FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

sábado, 26 de maio de 2012

MAIS UM DEGRAU NA SUBIDA...


Algumas coisas aqui da Terra me fizeram perder a paciência novamente, e eu resolvi voltar ao espaço, onde há esperança. Talvez quando começarmos a emigrar da Terra  para outros planetas, as condições críticas nos ensinem a conviver melhor com nossos semelhantes. E os terráqueos acabam de alcançar um novo marco na exploração do espaço, com o coroamento de uma missão espacial empregando uma nave de fabricação e operação totalmente privada.

As notícias da NASA são animadoras: pela primeira vez, uma missão espacial da agência foi terceirizada, sendo executada inteiramente por uma empresa comercial de transporte de carga e passageiros através do espaço, a Space Exploration Technologies Corporation (SpaceX). E o melhor de tudo é que foi bem sucedida!
A cápsula não-tripulada Dragon, da SpaceX, atracou na Estação Espacial Internacional (ISS) às 13:02 (hora de Brasília) de ontem, dia 25 (sexta-feira), tornando-se a primeira espaçonave comercial a fazê-lo.
A NASA e os empresários afirmam que a chegada da cápsula da indústria privada na ISS marca a alvorada de uma nova era na exploração espacial.
 O foguete lançador Falcon 9 e a cápsula Dragon, nas configurações de carga e de passageiros. (Figura: NASA)
A cápsula Dragon foi lançada por um foguete Falcon 9 de Cabo Canaveral (Flórida, EUA) no dia 22 último (terça-feira), e atingiu a órbita terrestre dez minutos após seu lançamento. Segundo o presidente da SpaceX, Elon Musk, o sucesso da missão da Dragon mostra que as espaçonaves estão no rumo certo, nivelando o caminho para futuras decolagens.
"Creio que este é um grande dia para o país e para o mundo", declarou Musk em entrevista coletiva, após a atracagem, nesta sexta-feira. “Penso que este feito será reconhecido como um passo histórico para as viagens espaciais e sem dúvida o primeiro de muitos que virão!”
Os dirigentes da NASA também ficaram entusiasmados com os acontecimentos. A agência espacial deposita sua confiança em naves como a Dragon para levar carga e eventualmente tripulantes para a ISS, após a aposentadoria dos ônibus espaciais no ano passado.
O astronauta Don Petit, no comando do braço robótico de 18m da ISS, resgatou a cápsula Dragon para bordo da estação às 13:02 h (hora de Brasília) desta sexta-feira.
Momento histórico: O braço robótico da ISS captura a Dragon, 407 km sobre a Terra. (Foto: NASA) 
A abertura da escotilha entre a estação e a Dragon foi feita por Don Petit na manhã de hoje, às 09:53 h GMT (Greenwich Mean Time = 06:53 h de Brasília), permitindo a descarga e a recarga de provisões nos próximos dias. 
Petit e o cosmonauta russo Oleg Kononenko, comandante da ISS, foram os primeiros a entrarem na Dragon, usando viseiras protetoras e máscaras de oxigênio, até testarem a atmosfera no interior da nave e constatarem que era segura.
A cápsula Dragon transportou nesta missão 521 quilos de provisões para a ISS, e deve retornar à Terra em 31 de maio, com outros 660 quilos de equipamentos científicos. O pouso está previsto para ocorrer no oceano Pacífico, ao largo da costa da Califórnia.

16 comentários:

  1. Uma vez que uma atividade cruza a linha de auto-sustentabilidade financeira, é hora de transferi-la à iniciativa privada e concentrar os recursos governamentais nos aspectos ainda não-lucrativos da aventura espacial - para dar aos detratores os pretextos de sempre para suas críticas ridículas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente colocação, Barcellos!
      Você percebeu inteiramente o que de bom e de mau ainda vem por aí!
      Se a vida seguir no curso costumeiro, logo o governo dos EUA vai começar a economizar bilhões em pesquisas e protótipos e deixará esta atividade para quem poderá correr os riscos do desenvolvimento (que também vai cobrar por isto).
      O benefício adicional é que se abre mais um campo de investimento para a indústria, e o mercado de trabalho se amplia ainda mais para os habilitados a ocupar este espaço.
      Abraços!

      Excluir
  2. Perca a paciência naummmm amado! Num vale a pena e carecemos tanto dela pra continuar a dar conta das doideiras da terra...Mas se for nessa missão, lá pro espaço, dá carona preu?!
    Beijuuss, pa-ci-en-tes, n.a.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê, o seu lugar está guardado, com direito à janela, para espiar as estrelinhas!
      Vou tentar ser mais paciente com os terráqueos, em atenção à sua sugestão!
      Mas, é difícil!
      Bjs!

      Excluir
  3. Véi amigo LeÔnidas.....

    Forante os piléques quêu tomo que são as únicas formas pra eu suportar alturas tão alturativas, acho que num vou dessa vêz não...
    Deixa eu ficar por aqui meRmo cos pé grudadin no chão... rsss

    P.S.- Não ispáia não o assuntamento daquela foto.... kkkkkkkkkkk

    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, tem várias formas de se ir para o espaço...
      Tem esses foguetes e cápsulas e aquela aguinha branca, 40° G.L...
      E essa também pode tirar os nossos pés do chão!
      Aquele negócio da foto, fica entre nóisotros! Kkkkkk!
      Abração, Tatto!

