo de alguns gêneros de primeira necessidade. Isto cria uma suposta emergência, caindo numa exceção onde as licitações são feitas em caráter de urgência, sem maior fiscalização, e então se encena uma farsa, onde outras empresas se prestam para legitimar a fraude, enviando propostas acima do valor pedido pela empresa já escalada para vencer a licitação, num jogo de cartas marcadas.
Os produtos e serviços são superfaturados, e parte do excesso vai para os funcionários responsáveis, na forma de propina!
É claro que só foram mostradas algumas pessoas e quatro empresas envolvidas na fraude. Algumas delas já estão "queimando" os funcionários apanhados com a boca na botija, e os órgãos públicos estão congelando todos os contratos com as empresas citadas!
Porém, as conversas gravadas não deixam dúvida que esta prática é sistemática e generalizada, e já faz parte há muito tempo do modo de operar das empresas que lidam com órgãos do governo!


Portanto, o que foi mostrado é apenas a ponta de um gigantesco iceberg!
Mas, neste país, quando se descobrem esquemas assim, é tradição sacrificar os que foram apanhados em flagrante e fingir que não vê os que foram mais sutis.
Confira o vídeo completo em:

http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/t/edicoes/v/reporter-trabalha-infiltrado-em-reparticao-publica-e-flagra-escandalo-de-corrupcao/1862952/

O que não dve ser feito agora é encarar o ocorrido como um "fato pontual" e só investigar os que foram filmados no ato de delinquir.
Uma vez que nas próprias gravações, os corruptores falam que o que estão fazendo ali é uma prática comum, inclusive citando outros órgãos públicos com os quais mantém relacionamento, precisam ser investigados todos os contratos feitos pelo menos nos últimos quatro anos envolvendo órgãos do governo e empresas, abrangendo todo o país, e mesmo empresas que não sejam parte do quarteto flagrado.
Será que farão isto antes que outro "escândalo da vez" tome o lugar deste, nas manchetes da imprensa?

26 comentários:

  1. Leonel,
    Num mundo ideal (qualquer país, menos o Brasil) essas denúncias criariam uma indignação pública e uma ação enérgica do poder público que inibira para sempre tais práticas. Já no país do carnaval...
    Abraços indignados, JAIR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Bananalândia, talvez as investigações se restrinjam apenas às empresas já reveladas e se arrastem por anos, até os crimes prescreverem, sendo então arquivadaos os processos, como já vimos acontecer antes...
      Abraços, Jair!

      Excluir
  2. Leonel não tinha visto o Fantástico. Fui pra o circo Tihany.
    Que absurdo!! Revoltante! Estou indignada com os fatos!!
    Um nojo!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, na realidade, eu também só vi a reportagem quando ela foi repetida, na manhã seguinte, no noticiário local RJTV.
      É mesmo nojento!
      Bjs!

      Excluir
    2. Leonel já publiquei seu comentário, é que ontem eu estava tão candada e com sono que escapou mesmo.
      Vi um védeo sobre o facebock e lembrei do seu post anterior: http://www.falarglobal.com/final/videos.htm?id=331&cat=global_net&tipologi.
      Confere aí.
      Bom dia!!

      Excluir
  3. Meu querido amigo !
    Hoje venho vestida de blogueira para pedir e desejar felicidade prá vc,prá mim,prá nossos amigos que fazem esse mundo acontecer,virar,mexer,remexer o mundo do bloguista...
    FELIZ DIA DO BLOGUEIRO !!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida,obrigado pela lembrança e repasso os mesmos votos pra você!
      Bjs, Severa!

      Excluir
  4. E la nave va...
    Tem razão, amigo. Mesmo cansados e descrentes não devemos nos acomodar. A luta é inglória, mas as batalhas devem ser travadas continuamente, pois o inimigo jamais nos dará tréguas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tenho visto o império do mal vencer todas! Quando os cavaleiros Jedi vão virar este jogo? Abraços, Mestre!

      Excluir
  5. Amigo,

    Fiquei muito impressionada com aquela reportagem. Não pelo fato em si que todos estamos carecas em saber que é infelizmente usual e corriqueiro em nosso País. Fiquei pasma com a coragem do diretor, do repórter. Será que eles não tem medo do risco que correram e que correm com a exposição ´pública deste fato tão nojento e repugnante? Será que não temem por sua integridade física?
    Agora......que coisa prá lá de bem feita! Não adianta quererem tapar o sol com a peneira, não adianta tentarem desmentir o fato! As imagens da tentativa de corrupção estão ali. Gravadas. Agora veremos qual a atitude pró-ativa que o Ministério Público irá tomar!Como diria meu EX: "OREMOS ao Senhor"!

    Beijinhosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, a primeira coisa que eu falei quando soube dos detalhes foi: será que este diretor ainda não está sob proteção policial?
      Porque mexeu fundo com interesses milionários!
      Quem mata indiretamente tantas pessoas, através das deficiências do SUS, também pode matar quem os ameaça!
      Oremos por eles, que tiveram a coragem de denunciar!
      Neste país onde tudo precisa ser provado, não há mais como esconder esses fatos!
      Bjs!

