FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

REVIRAVOLTAS...

Parece que estamos atravessando a fase das reviravoltas.
O Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo indeferiu a homologação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o MP e a Associação Paulista de Supermercados (Apas), que permitia aos supermercados retirar as sacolas plásticas de circulação e cobrar por sacolas plásticas ou reutilizáveis. 
A decisão, publicada no dia 20 do corrente mês, não determina o retorno das sacolinhas, mas deixa a cargo de cada estabelecimento comercial a reintrodução e a cobrança ou não pelas mesmas. Outra mudança importante: se o consumidor se sentir lesado, poderá recorrer ao Procon ou a outros órgãos de defesa do consumidor – o que não era possível enquanto o TAC se mantinha em vigor.
Assim, tirou aquela dúvida que me deixou com a pulga atrás da orelha: porque só os saquinhos de compras poluiam, se tudo o mais já era vendido embalado em plástico, e o lixo é acondicionado também em sacos plásticos?
Na alimentação, antigos vilões agora retornam como heróis, ou pelo menos como não tão danosos assim.
Já tinham sido reabilitados o ovo, antigo proscrito por conta do colesterol das gemas, a carne de porco, constatado ser menos gordurosa que a carne de frango, o café, e até a manteiga. 
Claro, tudo isto respeitando as prescrições médicas específicas para cada indivíduo e o mais importante: sem excesso!
Uma boa dica é observar as proporções das chamadas pirâmides alimentares para cada tipo de alimento.

 Pirâmide alimentar: sem excessos, tudo pode.

Segundo reportagem publicada na revista VEJA desta semana, foram agora "anistiadas" pela FDA (Food and Drug Administration, agencia do governo dos EUA que fiscaliza a qualidade de remédios e alimentos e serve como referência mundial sobre esses assuntos), as gorduras saturadas, o que incui: o chocolate, os laticínios, como os queijos, e as carnes em geral, incluindo as vermelhas.
No meio ambiente, vimos o aclamado James Lovelock, o papa da teoria Gaia e profeta do efeito estufa se desmentir e admitir que as mudanças climáticas observadas recentemente podem ser fruto de causas mais poderosas do que a simples e exclusiva ação humana, e que seu ritmo é inferior ao inicialmente previsto.

 Lovelock: "Fui alarmista".
(Foto: Wikipédia)
Isto não invalida de modo algum sua fascinante hipótese Gaia, que estabelece que a biosfera terrestre se comporta como um único organismo vivo, com uma capacidade de autoregulação de suas condições ambientais, através de processos químicos e físicos.
O ex-consultor da NASA, dedicado aos estudos do meio ambiente, aos 92 anos, admitiu recentemente que o aquecimento global está mais lento do que suas previsões e se retrata por ter sido alarmista, segundo suas próprias palavras, em entrevista ao site MSNBC.
Na mesma ocasião, ele citou também outros militantes ambientalistas, como Al Gore e Tim Flannery, por divulgarem informações baseadas em pesquisas distorcidas sobre a emissão de CO2, para reforçar hipóteses alarmistas. 
Mas, é claro que isto não é o "liberou geral" para os poluidores! Os efeitos causados pelo homem afetam sim ao meio ambiente, embora de forma localizada, e atingem justamente as partes habitadas do planeta! 
Os esforços para diminuir a emissão de poluentes devem prosseguir, pois do jeito que está não pode ficar.
Mas, enfim, parece que o fim do mundo foi adiado, já que estudiosos também desmentiram que o famoso calendário maia estabelecesse o fim dos tempos para 2012.
Então, vamos poluir menos, nos alimentar melhor e aguardar o asteroide que tem o nosso endereço passar ao largo, mais uma vez...

32 comentários:

