Só para encerrar o assunto submarinos do eixo e seu envolvimento com o Brasil durante a II Guerra Mundial, eu tenho que contar também que não ficou barato para os submarinos do eixo Alemanha-Itália a participação no conflito.
A grande maioria dos tripulantes encontrou seu fim dentro de mortalhas de aço, esmagados pela pressão das águas profundas que os engoliram!
Após uma impressionante ofensiva nos dois primeiros anos da guerra, ficou clara a ameaça representada pelos submarinos e as terríveis consequências dos ataques aos comboios e navios isolados. O principal objetivo destes ataques era cortar a linha de suprimentos para as ilhas britânicas, que dependiam enormemente da navegação marítima.
Por isto, os aliados concentraram esforços no desenvolvimento de tecnologias e táticas para combater os submarinos. E foram muito bem sucedidos, principalmente com o emprego de aviões de patrulha naval: quando o Brasil entrou na guerra, os números já começavam a se tornar desfavoráveis para os "lobos cinzentos".
Recentemente, a família Schürmann, que se tornou famosa por suas viagens pelos mares do mundo, anunciou que, após dois anos de pesquisas, conseguiu localizar um submarino alemão, o U-513, afundado na costa catarinense durante a II Guerra. Trata-se do primeiro navio desta categoria a ser localizado no Brasil.
A grande maioria dos tripulantes encontrou seu fim dentro de mortalhas de aço, esmagados pela pressão das águas profundas que os engoliram!
Após uma impressionante ofensiva nos dois primeiros anos da guerra, ficou clara a ameaça representada pelos submarinos e as terríveis consequências dos ataques aos comboios e navios isolados. O principal objetivo destes ataques era cortar a linha de suprimentos para as ilhas britânicas, que dependiam enormemente da navegação marítima.
Por isto, os aliados concentraram esforços no desenvolvimento de tecnologias e táticas para combater os submarinos. E foram muito bem sucedidos, principalmente com o emprego de aviões de patrulha naval: quando o Brasil entrou na guerra, os números já começavam a se tornar desfavoráveis para os "lobos cinzentos".
Recentemente, a família Schürmann, que se tornou famosa por suas viagens pelos mares do mundo, anunciou que, após dois anos de pesquisas, conseguiu localizar um submarino alemão, o U-513, afundado na costa catarinense durante a II Guerra. Trata-se do primeiro navio desta categoria a ser localizado no Brasil.
Durante a II Guerra, foram afundados em nossas águas nada menos de 11 submarinos, sendo 10 alemães e um italiano:
- Submarino(tipo)Data:Local:Atacante(s)U-164(IXC)06/01/43Largo de Fortaleza-CEPBY(EU)U- 507(IXC)13/01/43NW de Natal-RN01°38'S, 39°52'WPBY (EU)Archimede14/04/43Litoral do RNPBY (EU)U-128(IXC)17/05/43Litoral de PEPBM (EU)+ 2 destróieres (EU)U-590 (VIIC)09/07/43Largo da foz do AmazonasPBY(EU)U-513(IXC)19/07/43SE de S. Fco. Do Sul-SCPBM(EU)U-662(VIIC)21/07/43Largo da Foz do AmazonasB-24(EU), PBY (EU)U-598(VIIC)23/07/43Largo de Natal-RNB-24(EU)U-591(VIIC)30/07/43Litoral de PEPV-1(EU)U-199(IXD2)31/07/43Litoral do RJPBY (BR), A-28(BR),PBM(EU)U-161(IXC)27/09/43Litoral da BAPBM(EU)
EU= Estados Unidos, BR=Brasil. A decodificação dos tipos de submarinos e aviões atacantes está mais abaixo.
E ainda pode existir mais um, ainda não identificado, que foi atacado em 5 de abril de 1943 a 60 km de Aracaju, por um Lockheed Hudson A-28 da Força Aérea Brasileira (FAB), pilotado pelo tenente Ivo Gastaldoni (já falecido, Brigadeiro Reformado). Segundo o relato do piloto, um dos pioneiros da aviação de patrulha brasileira, as cargas de profundidade lançadas por ele explodiram em torno do submarino, e ele submergiu ou afundou, deixando uma grande mancha de óleo na superfície. Mais tarde, navios da Marinha recolheram destroços que poderiam ser deste U-boot. Contudo, os submarinos as vezes ejetavam óleo e destroços para tentar enganar atacantes, fazendo-os suspender o ataque. Como mostrado no quadro acima, todos os submarinos foram afundados por aviões, e em apenas um deles houve envolvimento direto de navios de guerra. E, com exceção do U-199, os principais responsáveis foram aviões da US Navy (Marinha dos EUA), baseados em território brasileiro.