      Excluir
  6. Grande Leonel! Como vai, meu amigo?

    Nossa, você tocou o dedo na ferida que arde em minha alma! Por ser da área da saúde, e tentar implantar trabalhos que melhorem as políticas públicas de algumas cidades, me sinto mal quando vejo algo como o que você postou.

    Se soubesse quantas milhões de crianças (eu disse milhões!) não chorariam ou perderiam aulas por causa da dor de dente.se uma assinatura fizesse uma lei para ter escovação diária nas escolas?

    Minha noiva é médica e toda vez que vou ao hospital não consigo acreditar quando vejo aqueles corredores abarratados de macas e pessoas sofrendo.

    Desviar dinheiro público deve ser julgado como crime ediondo! Um assaltante ou sequestrador prejudica uma família, ou pouco mais que isso. Um político corrupto prejudica milhões, mata pessoas nos corredores de hospitais e empurra populações para baixo da linha de pobreza.

    Vamos sonhar que um dia se votem leis que punam essas atrocidades. Como são eles que votam e as cometem...

    Um grande abraço, Leonel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wolber, para você, que está na linha de frente e sabe realmente o quanto fazem falta essas verbas que são desviadas, a coisa deve ser ainda mais dolorosa de ver!
      Sem dúvida, um crime hediondo e de prática continuada!
      O difícil mesmo é os que se beneficiam disto criarem leis que inviabilizem estas práticas...
      Abraços!

      Excluir
  7. OI Leonel,

    Não vi Fantástico no domingo.
    Um horror isso.
    Ando tão desacreditada, que não sei se existe alguém que possa fazer algo pelo povo.

    Depois vou ver link.

    Ótima semana pra ti!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Boa volta, Smareis!
    Não deixe de ver a gravação, pois a coisa é muito mais descarada do que a gente pensa!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Ontem eu tava ajudando uma das minhas sobrinhas a fazer uma atividade de História, justamente sobre corrupção. E eu falei assim: Clara, corrupção é quando o disponibiliza um dinheiro assim: ........................................e ele chega ao destino mais ou menos assim: ....

    Eu quero que tudo isso mude. Quero que ela, a Clara, encontre lá na frente um país onde casos assim não tenham apenas 15 minutos de repercussão.

    Me falta léxico.

    Beijo, Leonel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, parece que a maioria do povo brasileiro aprecia estas práticas e só lamenta quando não pode participar.
      Se não fosse assim, por ocasião das eleições não dariam seu voto a quem permite coisas assim!
      Difícil é explicar isso para uma criança!
      Bjs, Milene!

      Excluir
  10. Passando para me enroscar nesse texto que fala tão claramente de coisas que nosso país vive e pelo jeito não vai deixar nunca...
    Deixo bjs de boa noite amigo querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Severa, é triste admitir que você tem razão!
      Bjs, amiga!

      Excluir
  11. Gostei muito do seu texto pois conseguiu expressar algumas opiniões que andam entaladas na garganta de muito brasileiro,depois dessa reportagem vergonhosa sobre a roubalheira descarada na saude!Adorei e lavei a alma!Vamos ficar de ôlho!bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua visita, Anne!
      Pelo menos falar a gente pode!
      Bjs!

      Excluir
  12. Estou estudando as políticas públicas de assistência social e a cada decreto (tão bem redigidos, só cê vendo!)fica a pergunta bem simplista: e aí??? Sei que não posso ter pre-gui-ça, sei que tenho que manter a chama da esperança acesa, mas anda difícil. Descrença pouca é bobagem.
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê, outro dia eu falei a um amigo que neste país, é melhor ser ignorante e alienado, pois quanto mais a gente toma conhecimento das coisas, mais a gente se revolta!
      Bjs, Leoa!

      Excluir
  13. Passando para matar as saudades de meu querido amigo que,inspirado ou não tem os melhores textos sobre qualquer assunto.Embora não me faça presente,tenho acompanhado quase sempre tua excelente matéria e sinto que tens um "baita"carisma ao escrever no teu excelente espaço.Meu abraço bem grande.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Leonel, é muito bom que você divulgue assuntos assim no blog, e que outros blogueiros também o façam. Precisamos mostrar que estamos de olho, e aqueles que 'ainda não virão', percebam agora. Para depois nas urnas relembrarem.
    O comentário da colega Sandra (um pouco mais acima) também faz muito sentido. É preciso coragem.
    Por fim, agradeço pela presença e comentários lá no blog. Você acertou em cheio, o disco na mão do Guido é do Vicente Celestino. Apesar de gostar muuuuuuuuuiiiiiiitooooooo de rock, cresci ouvindo Nat King Cole, Nelson Gonçalves, Vicente Celestino entre outros grandes nomes, pois minha mãe é fã.
    Abraços, saúde, coragem e muita paz interior.

    ResponderExcluir
  15. Pois é meu bom amigo Leonel, o que nos entristece e ver um país tão rico de talentos e riqueza ser explorados por bandidos engravatados no poder. Parabéns pela sua luta, estamos juntos.

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir