FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ECONOMIA: QUANTO MENOS, MAIS CARO

No domingo passado, meu compadre esteve aqui em casa, junto com meu afilhado, para assistirmos a um jogo de futebol.
Ele, que segue hábitos antigos de família, gosta de comprar certas especiarias não em supermercados, mas em tradicionais armazéns que ainda existem aqui no Rio. Estas lojas ainda existem por teimosia de alguns comerciantes de origem portuguesa, e tem uma clientela fiel, principalmente por ocasião das festas de fim-de-ano. Vendem especiarias como cravo, canela e artigos para festas, como nozes, castanhas e avelãs, frutas cristalizadas, passas, azeitonas portuguesas, azeite, bacalhau, conservas e outras coisas afins. Diga-se de passagem, geralmente de boa qualidade.
E como nesses locais vendem as coisas a granel, ele me trouxe dois pequenos sacos, com orégano e manjericão secos, 100g de cada um.

Orégano ou "ourégano" ? 1 kg custa quase R$ 150,00!

Para mim, que costumo comprar embalagens de 5 a 10 g no supermercado, isto parecia uma quantidade imensa. Por isto, eu até brinquei: “ Pô, só abrindo uma pizzaria para usar tanto orégano!” Mas,ele comentou algo como: “É melhor do que pagar aquele preço absurdo do supermercado!”
Como em 99% das vezes em que ele faz alguma coisa, o faz com lógica, eu registrei e calei o bico. Dois dias depois, me vi no supermercado e me ocorreu conferir os preços das referidas especiarias. Anotei como rascunho de mensagem no meu celular e em casa, abri uma planilha para conferir. E os resultados são simplesmente chocantes! Observem a coluna "Preço/kg" e vejam a diferença:

Produto         Origem       Quant (g)   Preço(R$)     Preço/kg (R$)

Orégano        Armazém             100            1,53           15,30
Orégano    Supermercado           10            1,49          149,00 !!!
Manjericão   Armazém             100            1,39            13,90
Manjericão Supermercado          7            0,95           135,71 !!!

Conclusão: tudo praticamente 10 vezes mais caro no supermercado! E depois ainda dizem que os armazens é que cobram caro!
Não pude deixar de me lembrar de um e-mail que circulou na internet, onde alguém calculou que a tinta de impressora quase rivaliza com o ouro!
E o detalhe: o perfume do orégano e do manjericão se espalhavam pela sala, mesmo estando eles fechados em sacos plásticos. Aqueles do supermercado, a gente enfia o  nariz no envelope e mal sente o cheiro!
As tais especiarias ainda são vendidas nos supermercados como eram na época em que chegavam na Europa depois de uma longa jornada no lombo de um camelo e uma travessia a bordo de uma caravela ou galeão. O consumidor final pagava por toda essa jornada.
Assim, se as empresas que vendem querem multiplicar o dinheiro por dez, é só comprar no armazém (negociando um preço ainda menor, por ser em grande quantidade), dividir em embalagens de 10 ou 5 g e revender!
Agora, uma boa dica é que orégano e manjericão, assim como salsa, cebolinha, coentro e pimentas diversas  podem ser cultivados até em apartamentos, em jardineiras, e colhidos na hora de cozinhar.

2 comentários:

  1. - Excelente colocação, Leonel. E a quem quiser fazer o mesmo cálculo, eu só alerto que produtos vegetais desidratados podem perder até 90% de seu peso original; o melhor é comparar fresco com fresco e desidratado com desidratado - como vc fez. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai! Leonel prestando um serviço de utilidade pública, valeu!

    ResponderExcluir