O Archimede foi o único submarino italiano afundado na costa brasileira. Os submarinos alemães do tipo VIIC (sete-C) de autonomia menor, só alcançavam o nordeste brasileiro. Já os dos tipos IX (nove) C e D2 eram maiores, tinham maior autonomia e levavam mais tripulantes e mais torpedos.
Submarinos alemães tipo VIIC
(Clique para ampliar)
Deslocamento: 769 t (superfície) 871t (submerso)
Comprimento: 67,10 m
Largura: 6,20 m
Equipagem: 44 a 52 tripulantes.
Velocidade: 17,7 nós (32,8 km/h) (superfície), 7,6 nós (14,1 km/h) (submerso).
Profundidade testada: 230 m
Alcance:15.170 km, a 19 km/h (superfície), 150 km a 7,4 km/h (submerso).
Propulsão
Superfície: 2 Motores diesel Germaniawerft M6V 40/46- 6 cilindros, com turbocompressor, com potência total de 2.800 a 3.200 hp (2.100 a 2.400 kw).
Submerso: 2 Motores elétricos BBC GG UB 720/8, com potência total de 750 hp (560 kw).
Armamento:
5 tubos de torpedos (4 na proa, 1 na popa) c/14 torpedos de 533 mm; ou 26 minas TMA; ou 39 minas TMB.
1 canhão de 88 mm/L45 no convés, c/220 tiros.
Artilharia antiaérea variavel de .50 e 20 mm.
Submarinos alemães tipo IXC
(Clique para ampliar)
Deslocamento:1.120 t (superfície) 1.232 t (submerso)
Comprimento: 76,80 m
Largura: 6,80 m
Equipagem: 48 a 56 tripulantes (55 a 63 no tipoIXD).
Velocidade: 18,3 nós (33,9 km/h) (superfície), 7,3 nós (13,5 km/h) (submerso).
Profundidade testada: 230 m
Alcance: 20.000 km, a 19 km/h (superfície), 117 km a 7,4 km/h (submerso).
Propulsão
Superfície: 2 Motores diesel MAN M9V40/46 - 9 cilindros, com turbocompressor, com potência total de 4.400 hp (3.300 kW)
Submerso: 2 Motores elétricos SSW GU345/34, com potência total de 1.000 hp (740 kW)
Armamento:
6 tubos de torpedos (4 na proa, 2 na popa) c/22 torpedos de 533 mm.
1 canhão de 105 mm/45 no convés, c/110 tiros.
Artilharia antiaérea variavel de 20, 30, e 37 mm.
Identificação de aeronaves:
PBY= Consolidated Catalina PBY
Hidroavião bombardeiro bimotor de patrulha.
Catalina PBY com insígnias dos EUA usadas no início da II Guerra.
(Clique para ampliar)
(Clique para ampliar)
Em operações na costa brasileira, foram utilizados pela FAB e pela US Navy. Um PBY da FAB foi o responsável pelo afundamento do U-199.
Motores: 2 x Pratt-Whitney R-1830-92 Twin Wasp radial de 9 cilindros - potência total: 2.400 hp
Tripulação: 8.
Velocidade máxima:314 km/h
Alcance: 4.030 km
Armamento: 3 metralhadoras Browning .30 + 2 metralhadoras Browning .50.
1.814 kg de bombas ou cargas de profundidade.
PBM= Martin Mariner PBM
Hidroavião bombardeiro bimotor de patrulha.
Mariner PBM com insígnias dos EUA usadas no início da II Guerra.
(Clique para ampliar)
(Clique para ampliar)
Em operações na costa brasileira, só foram utilizados pela US Navy.
Motores: 2 × Wright R-2600-12 radial, de 14 cilindros – Potência total:3.400 hp.
Tripulação: 7.
Velocidade máxima:330 km/h
Alcance: 4.800 km
Armamento: 8 metralhadoras .50 Browning M2 .
340 kg de bombas ou cargas de profundidade.
1.800 kg de bombas ou cargas de profundidade ou 2 torpedos.
A-28 = Lockheed A-28 Hudson
Bombardeiro bimotor de patrulha.
Bombardeiro bimotor de patrulha.
A-28 Hudson com insígnias da Royal Air Force (RAF).
