FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

DAS TREVAS À LUZ

Os primeiros homens começaram a sair da mina chilena onde estavam soterrados desde o desmoronamento, em 5 de agosto. A equipe de resgate estave em contato com os sobreviventes desde o 17° dia após o acidente. Eu torço para que tudo continue dando certo até ao fim. Meus instintos e minha experiência me fazem ficar apreensivo, pois eu tenho consciência de que nem sempre as coisas dão 100% certo.
De qualquer forma, independente do que acontecer, só o que já foi alcançado até agora já torna o salvamento uma façanha admirável. Não foi um plano B, uma alternativa-padrão prevista e planejada para resgate de mineiros, mas uma solução criada de improviso para resolver esta contingência.
Mineração é uma atividade de alto risco. As incursões subterrâneas são feitas em função das condições do subsolo a ser desbravado, dos objetivos da prospecção, e das ferramentas existentes, e não das alternativas de salvamento. Geralmente, os trabalhos são feitos no limiar da segurança pessoal dos envolvidos.
Na realidade, se não fosse pela tecnologia atual e por alguns detalhes, seria uma tragédia irremediável, com 33 homens confinados a quase 700 metros de profundidade, num local que se tornaria seu próprio túmulo. Poderia ser uma repetição em terra do triste episódio do submarino russo Kursk.
Mas, foi o binômio determinação/capacidade de um punhado de homens, usando as técnicas e a tecnologia disponíveis de uma forma inusitada, que possibilitou o sucesso do método de resgate. Os homens salvos até agora já justificam os esforços.
Não posso deixar de lembrar a semelhança com o incidente com a nave espacial Apollo XIII, onde também havia uma equipe de homens capazes e obstinados, quebrando a cabeça em terra para tentar resolver uma situação inédita, com uma tripulação de corajosos astronautas confinados numa cápsula danificada, em um ambiente hostil como é o espaço.
É nestes momentos difíceis que o ser humano mostra seu lado positivo, se recusando a aceitar a derrota, transformando desastres em triunfos do caráter, da abnegação e da capacidade.
Parabéns, chilenos!
Que o sucesso seja completo!

5 comentários:

  1. - Parabéns aos mineiros, às suas famílias, ao povo chileno e à humanidade em geral. O planejamento, o apoio tecnológico e a corrente de solidariedade ultrapassaram fronteiras políticas, venceram barreiras ideológicas e uniram religiões conflitantes.
    - São momentos como este que resgatam nossa fé neste estranho bicho-homem, capaz de vilanias tenebrosas e de heroísmos sublimes.
    - Sim, tudo vai dar certo, e todos verão novamente a luz do Sol... esses votos são minha pequena parte nessa epopéia.
    - Parabéns, Leonel! Parabéns, comunidade dos povos do planeta!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, como pai de mineiro, tenho minhas apreensões. Já refleti sobre o assunto e até escrevi alguma coisa, contudo, acidentes podem acontecer até nas minas mais seguras do mundo como aquelas da Austrália. O que me consola é que, fazendo comparações, dá para inferir que ser motorista ou pedestre nas nossas ruas e estradas é mais perigoso do que se mineiro na China, então...

    ResponderExcluir
  3. Que bom que tudo acabou bem. E vê-los saindo daquele jeito, aliviados mas sem nenhum desespero, foi incrível. Logo isso vira filme em Hollywood, né? Vão fantasiar um bocado, mas se contarem ao menos a essência da história, será bom acompanhar.

    Beijos, Leonel.

    ResponderExcluir
  4. Felizmente, tudo acabou bem! Agora é aguardar o filme, que por mais realista que seja, terá que ter um final feliz, como eu gosto!
    No final, veremos os mineiros chilenos Antonio Banderas e Joaquim de Almeida abraçando o presidente George Clooney e beijando suas esposas Angelina Jolie e Penélope Cruz.
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  5. Leonel,
    Parece que o mais cotado para fazer um mineiro no filme é o Javier Bardem, aquele cabeludo de "Onde os fracos não tem vez" e que acaba de fazer dupla romântica com a a Julia Roberts em "Comer, rezar e amar". O cara é fera e meio parecido com o Anthony Quinn, além de ser espanhol, o que falicita as coisas por falar espanhol.

    ResponderExcluir