Na minha postagem HISTÓRIA: SUBMARINOS ALEMÃES ATACAM!, eu mencionei que finalmente sabia quem tinham sido os atacantes de todos os navios brasileiros afundados na II Guerra Mundial.
Aqui, está, conforme prometi a mim mesmo, o resultado de muitas consultas e de cruzamentos de informações, sobre o tema navios brasileiros atacados por submarinos do eixo Itália-Alemanha durante a II Guerra. Esta é a lista dos navios afundados, com data, hora e local (quando disponíveis), a identificação do submarino atacante e o nome do seu capitão na ocasião do ataque.
Aqui, está, conforme prometi a mim mesmo, o resultado de muitas consultas e de cruzamentos de informações, sobre o tema navios brasileiros atacados por submarinos do eixo Itália-Alemanha durante a II Guerra. Esta é a lista dos navios afundados, com data, hora e local (quando disponíveis), a identificação do submarino atacante e o nome do seu capitão na ocasião do ataque.
Navios Brasileiros Torpedeados na II Guerra Mundial | ||||||
1942 | ||||||
N. | Navio (Mortos) | Data | Hora (1) | Local (Posição) | Submarino Tipo(2) | Comandante do submarino |
01 | Buarque (1) | 15/02 | 04:43 | Costa leste dos EUA 36°35'N, 75°20'W | U-432 VIIC | Cp T Heinz-Otto Schultze |
02 | Olinda (0) | 18/02 | 18:07 | Costa leste dos EUA 37°30'N, 75°00'W | U-432 VIIC | Cp T Heinz-Otto Schultze |
03 | Cabedelo (54) | 25/02 | - | Antilhas? | Da Vinci | Cp Cv Longanesi-Catani |
04 | Arabutã (1) | 07/03 | 21:10 | Costa leste dos EUA 35°15'N, 73°55'W | U-155 IXC | Cp Cv Adolf C. Piening |
05 | Cairu (1) | 09/03 | 02:25 | Costa leste dos EUA 39°10'N, 72°02'W | U-94 VIIC | 1T Otto Ites |
06 | Parnaíba (7) | 01/05 | 20:46 | Leste de Trinidad-Tobago 10°12'N, 57°16'W | U-162 IXC | Cp T Jürgen Wattenberg |
07 | Comte. Lira (2) | 18/05 | 22:30 | 200 nm da costa do RN | Barbarigo | Cp T Enzo Grossi |
08 | Gonçalves Dias (6) | 24/05 | 13:15 | Mar do Caribe 16°09'N, 70°00'W | U-502 IXC | Cp T J. Von Rosenstiel |
09 | Alegrete (0) | 01/06 | 23:51 | Mar do Caribe 13°40'N, 61°30'W | U-156 IXC | Cp Cv Werner Hartenstein |
10 | Pedrinhas (0) | 26/06 | 23:17 | 300 nm a NE de Porto Rico 23°07'N, 62°06'W | U-203 VIIC | Cp T Rolf Mützelberg |
11 | Tamandaré (4) | 26/07 | 08:15 | Ao largo de Trinidad-Tobago 11°34'N, 60°30'W | U-66 IXC | Cp T Friedrich Markworth |
12 | Piave (1) | 28/07 | 20:30 | 100 nm leste de Barbados 12°30'N, 55°49'W | U-155 IXC | Cp Cv Adolf C. Piening |
13 | Barbacena (6) | 28/07 | 00:40 | 100 nm leste de Barbados 13°10'N, 56°00'W | U-155 IXC | Cp Cv Adolf C. Piening |
14 | Baependi (270) | 16/08 | 00:12 | Costa de Sergipe 11°50' S, 37°00'W | U-507 IXC | Cp Cv Harro Schacht |
15 | Araraquara (131) | 16/08 | 02:02 | Costa de Sergipe 12°00'S, 37°19'W | U-507 IXC | Cp Cv Harro Schacht |
16 | Anibal Benevolo (150) | 16/08 | 09:13 | 11 nm da Barra de SE 11º42' S/37º23' W | U-507 IXC | Cp Cv Harro Schacht |
17 | Itagiba (36) | 17/08 | 18:03 | Costa da Bahia norte da Ilha de Tinharé 13°20'S, 38°40'W | U-507 IXC | Cp Cv Harro Schacht |
18 | Arará (20) | 17/08 | 18:03 | Costa da Bahia norte da Ilha de Tinharé 13°20'S, 38°49'W | U-507 IXC | Cp Cv Harro Schacht |
19 | Jacira (0) | 19/08 | 00:00 | Costa da Bahia Entre Ilhéus e Itacaré 14°30'S, 38°40'W | U-507 IXC | Cp Cv Harro Schacht |
20 | Osório (5) | 28/09 | 01:10 | Foz do Amazonas norte de Salinas-PA 00°03'N, 47°45'W | U-514 IXC | Cp T Hans J. Auffermann |
21 | Lajes (30 | 28/09 | 02:15 | Foz do Amazonas-PA 00°13'N, 47°47'W | U-514 IXC | Cp T Hans J. Auffermann |
22 | Antonico (16) | 28/09 | 00:00 | Costa da Guiana Francesa 05°30'N, 53°30'W | U-516 IXC | Cp Cv Gerhard Wiebe |
23 | Porto Alegre (1) | 03/11 | 16:42 | Largo de Port Elizabeth -África do Sul 35°27'S, 28°02'E | U-504 IXC | Cp Cv Hans Poske |
24 | Apalóide (5) | 22/11 | 22:17 | Leste das Pequenas Antilhas 13°28'N, 54°42'W | U-163 IXC | Cp Cv Kurt Engelmann |