(Clique para ampliar)
(Clique para ampliar)
Era uma versão militar derivada do Lockheed 14 Electra.
Motores: 2 x Wright Cyclone radial de 9 cilindros - potência total: 2.200 hp
Tripulação: 6.
Velocidade máxima:397 km/h
Alcance: 3.150 km
Armamento: 2 metralhadoras Browning .30 no nariz + 2 metralhadoras Browning .30 na torreta dorsal.
340 kg de bombas ou cargas de profundidade.
PV-1=Lockheed PV-1 Vega Ventura
Bombardeiro bimotor de patrulha.
Bombardeiro bimotor de patrulha.
PV-1 Ventura com insígnias dos EUA.
(Clique para ampliar)
Em operações na costa brasileira, foram utilizados pela FAB e pela US Navy.(Clique para ampliar)
O Vega Ventura foi um aperfeiçoamento do Hudson, com motores bem mais potentes.
Motores: 2 × Pratt-Whitney R-2800 radial de 18 cilindros - potência total: 4.000 hp.
Tripulação: 6.
Velocidade máxima:518 km/h
Alcance: 2.670 km
Armamento: 4 metralhadoras Browning .50 + 2 metralhadoras Browning .30.
340 kg de bombas ou cargas de profundidade.
6 cargas de profundidade (147 kg cada) ou um torpedo.
B-24=Consolidated B-24 Liberator
Bombardeiro pesado quadrimotor.
B-24 Liberator com insígnias dos EUA.
(Clique para ampliar)
(Clique para ampliar)
Em operações na costa brasileira, só foram utilizados pela US Navy.
Tripulação: 7 a 10.
Motores: 4 X Pratt-Whitney R-1830, com potência total de 4.800 hp.
Motores: 4 X Pratt-Whitney R-1830, com potência total de 4.800 hp.
Velocidade máxima:470 km/h
Alcance: 3.400 km
Armamento: 10 metralhadoras Browning .50.
5.800 kg de bombas ou cargas de profundidade.
Aproximadamente 800 submarinos alemães foram afundados durante a II Guerra, com a perda de mais de 28.000 tripulantes, 75% de baixas, um índice de perdas mais alto do qualquer outra tropa alemã no conflito. Esses submarinos causaram muitas perdas à navegação mercante aliada, inclusive no Brasil, mas pagaram muito caro!
_______________________________________________________________
Nota: Por motivo de saúde, terei que ficar afastado das postagens por algum tempo. Espero breve estar de volta com novas matérias. Agradeço ao apoio que sempre recebi de todos vocês!
_______________________________________________________________
Nota: Por motivo de saúde, terei que ficar afastado das postagens por algum tempo. Espero breve estar de volta com novas matérias. Agradeço ao apoio que sempre recebi de todos vocês!
Antes de ler vou falar: não demora não!!!!
ResponderExcluirVou ficar c saudadinhas!!!!
Beijos
"(...)E ainda pode existir mais um, ainda não identificado, que foi atacado em 5 de abril de 1943 a 60 km de Aracaju (...)" o que? mesmo: aqui pertinho?
ResponderExcluirUm belo documentário amigo!
ResponderExcluirFechou com chave de ouro, como tudo que vc posta.
Vai ficar tudo bem viu?. Te desejo tudo de bom,sorte, saúde e conta comigo!!
Boa semana Leonel!
Carla
Aproveite para recuperar a saúde e lembre-se : Você deverá fazer um ótimo período de reflexão. Fico no aguardo. BJs
ResponderExcluirPor favor meu amigo,ver se não passa tanto tempo afastado que vai fazer falta,muita falta,vou chorar de saudades,viu!
ResponderExcluirmas desejo saúde,e que sua volta venha com mais intensidade nas escritas.
Vc é um amigo fiel...
Bjs já recheado de saudades!
Leonel,
ResponderExcluirExcelente esse "fecho" sobre nossa guerra particular contra as forças do Eixo. O conjunto dos vários textos talvez seja o melhor enfoque sobre o assunto que já li. Parabéns, JAIR.
Aqui amado, prestenção: deixa nóis pre_ocupada nauuummm...já andava, por conta do intervalo entre a última postagem e essa. Então se cuida que vou estar aqui aguardando seu retorno prá ontem.
ResponderExcluirBeijuuss n.a. e fique bem!
Leonel você é o cara, seus posts sobre a Segunda Guerra são fantásticos parabéns, e depois entra no meu blog tem podcast novo no ar, abração :-)
ResponderExcluirSaúde!
