FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

terça-feira, 22 de maio de 2012

O SILÊNCIO QUE GRITA...


Hoje, um ilustre cidadão brasileiro, preso há algumas semanas pela Polícia Federal (PF) por contravenção, deverá prestar depoimento diante de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
Não vi nada, não ouvi nada, não falo nada!
Ou melhor, segundo a imprensa já adiantou, ficará calado, “para não produzir provas contra si mesmo”!
A lei brasileira prevê este direito aos acusados: se um réu achar que qualquer coisa que ele diga em resposta às perguntas dos inquisidores irá incrimina-lo, tem o direito de ficar calado!
E eu, na minha estupidez de leigo, me pergunto se só este silêncio já não serviria como prova de culpa...
Pois se alguém não pode falar sob juramento, pois o que disser de verdade o irá incriminar, então me parece óbvio que tem culpa!
Mas, já desisti há muito tempo de tentar entender a justiça deste país, ou os propósitos de quem cria as leis!
Aliás, o advogado do réu é nada menos do que um ex-ministro da justiça, o que mostra o quanto o tal cidadão é bem aceito nas altas rodas!
 O réu em questão foi preso por contravenção, no caso exploração ilegal de jogos de azar. Mas, o motivo de sua presença diante de uma CPI são as acusações gravíssimas contra terceiros, que podem vir à tona com a apuração do seu modus operandi.
Pois, segundo existem muitos indícios, o tal cidadão mantinha íntimo relacionamento com inúmeros parlamentares e pessoas ocupando cargos públicos executivos, aos quais teria corrompido mediante prestação de favores e pagamento de propinas! Uma empresa da qual o contraventor é sócio teria servido de ponte para ligações promíscuas entre diversos figurões e a contravenção. A lista proposta inclui até governadores de estado!
E, segundo já foi revelado, o distinto cavalheiro, previdentemente, costumava gravar secretamente seus encontros com os distintos figurões de quem comprava a cooperação, o que daria uma expectativa de grandes revelações ao longo das investigações.
Unidos pelo mesmo ideal...

Pelo menos um nobre senador, tido como um baluarte da moralidade, já foi mostrado publicamente em gravações telefônicas feitas secretamente pela PF, combinando atividades nada elogiáveis com o contraventor!
Outro já declarou que devolveu as benesses que recebeu do ilustre cidadão!
Por este motivo, muita gente importante está vivendo com um comprimido de Isordil debaixo da língua, esperando que o tempo resolva a situação, antes que seu benfeitor dê com a língua nos dentes!
No Brasil, é costume se enterrar um escândalo com outro, desviando o foco do anterior!
Difícil é saber se o número dos que temem a apuração não é superior ao dos que querem esclarecer os fatos!
Como disse um parlamentar: “se esta CPI não apurar nada de relevante, então teremos que fazer outra CPI para investigar esta!”
Mas, como toda a atividade que envolve parlamentares, os principais objetivos são sempre políticos. Os que querem a apuração, na realidade o fazem pela possibilidade de que os fatos incriminem seus adversários políticos, não por uma súbita sede de justiça ou de moralidade! 
À princípio, a relação dos depoentes já deixou de fora algumas figuras contra as quais haviam evidências claras de envolvimento com o presidente da empresa da qual o cidadão era sócio!
Seria acreditar em Papai Noel, esperar que nosso legislativo tenha tantos princípios, depois de tantas e tantas indicações que já nos deram de falta de princípios!
Mas, como a alegria do palhaço é ver o circo pegar fogo, estou dando gasolina de graça, mesmo sabendo que o sistema anti-incêndio dispõe de muitos bombeiros voluntários, que, com bastante água, podem fazer esta CPI virar mais uma cascata!

22 comentários:

  1. ADOREI as imagens dos irmãos metralha!!! Mais que apropriada arrancou-me tb umas tantas risadas das lembranças de infância lendo gibis. Estava eu voltando pra casa da minha 1ª sessão de fisio (afff)e ouvindo a CBN. Os advogados pediram 03 semanas pra analisar toda a documentação que o ministro Celso de Mello entendeu que depois da liberação do acesso às provas houve tempo hábil para análise do processo...Como não foram atendidos "recomendarão" o silêncio! Acho que esses advogados precisavam de mim... naquela brincadeira que dizemos: entendeu ou quer que eu desenhe??? É sim crer em Papis Noel esperar que "nosso legislativo..." Bem sabe Leonel que sou uma descrente em nossos políticos/política. Nem sei pq escrevi aqui hj?!
    Beijuuss, amado, n.a.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que o cara se negou a falar, teve uma parlamentar que ficou fula, disse que era uma ofensa, etc...
      Eu gostaria de estar lá para perguntar:" Mas, ilustre deputada, quem foi que fez e faz leis que permitem que ele faça isso?"
      O melhor deste post são mesmo os Irmãos Metralha!
      Bjs, Rê!

      Excluir
  2. Leonel,
    Você está certo, é acreditar em Papai Noel achar que CPIs neste Brasil varonil têm intensão de promover a descoberta da verdade ou clamar por justiça. CPI é raposas tomando conta do galinheiro, parece que o único órgão sério deste país ainda é a PF, pelo menos ela investiga e prende. O resto é tudo palhaçada que me desestimulam a acreditar minimamente em qualquer instituição e fazem com que eu me recuse a escrever sobre a realidade deste país de faz de conta, prefiro me refugiar na ciência e na história. Abraços e parabéns pela postagem, JAIR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jair, eu tento ficar sem falar nessas coisas, mas às vezes não dá!
      Eu evito citar os nomes destes canalhas, senão eu é que acabo preso ou linchado pelos ignorantes que elegem essa tralha, seja de que partido for!
      Abraços!

