FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

sábado, 1 de março de 2014

REFLEXÕES IRREFLETIDAS


Desde seu início, este blog teve a proposta de abordar com mais frequência determinados temas, e entre estes, história, cinema, ciências e saudosismo. Mas, os desvios, ou melhor, os ajustes acontecem e a gente vai se adaptando, abordando também assuntos atuais que não podem ser ignorados, divagações sobre questões abstratas que nos chegam à mente, humor, e até versos, tentativas meio desajeitadas de ser poético (como um goleiro fazendo embaixadas), incentivadas pelos amigos sempre prontos a dar uma força.
Infelizmente, há também acontecimentos que aborrecem a ponto de me fazer abordar assuntos relacionados com política, coisa que eu detesto, a não ser quando há conotação histórica.
E ainda tem aqueles textos “para encher linguiça”, formas de manter o blog ativo em momentos menos inspirados (às vezes com aceitação surpreendente!).
Alguns ajustes são motivados por problemas essencialmente técnicos, como uma onda de spams que se abateu sobre os comentários da minha página, me obrigando a adotar a verificação de palavras, fato que gerou reclamações de diversos leitores e até afastou alguns.


Quando criança, eu adorava quando minha mãe fazia spam (no Brasil, chamava-se viandada ou presuntada) com molho de tomates. Era a única opção de carne barata e macia. Hoje, por causa do excesso de "spam" sabotando os comentários, tive que adotar a chatíssima verificação de palavras, que os leitores detestam!

Provas de que a blogsfera é um território livre (ainda) para assumirmos o avatar que escolhermos representar: poeta, escritor, guerreiro, pensador, apaixonado, devoto, militante ou professor.
Não raro vemos pessoas que usam seus blogs para externar seus desabafos e acabam agradando muito aos leitores que se identificam com seus anseios, frustrações e broncas.

Tem outra regra: por mais óbvia e fundamentada que seja uma tomada de posição, sempre haverá quem não concorde!
Aliás, se não fosse assim, a blogsfera seria uma desanimadora mesmice, insossas reuniões de grupos com opiniões unânimes em cada um.
Mas, isto não seria o ideal? Pessoas com mesma opinião não se reúnem? A princípio sim, mas nas primeiras conversas, as diferenças surgem nos detalhes sobre o que fazer, como fazer e porque fazer (ou não fazer) alguma coisa.

No momento, estou tentando voltar às origens, e postar alguns assuntos que sigam minhas propostas iniciais. Nem por isto deixarão de surgir, de vez em quando, divagações e quem sabe até alguns versinhos de pé-quebrado, induzido pela convivência com tantos poetas e poetisas...mais ou menos como o porquinho do filme BABE, que pensava ser um cão-pastor. Bom se eu fosse bem-sucedido como ele!

 Babe, o porquinho, conviveu tanto com cães-pastores em uma fazenda que passou a agir como um deles. Talvez algum dia eu seja capaz até de fazer poemas e crônicas como alguns amigos desta blogsfera...


Não pretendo reformular nem inovar muita coisa, a não ser em doses homeopáticas, isto porque a evolução é um processo que não pode ser contido.

A cada dia, nascemos como um novo ser, modificado por novas experiências recentes, e o resultado poderá ser o de assumirmos reações diferentes diante de fatos que porventura se repetirem.

A mesmice só ocorre se ignorarmos o valor das experiências, coisa que às vezes também acontece!

Fui!
Um bom feriadão para todos!

7 comentários:

  1. Eu quero recuperar o ânimo para blogar, tal qual leio nessa postagem. Eu gosto de ler você, seja lá o que escreve, até mesmo naqueles textos científicos que às vezes eu fico meio voando, porque sou lenta. Rsrs...
    Portanto, venha cá e escreva.

    Beijos, meu querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho visto você com muita frequência no Facebook, o que talvez explique sua redução de atividade no blog...
      Eu não me sinto muito a vontade no FB, parece que estou num palco e que estou super exposto, enquanto aqui me sinto aconchegado como num boteco...
      No FB a gente interage com muita gente ao mesmo tempo, e por isto se envolve muito e perde muito tempo...Pelo menos é o que eu acho...
      E também tem um joguinho chamado Candy Crush, altamente viciante...Kkkkkkkk!
      Bjs, Milene!

      Excluir
  2. Nunca passo batido pelo Asteroide. Mas já deixei de comentar algumas vezes só para evitar a maledetta verificação de palavras... malditos"spams"!

    Abração, amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK! Estou experimentalmente retirando a verificação de palavras...
      Mas, se voltar a invasão de carne enlatada, terei que voltar com a chatice...
      Os falsos comentários se somam aos acessos, alterando artificialmente o ranking das postagens mais acessadas!
      Mas, vamos torcer para que não voltem!
      abraços, amigo1

      Excluir
  3. OI LEONEL!
    ANTES DE TUDO TE AGRADEÇO PELA VISITA LÁ NO "SÓ PRA DIZER".
    TENS RAZÃO EM TE SURPREENDER, MUITAS VEZES COLOCAMOS UM TEXTO QUE NÃO NOS TOCOU E FICAMOS SURPRESOS, PORQUE PARA ALGUMAS PESSOAS FOI IMPORTANTE LÊ-LO E ISTO É MUITO BOM POIS NOS ENSINA QUE QUANDO ESCREVEMOS COM O CORAÇÃO, SEMPRE ATINGIREMOS O DE OUTREM.
    ACHO ÓTIMO RETOMARES TEU BLOG, POIS POSSO TE SURPREENDER, MAS, SEMPRE ACHEI MUITO BONS TEUS POSTS, TANTO QUANDO TE AVENTURASTE A POETA( PALAVRAS TUAS), COMO QUANDO FALAVAS EM POLÍTICA. ENFIM, ACHO EU, QUE SE O ESCRITOR É BOM, QUALQUER ASSUNTO ACABA FICANDO INTERESSANTE.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que minha página tem aprovação de pessoas como você!
      Mais um motivo para tentar manter um bom nível!
      Obrigado pelos elogios! Fiquei "estufado", como se diz no sul.
      Abraços!

      Excluir
  4. Dia 20 de Março foi o Dia do Contador de História venho um pouquinho atrasado te dar Parabéns pois você é um Grande Contador de História! Curto muito a forma de você contar suas histórias! Parabéns guri!

    ResponderExcluir