FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

VISITANTE NATALINO

25 de dezembro de 2011.
Ontem, no dia do Natal, meu compadre apareceu aqui em casa para ajudar a eliminar os restos da ceia natalina: pernil, bacalhau, rabanadas, etc.
E de passagem, conseguiu a mágica de “ressuscitar” o meu computador desktop, que estava em coma há uns seis meses. Em determinado momento, em meados deste ano, após ser desligado normalmente no dia anterior, ele simplesmente ignorara o meu toque no botão.
Eu comentei com ele este caso, e ele se prontificou a levar a fonte de força para testar no seu trabalho, e se constatase a pane, eu compraria uma nova e estaria tudo resolvido, pois eu teria acesso aos meus arquivos inertes.
Porém, antes de retirar a fonte, ele sugeriu que tentássemos liga-lo na tomada uma última vez. Fui buscar o cabo de força, e com o micro aberto, liguei na tomada e apertei o botão: aleluia!
A magia do Natal apareceu e o micro voltou à vida!
Não sei no que ele mexeu enquanto eu fui buscar o cabo, nem quero saber...
Completamos colocando o monitor e os periféricos usuais e pude constatar que tudo estava normal.
Mas dali a pouco, ouvi minha cadelinha Dolly, no quintal, começar a latir com fúria inusitada, o que não era comum! Estava numa passagem estreita do lado sul da casa e eu abri a janela para ver o que seria...
Qual não foi minha surpresa ao ver que o motivo de sua bronca era uma jibóia (Boa constrictor amarali, natural da região) de mais de dois metros, tentando forçar passagem, rumo a porta da área de serviço, que aliás estava fechada!

Apesar de ainda não ser das maiores, esta jibóia pode assustar os menos avisados, e já poderia muito bem dominar e devorar pequenos animais domésticos! Como referência, as peças do piso medem 23 cm de lado. (Clique para ampliar)

Corri e abri a porta, para resgatar Dolly, que se recusava a abandonar o posto. Na verdade, tive que carrega-la para poder tranca-la na área de serviço. Mesmo sendo a jibóia uma cobra não venenosa, uma eventual mordida com dentes infectados não seria nada salutar pra o pobre animalzinho.
Este exemplar já não era apenas um filhote, como o que apareceu em abril deste ano, e que foi objeto do meu post SINAIS DOS TEMPOS, de 20 de junho de 2011, e já parecia bem capaz de encarar animais pequenos como a minha cadelinha... Provavelmente, viveu algum tempo nos fundos do meu quintal.
Apanhei um balde tamanho grande e, com um ancinho e um cabo de vassoura, conseguimos erguer a cobra e coloca-la no balde.
Passamos o cabo de vassoura na alça do balde e juntos conseguimos erguer para transportar. A bichinha era bem pesada...
Ela foi levada ao viradouro do final da rua, onde começa uma área de reserva ambiental, e logo que virei o balde de lado, farejou o cheiro da mata, se desenroscou e se embrenhou no meio do capim alto com velocidade surpreendente! 

Pela segunda vez, minha pequena e valente Dolly encarou uma jibóia, e esta já de um tamanho bem apreciável...(Clique para ampliar)

Pelo seu ato de bravura e dedicação no cumprimento do dever, concedi à Dolly a Medalha de Honra da Coragem Canina...e uma dose extra de ração!

11 comentários:

  1. Leonel,
    Linda cobra, brava Dolly e bela atitude tua. Nós humanos invadimos o ambiente dos animais e eles não têm outra opção a não ser conviver conosco sem nenhuma vantagem para eles ou ara nós. Abraços e um bom ano de 2012 se o mundo não acabar, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Espero que o nosso amigo ofídio seja mais cuidadoso e consiga manter-se oculto dos terríveis humanos!

    ResponderExcluir
  3. Noooossa Leonel!
    Enorme a cobra hein? Deu até medo só de olhar...e que perigo!! Ainda bem que você tem a Dolly guerreira poruq imagina se ela entrasse na sua casa e se escondesse em algum lugar...credo....nem é bom pensar nisso.
    Parabéns a Dolly!!!!! Ela tem uma expreessão inteligente e de prontidão.
    Beijos e boa última semana!!

    ResponderExcluir
  4. Amigo Querido!

    Que POST mais do que simpático!
    E a nossa heroína o trunfo da GLÓRIA!
    ÊTA guria valente!

    Quanto ao computador, que bom! Eu confesso que tenho dois laptop's aqui em casa, mas, meu computador de estimação não largo não. Minha tela prá ceguinha de 21 polegadas, com lentes garrafais - não abro mão não....rs

    Querido, pelo que vi tivesses um bom Natal!
    Espero que tenhas um maravilhoso ano pela frente e te desejo do fundo do meu coração muita, mas muita saúde!

    Com carinho,
    Sandra

    ResponderExcluir
  5. Isso é que são milagres natalinos... a serpente foi exilada para o "inferno verde" e o PC "ressuscitou"!
    Parabéns à brava Dolly - chiquitita pero cumplidora - e ao seu sábio mestre.
    BOM ANO NOVO, amigo!

    ResponderExcluir
  6. Amigo SALVARAM A COBRA E MOSTRARAM O BALDE! Que aventura! Parabens pela coragem e pela atitude correta... Dolly é bem valente!

    ResponderExcluir
  7. Minha Nossa senhora! Quando li e vi a foto, eu daqui me assustei... Que coragem que a Dolly teve. Estou orgulhosa dela! Bem, por falar em coragem, devo dizer que você também é uma pessoa muito corajosa e também te vejo uma pessoa muito tranquila. Te admiro muito!
    Eu me apavoraria com cenas verdadeiras como esta.

    Eu te desejo muitas felicidades e grande recuperação com a sua saúde para que o próximo ano tudo possa se tranqüilizar.
    Feliz ano Novo, Leonel. Te desejo tudo de bom!
    Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo adorado e querido!
    Hoje venho agradecer a sua presença no meu blog que fez irradiar os comentários de calor humano...sentido pela alma que transporta amor e carinho sempre.Te quero em 2012 com o mesmo sabor que me dedicastes esse ano,para que eu possa continuar a sorrir...
    Bjsssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Deus me permita nunca vivenciar uma situação dessas... Quero "filhotes" assim bem distante de mim, ado-ado-ado, cada um no seu quadrado. O problema é que estão exterminando o quadrado dos animais e eles não tem opção senão invadir o nosso, né? Socorro!!!

    Que lindinha e corajosa a Dolly. Maior cara de sapeca.

    Beijo, Leonel... Corre, 2012 tá chegando!

    ResponderExcluir
  10. MI-SE-RI-CÓR-DIA!!! Ainda bem que essa sua amiga não estava por aí...caso contrário meu sinal de enfrentamento iria ser um escândalo! Afff...tenho pavor, pode ser filhote, venenosa ou não, quero distância! Uns tantos cafunés a sua Dolly.
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir