FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

FILME: ENIGMA DE UMA VIDA

O filme Enigma de Uma Vida (The Swimmer – 1968), da Columbia Pictures, começa numa atmosfera de sonho americano.
Tudo parece correr bem para Ned Merrill em uma bela manhã de domingo, num  elegante loteamento quase rural nos arredores de Connecticut, onde uma comunidade de classe média alta americana dos anos 60 se estabeleceu em busca de melhor qualidade de vida.
Ned (Burt Lancaster), pelo que se pode deduzir pelas cenas iniciais, é um bem sucedido homem de negócios, bonachão e jovial com seus amigos e encantador para as mulheres.
Esteve por algum tempo afastado, e ressurge nesta manhã de outono, nos fundos do quintal de um casal amigo.
Meio embriagado pelo clima favorável, conversa alegremente com os donos da casa e com outro casal amigo hospedado com eles. Seus anfitriões estão meio ressacados de uma festa na noite anterior e, no meio da conversa, Ned tem a estranha ideia de voltar para sua casa de forma inédita: nadando através das piscinas nas residências de seus vizinhos!

Capa do DVD americano: para nós, resta o download nos sites P2P.

Na medida que transcorre esta atípica viagem, as diferentes reações de seus vizinhos vão nos revelando aos poucos diversos fatos sobre  o passado de Ned, e alguns destes fatos parecem surpreender até ele próprio!
Uma das melhores interpretações do excelente Burt Lancaster, que passa todo o filme no foco da camera, vestindo apenas um short de banho.
A qualidade da direção de Frank Perry transparece nas cenas e nos diálogos, onde praticamente nada é gratuito, tudo leva à alguma conclusão.
Baseado num conto de John Cheever, originalmente publicado na revista New Yorker, foi adaptado por Eleanor Perry, esposa do diretor. Porém, Frank abandonou as filmagens antes do final e o filme só foi finalizado sob a direção de Sydney Pollack, apesar de não constar nos créditos.
O filme marcou a estréia da ninfeta Janet Landgard, que contracena numa longa sequência com Lancaster. Janice Rule teve excelente atuação como Shirley Abbot, antigo amor de Ned.
O final é impactante e eu colocaria este filme como um dos “dez mais” na categoria drama, se fizesse uma lista assim. Mas, parece não ter empolgado tanto em Hollywood, já que nem a brilhante atuação de Burt Lancaster mereceu uma indicação para o Oscar.
Eu o recomendaria à todos aqueles que apreciam o genero. Mas, infelizmente, este é um daqueles títulos que parecem vedados ao público tupiniquim,  pois está fora dos catálogos das revendedoras de DVDs. Encontra-se apenas no formato XviD (.avi) nos tão estigmatizados (pelas gravadoras) sites P2P. Agora eu pergunto: se eles acham que lhes dá tanto prejuízo o download de filmes, por que não os lançam no mercado brasileiro? É pirataria "baixar" da internet para assistir um filme que eles não querem vender?
Parece até uma emissora de TV que compra exclusividade sobre certos jogos de futebol, só para depois não transmiti-los e impedir que outros o façam.

O trailler pode ser visto em:
http://www.othyrworld.com/swimmer/

7 comentários:

  1. - Gostei do trailer, mas ainda vou decidir se encomendo ou não o DVD. De qualquer forma, deu pra notar que é tudo o que o Leonel fala, um filme da época de ouro de Hollywood, quando os atores esbanjavam charme, as estrelas glamour e os diretores competência.

    ResponderExcluir
  2. Leonel,
    Quando você me falou desse filme eu ainda morava em Bonsucesso aí no Rio. Enconrei o filme em cassete numa locadora da Dark de Mattos, assisti e também achei que ele é um grande filme, talvez merecedor de Oscar. Gostei da sinopse e das observações, abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. quem posta é Paulo Manini

    Foi dito que Enigma de uma Vida pode ser obtido baixando-o nos sites P2P. Na verdade, em incontáveis desses sites que visitei, não consegui em nenhum deles. Podem ser dadas dicas, por favor de onde baixá-lo? Eu assisti esse filme incontáveis vezes, se não me engano na Globo, que o reproduzia nos finais de semana à noite, e não cansava de vê-lo, pois o acho maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. Paulo Manini: Tente em http://thepiratebay.org/
    Selecione "vídeos" e entre com o nome original em inglês.
    O programa BitTorrent é aconselhavel para fazer o download (é preciso baixa-lo antes para o seu computador, é gratuito em: http://www.bittorrent.com/).
    As legendas em português podem ser baixadas em:
    http://www.opensubtitles.org/pb

    ResponderExcluir
  5. Paulo Manini

    Olá Leonel,
    Enfim vou baixar o filme que sempre quis ter.
    Grato pelas dicas.

    ResponderExcluir
  6. É um filme curioso. Escrevi sobre ele aqui:

    http://pt.shvoong.com/entertainment/movies/2187734-enigma-uma-vida/

    Abraços.

    ResponderExcluir