FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

sábado, 7 de janeiro de 2012

FILME: A ORIGEM

Hollywood despeja anualmente uma torrente de filmes de ficção-científica, muitos sobre temas redundantes, alguns repetitivos, outros medíocres. Alguns até começam bem, mas depois parecem perder o fio da meada e caem nos velhos clichês, outros dão a impressão de que a produção brigou com o roteirista no meio do filme, e contrataram outro para dar um final na história!
Mas, de vez em quando, surge uma abordagem inusitada e bem feita, onde a coerência é mantida do princípio ao fim.

A ORIGEM (Inception – EUA – 2010 – 148 min. - Cor) tem, na minha opinião, os requisitos para tornar-se um verdadeiro cult.
A direção é do anglo-americano Christopher Nolan, de O Grande Truque (The Prestige), Amnésia (Memento), Batman Begins e Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight), que também é co-produtor e o autor do script.
Dom Cobb (Leonardo Di Caprio) e seu parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt) trabalham para uma empresa especializada em espionagem industrial chamada COBOL Engenharia.

Arthur (Gordon-Levitt) e Cobb (Di Caprio): parceiros na invasão do subconsciente alheio.
Sua função é sequestrar pessoas e induzi-las ao sono com sedativos para, com o auxílio de uma estranha e sinistra engenhoca, força-las a compartilhar de seus sonhos.
Seu objetivo é, durante o desenrolar deses sonhos dirigidos por Cobb, induzi-las a revelar-lhe segredos de sua vida real.
Os alvos são dirigentes de megacorporações rivais, cada um querendo descobrir os segredos do outro.
Mas, a farsa tem que ser bem feita, pois suas vítimas podem já terem sido instruídas sobre suas técnicas e  perceberem que estão em um sonho. Neste caso, pode ser necessário inserir um sonho dentro de outro, para confundir ainda mais a vítima em potencial.
A técnica envolve toda uma equipe, incluindo o arquiteto Nash (Lukas Haas), que deve “construir” mentalmente os cenários dos sonhos, o encenador de personagens Eames (Tom Hardy) até o químico Yusuf (Dileep Rao), para preparar e dosar os sedativos.

Na equipe de viajantes do subconsciente, cada membro tem uma função definida.

E existem peculiaridades: na escala dos sonhos: o tempo anda mais acelerado e 5 minutos no tempo real podem equivaler a uma hora num sonho.
Quando se insere sonhos dentro de sonhos, em camadas, a coisa cresce de forma geométrica e num terceiro nível de sonho, algumas horas de sono no tempo real podem equivaler a até mais de 50 anos no sonho, ou quase toda uma vida!
Devido a uma falha do arquiteto Nash, Cobb é descoberto tentando arrancar os segredos do megaempresário japonês Saito (Ken Watanabe), diretor de uma grande corporação, e passa a ser perseguido pela sua própria empresa.
Numa reviravolta, Saito tenta contrata-lo para eliminar uma empresa concorrente, e acena com uma proposta para retribuir pelos serviços resolvendo um problema legal que impede Cobb de regressar aos EUA e rever seus filhos.
Cobb acaba aceitando e tem que formar uma nova equipe. Para isto consegue persuadir a jovem estudante de arquitetura Ariadne (Ellen Page), que fica fascinada pela capacidade criativa que pode desenvolver na construção dos cenários dos sonhos.
Mas, logo ela descobre o que os outros membros já sabiam: Cobb tem sérios problemas pessoais com a esposa Mal (Marion Cotillard), que interfere negativamente em todos os seus sonhos, e acaba pondo em risco a missão.

A esposa Mal (Marion Cotillard) é um problema adicional para Cobb.

Primeiro ele tem que resolver seus traumas pessoais, para depois levar a termo os propósitos do acordo com Saito, que resolve também participar pessoalmente do grupo.
Também integram o elenco Tom Berenguer e Michael Caine.
A trama é envolvente, e coisa rara, me faz esperar por uma sequência!

A Origem recebeu o Oscar nas categorias:

Melhor Fotografia
Melhor Edição de Som
Mixagem de Som
Efeitos Especiais

E ainda foi indicado para: Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Trilha Sonora Original e Melhor Direção de Arte,

O andamento do filme nunca deixa o espectador entediado, mas é aconselhavel que escolha uma boa hora para assisti-lo, pois qualquer interrupção ou desatenção poderá faze-lo perder detalhes relevantes para a trama. Apesar da duração de 2:28 h, nada no filme é “enchimento de linguiça”, e sempre algo de importante está acontecendo.
O DVD está nas locadoras, mas também pode ser adquirido nas principais fornecedoras por custos entre R$16,90 a R$ 20,00.
Não vou falar dos P2P...