ResponderExcluirHoje que pude vir aqui da um alô e vejo um aviso que até me assustou. Espero que não seja nada de tao serio este problema de saúde.
ResponderExcluirEstes dias estava escrevendo o capitulo 26 e me tomou muito tempo para conseguir organizá-lo como desejava, por isto não tenho visitado os amigos.
Ainda não li seu texto, passei aqui mesmo só para dizer o porque do meu sumiço.
Te desejos melhoras o mais rápido possível, porque gosto muito de você!
Como disse seu amigo ai: Saúde!
Beijos
Querido amigo Leonel!
ResponderExcluirDepois de uma temporada de trabalho com na realizações de festas, cá estou eu já com menos trabalho e com mais disponibilidade para o que gosto que são os meus blogues e seguidores.
Gostei de mais um belo texto sobre a guerra e desta vez sobre os submarinos. Aqui tem muita cultura, mesmo que não comente venho para tirar dúvidas sobre estes assuntos que faz parte de nossa história! como sempre adoro ler seus escritos!
Um grande abraço.
Belíssima aula, mais uma vez, meu caro professor Leonel.
ResponderExcluirAgora, como todos já pediram, se cuida direitinho e trate de voltar, com boas novas.
Beijos!!!
Olá, meu querido!
ResponderExcluirFique bem, trate-se, e volte com muito vigor!
Você vai fazer falta!
Um abraço grande!
Quero te contar um segredo,kkkkkkk,meu coração amanheceu em festa...
ResponderExcluirPassa lá no meu cantinho para bebermos um vinho em comemoração...não esqueça...estou te esperando...
Bjsssssssssssssssssss
Olá meu amigo mais uma vez saio daqui bestificado!
ResponderExcluirDeixo meu abraço e desejo a vc uma ótima noite!
Espero por vc no Alma!
Ola Leonel,
ResponderExcluirNossa eu achei bonito esta sua frase... Tao forte que emociona...
"A grande maioria dos tripulantes encontrou seu fim dentro de mortalhas de aço, esmagados pela pressão das águas profundas que os engoliram!"
Achei tao bonito o PV-1 e o Catalina PBY e achei engraçado as formas do Marina PBM e a traseira do B-24.
Leonel, estes aviões ainda existem para usos de guerra ou são apenas relíquias em um museu?
Não entendo nada de guerra Leonel, kkk
Eu achei muito inteligente o método usado por eles em guerra...
"Contudo, os submarinos as vezes ejetavam óleo e destroços para tentar enganar atacantes, fazendo-os suspender o ataque."
O óleo ejetado ao mar enganavam mesmo ou eles sabiam que isto poderia ser truque ao ponto de fazer uma bela pesquisa tentando entender se foram capazes de eliminar o alvo?
Truque esperto este. De onde surgiu esta ideia primeiro? Qual foi o que imitou este modo de mostrar que foram detidos, rsrsrs eles la em baixo festejando por conseguir enganar mais uma vez os inimigos, rsrs Sera que tinha vinho la em baixo para comemorar? kkkkkkkk
Beijos e melhoras
Eu acabei de responder o seu recado la no meu blog, espero que esteja podendo se dedicar ao menos à leitura. Ontem eu postei mais um capitulo de Bate Papo sem Nexo... Decidi por um romance mas eu não estarei na estoria desta vez, vou ser a narradora que vê tudo, todos os lugares, todos os personagens, pois quero ter esta nova experiencia.
Passando prá ter notícias...e deixar meus beijuuss n.a. (que esteja bem...quiném côco como falamos por aqui!)
ResponderExcluirEspero que vc tenha se recuperado...
ResponderExcluirQue carpricho de postagem..quntas informações!!!
Fiz uma homenagem para o Rodolfo no meu blog.
Te convido a dar uma passadinha por lá!!
Um bj..
Oiiii!
ResponderExcluirBom domingo aqui do meu barquinho navegando neste marzão de amor e ilusão.
Fiquei contente em rever-te!
:D
Que bom que foi rápido, Leonel, e já podes voltar ao nosso convívio!
ResponderExcluirObrigada pela visita.
Um abraço!
Boa noite meu amiguinho!
ResponderExcluirFiquei tão feliz com o seu retorno.Quando te vi lá no meu cantinho,meu coração vibrou de alegria pq eu te gosto de verdade...és um amigo fiel e verdadeiro...