  1. Êita que num sabia que uma batidinha na porta tinha esse poder toooodo rsrsrs. Pretensão meu querido, pura pretensão dessa sua amiga que sente falta de suas postagens. Reviravoltas é bem o nome de um tudo que anda acontecendo nesse nosso planetinha azul. Anos de pesquisa para detectar e denunciar os grandes vilões da nossa saúde e depois é assim, num passe de mágica, deixam de ser. O mesmo com as leis, proibições...antes mesmo de internalizá-las já está lá o jeitinho brasileiro de burlá-las. Eu continuo aqui, com todas as minhas sacolas de compras fazendo malabarismos (você não esteve por lá nesse dia). Os sacos de acúçar, arroz, feijão, sal, farinhas etcetaraetal continuam os mesmos (bem lembrado naquele imeio). Continuo separando meu lixo (faço há anos)e querendo crer que com pequenas ações tô colaborando pra sobreviência de nossa Mãe Gaia. Vamo que vamo!
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, você consegue sempre me despertar!
      Eu também insisto em separar o meu lixo, pelo menos os recicláveis dos orgânicos. Aqui onde moro tem um dia em que apanham só os recicláveis. As vezes, os catadores avulsos chegam primeiro!
      Obrigado pela batidinha!
      Bjs, Rê!

      Excluir
  2. Plásticos e energia atômica fazem mal ao planeta. Combustíveis fósseis só repõem na atmosfera o CO2 que dela foi retirado há milhões de anos - Gaia sabe como cuidar disso. E a nossa saúde depende de uma alimentação equilibrada e de atitudes positivas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o Mr. Lovelock acha que as usinas nucleares poderiam ser a solução para diminuir o consumo dos combustíveis fósseis!
      Mas, os riscos são enormes!
      E essa história do ciclo do CO2 talvez esteja certa!
      Subestimaram Gaia!
      Abraços, Barcellos!

      Excluir
  3. OI LEONEL!
    SÃO MUITAS TEORIAS CAINDO POR TERRA, SERÁ QUE DEVEMOS CONFIAR, OU, COMO SEMPRE TEM INTERESSES MAIORES QUE A SAÚDE DO SER HUMANO E DO PLANETA ENVOLVIDOS?
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que Lovelock, aos 92 anos, não se venderia nem abriria mão de sua grande tese apenas por uns trocados...
      Mas, com ou sem efeito-estufa, ou pesquisas fraudadas pelos radicais ambientalistas, existem sim, grandes interesses que pouco se importam com a nossa saúde, desde que o bolso deles esteja cheio!
      Abraços!

      Excluir
  4. Fiquei feliz em ler sobre os suínos, amo carne de porco.
    O mundo não vai mais acabar esse ano? Teremos uma prorrogação, então?

    Eu passei a vida me sentindo culpada pelo desodorante aerosol que usei e agora o moço disse que não é assim tão maléfico?

    Vamos esperar as próximas controvérsias.

    Beijo, Leonel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Milene, temos que ser esta metamorfose ambulante, encarando novas políticas corretas e incorretas a cada dia...
      Bjs!

      Excluir
  5. É... amigo virtual Leonel, o que deixa-me mais chateado são as propagandas enganosas das embalagens.
    Bacana seu post, abraços, saúde e paz interior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca se pode confiar totalmente nos dados das embalagens. Tenho visto testes feitos pelas organizações de defesa do consumidor e tem cada discrepância...
      Abraços!

      Excluir
  6. Ola querido Leonel,passei para deixar meu abraço da semana e lembrar que estou á espera de mais divagações........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suze, você é sempre bem vinda!
      As divagações surgem às vezes, sem a gente esperar...
      Surpreendem até ao autor!
      Abraços!

      Excluir
  7. Amigo,

    Pois é......veja que coisa! As sacolinhas responsáveis pelos males do mundo.....ahahahaha! Pura hipocrisia! Como bem dissestes, como ficam as embalagens? E como carregar o lixo?
    Sempre há algo por trás dessas decisões polêmicas! Sempre o interesse de alguém está a comandar! Na realidade o que comanda é a grana! OU vais me dizer que cobrando as sacolinhas plásticas a poluição é menor?
    Bem....temos aqui no RS um exemplo maravilhoso, da família Zaffari/Bourbon. As sacolinhas entregues aos clientes são de plástico ecológico! Isto sim é pensar em sustentabilidade!
    Quanto ao cientista confessar que poderia estar enganado não duvido nada....mas nessa seara não sei o que opinar....só sei que se faz um alarde muito grande e que poucos realmente pensam em um futuro melhor, e que poucos se preocupam em achar uma solução!
    E a comida? Ahhh...modismos, sempre os modismos do cientista em evidência do momento!

    Beijinhosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de saber que o Zaffari fez uma coisa boa!
      Quando morei aí, gostava de levar minha mãe ao Zaffari, tinha um baita super lá em Canoas, com corredores enormes!
      As comidas só vivem dando reviravoltas, uma hora é veneno, na outra é remédio!
      Bjs!

