FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

NOVA ARMA PARA ASSEGURAR TERRITÓRIO


Rio, 15:30 hs.
Após enfrentar o calor infernal deste verão atipicamente seco (imaginem que este ano nem choveu no carnaval!) chego em casa, após uma longa viagem à Botafogo (muito longe para quem mora onde eu moro e saiu às 8:30 da manhã!). Claro que viajei protegido pelo casulo gelado da cabine do meu carro, ou certamente sucumbiria à desidratação na metade do caminho. Agradeço à FIAT pelo isolamento e pela eficácia do ar condicionado que colocou num modelo de carro popular como o Palio. Grazie mille!
Após um banho de água morna (já que é impossível obter água fria, numa casa onde a caixa d'água fica exposta ao calor!), ligo a TV e como na cozinha não tem decodificador de TV a cabo, fico assistindo ao canal de vendas, já que nos outros canais nesta hora nada há para ver.
E uma graciosa vendedora exibe os dotes de uma toalha felpuda, que me parece mesmo ser de boa qualidade. Espessa, com desenhos em alto relevo, se dobra e desdobra nas mãos ágeis da moça falante.
“Você já viu como fica todo mundo apertado na praia?” - Diz ela.
“Pois veja, essa toalha tem 1,00m X 1,50m ! Você estende ela na areia e o seu espaço está assegurado! Você fica com lugar para relaxar à vontade!”
Fiquei pensando que, geralmente eu jamais levaria uma toalha de tão boa qualidade para a praia!
As toalhas que eu costumava levar para a praia eram aquelas baratas, fininhas e vagabundas, com cores e desenhos berrantes visíveis em apenas um dos lados, que os camelôs da orla marítima vendiam, juntamente com guarda-sóis, esteiras, cadeiras e outros acessórios praianos.

 No meio de tanta gente, é importante garantir o seu território...

Mas agora, graças às artimanhas e à lábia de uma hábil e bonita vendedora, a velha toalha de praia, um pouco mais refinada, passa a figurar como mais uma arma de dominação territorial, para que cada um possa assegurar a posse temporária de seu pedaço de areia, sob o sol inclemente deste verão.
Clausewitz, o grande estrategista prussiano, com suas teorias de que uma boa defesa territorial seria uma arma para chegar à vitória, certamente aprovaria a tática da nossa jovem promotora de vendas.
Enquanto outros desenvolvem aviões invisíveis ao radar, helicópteros com visão noturna, fuzis com miras a laser, bombas “inteligentes” (*), e tanques com blindagens absorventes, uma jovem simpática e sorridente apresenta aos telespectadores um “arma” que pode assegurar a posse de 1,00 X 1,50 m de areia por uma manhã inteira, mais do que o suficiente para curtir o sol, as garotas e pelo menos uma dúzia de latinhas de cerveja!
Ah! Se os americanos soubessem disso! Não teriam perdido tantos soldados no Iraque e no Afeganistão! E areia lá é o que não falta! Garotas bonitas também não!

(*) Nota: Pelo menos para mim, "bomba inteligente" é a que não explode!

22 comentários:

  1. Leonel,
    Muito bom, e como aos americanos não falta $$$, bastaria eles comprarem tantas toalhas quanto a área que eles desejassem ocupar, estaria resolvido o problema. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. LeÔnidas meu amigo....

    Quão milionário eu estaria adquirindo esse verdadeiro "terrenão" de 1,00 X 1,50m nessa areia carioca na companhia de duzias de brêjinhas geladééééééééééééérrimas .... kkkkkkk

    Quanto ao E.U.A e as mulés afegâs... Tô fora!! Vai que as bombas num sejum inteléctas e ixprudam.. nénão?

    Abraços meu amigão refrescurado by fiat... achei o máximo a homenagem... rss
    Tatto/Xipan

    ResponderExcluir
  3. Bom ver essa ironia fina permeando seus escritos, mano...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Caro Leonel,
    curti muito ler tão divertido texto neste final de terça feira.
    Cordial abraço, saúde, brisa fresca e muita paz!

    =D

    .

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkk... foi fundo Leonel. Marketing perfeito para dominar território disputado a bombas, não de gás e nem nada, mais de gente... bem divertido e inteligente a forma como transportaste a idéia que impressionaria homens sobre as táticas possíveis aplicadas na guerra de conquista de território.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Curioso, prezado amigo Leonel

    Segundo a napoleônica vendedora, a guerra finda justamente quando a toalha á jogada!

    Belo texto!

    P.S.: Também sou do Rio e moro na baixada fluminense. Sei bem o que é ter de chegar à zona sul!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, querido amigo Leonel.

    Adorei!

    Para marcar território, acham que vale tudo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Que bela estratégia essa, heim? O mar de gente postado na areia, cada um marcando seu pequeno e precioso território. Massa!

