FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

FILME: CONTATO

Via de regra, pesquisadores científicos costumam ter sucesso como escritores de ficção-científica. Talvez por labutarem em uma área onde ficam no limiar entre indícios e hipóteses, podem vislumbrar inúmeras possibilidades a serem exploradas. E, na ficção-científica, podem desenvolver suas ideias livremente, sem nenhuma necessidade de comprovação.
Arthur C. Clarke, Isaac Asimov e Carl Sagan são exemplos desta tendência. Depois de curtir uma obra de especulação científica do saudoso Sagan, Os Dragões do Éden, tive o ensejo de apreciar o seu excelente romance de ficção científica Contato. E pouco tempo depois, pude assistir e colocar na minha videoteca o filme baseado no livro.
Nem sempre um filme sai à altura do livro em que se baseia, mas, neste caso, os produtores foram particularmente felizes. Talvez por terem tido a boa idéia de colocar o próprio Carl Sagan como consultor do diretor Robert Zemeckis (De Volta Para o Futuro, Forrest Gump). Além de autor do livro que deu origem ao filme, Sagan também foi um dos idealizadores do projeto SETI (Search for ExtraTerrestrial Inteligence) que, como no filme, utiliza radiotelescópios como instrumentos de pesquisa.
Contato (Contact -1997- EUA - 153 min.), tem a ótima direção de Zemeckis  e a presença marcante de Jodie Foster no papel da apaixonada pesquisadora de vida extraterrestre  Eleanor (Ellie) Arroway. O papel caiu como uma luva para Jodie, que, apesar de não ter sido indicada para o Oscar de melhor atriz, recebeu  diversos prêmios de outras associações e academias de cinema por este papel.
O filme tem como tema a dedicação de Ellie na busca por sinais de vida inteligente extraterrestre, com o auxílio de radiotelescópios, num projeto financiado pelo governo americano.  Entretanto, para o Dr. David Drumlin (Tom Skerrit), ranzinza funcionário do governo encarregado do projeto, tudo não passa de um tremendo desperdício de dinheiro.  Ele acaba cortando as verbas da pesquisa e encerrando o projeto. Mas a incansável Ellie consegue sensibilizar um empresário bilionário (John Hurt) a patrocinar um projeto privado e volta à sua vigília. De repente, o impossível acontece: os aparelhos captam uma transmissão vinda de uma fonte inteligente, que não pode ser de nenhum satélite artificial, nem de alguma rádio-pirata! Depois de alguns ajustes e decodificações, se constata que se trata de uma transmissão realmente destinada aos terráqueos, e mostra como esses podem  estabelecer contato mais aproximado entre as duas civilizações.

Jodie Foster como Ellie, a cientista apaixonada pela busca de vida extraterrestre. 

O governo acaba assumindo o controle do projeto e os cientistas passam a sofrer pressões. A trama evolui, em meio aos inevitáveis confrontos entre políticos, religiosos  fundamentalistas e cientistas, cada qual querendo "puxar a brasa para sua sardinha". E Ellie, a principal responsável pela descoberta, se vê questionada quanto à questões teológicas, sofre desgaste e  acaba empurrada para um segundo plano pelo vedetismo dos políticos, como costuma acontecer em situações assim. Entretanto, a mensagem extraterrestre acaba gerando protestos de grupos radicais religiosos que negam sua autenticidade. Após diversos conflitos e até atos de sabotagem, o milionário protetor da jovem cientista  aparece  para resgata-la e volta a coloca-la como protagonista dos fatos.
E,  seguindo as instruções vindas do espaço, uma assustada Ellie parte para um insuspeitado encontro, como a Alice do conto infantil entrando na toca do coelho, onde coisas inesperadas e maravilhosas acontecem.
Mas, num mundo dominado por políticos, fundamentalistas e pela disputa entre egos inflados, a jovem cientista é quem acaba ficando numa saia justa.
Um ótimo filme de ficção-científica, baseado em um ótimo livro de ficção-científica. Ainda dá para curtir o DVD.

16 comentários:

  1. Pois é caro Leonel,
    Teu texto não poderia ser melhor, comentou o filme com acurácia e, como bônus, homenageou os grandes cientistas e autores da melhor ficção futurística da história. Também li vários livros dos autores citados, e lembro aqui que você me emprestou o "2010" do Arthur C. Clarke e assistimos o filme juntos ai no Rio. Bons tempos.

    ResponderExcluir
  2. Ficção científica não é o meu forte (aliás, nem sei qual o meu forte), mas gosto muito da Jodie Fostere fiquei curiosa pela história.

    Verei.

    Beijo, moço cinéfilo.

    ResponderExcluir
  3. Rss... Jodie Foster.
    O 'e' uniu-se ao 'r' de atrevido.

    Beijos de novo.