      Excluir
  4. Leonel
    Pois é, plagiando Armstrong eu diria: "Um pequeno passo para a iniciativa privada e um salto imenso para o futuro da exploração espacial"
    Sem dúvida é o alvorecer de uma fase que deve se consolidar nos próximos anos, e teremos oportunidade, quem sabe, de fazer um passeio espacial sem sermos astronautas. Abraços cósmicos e parabéns pela bela postagem, JAIR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela frase, Jair!
      Você, sem dúvida, breve pode estar na fila daquela outra empresa, que já está quase inaugurando os passeios espaciais!
      Abraços cósmicos!

      Excluir
  5. Leonel, adoro ler aqui...tudo! Os comentários me fazem gargalhar...muito; é legal demais!
    Esse Dragon é quem? Eles estão entusiasmados ...eu não!
    Sabe, o meu pai nuca acreditou que o Homem pisou na Lua, eles viajam "NASA")
    "Deixa eu ficar por aqui mermo, com os pés grudadinhos no chão"; valeu a informação...desculpe a brincadeira, num entendo bem disso.
    Beijos pra ti. Mery*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mery, por incrível que pareça, ainda existe uma estranha confraria de pessoas que não acreditam nas viagens espaciais!
      E tem até site na rede, com "provas" de que foi tudo uma fraude!
      Dragon (dragão) é só o nome da engenhoca!
      Realmente, nestes primeiros voos, é melhor ficar com os pés no chão, eles só vão levar carga, deixa amadurecer um pouco antes de começarem a levar gente...
      Bjs!

      Excluir
  6. A questão é que essas invencionices todas (positivas)custam a fazer reflexo cá na vida terrena. Sonho com um dia (e sei que não viverei pra isso) em que tantas descobertas de fato sirvam para diminuir o abismo entre os tantos mundos formados a partir de uma fragmentação que parece não ter fim.

    Não quero ficar com os pés grudados na terra não, quero ir pro espaço. Quando for, me chame.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. É verdade, Milene, aqui neste planeta, dependendo do local onde estamos, podemos estar vivendo em épocas diferentes...
    Eventos como esse na realidade não mudam nada imediatamente, a não ser para um número reduzidíssimo de pessoas diretamente envolvidas.
    Mas, a médio e longo prazo, podem surgir benefícios insuspeitados na área tecnológica que afetem a praticamente todos.
    Assim foi com a "corrida espacial" dos anos 60, que acabou nos dando coisas que já há algum tempo facilitam nosso dia-a-dia, como o teflon, os circuitos integrados, os aparelhos para exames médicos e os computadores que nos permitem essas trocas de ideias...
    Mas, quanto à possibilidade de eu ir para o espaço, talvez só no sentido figurado, com umas batidas de abacaxi, e de preferência, em sua companhia! Kkkkk!
    Bjs, e bom final de domingo!

    ResponderExcluir
  8. Olá Leonel,
    Sabe que aqui na terra também estou a perder a paciência, mas ir para o espaço quero não amigo. Tenho medo de altura, e de água, imagine se esse Dragon descontrola, tou frita risosss.
    Na internet tem muitos site que mostra com imagem traçadas que o homem nunca foi pra lua, ja mandaram nave sim para o espaço, mais foi vazia, e apenas para teste. Na verdade eu nem acredito e nem desacredito.
    Eu só acho que o dinheiro aplicado nesses gasto todo, poderia ser investido aqui na terra onde o ser humano anda tão carente de ajuda. Esse pesquisador poderia usar suas pesquisas avançada pra conseguir solução pra tantas coisas aqui no nosso planeta.
    Parabéns pela postagem! Muito inteligente tudo que você escreve, e muitas informações importante.

    Desejo que sua semana seja só de benção. Grande abraço!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é preciso um tanto de coragem para sair da Terra confinado numa cápsula daquelas...
      Se as viagens feitas até a Lua fossem falsas, teriam que envolver muita gente e alguém acabaria vazando. Além do mais, o que impediria a NASA de realiza-la, se dispunha de tanta tecnologia?
      Agora, a questão dos gastos, realmente, os bilhões empregados na exploração do espaço poderiam resolver muita coisa em países necessitados, mas devemos lembrar que quem gastou foi o governo americano, e nos EUA as pessoas vivem bem melhor do que na maioria dos outros países...
      Agora, trata-se de iniciativa privada e o objetivo é o lucro...
      Se este dinheiro viesse para o nosso país, certamente seria desviado para o bolso dos corruptos e a educação e a saúde continuariam da mesma forma...
      Infelizmente, os problemas do nosso país não são decorrentes da falta de recursos, mas da falta de vergonha na cara!
      Abraços, Smareis, e boa semana!

      Excluir
  9. Quem sabe um passeio pelo Mar da tranquilidade meu amigo nos ajude. Um abraço meu amigo e obrigado pela visita lá no blogisso é muito importante para mim! Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma boa sugestão para as tuas tiras!
      Os bichos também podem curtir o espaço!
      Já pensou a Lady Garça e a Paty Faria irem de contrabando para a estação espacial?
      Abração, Veloso!

      Excluir