Na minha postagem Cultura Grátis, eu falei a respeito de coisas boas (e más) que existem nesta megacidade chamada internet. Aqui vai mais um exemplo do que existe de bom!
Tudo o que você queria saber, mas tinha medo de perguntar sobre astronomia e astrofísica, como as teorias do Big Bang e da relatividade, viagens no tempo, ou sobre o universo em expansão, está explicado e debatido em linguagem acessível no site ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA!
Publicado pelos conceituados professores Kepler de Souza Oliveira Filho e Maria de Fátima Oliveira Saraiva, ambos do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o site é uma pequena enciclopédia cósmica, feito intencionalmente em linguagem acessível, permitindo a sua compreensão sem a necessidade de conhecimentos avançados de matemática. Um privilégio, achar tanta informação em português!
As teorias mais aceitas para tentar explicar alguns fatos astronômicos estão lá, ao lado dos seus históricos e dos seus criadores ou proponentes.Lá, você pode ficar sabendo que a influência do efeito Doppler no espectro das galáxias, mostrando que elas estavam se aproximando ou se afastando de nós, foi descoberta em 1912 por Vesto Melvin Slipher.
Também ficará conhecendo as descobertas de Edwin Powell Hubble, e entenderá porque o grande telescópio em órbita terrestre recebeu o seu nome.
Porque o céu à noite é tão escuro, se existem estrelas em número bastante para torna-lo mais luminoso do que o sol?
Como foi calculada a idade do universo?
Como se determina a posição de um astro na esfera celeste?
Lá, você encontrará a resposta para estas e outras perguntas, e ainda poderá ver a simulação gráfica das órbitas dos satélites do sistema GPS, das fases da lua e das leis de Kepler (Johannes Kepler, o astrônomo e físico alemão dos sécs. XVI e XVII).
Vale a pena conferir!
O endereço é :
Como gosto de astronomia e tudo que se relaciona com o Universo, considero essa dica valiosa. Parabéns pelo belo texto.
ResponderExcluirMais uma dica interessantíssima do Asteróide. Sempre enriquecedor passear por aqui.
ResponderExcluirBeijos, querido.
Voltei só pra te sugerir carinhosamente ir ao Relicário, ver o poema do bruxo de Niterói.
ResponderExcluirBeijos, querido.
http://coisinhasalheias.blogspot.com/
- Esse vai pra minha gaveta de links... Abraços, amigo.
ResponderExcluirMais uma dica preciosa! Aqui... Dona Milene já entrou em contato??? Carecemos de um proseamento...
ResponderExcluirBeijuuss, amado, n.c.
Gostei do título e mais ainda da dica. Até os meus quinze anos passei férias na fazenda da família e como não existia luz elétrica por lá, as noites eram maravilhosas e nos dias em que a lua aparecia nós nem ligávamos o lampião, ficávamos na varanda só com a claridade das etrelas e da lua. Com certeza vou por lá para esclarecer muitas dúvidas. Obrigada pela indicação.
ResponderExcluirOlá Leonel,
ResponderExcluirmuito obrigada pela dica preciosa que nos deixas.
Um beijo e que tenhas um feliz domingo.
Como sempre cá está! Mais um tema uq eriquece minha sabedoria. Parabéns!
ResponderExcluirUm abração e tenha uma boa semana
Olá amigo! Encontrei-te na página de Sergio e vim lhe conhecer... Seu blog é muito instrutivo e criativo... Mais uma chance que tenho de enriquecer meus conhecimentos! Sigo-o com imenso prazer! Deixo carinhos e beijos fraternos pra ti.
ResponderExcluir