      Excluir
  3. Fico aqui com meus botões a pensar, será que essas CPI's dará algum resultado mesmo? Você está certíssimo em enfatizar esse assunto, as CPI's nunca deram em nada em nosso congresso.
    Enquanto isso, fica veiculada na TV e rádio uma propaganda do TSE quanto a regularização dos títulos de eleitores no Brasil, mas vem sempre com ressalva de que quem não o fizer poderá ser punido com rigor da lei. Como dizia um politico baiano outrora, pense no absurdo que no nosso país tem precedente.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Lucidreira!
      Que "democracia" é esta onde somos obrigados a votar?
      Se prevalecer o corporativismo de sempre, nada será apurado, pois tem muita gente com o rabo preso...
      Aliás, qual a CPI que resultou em alguma coisa?
      Abraços!

      Excluir
  4. Corrupção neste país não é debalde... é de cachoeira!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a CPI será uma baita cascata!
      Abraços, Barcellos!

      Excluir
  5. Rhá, rhá, rhá.... LeÔnidas meu amigo!

    O povo tá achando que é tudo "cousa di tevelisão", ou di Internetí... É tudo virtual e que não afeta em nada ( O famoso circo político ).
    Estamos afundando em corrupção... ( Tudo na base da lei de Gerson ).
    Cana pros félas, páu neles, .... Haja cadeia pra todos...

    Eu decepcionado te cumprimento meu véi... tua postagem é 10.
    Vem, vamos embora que esperar não é saber.....

    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única coisa que a gente ainda pode fazer é cair de pau, aqui neste muro de lamentações!
      E não reeleger mais essa cambada!
      Abração, Tatto!

      Excluir
  6. OI LEONEL!
    SEMPRE ATUAL E CORAJOSO.
    LENDO TEU POST, TEM-SE O NÍTIDO SENTIMENTO DA IMPOTÊNCIA QUE ASSOLA ESTE PAÍS,A IMPRENSA FALA, AS CPIs SE SUCEDEM E O QUE ACONTECE?
    ELEGEMOS OS MESMOS SACANAS, POLÍTICOS DE PROFISSÃO, SEM MAIS NADA DE IDEOLOGIAS.
    ABRÇS


    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez eu já não esteja mais aqui, mas...
      Um dia o brasileiro aprende a votar!
      Não é possível que isto continue para sempre!
      Abraços, Zilani!

      Excluir
  7. AMEI TEU POST...
    NÃO SEI QUEM MERECE QUEM..
    MAS DIGA COM QUEM TU ANDAS QUE TE DIREI QUEM ÉS..
    ESTA CORJA .. TODOS FARINHA DO MESMO SACO!!

    oBRIGADA PELO CARINHO LA NO MEU CANTINHO..
    UM BEIJO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ma!
      Não tem mais aquela questão ideológica nem partidária!
      Como dissestes, tudo farinha do mesmo saco!!!
      Teu cantinho é sempre um prazer visitar!
      Bjs!

      Excluir
  8. As palavras nobre e baluarte são absolutamente incompatíveis com a palavra senador, Leonel. Foi-se a minha fé nos poderes que um dia fez-se a utopia de que protegeria o cidadão.

    Sobre essa lei, é no mínimo estapafúrdia e compartilho totalmente da sua falta de compreensão.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi membros do nosso legislativo reclamando da "generalização" no julgamento dos parlamentares, quando todos são nivelados pelos piores...
      Mas, se eles escolhem como líderes pessoas como os que temos visto (presidentes do senado e da câmara), ou são muito estúpidos ou admiram os maiores vigaristas e salafrários da nação!
      O próprio relator da CPI acaba de ser acusado de ter nomeado para seu gabinete uma "funcionária-fantasma", que não trabalhava, mas dividia o salário com seu padrinho...
      É pra rir ou pra chorar?
      Bjs, Milene!

      Excluir
  9. E é tanta sujeira, tanta mentira. Parece que isso nunca acaba porque quem deveria fazer alguma coisa, no fim das contas está também envolvido nos encândalos.... e nesse sistema quem manda mesmo é o dinheiro.

    Bom dia Leonel!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, são as raposas que estão investigando quem anda roubando os ovos no galinheiro...
      Abraços, Carla!

      Excluir
  10. sempre Há algo : Algo podre no reino da Dinamarca". Nesse caso é uma lama de podridão. Belo post. Abraços meu amigão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a Dinamarca deve ter bem menos podres do que Brasília!
      Abraços, Mariza!

      Excluir
  11. É tão triste ver o estado que a corrupção chegou no Brasil um gigante que vem sendo minado pelos décadas e décadas de roubalheira!

    ResponderExcluir
  12. E não tem governo que mude isso!
    Um americano uma vez disse que "a violência é tão americana quanto a torta de maçã!".
    Parafraseando, poderiamos dizer que "a corrupção é tão brasileira quanto a feijoada!"
    Abração, Veloso!

    ResponderExcluir