    ResponderExcluir
  4. - Pra mim, Carl Sagan está um nariz atrás de Clarke e Azimov, mas na disputa do páreo. E minha visão do páreo se modifica a cada texto ou filme que vou conhecendo... e essa atropelada eu faço questão de ver. Obrigado pelo cutucão, amigo. Abração.

    ResponderExcluir
  5. Jair, eu me lembro que te emprestei o livro 2010, mas o filme que assistimos foi 2001, que descobrimos que tinhamos o mesmo hábito de assisti-lo toda a vez que voltava a ser exibido.
    Milene, mesmo que você não seja vidrada em FC, eu acho que vai gostar de Contato, pois o filme tem um andamento muito bom!
    Barcellos, este páreo é duro, o Sagan é o "azarão", pelo tamanho da obra dos competidores, mas a qualidade eu posso garantir que é a mesma!
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  6. Legal, gosto de ficção científica. Sou fã de romances, também.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você.
    Saudações Educacionais !

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Silvana, volte sempre!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Leonel,
    Vou refrescar tua memória: Ao ler o livro que você me emprestou comentei que a China e sua exploração espacial estavam sobrando no livro, dava a impressão que o Clarke "encheu linguiça" colocando ela no páreo espacial. Pois bem, ao assistirmos o filme, percebemos que o diretor tinha expurgado a China da história, o que estava de acordo com que eu pensava. De qualquer modo, nossa memória já não é tão boa assim, então você pode ter razão numa coisa, tenho o hábito de assisti "2001" sempre que surge nas telas e talvez tenhamos assistido "2001" juntos. O curioso é que meu filho Augusto também assiste 2001 toda vez que tem oportunidade. Da última vez, ele o assistiu em Huston, Texas, onde foi exibido num espaço especial. O ator Keir Dullea, que fez o personagem Dave no filme, fez uma palestra antes da exibição. Segundo o Augusto foi um bonus sensacional para os amantes do "2001" que lá se encontravam. Também curioso é o fato que plateia tinha mais gente nova do que gente "clássica" como você e eu. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  9. Jair, ainda tenho alguma memória.
    Eu jamais esqueci aquele seu comentário sobre a nave chinesa, que realmente foi excluída do filme, talvez por não ter mesmo propósito.
    Agora, o filme 2001, nós assistimos numa tarde, num cinema do Largo do Machado, remember?
    Nesta época, eu morava no Jardim Guanabara, na Ilha, e acho que você também, no Guarabu, a algumas quadras.

    ResponderExcluir
  10. Boa dica, verei! Engrosso a massa que curte Jodie Foster.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, boa noite, vim dá uma rápida passadinha e deixar um abraço.

    Entrego meu caminho ao Senhor
    Por fé Ele realizará o desejo do meu coração
    Porque se eu andar na sombra...
    e mil caírem a minha direita
    e outros tantos a minha esquerda eu não serei atingido
    Ainda sei que Sua vara e Seu cajado me consolam
    Sendo que o justo vive pela fé, Ele é meu amparo
    Eu descanso a sombra do onipotente
    Grandes maravilhas fará o Senhor por mim,
    por isso estarei alegre
    Os pensamentos do Senhor, são grandes,
    seus sonhos são insondáveis
    Ainda mais,
    as suas misericórdias se renovam a toda manhã
    Como Seu sonhar é maior que o meu,
    entrego sim meu caminho ao Senhor,
    e o resto Ele fará.
    Que tudo seja em honra e glória do Seu nome.
    amém.

    ResponderExcluir
  12. Si Fernandes, se você curte a Jodie, vai ve-la numa das suas melhores atuações!
    Hanukká, que a paz esteja contigo!
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  13. Veja o que encontrei da web sobre a última obra, "3001, a Odisséia fnal" de Arthur C. Clarke:
    "A odisséia entra em sua fase perigosa e derradeira. Em 3001, inacreditavelmente, a raça humana sobreviveu, temerosa do trio de monolitos que domina o sistema solar. Então, surge um lampejo único de esperança. O corpo de Frank Poole, que se acreditava morto havia mil anos, é recuperado dos gélidos confins da galáxia. Em '3001 - A Odisséia final -, Arthur C. Clarke leva a maior e mais bem-sucedida série de ficção-científica de todos os tempos a sua conclusão imprevista e surpreendente, dando um salto de mil anos para o futuro".

    ResponderExcluir
  14. Saudações Leonel,
    estou aqui para agradecer e retribuir sua visita e oportuno comentário.
    Este filme é um de meus preferidos. Parabéns pela excelente postagem.

    Cordial abraço, saúde e muita paz!

    =D

    ResponderExcluir
  15. quais os conceitos de fisica aparece nesse filme aii?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este filme se baseia num livro de ficção do falecido astrônomo e exobiólogo Carl Sagan e trata do impacto causado na população do nosso planeta pelo contato com uma civilização extraterrestre (objetivo real do projeto SETI), sem abordar bases ou conceitos físicos para uma viagem espacial intergaláctica.

      Excluir