FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

MINISTERIU DA ISTUPIDEZ

O autor, equus-sapiens, agradecido ao MEC por não sofrer mais com "preconceitos".
 
Notícia na edição Online d'O Globo, em 16-mai-2011:

MEC lava as mãos no caso dos livros com erros

RIO - O Ministério da Educação informou que não se envolverá na polêmica sobre o livro com erros gramaticais distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático, do próprio MEC, a 485 mil estudantes jovens e adultos. O livro "Por uma vida melhor", da professora Heloísa Ramos, defende uma suposta supremacia da linguagem oral sobre a linguagem escrita, admitindo a troca dos conceitos "certo e errado" por "adequado ou inadequado". A partir daí, frases com erros de português como "nós pega o peixe" poderiam ser consideradas corretas em certos contextos.
Não somos o Ministério da Verdade. O ministro não faz análise dos livros didáticos, não interfere no conteúdo. Já pensou se tivéssemos que dizer o que é certo ou errado? Aí, sim, o ministro seria um tirano - afirmou ontem um auxiliar do ministro Fernando Haddad, pedindo para não ser identificado.

Opiniões expressas na mesma reportagem ou nos seus links:

Opinião da escritora Ana Maria Machado, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL): 

"Custo a crer que seja exatamente isso que a notícia traz, descontextualizado. Se for, é um absurdo total. Equivale a pretender aceitar que dois mais dois possam ser cinco, com a 'boa intenção' de derrubar preconceitos aritméticos. Para evitar a noção de 'errado', prefere-se, então, esse paternalismo condescendente de não corrigir."

Opinião do escritor Luiz Antônio Aguiar, Presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil e professor do curso "Formação de leitores e jovens leitores", da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: 

"Está valendo tudo. Mais uma vez, no lugar de ensinar, vão rebaixar tudo à ignorância. Estão jogando a toalha. Isso demonstra falta de competência para ensinar. Imagina um jogo de futebol sem as linhas do campo. Como vão jogar futebol sem saber se a bola vai sair ou não? O que determina as regras é a gramática. Faltam critérios. É um decréscimo da capacidade de comunicação."

Opinião da professora Mírian Paura, do Programa de Pós-graduação em Educação da Uerj:

"Não tem que se fazer livros com erros. O professor pode falar na sala de aula que temos outra linguagem, a popular, não erudita, como se fosse um dialeto. Os livros servem para os alunos aprenderem o conhecimento erudito."

COMENTÁRIO deste leigo editor:

Certamente, o MEC não é o Ministério da Verdade! Mas é o ministério do quê, afinal?
Se “não faz análise dos livros didáticos, não interfere no conteúdo”;
se não quer a responsabilidade de dizer qual a forma certa de se escrever na língua nacional;
se acha que é “tirania” ensinar os alunos a escrever corretamente;
se acha mais importante ficar ensinando formas de se encarar a sexualidade dos alunos;
se aconselha instituições de ensino a abrir mão de avaliações e a aprovar alunos sem aproveitamento;
se nada faz para melhorar a qualidade do ensino fundamental;
se para compensar isto atropela a constituição, criando critérios raciais para aprovação nos vestibulares;
então, para que serve afinal esta entidade?

NOTA: meu texto deve conter alguns erros de português (fora o título), pois não sou exatamente membro da ABL; mas, não considero "preconceito" nem "tirania" se me corrigirem!

15 comentários:

  1. Leonel....

    Da pra imaginar o Macaco comentando este assunto?

    Mió não!!
    Deussssssssssssskiajude
    Tatto do Ministério do Morrendo de vergonha.

    ResponderExcluir
  2. - Já ponhei nu Jair e arrepito aki:
    - Mai nékusomi tasserto, meu? Os fessô, os cademico, kem ker ke foce já divia ditertido eça idehia giniar, cumpadi! brassão pati! Prus 2!

    ResponderExcluir
  3. Acrescento mais o jumentez Leonel. Francamente está tudo indo pelos ares no Brasil?
    Vai para a PQP.
    Ou o povo acorda, caminhando, cantando e seguindo a canção, ou vai ficar tarde demais.
    É até assustador!
    Beijos e boa noite!
    Carla

    ResponderExcluir
  4. Ah Leonel, não quero falar sobre isso. Sem palavras...Sem opinião...Sem chão... Fiquei com muita vontade de rasgar meus Diplomas, nunca pensei ver o que está acontecendo...
    Mudou de Praia? A tela fica totalmente preta,ainda, mas dá uma "colherzinha de chá" de um segundinho, que não dá para identificar qual, mas dá para ver que é linda.

    ResponderExcluir
  5. Leonel, meu amigo!

    Que vergonha!
    Só no Brasil mesmo!
    Onde já se viu isto? Te juro que a primeira vez que vi a notícia pensei que fosse pegadinha....sem comentários!
    Só um JUMENTO mesmo para achar que erros de Português possam ser admitidos como usuais e legais!

