Um dos postulados da ciência do século XX, aceito como básico até mesmo pelo próprio Albert Einstein foi a de que a velocidade da luz era o limite máximo para qualquer corpo em deslocamento no universo.
No meu post de 23 de agosto de 2010, ENTRE O CEU E A TERRA (clique aqui p/ ver), eu comentava sobre certas “verdades absolutas" da ciência, que de tempos em tempos caíam por terra em face de novas descobertas!
Naquela ocasião, havia sido oficialmente confirmada a descoberta da estrela-gigante R136a1, com massa de aproximadamente 265 vezes maior que a do nosso Sol. Até aquele momento, a maior massa “possível” para uma estrela era, segundo o postulado científico, de 150 vezes a massa do Sol!
Albert Einstein, o gênio do século XX: até mesmo algumas de suas teorias teriam que ser revistas, se for provado que existem partículas mais velozes do que a luz!
Por diversos motivos físicos, apoiados em equações que descreviam as propriedades das massas estelares, este era o limite! Pelo menos até a constatação física de que era apenas mais um chute, bem apoiado na matemática e nos “vastos” conhecimentos da nossa ciência.
E isto reforça o que eu disse mais de uma vez: a ciência ainda sabe muito pouco, e ainda há muita coisa a ser descoberta!
Pois bem! Hoje voltamos a falar deste assunto porque, embora certos passos ainda devam ser cumpridos, experiências reproduzidas e métodos questionados, há indícios de que pode estar balançando mais um dogma científico.
Uma equipe de cientistas europeus chefiada pelo pesquisador Antonio Ereditato, em um experimento repetido nada menos de 16.000 vezes em um detector de partículas chamado Oscillation Project with Emulsion-tRackin Apparatus (OPERA) localizado no laboratório nacional de Gran Sasso, na Itália, testemunhou a luz “comer poeira” atrás de um neutrino (partícula subatômica), que chegou 60 bilionésimos de segundo antes dela, num percurso de 732 km!
Trecho do tunel curvo do LHC
Os pesquisadores são membros do CERN (Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire ), um laboratório internacional que reune cientistas e fundos de 20 nações para estudos da física das partículas, e dotado de algumas das mais avançadas instalações para este fim.
Uma destas instalações é o enorme duto acelerador de partículas LHC ( Large Hadron Collider) – Grande Colisor de Hádrons, ou “Trapizonga” para os irreverentes, como meu amigo Jair.
Caso esses resultados sejam autenticados e não seja detectada nenhuma falha na pesquisa, muita coisa terá que ser revista nos conceitos da física.
Quem quiser ver a notícia fresquinha e completa, é só dar uma olhada no site da revista VEJA, em:
Bom dia Leonel!
ResponderExcluirIsso comprova que sabemos pouco e que a ciência tem que levar em consideração que suas suposições ou "verdades" inquestionáveis, são muito restritas frente ao fantástico, imensurável e misterioso universo.... e que existem conhecimentos que são muitíssimo mais simples e importantes para adquirir que o homem além de não ter conseguido fazer progresso quanto a eles, pior, está perdendo terreno na área....vc sabe do que estou falando né amigo... coisas maravilhosas e verdades eternas.
Beijos!!
De volta meu amigo? Que bom. Seja muito bem-vindo. Espero que tudo tenha sido sanado na paz do Senhor.Nem apareci muito por aqui. Esse cantinho ganha vida quando você está por perto.
ResponderExcluirComo sempre estrondando com as fotos mais lindas da Blogosfera. Essa não faço a menor idéia, mas vou arriscar: Bali? Havaí? Me conta, tá?
Seu Post hoje mete até medo na gente. Alargando o tema, imagina se essas catástrofes estão acontecendo por praticarmos premissas obsoletas e erradas e não por mau uso e descaso com o meio ambiente? Já pensou quanta coisa vem por aí?
Bom dia meu amigo Leonel!
ResponderExcluirA fisica sempre me fascinou, mas aqui, da forma como você a descreve, sem duvida, leva-me a interessar muito mais pelo assunto.
O Universo não tem fim! Para lá do nosso sol com seus planetas, existem outros milhões de sol's também com seus planetas e quem sabe vida! Eu acredito nisso!
Um abraço.
Ah que essa luz "comedora de poeira" bem que podia estacionar aqui em casa e, rapidim messs, sugar toooodo o pó existente. Ia ficar numa alegria...só cê vendo! Mas, fiquei com seu retorno (tava cum sôdades) e desejando que tudo tenha dado CERTO.
ResponderExcluirBeijuuss, amado, n.a.
Leonel,
ResponderExcluirBela postagem. É como já escrevi algumas vezes, a ciência não é dona da verdade, ela está aberta a questionamentos e novas descobertas. Desde que o fenômeno seja provado, não há porque a ciência não aceitá-lo. Abraços e bom retorno, JAIR.
