FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

terça-feira, 26 de abril de 2011

THE SAME OLD SHIT...

Teve uma época em que eu recebi no meu trabalho um técnico americano de uma fábrica de aviões, que ficou alguns dias conosco, debatendo sobre assuntos técnicos...O cara era um ex-piloto de transporte da II Guerra e, quando a gente o cumprimentava pela manhã e perguntava como ele estava passando, ele invariavelmente respondia: "The same old shit!..."
Embora parecesse grosseiro para nós, a intenção dele não era essa, mas apenas mostrar  o quanto estava entediado pela falta de novidades no dia-a-dia.
Hoje, quando liguei a TV para ver as notícias antes de sair, me lembrei da frase do velho Mr. Brooks!
No Rio, quando chove um pouco mais do que o normal,  como aconteceu ontem à tarde e a noite, é sempre a mesma velha m...de sempre!
Alagamentos, barracos caindo das encostas, gente soterrada, carros boiando na Praça da Bandeira, pessoas levando descargas elétricas ao andarem com os pés mergulhados na água, gente sendo arrastada com a água pelo pescoço! Tudo como eu vi há mais de 30 anos no mesmo local, quando cheguei ao Rio!
Enquanto as cenas gravadas ontem à noite mostram um pobre homem se equilibrando no teto de um carro que é arrastado pela enxurrada, o narrador conta que a verba do governo federal para as obras neste local se encontram bloqueadas na Caixa Econômica Federal até que a prefeitura apresente a documentação necessária para sua liberação. Só então haverá uma licitação e a firma vencedora poderá  iniciar as obras, cuja duração otimista seria de no mínimo dois anos! Como nada neste país é feito no prazo menor, com certeza, mesmo que tudo saia de acordo (outra coisa dificílima neste país), as obras de forma alguma estarão concluídas antes da tão falada copa de futebol de 2014! 
Detalhe: a Praça da Bandeira fica bem próxima e é um dos principais acessos ao estádio Mario FIlho, conhecido como Maracanã, palco projetado para jogos da tão festejada copa!

Arredores do Estádio do Maracanã (em azul, ao fundo), futuro palco de jogos da Copa do Mundo de 2014! (Foto: Rafael Costa Pimentel/VC, no G1- Globo)

Aliás, o mesmo estádio que deveria ter seguido o exemplo de Wembley, legendária e tradicional arena da Inglaterra, e ser implodido para a construção de uma nova praça de esportes, moderna e dentro das novas normas da FIFA para sediar uma copa do mundo!  Mas, os tradicionalistas acharam que se poderia preservar a estrutura antiga, acrescentando em volta os complementos de modernização. 
Grande engano! Tardiamente, perceberam que a estrutura antiga estava comprometida o suficiente para não suportar a nova projetada cobertura do estádio!
Assim, a solução foi a mais trabalhosa, burra e cara possível: construir um reforço, praticamente uma nova estrutura por entre as já existentes! 
Como seria mais prático, barato e rápido fazer isto partindo do zero, em um terreno aberto! 
Como está sendo difícil, trabalhoso, demorado e caro faze-lo dentro de uma  velha carcaça pré-existente!
E o quanto custará a mais, ultrapassando de longe o orçamento inicial da obra!
Desta vez, nem vou entrar em números, para não brincar com a paciência dos leitores!  Voltemos às chuvas e seus efeitos! 
O meu amigo Barcellos, de tanta irritação, quando essas coisas se repetem (e se repetem sempre!), tem por hábito reeditar textos antigos sobre ocorrências idênticas anteriores e mostra-los, para que se veja que a descrição, excluindo os nomes das vítimas e as datas, se aplica exatamente aos fatos atuais!
Mas, desta vez, temos novidades! O site do jornal O Globo noticia hoje:

O prefeito Eduardo Paes, que passou toda a madrugada no Centro de Operações do município, afirmou, em entrevista ao telejornal "Bom Dia Rio", que até o fim do ano todas as comunidades mapeadas pela GeoRio com possíveis riscos de deslizamentos terão sirenes para alertar os moradores. O sistema foi usado, pela primeira vez, entre a noite de segunda-feira e a madrugada desta terça em 11 comunidades. Paes reconheceu que a estrutura, que começou a ser desenvolvida no ano passado, ainda não é a ideal. O prefeito pediu que os moradores acreditem nas sirenes e obedeçam aos agentes. (Veja a notícia integral aqui 

Perceberam? Estamos chegando no mesmo nível que os japoneses, que tem sirenes e alarmes para avisar sobre terremotos e tsunâmis!
Só falta agora ministrar treinamento, como tem os japoneses, para que os habitantes locais superem sua consagrada desobediência às normas e leis e saiam das áreas de risco, onde residem há anos, quando soarem as sirenes!
Áreas de risco significam áreas que nunca deveriam ter  sido ocupadas e o poder público deveria impedir isto. Se constatamos que existem famílias ocupando tais áreas, elas deveriam ser evacuadas imediatamente, independente da ocorrência de qualquer catástrofe, pois então já seria a consumação!
Só que a população de moradores em áreas de risco na área urbana do Rio de Janeiro se conta em centenas de milhares!
Assim, como fazer as coisas da forma correta é impossível em Bananópolis, então colocamos sirenes para avisar que a m... está completa! 

"Atenção: o deslizamento que vocês estão esperando vai acontecer daqui  a pouco!  Quem quiser, espere mais um pouco para ver!"