    Bem....faço coro com a Maria Emília, quando entro no teu BLOG, aparece rapidamente uma imagem e logo fica a tela preta onde deveria ter uma imagem.....não sei se é problema de configuração na minha tela, ou, se é alguma cois ano site!

    Beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
  6. Tá ficando estranho o negócio. A ordem agora é refazer os conceitos? Uma ode à bagaceira? Entendo nadinha.

    E por favor não me corriga, pois meu escrever está adequado.

    Beijos adequadíssimos, Leonel.

    ResponderExcluir
  7. Repito aqui o que escrevi com deselegância em meu blog: “Professores de português, rasguem seus diplomas! A última flor do Lácio está morta! Vão se especializar em educação física, agora a estultice é obrigatória e sancionada pelo MEC no Patropi!”

    ResponderExcluir
  8. Ola Leonel,
    To contigo e não abro... Você diz la no final(parece que eu só li o final)kkkkkkkk
    Que você não importa de ser corrigido, eu também não. Porque se eu tiver de corrigir eu corrijo, e que me desculpem, mas a ignorância de um ser começa em não saber se expressar, porque sem se expressar não consegue entender... hehehehe
    São tantos os ignorantes, que eles estão achando que será impossível trabalhar em pro de melhorar...
    O MEC lavando as mãos porque devem estar pensando que não existem mais pessoas que possam utilizar seus serviços, kkkkkkkk serem capazes de aprender. E' como se quisesse dizer que dentro da casa de um jovem estudante a linguagem não o permitiria aprender toda a gramática de um modo correto, por não escutar em casa.
    E' tão simples falar para alguém que o colectivo leva o verbo para o singular e quando usamos o pronome pessoal (nos) o verbo é conjugado no plural... No inicio as pessoas começaram a falar (nois vai) de brincadeira e depois virou bagunça, porque a expressão foi andando de geração em geração e quando as crianças falavam, ninguém mais corrigia, deixando pensar que assim era o certo. Este foi o erro: nao corrigir seus filhos.
    Aqui na Itália existem tantos dialectos, como no Brasil. Os napolitanos quando falam a gente nao entende nada, os romanos são cheios de gíria, mas a língua italiana tem suas regras como todas as outras línguas e quando eles saem das suas regiões e vem para o norte procuram falar o italiano em vez de usar seus dialectos.
    O estrangeiro fala o italiano muitas vezes melhor que muitos italianos. Agora tem também uma coisa curiosa com o estrangeiro...Chega um momento que a gente mistura um pouco de tudo, usando expressões milanesas, romanas, bergamascas, pugliessa por trabalhar com patrões de regiões diferentes, rsrsrs

    Você ta aguardando o próximo capitulo, mas eu nestes dias senti uma preguiça, rsrsrs e também estou em observação para ver se não vai acontecer outro desastre como aquele, porque vou dizer uma coisa, postar capitulo de livro não é fácil não, e depois de postar, ele desaparecer, eu descabelo rsrsrs mas acho que antes de domingo tem novidades... Já esta tudo escrito na agenda... Será o acampamento na Chapada, mas além de escrever o capítulo vou ter de pesquisar sobre a Chapada e falar um pouco dela, hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Leonel já entrei e saí do teu Blog um monte de vezes e a Praia continua lá, linda e me parece que a foto foi tirada mais para tarde ou num dia que o tempo estava querendo mudar, pois apesar do céu azul,azul lá pro fundo ele já estava um pouco acinzentado, não? Pena, que não consegui identificar a Praia, mas não faz mal,o que importa é que seu Blog ficou mais radiante ainda, com aquele morro a esquerda que parecem dois peixinhos namorando... Tomara que tenha resolvido para a Sandra, também.

    ResponderExcluir
  10. Olá Leonel, tudo bem?
    Pois é... depois dessa, como um professor vai poder tirar nota de aluno que escreve errado em prova de português? Idem em vestibulares e cia, qualquer um pode alegar que fez "uso criativo da língua".

    pois é... tem gente que não sabe falar "errei".

    abraços e obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, querido amigo Leonel.

    Eu achei um horror.
    O ensino já está uma porcaria, faz tempo. Agora querem emburrecer de vez, o cidadão brasileiro.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Oi Leonel,
    estou passando para deixar um beijo para vc.
    Quer saber? sem comentários, esse tipo de coisa nem deveria existir, fico aflita e descrente, principlamnete quando se trata de educação.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. De que praia é a linda foto do seu blog?
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  14. Este não é o post ideal para eu comentar com o meu supletivo feito nas coxas a uns seis anos...
    Só cometo alguns escritos por uma vontade muito grande de gritar quase desisti de vez quando vieram com a reforma ortográfica agora estou ficando tentado a voltar fazer uso criativo da lingua.
    Um abração vou caminhar mais um pouco por aqui obrigado pelo generosos comentários sobre o News tudo de bom em tudo e sempre.

    ResponderExcluir