FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

UM PORTAL PARA O TURISMO ESPACIAL

Segundo noticiou o colunista Leonard David, no site Space.com, foram inauguradas ontem (17-0ut) as instalações do primeiro espaçoporto comercial do mundo, no Novo México, EUA.

Foram inaugurados em 17 de outubro, no Novo México, EUA, o hangar e o terminal para viagens espaciais do ESPAÇOPORTO AMÉRICA, local a ser utilizado pelas operações da Virgin Galactic, empresa privada espacial do bilionário britânico Richard Branson.
A Virgin Galactic deverá operar ali a combinação do avião-lançador WhiteKnight 2 com a espaçonave SpaceShip 2, dedicada a levar turistas ao espaço. Trata-se do primeiro empreendimento privado envolvido em viagens espaciais suborbitais tripuladas, fora da atmosfera terrestre.

 A espaçonave SpaceShip2, suspensa sob o lançador WhiteKnight2, passa em voo rasante sobre o hangar ainda inacabado, em outubro de 2010.
Foto: Barbara David, em Space.com.

A pista, batizada “Governador Bill Richardson” já havia sido inaugurada em outubro de 2010.
O hangar deve abrigar dois aviões-lançadores e cinco espaçonaves, além das instalações para preparação dos astronautas e o Centro de Controle de Missões.
Situado a 72 km a norte de Las Cruces, no Novo México, o Espaçoporto América é o primeiro espaçoporto comercial do mundo, abrange uma área de aproximadamnte 73 km² e possui uma pista de 3.200 m de comprimento por 61 m de largura.
As instalações do terminal e hangar foram projetadas pela firma britânica Foster + Partners, em parceria com a URS e a SMPC, esta última empresa de arquitetura local. Este grupo venceu uma concorrência internacional para a construção do primeiro espaçoporto privado do planeta.

 O conjunto de nave e lançador no dia da inauguração da pista, em outubro de 2010.
Foto: New Mexico Spaceport Authority, em Space.com.

A nave SpaceShip2, apelidada VSS Enterprise, e seu lançador WhiteKnight2, já batizado VMS Eve, foram ambos desenvolvidos para a Virgin Galactic pela Scale Composites, empresa de Mojave, na Califórnia. No momento, estão passando por provas extensivas.
Este sistema lançador foi designado para levar seis passageiros e dois pilotos em voos suborbitais, permitindo sair dos assentos, experiências em gravidade zero, e visões panorâmicas da Terra.
As operações devem começar após a conclusão dos ensaios de voo, ainda sem data marcada.

Para reservar sua passagem, ou mesmo para assisitr a um clipe do voo experimental da espaçonave, o site da Virgin Galactic fica em:

http://www.virgingalactic.com/

11 comentários:

  1. Amigo Leonel.....

    Puxa Vida, Até que enfim inauguraram esse gonócio viu!!
    - Pois eu que vivo no mundo da lua, tava percizando dum lugar onde eu pudesse ir e vir vêis in quando... Em meus altos e baixos... rss

    Lesgaus isso, e o que vai ter de neguinho chêi de mufunfa na fila das passagens... ahhh!! isso vai.
    Uma GRANDE OBRA para uma civilização de GRANDES CONFLÍTOS..

    Deusssssskiajude
    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  2. Sobre esse assunto publiquei "Turismo espacial", do qual transcrevo trecho abaixo: "Claro que existem aqueles céticos que dirão que tal “extravagância” não estará jamais ao alcance do público, mas a eles vale lembrar que há dois séculos era impensável admitir passageiros nas travessias transatlânticas. Também, há um século, as então geringonças voadoras não davam sinal que se tornariam o meio de transporte mais importante do mundo como agora o são. Seja como for, ainda quero viver em um mundo no qual seja possível reservar lugar num voo de oito dias ao redor do Planeta. JAIR, San Diego, 26/05/11."

    ResponderExcluir
  3. Tinha vontade de fazer uma viagem dessas. É bem verdade que muitas vezes nos mandam prá lá sem a gente querer rsrs. E quero crer nas palavras de seu amigo Jair que será acessível, um dia, para nós pobres mortais. Meu amigo, não vejo aqui seu email, é que insisto em querer notícias suas...se for possível, e merecedora dessa partilha, escreve pra mim? (lá no divã tem o meu,no projeto Eu Participo do Xipán). Obriagada.
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  4. Chocante e deve ser mesmo emocionante, fascinanate. Vou dar uma olhadinha lá para ver quanto custa esta viagem...kkkk
    Adorei seu comentário hoje no meu blog. Eu ri viu, da sua perspicácia...kkk
    Beijos Leonel

    ResponderExcluir
  5. Estive lendo uma materia sobre essas viagens espacial. Quantas coisas bonita pra visitar aqui na terra, e tem gente querendo conhecer o espaço . Prefiro ficar por aqui mesmo, tenho medo de altura, e do desconhecido. Imagine o preço dessa passagem? Só mesmo quem tem grana igual a do Richard Branson. Boa matéria Leonel. Um Abraço amigo e ótima semana.

    ResponderExcluir
  6. Me avisem quando tiver tarifa promocional...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Sou sensitiva, agora tenho certeza. Eu bem falei que ia passar meu próximo aniversário em órbita, aproveitando uma promoção em 36 vezes, sem juros.

    Vou começar a fazer listinha de convidados.
    Levo Rodolfo?
    Levo, né? E o macaco também.

    Você vai por minha conta, Leonel, por ser botafoguense, libriano e ainda por cima portador dessa notícia bacaninha.

    Beijos, moço.

    ResponderExcluir
  8. Sei não... Eu não gosto de correr riscos, kkkkkkkkkkkkkkkk Meu pé tem de estar no chão, rsrs
    Acho que nem se tivesse viagens promocionais como Barcelos citou, eu não arriscaria.
    Mas que deve ser lindo lá em cima, não teria como duvidar!
    Imagine você lá em cima, viajando no espaço e apreciando tudo que Deus criou, escutando Morning de Edvard Grieg, rsrsrs
    Leonel, acho que agora te deixei de água na boca, rsrsrs

    Beijoa carinhosos

    ResponderExcluir
  9. Leonel eu vou como seu amigo Barcellos, na PROMOCIONAL.

    ResponderExcluir
  10. Também estou esperando a promoção das passagens para seguir viagem!
    A primeira vez que vi falar desta criatura metade humana, metade réptil Leonel. Fui procurar no google...kkkk. Ainda não tinha ouvido falar no assunto não....kkk
    Boa noite Leonel!

    ResponderExcluir
  11. Êba...

    Vou na "promocional" dentro da bagagem da MilenA junto com o Bruxo Barcellos e acho que Rêzininha da Grória vai querê ir tumêm... hehehehe

    Saudades docê Mr. Leonidas..
    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir