Alguns anúncios publicados nos anos 40/50 nos EUA mostram que a postura da sociedade americana era bem diferente da atual, em relação a vícios, preconceitos e sexo. E a ética dos anunciantes também era bem mais flexível, para não dizer enganatória ou aliciatória.
Eu já publiquei aqui um dos célebres anúncios dos cigarros Camel (veja), de 1946, onde se declarava ser este o preferido pela maioria dos médicos! Na sequência, a Camel fez campanhas publicitárias semelhantes envolvendo atores e socialites.
Mas, não foram os únicos anúncios de gosto e ética duvidosa nos anos 40 e 50, quando posturas politicamente corretas, como alimentação saudável e tratamento digno para a mulher ainda não eram unanimidade.
Vejam estes, onde se sugerem que bebês bebam refrigerantes, meninas fiquem com aparência sensual, e insinuam que dentistas recomendam cigarros com filtro, e que mulheres só devem dirigir fuscas, cujas trombadas são mais fáceis de consertar.
O simples fato de um cigarro usar filtro faria um dentista recomendar que alguém fumasse essa marca? É o que sugere este anúncio dos cigarros Viceroy, dos anos 1950.
Esse anúncio da época da II Guerra Mundial exagera um pouco: como era preciso economizar combustível para uso das forças armadas, havia uma campanha de transporte solidário para que as pessoas compartilhassem os veículos no dia-a-dia. Por esta lógica, quem andava no seu carro sozinho, dava carona à Hitler, pois estava ajudando ao inimigo!
Decididamente a Seven-Up exagerou: o texto diz que o bebê tem 11 meses e não é o mais novo usuário. Explica que Seven-Up pode ser misturado meio a meio com o leite da mamadeira sem problemas, por ser puro e saudável. Também diz que tem estampado na garrafa a lista de ingredientes apesar disto não ser requerido para refrigerantes.
Para começar melhor a vida, comece a beber cola mais cedo! A sugestão é que, sendo os refrigerantes ricos em açúcar, e portanto energéticos, é salutar começar a consumir refrigerantes a base de cola desde cedo, para assimila-los melhor na adolescência! Mesmo não citando nomes, a garrafa é facilmente identificável...
A inocência é mais sensual do que você pensa,é o que diz esse anúncio de uma linha de cosméticos infantis. Até inocente, comparado com as meninas funkeiras!
Será que atualmente não seria visto como sugestão de pedofilia?
A carroceria do fusca era toda formada por partes facilmente substituíveis, como capôs, estribos e paralamas. O problema é que a legenda deste anúncio de 1964 diz: "Mais cedo ou mais tarde, sua esposa trará para casa uma das melhores razões para ter um Volkswagen". No caso, um paralama amassado! O texto começa com a frase: "As mulheres são suaves e delicadas, mas batem nas coisas!" E prossegue explicando que para remover aquele paralama amassado bastaria afrouxar 10 parafusos e que um novo custaria na época US$ 24,95, mais a mão-de-obra!
A batedeira Chef, da Kenwood, faz tudo menos cozinhar...Para isto, existem as esposas! (Afinal, para alguma coisa elas serviam!)
Aqui, a exploração da imagem infantil, associada a uma grande mentira: a fumaça do cigarro da mãe não prejudica a filho ainda bebê...Se o cigarro for Marlboro, é claro!
E os anúncios atuais no Brasil ou nos EUA, será que são mais honestos, ou apenas mais sutis?
Aqui, a exploração da imagem infantil, associada a uma grande mentira: a fumaça do cigarro da mãe não prejudica a filho ainda bebê...Se o cigarro for Marlboro, é claro!
E os anúncios atuais no Brasil ou nos EUA, será que são mais honestos, ou apenas mais sutis?
Muito interessante Leonel. As ideologias de abuso e exploração comercial são de uma ousadia e desrespeito fora do comum. Adorei ver.
ResponderExcluirHoje em dia temos outros absurdos não é?
Parabéns pelo post!
Beijos e boa tarde. Aracaju está embaixo d'água hoje. Ninguém saí.
Carla
- Não, não são mais "honestos". Analise qualquer comercial; nas entrelinhas, lê-se claramente:
ResponderExcluir"- Dê-me seu dinheiro. Em troca, eu te farei feliz."
- Ou seja, da escova de dentes às garotas e garotos de programa, o discurso é o mesmo. Mas talvez tenham, sim, ganhado sutileza...
- Ah, obrigado por lembrar daquela frase lá em cima... eu já tinha me esquecido dela. Abraços, amigão.
Leonel,
ResponderExcluirMudam os tempos, mudam os homens, mudam os costumes, só não muda a mensagem de sempre: COMPRE! Então, vale o que for preciso para convencer o incauto comsumidor que ele PRECISA COMPRAR tal produto. Se não forem criança bebendo refrigerantes como foi no passado, serão lindas mulheres curvilíneas em iates fabulosos te convencendo que fumar é bom e saudável no presente. Viva o consumismo!