Nota(1):Esta postagem era para ser publicada amanhã, dia 08, mas acidentalmente, quando fui "visualizar", o vinho fez efeito e acabei clicando em "publicar postagem"...E não sei como desfazer sem receio de perder tudo...

Nota(2): Este filme serviu de inspiração para o episódio 16 da 23ª temporada de OS SIMPSONS, onde um cientista meio maluco conecta toda família a uma máquina para compartilhar os sonhos de Homer e descobrir por que ele está molhando a cama durante o sono...

13 comentários:

  1. Leonel,
    Gostei imensamente. Eu já havia visto sinopse ou "trailler" (não sei se escreve assim), mas não percebi que era tão bem elaborado assim. Obrigado pela dica, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Então chego no dia certo rsrs. Gostei muito desse filme, mas sua sinopse me alertou para alguns detalhes. Como sempre afirmei por aqui: Rubens Ewald Filho que se cuide!
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não assisti, mas quero ver!
    Eu sei que vou gostar muito porque gosto dos filmes onde atua Leonardo Di Caprio. Qualquer filme dele, eu gosto demais.

    Obrigada por mostrar um pouco do que eu escrevo aqui em seu Blog... Nossa, não sei porque, mas o seu blog está tão bonito hoje! kkkkkkkk Adorei a frase que você escolheu. Muitas pessoas pensam assim... Como diz nesta frase, e muitas deixam de viver um amor, por não querer modificar a sua vida, por isto preferem sempre viverem de aventuras... Mas as aventuras não te levam a nada, terá algumas descobertas que se apagam com o tempo.

    Estou curiosa para ver este filme, porque tenho curiosidade sobre este assunto... "Falar de sonho" Mas no filme, mostram cenas de sonhos? Eu vou rápido olhar o Trailler para matar a minha curiosidade... Sou curiosa demais quando algo e interessa, hehehe
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  4. Muito eEstimado Leonel,
    mesmo que ficção científica não seja minha praia, tua resenha aguçou-me a curiosidade.
    Fiquei curioso e passa para a minha lista,
    Com muita admiração

    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Minhas homenagens a Dioniso, o deus do vinho. Graças a ele podemos nos embriagar mais cedo com esta fascinante resenha. Abraços, amigão!

    ResponderExcluir
  6. Oi Leonel, ainda não assisti, gostei da sinopse, e fiquei curiosa, pelo jeito parece bom.
    Estou de volta depois de uns dias ausente. Tudo de bom em 2012
    Desejo uma semana imensa de coisas boas. Obrigada pelo carinho da amizade...Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto desse tipo de filme e cuidado com você quando pega o lápis e a folha de papel, ninguém consegue ficar indiferente a sua verve.
    Amigo adorei suas divagações sobre a Saudade e discordo de que exista alguém mais "douto" para poetar sobre ela; o texto ficou magnífico e você podia bem soltar, mais vezes, isto tudo que trás aí dentro desse coração lindo que tens. Agora todo mundo sabe que seu "POETA" não aguenta mais ficar escondido. Saudades de comentar por aqui,pois vir sempre que posso venho.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia amigo querido!
    textos construtivos sempre né/
    Nos desejando ser mais curiosos,kkkkkkkkkkk
    gostei da sinopse, e me deixou curiosa sim,pelo jeito parece ser bom...
    bjs meu querido!

    ResponderExcluir
  9. Amigo véi LeÔnidas....

    Apesar de ultimamente estar com falta de tempo prum bom cine-privê, fórgo em ler-te ao embalo do "chapinha", impactando feito Ewald ou diria... Mió que ele.. rss O que me aguçou e assistir-lo-ei-o!!

    Abraços amigão
    Tatto/Xipan

    ResponderExcluir
  10. Ficção não é lá a minha praia, mas promovido assim desse jeito, não há como não aguçar a curiosidade. Verei, certamente.

    Eu bem ia perguntar o que era P2P, mas gritei e Rodolfo me salvou.

    Beijo, Leonel.

    ResponderExcluir
  11. Adoro ficção-científica olha amigo eu faço muito mais trapalhada no meu blog mesmo sem uma gota de vinho!

    ResponderExcluir
  12. Ola meu querido amigo,deu para ver que és bom mesmo em qualquer assunto.Esta sinopse esta excelente,posso até dizer que quase já vi o filme.Saudades e muito grande abraço.

    ResponderExcluir