      Excluir
  8. Vamos poluir menos. amigo!
    Eu continuo ECOchata;
    acredito q plásticos são um mal para o meio ambiente, sim e também "papel, pra quê tantos "folhetos jogados na rua, e nas caixas de correio q vão parar aonde? Agora vem a sujeira das eleições.
    Quanto a alimentação*... temos que cuidar, sim, concordo com o Barcellos.
    Viva o meio ambiente "salvemos a nossa Vida!
    Beijinhos, da Mery*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que existem pessoas que tentam fazer as coisas certas!
      Aos poucos, vão trazendo mais gente para o lado certo!
      Bjs, Mery!

      Excluir
  9. Ola caro amigo Leonel..
    É tanta coisa que acabamos sem saber o que realmente econtece.
    Tenho pra mim que cada um tem que ter a responsabilidade e fazer o que pode para diminuir a poluição. Depende da atitude e educação de cada um.
    Quanta as sacolinhas..... acho que depois da suspensão os supermercados devem ter vendido menos.... dai a sua volta..
    sei lá... em quem acreditar?
    Mas a verdade mais pura é que temos que cuidar do corpo e da nossa mente. Mante-la ocupada com coisas úteis e uma alimentação equilibrada
    E vamos vivendo...

    Um abraço... bom final de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade, eles não venderam menos enquanto deixaram de dar as sacolas.
      Elas só voltam por ação do MP!
      Abraços!

      Excluir
  10. E então eu pergunto... Quando teremos um caminho cheio de curvas mas sem surpresas ruins? Forte abraço meu amigo!

    Minha namorada e eu gostamos muito dos comentários que deixa em meu blog. Todos sempre contam que de fato leu o texto e eu agradeço!

    Que você tenha uma ótima tarde de Domingo!

    ResponderExcluir
  11. ...Oi meu amigo querido !
    Vc sempre nos dando aula e nos informando do mundo atual como devemos nos comportar e nos atualizar...
    Mas onde estás que estou sentido sua ausência nos blogs amigos...sinto sim sua falta,rsrsrs,ou estou enganada ?
    deixo um abraço de saudades e desejo saúde ...
    bjssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Severa, peço desculpas a você e aos amigos, logo estarei voltando para visitar a todos!
      Bjsssssss!

      Excluir
  12. OI LEONEL!
    PASSANDO PARA TE DAR UM ALÔ.
    BOA SEMANA.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô, Zilani!
      Amanhã devo voltar a visitar os amigos!
      Abraços!

      Excluir
  13. Olá amigo Leonel!

    Sem dúvida que o melhor é comer com moderação e beber também.
    Aqui também passam a vida a inventar, mas ainda não proibiram os sacos de plástico nos hipermercados... ainda!!!

    Um beijo e votos de uma excelente semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer em vê-la de volta!
      Acho que por aí não tentarão fazer coisas sem sentido como esta!
      Bjs!

      Excluir
  14. Olá.
    Seu blog é muito legal,gostei,parabéns.
    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte sempre, amigo Agregador!
      E dê uma ollhada no nosso arquivo!
      Abraços!

      Excluir
  15. Boa noite meu amigo mais que querido!
    Vim deixar um beijo de boa noite e fazer um afago,pois amanhã é domingo,rsrsrsrsrsrs
    bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada como ter uma amiga carinhosa como você!
      Bjs, Severa!

      Excluir
  16. Leonel,
    Duas coisas: 1 - Devo dizer que sou fão de Lovelock e já tudo sobre Gaia que ele publicou. No entanto em "A vingança de Gaia" ele prega o uso de energia nuclear em detrimento de energia eólica e solar. Neste caso me parece que ele andou cheirando cola e viajou na maionese. 2 - Também escutei a notícia que o café não está apenas reabilitado, ele é um forte preventivo contra câncer pele (aquele do tipo mais agressivo), conforme pesquisas exaustivas de uma equipe britânica. Abraços e parabéns pela postagem, JAIR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei muito interessante a teoria Gaia.
      Do ponto de vista de poluição, a energia nuclear até pareceria uma solução, se tudo sempre desse certo e não envolvesse os riscos da repetição de Three Mile Island e Chernobyl.
      Vamos tomar café!
      Abraços, Jair!

      Excluir