FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

segunda-feira, 12 de março de 2012

REDE? TÔ FORA!


Como já sabem os que me conhecem a mais tempo, eu relutei bastante em criar um blog.
Apesar de ser um entusiasta da ciência, da ficção científica e da tecnologia, sempre fico com um pé atrás antes de adotar para mim certas inovações.
Fui um dos últimos a adotar o telefone celular (assim mesmo, mais pela sua utilidade como agenda) e levei um bom tempo antes de conectar meu computador na internet. “Tweeter” para mim, ainda lembra um alto-falante pequeno, que dá notas agudas...
Tablet, estou pensando e ter um...há quase dois anos!
Hoje, reconheço a utilidade da internet, da qual sou mais um dependente, daqueles que se sente como um náufrago quando a rede sai do ar...
E o telefone celular é principalmente minha agenda e despertador, me ajuda a lembrar os aniversários dos amigos e parentes, além de outros compromissos.


Mas, ultimamente, o que me deixa mais desconfiado são as chamadas redes sociais...
Nem vou citar os nomes, para evitar problemas legais (que pretensão, como se meu blog tivesse algum peso nas comunicações).
Mas, redes sociais que ficam te apresentando a novos amigos, alguns que eu nem sei de onde vieram, mas que terão acesso a um mundo de dados sobre mim (supondo que eu fizesse como algumas pessoas, que informam na rede todos os seus passos)...me dão arrepios!
Não sou muito adepto de teorias de conspiração, até já trabalhei para esclarecer algumas delas, mas há indícios demais de que algum grupo está lucrando muito com os dados que os usuários publicam nas redes sociais.
Outra coisa que me deixa desconfiado são aquelas mensagens disparadas por alguém que tem silício no lugar de carbono (um  computador), querendo compartilhar isto ou aquilo, pedindo opinião sobre o que alguém que eu conheço andou falando, me apresentando novos integrantes, ou me cobrando participação, se fazendo passar por alguém conhecido.
Deve ser interessante para quem quer conhecer pessoas, fazer novos amigos, e dividir sua intimidade com alguém, ou mesmo procurar um(a) companheiro(a).
Mas, eu já fico satisfeito com o que tenho: meus amigos mais chegados têm o meu endereço de e-mail, e eu conheci muitas pessoas consistentes e que posso chamar de amigas nesta blogsfera (ou seja, a parte do éter internáutico habitada pela porção virtual dos blogueiros).
Assim, quando vejo principalmente adolescentes de ambos os sexos expondo sua intimidade e descrevendo seus passos e seus amigos nas redes sociais, não posso deixar de pensar em como ficam vulneráveis à pessoas mal-intencionadas. 

Claro, na vida cotidiana também ficamos expostos. Por acaso, descobri que alguma pessoa que trabalha em um órgão governamental com acesso a dados privativos e sigilosos dos cidadãos andou gravando DVDs com informações minuciosas, vendidos para agências de telemarketing, que os usam para selecionar seu público-alvo.
Numa ocasião, perguntei a uma operadora como haviam me escolhido para fazer a oferta, e ela me falou da existência do DVD e da sua origem.
Eu confirmei a fonte quando forneci a este órgão um número de telefone que, apesar de estar em meu nome, se encontrava instalado em outra casa: o tal número logo virou alvo de ofertas de cartões, empréstimos, pedidos de doações e outras coisas, todas dirigidas ao meu nome... 
Assim, de uma forma ou de outra, estamos sempre sujeitos à invasões de privacidade. Mas, não vejo necessidade de cooperar com as invasões!
Desconfio que há um propósito oculto bem maior, que deve ser do interesse de quem quer tornar as redes sociais uma necessidade...
Já tive que me cadastrar numa rede, única forma de acessar as obras de um amigo, ali publicadas.
Mas, ficam por aí as minhas incursões nestas arapucas.
E, eu, como sempre faço (a princípio), estou fora!
O tempo dirá se estou perdendo algo...

44 comentários:

  1. Leonel,

    Já te respondi por mail, como te disse, sou contra algumas coisas, a favor de outras.
    Eu estou lá em todas as redes, Orkut(quase falecido....rs), Facebook, MSN, Twitter (não sei lidar com ele!)...basta sabermos selecionar quem pode ou não conectar conosco e nunca colocarmos detalhes comprometedores, nem dados particulares de endereços ou telefones!
    Beijinhossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe onde anda, tem mais segurança para andar...
      Mas, os desavisados podem entrar em uma roubada...
      Mas eu sei que você é do primeiro time!
      Bjs!

      Excluir
  2. Amigo LeÔnidas...

    Te darei uma ínfima resposta dessa tua desconfiança:-
    - Não, não ha perigo algum... "Twitter, TKR, SONATA, TOJO", são realmente e continuam vivos em nossas memórias...
    - Quanto ao resto ( A REDE ), Onde tu imaginar que exista um site, lá estou eu cadastrado ( Mas eu sou eu sem eu ser eu meRmo ) se é que me entendo... rss

    - Amigo! Esta é a forma de invasão PRIVACICA mais absurda e desenfreada que conseguiram inventar depois da tal "Varrida na calçada pelas trabalhadoras do Lar"... kkkk
    INVASÃO MERRRRRMO... meu véi!! Tanto que o próprio GOOGLE, resolveu trocar nossa informação ( nos dando acesso grátis ) por qualquer "merréca" aos ávidos engolidores de clientes.... Virou uma putaria só!!! ACREDITE... Antes com a fofoca na janela em cidade pequena, era muito melhor.... rss

    Magnifico teu post meu amigo...
    Que fique claro que ninguém deve fazer o que EU faço em casa.. OK
    EU SOU UM PROFISSIONAL..... kkkkkkkkkkkk

    Abraços
    Tatto/Xipan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra macaco velho, não tem perigo algum, isso é verdade!
      Quem conhece o caminho das pedras, anda sobre as águas...
      Mas, os outros que se cuidem!
      Abraços!

      Excluir
  3. Saudações Leonel, tbm levei um certo tempo para aderir as redes sociais, até para criar o blog. Celular só uso mesmo para ouvir músicas, ahahauahaua.

    Legal o post, faz refletir.

    Abraços, saúde e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso, o celular serve para diversas coisas, mas o que menos faço mesmo é falar nele!
      Abraços, Milton!

      Excluir
  4. Leonel,
    Estou cem por cento contigo. Sou viciado em internet na medida que me ajuda na minha sede de conhecimento. Como escrevo, toda vez que necessito de datas e grafia de nomes estrangeiros, recorro ao Google. Quanto ao resto, Vade retro! Não tenho nem celular, nunca tive. Até onde as redes sociais são a versão "Grande Irmão" de Orwell não sei, mas que elas tornam as as vidas pessoas espionáveis, não tenho dúvida. Fazendo eco a você TÔ FORA!

    ResponderExcluir
  5. Leonel,
    Depois que coloquei o comentário acima, verifiquei que no blogue do Chassot, o assunto é celular também.

    ResponderExcluir
  6. Redes sociais são complicadas realmente, uso o facebook mais por conta do blog até, mas não compartilho informações mais íntimos por lá não, abração Leonel.

    ResponderExcluir
  7. Esse cuidado é legítimo, Leonel. Fico em cima de meus sobrinhos, e se vejo abusos que cometem por conta de exposição, pego no pé.
    O bom desta interação, podemos sentir entre nós, como vc disse, mas existe sim essa ampla possibilidade de perigos, de "erros de avaliação" ante a inocência dos efeitos...tô contigo!

    Boa semana pra ti...bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com crianças, é preciso estar de olho, pois por regra elas ignoram a possibilidade de perigos...
      Bjs!

      Excluir
  8. Também não tenho celular e mantenho um pé atrás quanto às tais redes sociais. Mas as alternativas estão se esvaziando... e frequento o Face (esporadicamente) para manter contatos importantes para mim, em termos de família e amizade. Mas ignoro os anzóis vestidos de iscas suculentas tipo "solicitação de nova amizade".
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente difícil não ter nenhum contato com as redes, quando se tem atividade e amigos que requerem isto. Nessa hora, o que vale mesmo é o discernimento e o bom senso, para distinguir o que pode ou não ser exposto...
      Abraços!

      Excluir
  9. Amigo, Internet não me fez bem, mas vicia, fazer o quê?
    Sou como você..."evito" muitos sites e nunca fiz cadastro...sei lá onde(?).
    Não temos privacidade nessa "COISA"...;
    Me aborreço por conta de uns blogueiros que "não são amigos", enfim, fui premiada "piratearam meu blog"(ñ sei se devo usar esse termo)... mas usam e abusam, postam comentários como se fosse eu; entra um sai dois seguidores, tá uma loucura! Mas agora é tarde:- como deixar de escrever?
    Tantas coisas temos em comum, relutei ao entrar "nisso"...primeiro foi o orkut, fui tão cutucada"... MSN? Nem pensar!Aff!
    Teu post veio na hora certa e acabei "desabafando aqui...
    Algumas coisas eu ñ entendo. Sou muito burra nessa COISA...)
    Beijão, Mery*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em outro post, eu comparei a rede a uma grande cidade global, onde tem de tudo.
      Como em uma cidade, é preciso conhecer onde estão os lugares a evitar...
      Bjs!

      Excluir
  10. Leonel uma pessoa que não lembro-me o nome, em uma entrevista em uma revista, se não me engano a Veja disse que o facebock é a maior arma de espionagem inventada até hoje. O que para mim também faz todo sentido.
    Tenho face (sem fotos além da do perfil), mais para estar mais perto de amigos e família distantes, mas por coincidência, de ontem para hoje senti necessidade de fazer uma senhora limpeza e deeixei este recadinho lá:
    "O que alguém tem a ver com você ou não.... às vezes, nem dá para explicar.... mas fiz uma limpeza de 500 pessoas aqui no face... talvez tenha deixado alguém importante de fora... talvez não... precise ainda de mais faxina.... O tempo dirá."

    Vejo a quei confirmadas por suas opiniões relevantes e inteligentes a minha decisão. E vc sabe que tÔ ATÉ MAIS LEVE!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, eu também sei de pessoas lá na Europa que processaram uma rede social simplesmente porque, apesar de seu pedido, eles nunca deletaram seus dados, que ficam visíveis para os gerentes do sistema!
      Depois de entrar, não tem como sumir!
      Os dados saem da visão dos frequentadores, mas continuam lá!
      Pelo menos isto foi admitido pelos próprios responsáveis pelo sistema, durante o tal processo!
      Bjs!

      Excluir
  11. Não querendo falar demais sabe Leonel... mas sobre este assiunto, ainda temos que considerar a influência das energias que vc acaba trocando... uma corrente que pode levar a um emaranhamento, se assim posso dizer, do seu mundo astral... vc sabe que cismei que o número elevado de contatos de relacionamentos no face (muitos que eu nunca nem tinha visto ou conversado), estava me causando insônia. Bom, sobre isso encontro todo o resaldo na antroposofia.
    Imagina que loucura. É uma coisa que tira o sangue viu...kkkk. Sério!!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eliminando os contatos, você conseguiu dormir melhor, então funcionou!
      Bjs!

      Excluir
  12. Tenho pensamentos que divergem entre si sobre esse assunto toda vida polêmico. Gosto do mundo virtual, de algumas redes, de conhecer pessoas, de desconhecê-las também. Sei do perigo, assim feito Denise, alerto a sobrinhada, enfim... A grande questão é: se a pessoa não curte, não tem que estar porque todos os outros estão.
    Sou meio cismada com quantidades de amigos seja lá aonde for, inclusive no blog. Não vejo sentido estar num lugar onde não interajo, então não sei porque pessoas seguem, adicionam, se não tem a intenção da gentileza mútua, a curiosidade pelo blog alheio. No Facebook já tenho mais de 100 "amigos" e isso começa a me afligir. Logo passo a vassoura.
    O assunto dá pano pra manga.
    Fico assim, amando e odiando, até quantos verões não sei.

    Beijo, Leonel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milene, eu tenho diversas "solicitações de amizade" no FB, inclusive sua, o que me deixa com a pulga na orelha! Se você tem o meu endereço eletrônico, pode "falar" comigo a hora que quiser!
      Por que publicamente, através da rede social?
      É o mesmo que querer conversar com alguém num estúdio, com transmissão direta para todo o mundo, ao invés de em um banco de praça ou restaurante...
      Certamente, o própria rede escolhe quem quer ser amigo de quem...
      Bjs!

      Excluir
  13. Leonel, deixei na "Janela do Garden Place" o seguinte:
    "Sandra, o Leonel está às turras com o BLOGGER e não consegue comentar aqui. Se vc mudar a configuração de comentários para "janela pop-up" pode ser que resolva. Esse BLOGGER anda cheio de BUGS.
    Abraços calientes."
    Também avisei à Carla.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Ola,em primeiro lugar agradecendo a visita e as excelentes informações que colocastes nos comentários.Realmente não tinha conhecimento de tais dados,e acho que eram bem importantes.{falha na pesquisa].Achei excelente teu parecer sobre o "mundo virtual",pois concordando com tuas palavras,acho até que eu sou mais céptica a isso tudo pois não tenho celular[nem quero],face book, twiter,e outras'' cositas mas' nem pensar,email com muita restriçao,não pago nada ,nem compro nada através do sistema,enfim só meu blog referente a musica e sem grandes informaçoes particulares,mais como divulgação das canções que gosto de cantar.Agora uma coisa que faz muito feliz é sentir que pessoas de todo mundo,sem me conhecer parecem gostar das minhas musicas,pois acredito na sinceridade do pessoal.A estas todas pessoas sinto muita amizade que espero seja recíproca.Nossa,já escrevi uma carta quase sem perceber,isso demonstra o quanto te considero AMIGO. Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suze, é uma honra que você me considere amigo!
      O interessante desta postagem é que, através dela, já constatei a existência de pelo menos três ocorrências de uma espécie que eu julgava já extinta: a das pessoas sem celular!
      Abraços!

      Excluir
  15. Olá Leonel!

    A Internet de pouco a pouco esta dominando o planeta, o importante e ter consciência do perigo e não sair colocando vida pessoal, endereço , telefones, trabalho coisas assim é que atrai desconhecidos.

    Eu numca gostei de participar de redes sociais, não uso Orkut nem Twitter, tenho Facebook de tanto me cobrarem pra abrir uma para o blog. Mas na verdade ja estou me sentindo sufocada com tantas pessoas desconhecidas querendo entrar. Não gosto de ter responsabilidade de estar online em redes sociais todos os dias. Acho que meus blogs me bastam e ja me tomam muito de meu tempo. Eu também não divido minha vida particular em blog e nem facebook, tenho exemplo de pessoas que conheço que ja se deram mal colocando suas informações pessoais em redes sociais e em blogues. Gosto de ter minha vida real fora de virtual. Eu ja blogo a quase 10 anos e ja encontrei muito espinhos , mas encontrei pessoas maravilhosas também. Aprendi muito da verdadeira intenção de muitas pessoas, e hoje desconfio até da sombra de quem esta chegando kkkk. Sei quem eu posso confiar, e quem eu tenho que distanciar. E assim a gente vai levando e aprendendo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Smareis, você me parece ter adotado uma postura bem cautelosa em relação às redes e à internet como um todo!
      COncordo com você 100%!
      Bjs!

      Excluir
  16. Oi Leonel
    Adorooooooooo quando vc tá de olho no meu blog rsrsrsr
    Realmente minha vida mudou muito e pra melhor
    e mudou depois que conheçi alguém na net,que vc sabe pq sei que vc leu lá no blog .
    Eu tenho um problema sério com celular,principalmente em redes sociais,conheço casos de pessoas que dá o numero pra Deus e todo mundo,e isso é super perigoso,pq ali contém seu cpf,não é tão dificil assim pegar nas operadoras.
    Antes não colocava fotos minhas,mas agora coloco,quem é o loko que vai me procurar por Curitiba inteira?
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ise, é um prazer para mim saber que estás bem e ativa! Ainda mais por ter vindo me visitar!
      Com celulares, o cuidado é redobrado! Só se devia dar o número pessoal para os amigos.
      (Suponho que todos os amigos sejam de confiança, ou nem seriam amigos!)
      Continuo de olho!
      Bjs!