É mole, ou querem mais?

11 comentários:

  1. É Amigo Leonel....

    Vai virar aquele ditado famoso em ingrêis...
    "THE SHIT ON THE TABLE"
    Depois o pissuar tem a cara de pau de dizer que a "fúria" é da natureza... kkkkkkkk ... balelas.

    O pior é que pessoas comuns à um palmo livre dos acontecimentos, na maioria das vezes fica `SÓ OLHANDO, esperando tragédias... NÃO FAZ ABSOLUTAMENTE NADAAAAAAAAAAAAA..... PÔW!!

    Sinto o meRmo que tu IRMÃO e quero gritar daqui ( SUMPA )que tem meRmo "algo cheirando estranho no reino de Dhilmilar".... será SHIT?

    DeusssssssssssskiProteja à todos
    Abraços mêi discompassados de réiva
    Tatto

    ResponderExcluir
  2. Né brinquedo nauuummm...a rapadura não é mole nem é doce nauuummm...E eu fico aqui - na minha ignorância urbana, política, orçamentária, etc e tal - aguardando a sirene da minha implosão (de raiva mesmo)tocar. Entre perdas e danos continua tudo como antes na casa da Mãe "Joana"!
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  3. Pois é caro Leonel, sabemos que berrar aos quatro ventos sobre as agruras desse nosso Patropi e a falta de seriedade com que se trata administração da coisa pública, é como pregar no deserto. Contudo, como fazem você e o Bracellos e até este que vos escreve, botar a boca no trombone torna-se uma especie de catarse, é como dizer implicitamente: fiz a minha parte. Lamentavelmente, só isso. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Imperdoável e catastrófico. Uma cidade que tem o nome de maravilhosa e assim.... dá tristeza. Enquanto o povo não aprender a gritar pelos seus direitos de forma unida e organizada a coisa pública funciona só como armengue mesmo. Lembro que Copacabana (passava férias todo ano na Fiqueiredo Magalhães, no bairro Peixoto, na casa da minha prima), quando chove um pouquinho só, alaga tudo e as praias ficam imundas... eca!
    Parece que como o planeta, tudo que tem nele está em sérios riscos de deteriorização. Para mim não tem como falar de ecologia separado de sociologia, ambos estão interligados e interindo um no outro continuamante.
    Haja refrigério, nem sei como, se cada dia tudo mais quente....
    Beijos,
    Carla

    ResponderExcluir
  5. É tudo muito triste e difícil. Um povo sem perspectiva de vida, fica mesmo "emburrecido" medroso de perder o pouco que conseguiu com muito trabalho, as autoridades nem aí e na tentativa de mostrar serviço muitas vezes "troca os pés pelas mãos", como é o caso desse Senhor citado que nas horas vagas ataca de Prefeito. Agora, ele, também, se acha tão poderoso quanto a Carta Magna do Brasil e deseja "modificar" um direito já adquirido dos Professores aposentados à isonomia.É... eleito o Senhor desastre... Pobre Rio...Pobre pobre... Pobre de nós que, de mãos atadas, vemos nossos irmãos e, às vezes até nós mesmos em situações singulares e sem saída...

    ResponderExcluir
  6. Então, é tudo feito um filme que se repete na Sessão da Tarde, daqueles bem manjados que a gente consegue até dublar o diálogo. Tudo previsível e nada é feito pra mudar o enredo um pouquinho que seja.

    Beijos, Leonel.

    ResponderExcluir
  7. Caro Amigo!

    Realmente inacreditável! Teu texto é de uma precisão e de uma realidade absurdas! Porquê vamos combater as causas de combatendo os efeitos o custo é menor????Realidade burra em um País do 3º Mundo! Enquanto isto a população é quem "pata o pato", e literalmente vira pato nesta bagunça toda!

    Beijinhosssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Leonel bom dia amigo!
    Às vezes fico semanas sem ver jornal, acredita?
    Meu marido só assiste filme em TV em todo o tempo. Assim praticamente nem vemos jornal. Como fazem aquelas pessoas que moram no mato...kkk... de alguma forma; e de outro modo, também ficamos sem acompanhar as notícias, que são em sua maioria de confusão. Ontem à noite na academia foi que assisti o que anda acontecendo por aí...
    Beijos,
    Carla

    ResponderExcluir
  9. - Agradeço ao Leonel por me citar na matéria e ao Jair pelo comentário. Confesso que fiquei deveras surpreso ao saber, pelo noticiário, que a minha antiga sugestão de controlar a vazão pluviométrica das áreas mais críticas ("as minibacias que deságuam na Praça da Bandeira") está sendo considerada - parece que com alguma seriedade.
    - Não pretendo postular a originalidade da idéia; basta-me que o resultado seja efetivo. O tempo dirá; e enquanto o resultado não vem, meu trombone continuará - afinado ou não - soando em coro com os dos amigos.
    - Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Leonel, amigo, vc tá de brincadeira comigo né?
    Beijos e boa tarde!
    Carla

    ResponderExcluir
  11. Este definitivamente não é um país sério meu amigo! NÃO VERÁS PAÍS NENHUM é o que estou lendo esta semana. Fiquei emocionado do comentário sobre meu escrito no Baú News cometo pouco escrito pois sei das minhas limitações mais tenho um carinho por eles obrigado de coração ... Gosto daqui do seu blog onde dá para bater um papo legal pelo menos essa é a sensação você escreve muito solto gosto disso!

    ResponderExcluir