FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

domingo, 5 de fevereiro de 2012

A SEXTA ECONOMIA DO MUNDO E O IDH



Segundo The Economist Intelligence Unit (EIU), empresa britânica de consultoria e pesquisas, o Brasil se tornou, em 2011, a sexta maior economia do mundo, ou seja, o sexto maior PIB(*) (produto interno bruto, em dólares à taxa de câmbio corrente).
Ficamos atrás apenas de EUA, China, Japão, Índia e Alemanha, numa briga com a Inglaterra e a Rússia. Mais para trás ficaram França e Itália!
Gostaria de saber exatamente o que isto significa, mas certamente não é nada do que parece, ou do que poderíamos esperar.
Pois os suecos, de quem tenho muita inveja, são apenas a 22ª economia no mundo! E houve uma época em que, por viverem em um país onde as coisas funcionam, e onde o ritmo da vida chegou a ser tão tranquilo e previsível, os habitantes locais começaram a liderar as estatísticas mundiais de suicídios, segundo dizem por causa exclusivamente do tédio.
Pois agora, quem diria, deixamos a Suécia para trás! E não foi no futebol!
A crise mundial para nós foi apenas um marolinha (também, pra quem já está acostumado a viver em crise!) e estamos oferecendo grana para emprestar ao FMI!
Pra não falar que a nossa "presidenta" ainda deu um bom puxão de orelhas nos chefes de estado europeus, que não sabem administrar direito os seus países, coisa que nós fazemos com um pé nas costas!
Mas, peraí, por que então eu continuo invejando os suecos?
Ah! É que tem um tal de IDH...(os gringos chamam HDI)
Sabem o que é isto?
Índice de Desenvolvimento Humano...Uma armação que as malvadas e invejosas nações elitistas que lideram a ONU inventaram só para pichar nosso país...

Conforme consta na Wikipédia:

"O Índice de Desenvolvimento Humano é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores para os diversos países do mundo. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente bem-estar infantil. É usado para distinguir se o país é desenvolvido, em desenvolvimento ou subdesenvolvido, e para medir igualmente o impacto de políticas econômicas na qualidade de vida. O índice foi desenvolvido em 1990 pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq e pelo economista indiano Amartya Sen."

Pois é, gente: e no ranking do IDH, em 2011 o Brasil ficou em 84º, entre 187 países, segundo foi divulgado pela ONU em 02 de novembro de 2011.
E neste índice, a Suécia ficou em 10º!
Táí o motivo pelo qual vou continuar invejando os suecos!
O que adianta ser a sexta economia do mundo e ver no jornal da TV uma senhora, que veio a um hospital do SUS  se internar para uma cirurgia renal urgente, que ela esperava há dolorosos meses, cair em lágrimas porque a cirurgia foi adiada sem data prevista, por falta de material cirúrgico! E pior: pela segunda vez, pois na primeira faltara um anestesista!
Acho que coisas assim não acontecem com frequência na Suécia! Mas é um retrato do nosso dia-a-dia!
Isto me convenceu que o tal IDH é mais representativo da situação do povo de um país do que o PIB, usado para avaliar a economia.
E quem está na frente do nosso Brasil, com sua pontuação de 0, 718 de IDH?

Só por curiosidade, os dez primeiros são:
1- Noruega – 0,943
2- Austrália – 0,929
3- Holanda – 0,910
4- Estados Unidos – 0,910
5- Nova Zelândia – 0,908
6- Canadá – 0,908
7- Irlanda – 0,908
8- Liechtenstein – 0,905
9- Alemanha – 0,905
10-Suécia – 0,904

Só na “nossa” América Latina, como seria de se esperar, ficamos atrás do campeão Chile (44º, 0,805), dos “hermanos” da Argentina (45º, 0,797), e do Uruguai do Loco Abreu (48º, 0,783), além de:

51- Cuba – 0,776
53- Bahamas – 0,771
57- México – 0,770
58- Panamá – 0,768
60- Antígua e Barbuda0,764
62- Trinidad e Tobago – 0,760
67- Granada – 0,748
69- Costa Rica – 0,744
72- São Cristóvão e Nevis – 0,735
73- Venezuela – 0,735
79- Jamaica – 0,727
80- Peru – 0,725
81- Dominica – 0,724
82- Santa Lúcia – 0,723
83- Equador – 0,720

18 países latinoamericanos na nossa frente!

Tudo bem, eu sei que a maioria são apenas ilhas do Caribe que até o síndico do meu prédio poderia administrar, mas ficamos até atrás da ilha-prisão dos irmãos Castro, e da desmanchada Venezuela pós-Hugo Chavez. Finalmente, o Equador nos ganhou “por una cabeza”, como no tango de Gardel.
Para mim, isto foi o suficiente pra me convencer de que passar a ser o sexto em economia não contribui necessariamente para melhorar a qualidade de vida do cidadão comum.
Oferecer-se para emprestar dinheiro para o FMI enquanto pessoas morrem e se desesperam nas portarias de hospitais onde falta gaze e esparadrapo não é nenhuma vantagem. 
Muito menos exibir números consistentes do PIB ao mesmo tempo em que alunos deixam de assistir aulas por falta de carteiras, salas decentes, segurança ou professores!
Estamos jogando nosso futuro no lixo!
Vivemos num país de dimensões continentais, com imensas regiões ainda desabitadas (felizmente) e recursos por todos os lados, desde as serras até ao fundo do mar!
Só muita falta de vontade, de honestidade ou de vergonha na cara para explicar que uma nação tão rica possa manter no limiar da miséria esta imensa massa de pessoas mal informadas, sem direito à saúde e educação de qualidade e sem esperança, enquanto os escândalos de corrupção e mau uso do dinheiro público surgem a cada novo dia!
Contrastes como este, no confronto do ranking da economia com o IDH, só me deixam cada vez mais descrente de que alguns coisa vá mudar!
Nada a comemorar pelo sexto lugar no ranking econômico, apenas uma torcida para que um dia tenhamos um lugar mais digno no ranking do IDH!
Já que não tem outro jeito, vamos tentar aprender a escolher melhor as pessoas que vão nos representar...


(*)Na definição da Wikipédia: produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, paísesestadoscidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc).

13 comentários:

  1. Olá, amigo, eu também não consigo "acreditar nessa coisa de ser a sexta economia do mundo; imagina!
    Essas pesquisas são sérias?
    Sei não, eu me sinto mal no momento atual do Brasil; moro num local de muita pobreza, então é difícil engolir muita coisa que 'falam...quem dera fôssemos mais "iguais ...igualdade social!!
    Enfim teu post diz tudo e sou ruim nesses assuntos... "política, *beijão.

    ResponderExcluir
  2. Leonel,
    Você mandou bem, lembrou que as mazelas de um país que tem a corrupção como instituição centenária e no mínimo tolerada, quando não enaltecida, não se "curam" com posição econômica no ranking das nações e sim com IDH. E a dona Dilma ainda "emprestou" alguns milhões para Cuba semana passada, lembra? Pois é, eu não vejo onde se quer chegar e perdi a esperança, é por isso que não escrevo sobre política. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. PLENAMENTE DE ACORDO... mas, como sempre o HUMANO é "produto descartável"... Acho também incrível: "Oferecer-se para emprestar dinheiro para o FMI enquanto pessoas morrem e se desesperam nas portarias de hospitais onde falta gaze e esparadrapo não é nenhuma vantagem"... Visão populista na política externa, mas os noticiários verdadeiros, que não maquiam estão mostrando no exterior a situação do povo brasileiro nas mínimas necessidades de moradia / transporte / segurança / saúde e educação!
    É para pensar e votar consciente!
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  4. De pleno acordo. Mas a comparação seria mais válida se se tomasse o PIB per capita... e nós despencaríamos do glorioso sexto lugar no camarote para nosso humilde lugar na geral.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de, em termos de economia, o PIB per capita expressar melhor a situação, eu ainda prefiro o IDH, pois o PIB per capita parece dar a falsa impressão de que a riqueza do país é dividida igualmente entre todos.
    E o Brasil é um campeão da desigualdade social!
    Abraços, Barcellos!

    ResponderExcluir
  6. LeÔnidas, meu véi... rss

    Desse jeito tu phunde us miolo do macaco!
    Assim como tu, também fico com as "Suécas", Ôs muié arretadas sô!..

    Mas só pra crárear, remember essa istórinha...:-
    " POUCA GENTE SABE DISTO, VAMOS ESCLARECER...
    ACREDITE SE QUISER:
    O PAULO BERNARDO, MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES É MARIDO DA SENADORA GLEISI HOFFMANN, CHEFE DA CASA CIVIL.
    O GILBERTO CARVALHO, SECRETÁRIO GERAL DA PRESIDÊNCIA É IRMÃO DA MIRIAN BELCHIOR, MINISTRA DO PLANEJAMENTO.
    ESSA MIRIAN BELCHIOR JÁ FOI CASADA COM O CELSO DANIEL, EX-PREFEITO DE SANTO ANDRÉ, QUE MORREU ASSASSINADO.
    VOCÊ SABIA E NÃO CONTOU PRA NINGUÉM? EU CONTEI.... "


    Abraços meu amigo
    Tatto/Xipan

    ResponderExcluir
  7. Quando acabar o contrato do Loco com o Botafogo, já decidi: vou com ele pro Uruguai! Lá serei amiga do rei... Rei da simpatia, do carisma e da inteligência. De lá acompanharei o Brasil se gabar de conquistas que não refletem em porcaria nenhuma pro seu povo, o que vem acontecendo desde que Cabral aportou as três embarcações (nunca sei se eram caravelas ou navios, ou se as três eram do Colombo)e trouxe uma manada de meliantes lá da terrinha. E tenho dito!