    E você, antes de descrever a toalha que costumava levar à praia, eu aqui já imaginava aquelas coloridonas, com imensas araras na estampa. Hahaha!

    Adorei esse teu texto espirituoso.

    Beijo, querido!

    ResponderExcluir
  9. Amigo minhas toalhas também, como a Milene lembrou da dela, são assim mesmo coloridas e finas...kkkkk Só que aqui não precisa marcar território não.... a demanda pelo espaço é pequena... tem espaço p todos...kkkkk
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto Leonel, aqui também quase que foi preciso marcar territorio nesse verão, principalmente no carnaval.

    Depois de alguns dias ausente, estou de volta tentando colocar tudo em dia.
    Ja estava com saudades de passar aqui.
    Abraço grande!

    ResponderExcluir
  11. A dose certa do tom irônico e talento com as palavras transformam um assunto corriqueiro nesse delicioso texto - refresco de meu repouso antes de dormir.

    Um abraço, Leonel.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  12. Eis aí um desses textos que eu gosto muito: o cotidiano, coisas do dia-a-dia, escrito de forma simples, sem embolação de palavras, que nada tem a ver com a nossa realidade,´muito própria de escritores que gostam de exibir vocabulário esdrúxulo, sem nada acrescentar ao leitor.
    Gostei.
    Fazia tempo que eu não vinha. Mas esquecer que o blog e vc existe, nem pensar, porque afinal o Asteróide está lá na barra lateral direita do meu blog...


    Linda quinta feira pra todos nós, apesar do calor infernal , sem mar e praia aqui na minha Ribeirão Preto SP

    Bjosss

    ResponderExcluir
  13. Boa noite meu amigo querido!
    Sabia que vc me faz feliz.Veja bem !Quando abri seu blog hoje deparo com duas cadeiras na praia sei que uma é sua e a outra de quem será?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Saindo da brincadeira...
    Vc sempre traz textos que nos faz reflexivos mesmo não dando valor a certas questões...Eu não sofro do que se diz no seu texto.Sou uma privilegiada,pois moro num lugar onde tenho o litoral só prá mim,kkkkkkkkkkkkk,ainda divido com vcs amigos blogueiros.
    bjs de boa noite !

    ResponderExcluir
  14. Ameiiiiiiiiii o POST! Um dos teus melhores! Sempre nos brinda com assuntos precisos e técnicos, masssss hoje tu te superou!
    Adorei a irônica elegante! Adorei a imaginação de um belo dia ao sol do nosso lindo Rio de Janeiro! Adorei ficares "suspirando" pelas meninas na praia e por uma boa cervejinha!
    Obrigada Deus!
    Meu amigo está de volta!
    São!

    Beijinhos no coração!

    ResponderExcluir
  15. E está chegando o tempo das chuvas... bem vindas...
    Beijos amigo!
    Bom domingo e boa temporada de chuvas que virão para refrescar o calor da estação!!!

    ResponderExcluir
  16. kkkk...tudo muito verdade leonel. O que uma garota bonita não faz né? Nós brasileiros espeerrrtos ja descobrimos isso.

    querido, uma otima semana bjs

    ResponderExcluir
  17. ps: o calor aqui no rio ta demais msm....

    ResponderExcluir
  18. Passeando por aqui pela primeira vez...compartilhando o calor, só que de Parnamirim/Natal onde a chuva também não chegou ainda!

    Abraço do Pedra do Sertão

    ResponderExcluir
  19. Que lindo espaço encontro por aqui.
    Ja seguindo e esperando por sua visita na postagem dessa segunda.
    Bjins

    ResponderExcluir
  20. Excelente texto meu querido amigo.Nesta pequena praia que costumo passar o verão{Capão da Canoa]e que deves conhecer ,atualmente é complicadíssimo para se achar um lugar ao sol.Por este motivo virei "caminhante",não levo mais nem minha toalha tigrada que por tantos veraneios me acompanhou;saio com meus óculos escuros,chapéuzinho na cabeça e' rasteirinha no pé e vou caminhando pela beira da praia até Xangri-la[que deves conhecer também].Quando estou de volta quero mais é ir para casa e me esticar na rede.Ficou muitoooooo longe o tempo que o meu lugar na praia era sagrado.Tens razão,a musica do blog concorreu e ganhou do FIO de Esperança.Obrigado por lembrar.Esperando que estejas bem deixo aqui meu grande abraço.'

    ResponderExcluir
  21. Recebi seu e-mail amigo!
    Espero que tudo fique bem. Por enquanto não percebi as atapalhações da blogger.
    Beijos de boa noite!!

    ResponderExcluir
  22. Esta cada vez melhor como Crônistaescrevendo com leveza e inspiração Crõnica é um genero que adoro acho lindo ver como os escritores percebem as coisas corriqueiras de uma forma tão poética!

    ResponderExcluir