Amigo Leonel....
ResponderExcluirFez-me lembrar dum desastre!!
Nem a luz,
Nem o pensamento e muito menos essas novas experiências.
Pois quando a disenteria chega, Não da tempo de nada.. Nem acender a luz quanto menos pensar em algo... rss Éh BUXA!!!!
E Deussssssssssssskiajude
Um AvAcAgÁ mega ispéchion
Abraços
Tatto
É... quem sabe a trapizonga não seja de alguma utilidade. Talvez ela possa fazer chover lá nas alterosas ou gelar uma latinha de cerveja aqui em Niterói...
ResponderExcluirAbraço, amigo... mais rápido que a luz!
Boa noite meu amigo querido!
ResponderExcluirHj senti firmeza quando li seu comentário no meu blog.Rir e só rir,pq senti que vc é meu amigo mesmo...Sou uma pessoa de bem com a vida,risonha sem limites,cômica sem regras...ai vc fala que meu inverno não foi aquilo tudo,mas é óbvio que não...e vc matou a charada,kkkkkkkkkk,são essas coisas que nos elevam a criar laços de amizade...
Que sua primavera seja capaz de saúde e paz...
Bjs para aquecer tua primavera!
Alô, amigos:
ResponderExcluirCarla, eu sei sim o que estás falando, pois já aprendi a sintonizar na tua faixa de ondas...
Maria Emília, desta vez se trata de um resort nas Ilhas Maldivas, um grupo de atóis no Oceano Índico, a sudeste do Sri Lanka...
Quanto a mim, a luta está apenas começando...
Procuro refúgio com vocês...
José, que bom te ver aqui de novo, guerreiro de dois continentes!
Rê, desejo que toda a poeira se afaste do seu narizinho de felina! Ainda estou no início de um caminho que eu nem sei qual é, em compasso de espera...
Jair, meu amigo, espero que, como disse o mestre Barcellos, a Trapizonga sirva para algo de útil...Estamos afinados quanto à ciência...
Xipan, meu velho, eu também acho que esses cientistas deram uma barrigada (sem trocadilho), pois a disenteria é mais rápida até do que o pensamento...Nunca vi alguém conseguir segurar!
Mestre Barcellos, a se confirmar esta descoberta, talvez seja possível satisfazer os desejos de todos nós, e até chover cerveja gelada...
Severa, você veio provar que a primavera chegou mesmo, espalhando flores no meu cantinho!
Sempre benvinda, querida!
Abraços de coração em todos vocês!
(Isto não é encerramento de comentários! Fiquem à vontade para novas rodadas!)
Sintonia toatal nos dois...kkkkk...dia ou noite...tanto faz.... kkkk
ResponderExcluirObrigada pela informação so post!!!
Beijos e boa noite Leonel!!
Será que esse povo da física é tudo libriano feito eu e reinventa as certezas quando ninguém nem mais espera?
ResponderExcluirLeonel, sua luta = nossa luta.
Estamos contigo, sempre.
Beijos, meu professor e amigo querido.
A propósito, eu também chutaria Bali em relação a essa paisagem maravilhosa. Estás ficando expert nessas escolhas.
ResponderExcluirBeijos.
Boa tarde, querido amigo Leonel.
ResponderExcluirTomara que seja comprovado. Significa um avanço com a velocidade da luz.
É um bom motivo para os próprios cientistas não se sentirem "Deuses".
Vivendo e aprendendo... Buscando e encontrando.
Estava com saudades.
Que seu fim de semana seja abençoado.
Beijos.
Carla, é bom sintonizar a tua onda, a qualquer hora!
ResponderExcluirMilene, o ideal é que eles sejam librianos como nós, sempre abertos para novas alternativas e reformulações! Obrigado pelo apoio!
Eu vivo caçando paisagens!
Amapola, como eu já disse, o que a ciência conhece é um grão de areia desvendado, numa praia de mistério! Prazer em te rever!
Abraços de coração a todos!
(Isto não é encerramento de comentários! Fiquem à vontade para novas rodadas!)
Ola Leonel,
ResponderExcluirEu não tinha visto esta postagem, passou despercebido mas agora lendo me fez rir demais os comentários que você recebeu para esta postagem. Muito divertidos, coisa seria sempre vira piada,rsrs
Gostei do que a Regina escreveu, já que ela está comendo poeira, que venha aqui em casa! hehehe
Ou então aqui! Porque assim, enquanto a luz com toda a sua velocidade vai comendo poeira e me ajudando nas limpezas, eu aproveito o intervalo para escrever, hehe
Interessante este seu pensamento aqui:
A ciência conhece é um grão de areia desvendado, numa praia de mistério!
Foi você que a criou? Esta frase é do tipo de frase que quando alguém ler pode fazer enormes reflexões. Você aí nesta frase estava filosofando! rsrsrs
Beijos