    Beijo, Leonel. Ler suas letras me contentam, é sinal que a cerração está cedendo.

    ResponderExcluir
  8. Em tudo esse teu texto informativo, que também é desabafo, está correto. De tudo o que vc falou, ainda faltou falar, que o povo brasileiro, linda e boa gente, valorosos trabalhadores , pecam numa coisa só: se deixar anestesiar por algumas poucas informações otimistas, dos "Jornais Nacionais da Vida "alguns respingos aqui e ali, de que diminuiu o desemprego, e aumentou o poder aquisitivo, bla bla bla bla...e partem pro "oba...oba...", descontraidamente, pra depois no final do mes, coçarem as cabeças, fazendo contas e mais contas , porque a renda per capita doméstica está aquém das necessidades básicas, é então que vamos caindo na realidade do nosso País...A classe média treme ante isso tudo, e os pobres..., bem , esses tem as bolsas famílias, vale gás, vale leite, vale isso ou aquilo...
    E, depois vem aí o Carnaval!

    Por falar nisso, Leonel, você gosta de carnaval ?? rsss

    Beijinhos da Centelha!

    ResponderExcluir
  9. Ai ai...ai ai. Nos tempos iniciais de divã publiquei sobre oFIB. Sabe o que é? Felicidade Interna Bruta! Daqui um tempo, quem sabe, arrumaremos índices mais realistas.
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  10. Gostei,você mostrou o mesma forma de pensa minha. E ainda têm gente eufórica com a ideia do Brasil como sexta economia,sugiro que der uma olhada no YouTube para ver do quer estou falando.procure la o canal sapoia que você vera.De qualquer modo gostei do comentario

    ResponderExcluir
  11. Léo meu amor bandido!
    Eu nem vinha agora te visitar,mas vc me instigou,ao ponto que deixei meu trabalho para te vim dar uma satisfação.
    Meu blog começou morno e lento como qualquer amor que começa...mas o tempo e os meus seguidores começaram a me dar asas...Eu como escritora,abraçei a causa.Hoje ele ganhou uma proporção de grandes comentaristas,assim como vc que amo de paixão.hoje as postagens que entra são a pedidos dos próprios seguidores,pois são eles que deixam seus relatos,eu como escritora abraço a causa e lanço de volta.
    Esse post está bombando e,nem tinha acreditado nele.Mas um dos meus seguidores me falou que estava vivendo um tipo de amor,mas não sabia definir.Eu perguntei se podia responder num post.Ele(ela)disse que sim.Olha no que deu,kkkkkkkk>Panos para todo tipo de mangas.E o que mais gosto do meu blog,é que os comentaristas se sentem em casa,como que só eu vou ler.Eles deixam relatos de sua vida real.isso faz o diferencial.essa troca de energia levanta FOLHAS DE OUTONO a cada novo dia.Eu me renovo junto com eles,estou vendo a hora voltar a ser criança;pois eles já pensam que sou,kkkkkkkkkkk.mas estou nas portas de ser uma sexagenária.Com muito orguho,pois meu sorriso é meu elixir da juventude.
    Nem sei pq tou te contando tudo isso.Talvez seja por vontade de escrever sempre mais...
    Bjs meu amor bandido!

    ResponderExcluir
  12. Leonel, caríssimo, a postagem sobre a SAUDADE já figura no Quiosque do Pastel.

    Obrigada por este momento
    grande beijo

    Lu C.

    ResponderExcluir
  13. Estamos jogando sim o futuro no lixo, as pessoas na sarjeta, as crianças no descaso, e o povo indignado e engessado na passividade de uma postura que ainda não resolveu cobrar os direitos aos governantes que continuam como há muito tempo, esbaldando e fazendo a miséria, principalmente do povo, com o dinheiro público.
    Deixa-nos arrasados e tristes os números e as estatísticas créis e reais. Infelizmente!!
    Belíssima crítica Leonel!!!

    ResponderExcluir