Voltar ao nosso convívio é tudo de bom,agora a blogosfera vai ficar mais alegre,kkkkkkkkkkkk
bjssssssssssssssss
Leonel
ResponderExcluirMinha amiga Ângela me sugeriu que tenho pérolas de palavras guardadas para fazer um colár... achei lindo...e vc é uma das pérolas que mais brilham no meu colár.....preenchenco com carinho meus dias.
Muito obrigada!
Carla
:D
BOM DIA MEU AMIGO LINDO!
ResponderExcluirVC SEMPRE TÃO GENTIL LÁ NO MEU CANTINHO...É ISSO MESMO,PRECISAMOS LEVANTAR NOSSOS TALENTOS...
BJS DE UM LINDO DIA,AMIGO QUERIDO!
E seremos sempre melhores Leonel.... maiores....para isso serve todo nosso aprendizado na vida!
ResponderExcluirBeijos,
Carla
:D
Boa noite amigo querido!
ResponderExcluirSempre bom revermos os amigos queridos...vc é um deles...passando para desejar a paz no teu coração e muita saúde...
bjsssssssssssss
Olá!!
ResponderExcluirPassando para te visitar e te desejar uma boa noite!!
bj
Leonel
ResponderExcluirVc tem o dom de me fazer sorrir
De me deixar ainda mais feliz com suas sábias palavras
Beijoooooooooooo
Ainda bem que o James Taylor conseguiu sobreviver às drogas.... um mal que destrói vidas e vidas....gosto muito dele também.
ResponderExcluirBeijos!
Boa noite!
Ola Leonel,
ResponderExcluirEu fiquei feliz em ver seu comentário la no Bate Papo...
Achei legal este titulo sabia? Bate Papo, rsrsrs
Lendo o comentário eu fiquei em duvidas se você esta gostando ou não da leitura. Parece que o protagonista não te agradou, rsrs
Quando dizia "uma vida no exercito" queria dizer em um modo figurativo pois na verdade este personagem serviu o exercito como todos iniciam que é aos 18anos. Mas ao servir o exercito, depois continuou por anos e anos fazendo carreira ali dentro.
Leonel, quando criei o personagem Frederico eu queria usar um pouco de humor, fazer com que ele mostrasse desespero em desejar alguém tao longe e foi por isto que também resolvi criar "o analista" que acho que foi bem vinda pelos leitores. Pessoas gostaram da participação dela... como li la em um comentário que agora não sei mais de quem , kkkkkkkkkkkkkk "Analista gostosa", kkk aquela analista vai ficar doida com Frederico, mas ele é fiel!!!
rsrsrs Absurdo um homem assim, rsrsr vai acontecer igual Xipan falou " Vai dar hospício" rsrs
Leonel por favor não some não hem e se não tiver gostando do livro seja sincero, porque eu na verdade preciso de criticas verdadeiras e gosto de recebê-las rsrs
Beijos no coração!
como vc tá amigo Leonel? minha sobrinha tá fazendo trabalho pra escola, sobre a guerra. e já passei seu site pra meninada, rs. ela está adorando ler tanta informação que ela nem fazia idéia, principalmente do Brasil na guerra.
ResponderExcluirgrande abraço e qdo puder volte a mostrar seus textos interessantes!
Bom dia amigo querido!
ResponderExcluirHoje sendo domingo não poderia deixar de passar por aqui para dar-te um abraço e desejar um domingo abençoado...
bjsssssssssssssssssssssss
Bom domingo Leonel!!
ResponderExcluirAracaju chove todos os dia praticamente, desde março e de ontem para hj venta tão forte que está derrubando árvores.
Beijos!!!!
Leonel boa semana!
ResponderExcluirGanharei um livro do Barcellos autografado.
Beijos!!
Gosto do seu quintal....adoro quintais... e os cajueiros, que tal uma foto de corpo inteiro???
ResponderExcluirBeijos!!
Leonel
ResponderExcluirPara vc meu sorriso em corrente
:D...passe para a frente...;D
Beijos e sorrisos!!
Leonel.
ResponderExcluirEu sempre venho aqui ler seu blog .
Suas postagens são boas demais para deixar de ler
como esta eu não imaginava em nenhum submarino afundado no mar do Brasil.
Seu blog é excelente para pesquisa .
Um abraço linda tarda .
Evanir
...Olá meu amigo!
ResponderExcluirVim só te ver!
Posso?
Bjsssssssssssssssssss