      Excluir
  17. Boa tarde meu amigo virtual!
    De virtual vc não tem nada...
    Sabia que hj eu amanheci com saudades de vc,kkkkkkkkk,não me pergunte pq?Pois não sei responder,assim como vc,que sente saudades dos amigos do mundo virtual.
    É muito polêmico esse universo...falamos,amamos,odiamos,gostamos,e ainda passamos a conhecer nossos irmãos de fé,e depois ainda falamos de saudades.
    Seu texto é bem reflexivo e muito importante para quem entra nesse mundo.Eu com esse jeitinho de menina gaiata,conquistei muitos amigos (a)neste universo.Mas foi por pura sorte,um tiro sempre no escuro.Mas graças a Deus até hoje me sinto feliz,pq ganhei uma familia completa.Mas tem muitos que não se dão bem...o mais importante é nos policiarmos sempre.É assim que me comporto...
    Para resumir meu pensamento sobre esse texto...
    Sou feliz neste universo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    E te conhecer me fez tanto bem,que sinto até saudadessssssssss
    bjsssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Severa, é um prazer receber sua visita, sempre alegre, florida e colorida!
      Inútil falar em reservas para alguém tão extrovertida como você, que está sempre a nos mostrar de corpo presente as belas paisagens da tua região...
      E o importante você já disse o que é: ser feliz!
      Bjs!

      Excluir
  18. Li atentamente as suas considerações a respeito das redes sociais, o tempo que vc demorou pra aderir à internet...etc. Penso que você está certo em sua postura de desconfiança, assim, nao corre o risco de viciar-se nessa tentadora rede que parece um vulcão ao acontrário, ou um rodamoinho aos avessos...rsss
    Para mim, é tarde demais, pra cuidados, pois o culcão já me engoliu sem mastigar. heheheheh...

    Gostei muito da sua visita ao "SEMENTES..." e também do comentário. Obrigada!

    Espero que dessa vez o meu comentário fique registrado, porque os anteriores não ficaram...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Lúcia, seja bem vinda!
      Realmente, é isso mesmo, depois de estar dentro, não tem mais como sair...
      Mas, sempre é bom ter certa reserva com seus dados pessoais...
      Eu tive problemas também para comentar em alguns blogs amigos. Coisas do tal Blogger!
      Abraços!

      Excluir
  19. Bom dia, querido amigo Leonel.

    Realmente a insistência na abrangência dos nossos contatos são tantas, que dá para desconfiar mesmo.

    Eu gostei de blog, justamente porque tudo é mais discreto. Mesmo assim, a provedora fica insistindo para a gente faça conexão com isso e aquilo.

    Só no futuro saberemos a razão disso tudo.

    Tenha um lindo fim de semana.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amapola, como eu já disse lá em cima: tem software bancando gente!
      E tem esse assédio cibernético e automatizado, querendo forçar a gente a entrar nisso e naquilo, para compartilhar coisas que nem nos interessam!
      Bjs!

      Excluir
  20. Eiiiii Leonel!
    Rê_aparecendo hj e me deparando aqui com um dos - tantos - motivos que me de-sa-ni-ma-ram de até ligar o PC. Muita preguiça mesmo! História é longa e contá-la de nada resolverá, passou(?), passando. E coisa é fato: vc, sempre, escrevendo com pertinência. Sôdades, dos amigos que fiz aqui,me fazem - só por hoje - reaparecer.
    Beijuuss, uns tantos, n.a.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rê!
      Que bom que este post te fez reaparecer, como uma felina saindo da mata onde estava escondida!
      Saudade mesmo, daqueles altos e baixos temperamentais das tuas sempre ótimas blogadas!
      Bjs!

      Excluir
  21. Voltei pra dizer que bem que gostaria de estar deitada numa cadeira dessas aí de cima! Que marzão mais besta de lindo, sô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta laguna azul fica nas Ilhas Maldivas, no Oceano Índico.
      Marzão pra mineiro nenhum botar defeito...
      Ainda chego lá...
      Bjs!

      Excluir
  22. Caro Leonel:
    Perfeito seu texto, sua maneira de pensar quanto ao exposto. Não tiro nem coloco nada, apenas assino embaixo! Sigo sua cartilha, também.
    Celular? Uso para falar com minha família e só. Redes de relacionamentos? To fora. Mantenho, apenas dois blogs, o que já está de bom tamanho. Quem não conhece a web que a compre; existe coisas muito boas, como também o avesso... E aí é que mora o perigo.

    Abraços
    Tais luso

    ResponderExcluir
  23. Tais, grato pela sua visita.
    Já existem provas de que os nossos dados inseridos em certas redes nem sequer podem ser apagados pelo próprio titular da conta!
    E isto veio a público por um processo judicial!
    Abraços!

    ResponderExcluir