Éh! Leonel..
ResponderExcluirUm certo macaco ancião de brancos pêlos e duma "boca mardita" pra bestemar... ( sei por quem puxei... rss ), já dizia:-
"- Se o "viajante" ( vendedor da época ) for bão de prósa, até mer** ensacada ele faz você comprar."
Maravilhosa postagem "tanto que se olhar por uma ótica do produto oferecido, não se enxerga a maldade/malefício que o produto causa"
Deusssssssssssssssssskiajude
Abraços
Tatto
Que ba-ba-do!!! Não conhecia nenhum (ainda não era nascida ou então uma bebê rsrs) e tô aqui, assim... como uma batedeira...sutileza no "Você não precisa, mas quer" (anúncio de uma revista atual)e consumamos...e mais...e mais...afff!!!
ResponderExcluirBeijuuss n.a.
Nossa, adorei isso. E a Seven Up foi patrocinadora do Botafogo, lembra? Ainda bem que ja era num tempo em que as propagandas não eram tão politicamente sacanas.
ResponderExcluirE não acho que hoje sejam mais honestas ou sutis, são mais sorrateiras e hipnotizam o consumidor sem que o mesmo nem perceba. Até a alma vende hoje em dia numa facilidade absurda.
Beijo, Leonel.
Caro amigo Leonel!
ResponderExcluirAdorei o que vc colocou neste post.
Sem dúvida é toda a verdade, ainda hoje a publicidade é enganadora. Meninos logo de tenrra idade as mães, para lhes matar a cede ou acompanhando a refeição, dão-lhes essas bebidas de tal forma que não mais as vão largar! É lamentável, mas é uma certeza!
Um abraço grande.
Precisamos estar atentos ao que lemos e vemos... Uma visão mais crítica sempre ajuda a não sermos descaradamente enganados!
ResponderExcluirGostei muito do seu post!
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Você faz parte da alegria que eu estou sentindo... Por essa razão conto com a sua presença em meu blog, participando do sorteio que será realizado!
Sinta-se carinhosamente abraçado.
Leonel,
ResponderExcluirEstou tentando, desde ontem, fazer um comentário no teu blog mas não consigo me logar. Só está acontecendo com o teu blog, vejo que outras pessoas estão entrando....muito estranho,estou tentando mandar como anônimo mesmo.
Sandra
Amigo,
Como sempre nos brinda com tua inteligência e a brilhante pesquisa do assunto que estás a desenvolver.
Realmente estas propagandas nos dias de hoje seriam taxadas como ENGANOSAS e algumas até VERGONHOSAS do ponto de vista ético!
Onde já se viu oferecer um refrigerante a base de cola para um bebê? ou fumar perto de um? ou ainda insinuar que uma menina seja sexi?
Claro que hoje em dia ainda existe o apelo, em grau até muito mais elevado.....
Beijinhosssss
25 de maio de 2011 08:09
Só posso dizer: cabeça de americano já nasce cheio de m*!
ResponderExcluirBela postagem...
Leonel é que vou testando meus pensamentos enquanto os reformulo e à minha vida também...kkk
ResponderExcluirBeijos e boa tarde,
Carla
Leonel, vi você no Lost in Japan e vim te conhecer, gostei da sua análise dos anúncios. Com certeza me verá mais vezes por aqui.
ResponderExcluirHoje o blogger não está deixando a gente comentar por isso vou deixar meu endereço.
abs
Jussara
www.palavrasvagabundas.com.br
recordar é viver. Sempre aprendo aqui. Beijos
ResponderExcluirLeonel. valeu a dica. Quero se puder passar seu e-mail para mim. Bjs
ResponderExcluirPois é Leonel!
ResponderExcluirPerdi a placa da frente do meu carro e um friso, dos 4 que tinham. Fui na peugeot trocar um e só vendia os 4 (o meu é um 307). Resultado do prejuízo: 250 reais.
Quando estava vindo embora percebi, quase agora a buzina abafada. Ave!
Menos mal. Tem gente que perdeu tudo pq entrou água dentro e molhou.
Bom dia!
Carla
ResponderExcluirBoa noite!
Vim te visitar e deixar minha mensagem:
"Não há nada no mundo que me faça infeliz, desde que creio em Deus e em mim próprio, feito à imagem do criador". (Hans Willing)
Que seus dias sejam abeçoados!
Deus seja contigo!
Blog Yehi Or!
www.hajalluz.blogspot.com
Essa do Malboro É DE MATAR!
ResponderExcluirParabens pelo post tão bem elaborado com tanta curiosidade que eu não conhecia...
Acho que hoje sóestão um pouco mais sutis os comerciais mas a sacanagem continua a mesma... As de bebidas são um capitulo a parte.