FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

terça-feira, 9 de novembro de 2010

ENEM: A PROVA DO DESCASO

As pessoas são a verdadeira riqueza de uma nação. O objectivo básico do desenvolvimento é criar um ambiente habilitador para que as pessoas tenham vidas longas, saudáveis e criativas. Isto pode parecer uma verdade simples. Mas é frequentemente esquecido, com a preocupação imediata de acumulação de bens e riqueza financeira. (Citação no primeiro Relatório de Desenvolvimento Humano do PNDU (Plano das Nações Unidas para o Desenvolvimento), em 1990.)

Alunos estudam, se preparam para uma prova que pode influenciar no seu futuro e ao final, as coisas não são decididas numa sala de aulas, mas na justiça!
Este é o triste espetáculo que vemos (mais uma vez) na prova do ENEM.
Erros, apontados e reconhecidos, inclusive pela gráfica responsável, que assumiu a responsabilidade, ao contrário do órgão governamental, que aconselha os alunos a procurarem seus direitos através de recursos administrativos ou legais.
Da vez passada, foi o vazamento das provas, na própria gráfica, que não era a mesma de agora.
Desta vez, foram erros na impressão, que passaram por todos e chegaram até aos alunos.
Os responsáveis ainda insistem em não anular uma prova tão cheia de irregularidades, que claramente representou um problema a mais para os alunos. E foi um prejuízo desigual, pois em algumas salas, a orientação sobre os erros chegou atrasada e de forma confusa e em outras nem chegou.
Sobre os comentários do chefe da nação, quando interpelado pela imprensa, eu nem quero comentar, pois não quero falar palavrões. Para ele, nada aconteceu, e foi tudo muito bem. É compreensível, para alguém que nunca passou por situação semelhante...
Na TV, o ministro da EDUCAÇÂO, ao invés de assumir e corrigir o erro, fala sobre como vai convencer os juízes de que não é necessário anular esta prova, já que diversos alunos estão entrando com recursos na justiça, pedindo a anulação. Eu quero ver é como ele vai convencer os milhares de alunos prejudicados pela incompetência de sua equipe... 
Quando um país cheio de recursos naturais como o Brasil abre mão de investir maciça e seriamente na EDUCAÇÃO, está abrindo mão do DESENVOLVIMENTO!
A última avaliação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas) de 2010 colocou o Brasil em 73º lugar. Pela avaliação anterior, estávamos em 77º, mas esta aparente "melhoria" talvez se deva a uma mudança na metodologia de avaliação.
Se houve algum reprovado nestas provas, foi a política educacional brasileira!

3 comentários:

  1. É, meu amigo, cada vez mais uma passagem só de ida para qualquer parte do mundo está se tornando atração irresistível para essa juventude que tem o futuro do Brasil nas mãos e as provas do ENEM como porta de entrada na faculdade. Abraços, JAIR

    ResponderExcluir
  2. - Educação. Esta é a palavra de ordem e o grito, a ideia e o ideal, o caminho e a escada. Ela vencerá as ambições mesquinhas e as intrigas palacianas. Altiva e sobranceira, rir-se-á dos quw dela querem servir-se como palanque ou plataforma. Quando lhe contrapoem diques burocráticos nas escolas, ela irrompe subitamente nas artes e na cultura. E vencerá, pois este é seu destino.

    ResponderExcluir
  3. Completamente!!

    Revoltante, inclusive....bem dito!!

    []s

    ResponderExcluir