1943 | ||||||
N. | Navio (Mortos) | Data | Hora (1) | Local (Posição) | Submarino Tipo(2) | Comandante do submarino |
25 | Brasilóide (0) | 18/02 | 03:15 | Costa da Bahia 12°38' S, 37°57' W | U-518 IXC | Cp T Friedrich Wissmann |
26 | Afonso Pena (125) | 02/03 | 23:01 | Ao largo da Bahia | Barbarigo | Cp T Roberto Rigoli |
27 | Tutoia (7) | 01/07 | 00:15 | Largo de Iguapé-SP 24º43' S, 47º19' W | U-513 IXC | Cp Cv Rolf Guggenberger |
28 | Pelotaslóide (5) | 04/07 | 17:45 | 5 nm norte de Salinas -PA 00°24'S, 47°36'W | U-590 VIIC | 1T Werner Krüer |
29 | Bagé (28) | 01/08 | 02:36 | 30 nm sul de Aracaju-SE 11°29'S, 36°58'W | U-185 IXC/40 | Cp T Augustus Maus |
30 | Itapagé (22) | 26/09 | 18:50 | 10 nm de Lagoa Azeda-AL 10º05'S, 35º54'W | U-161 IXC | Cp T Albrecht Achilles |
31 | Campos (12) | 23/10 | 12:33 | 15 nm de Alcatrazes-SP 24°42'S, 45°45'W | U-170 IXC/40 | Cp T Günther Pfeffer |
1944 | ||||||
N. | Navio (Mortos) | Data | Hora (1) | Local (Posição) | Submarino Tipo(2) | Comandante do submarino |
32 | Vital de Oliveira (99) | 20/07 | 04:54 | 25 nm sul do farol S. Tomé– RJ 22°29'S, 41°09'W | U-861 IXD2 | Cp Cv Jürgen Oesten |
(1) A hora, no caso dos submarinos alemães, se refere à hora de Berlim em que foi comunicado o afundamento. Esta coluna não serviu como ordenação, portanto podem haver horários fora de ordem, para um mesmo dia
(2) Os submarinos alemães tipo VIIC eram menores e tinham menor raio de ação que as diversas variantes do tipo IX, maiores e com maior autonomia.
Abreviaturas usadas no quadro:
nm= milha náutica (1.853 m)
N,S,E,W, NE = Norte, Sul, Leste, Oeste, Nordeste
1T = Primeiro-tenente
Cp T = Capitão-tenente
Cp Cv = Capitão-de-corveta
Como se pode ver, pouco mais da metade (17) dos navios brasileiros afundados durante a II Guerra foram atacados em águas nacionais. Os outros foram afundados em diversas partes do Atlântico, como na costa dos EUA e no Caribe. Até no Oceano Índico houve um ataque, no caso do Porto Alegre.
O Arará: um dos seis navios brasileiros torpedeados pelo U-507 entre os dias 16 e 19 de agosto de 1942. De seus 35 ocupantes, 20 foram mortos no ataque.
Originalmente, constavam 34 navios, mas excluímos desta lista o navio Cisne Branco, uma vez que não há nenhuma referência ao seu afundamento nos arquivos dos submarinos alemães, sendo que o submarino que alegadamente o teria torpedeado (U-161) foi afundado no mesmo dia, a uma distância longe demais do local do naufrágio. Muitas contradições envolvem a misteriosa explosão que causou o naufrágio do Cisne Branco. Na realidade, há mais dúvidas do que certezas em relação a este navio e pode ter acontecido algum acidente, já que ele levava carga militar considerada secreta (talvez explosiva), embora declaradamente transportasse apenas sal.
Também foi excluído o veleiro Paracuri, que consta nos arquivos alemães como apenas danificado por tiros de canhão pelo submarino U-159 no Caribe, em 05 de junho de 1942, não havendo registro de vítimas.
Quanto ao Cabedelo, faltam alguns dados, já que este navio saiu em 14-fev-1942 do porto de Filadélfia, nos EUA, com destino ao Rio de Janeiro, e desapareceu sem deixar destroços, sobreviventes ou corpos. Dois pesquisadores europeus, um alemão e o outro italiano, chegaram a mesma conclusão de que ele foi torpedeado pelo submarino italiano Da Vinci, em 25-fev-1942. Porém, não temos informações sobre o local exato.
O Cabedelo, que se acredita ter sido afundado próximo às Antilhas pelo submarino italiano Da Vinci, em 25 -fev-1942: 54 mortos.
Também não consta da lista, por não ser um navio, o pequeno pesqueiro de 20 t CHANGRILÁ (Shangri-Lá), afundado ao largo de Cabo Frio (RJ) a tiros de canhão pelo submarino U-199, em 22-jul-1943. O destino deste barco, dado como desaparecido, só foi conhecido no início deste século, quando foi liberado o teor do interrogatório dos tripulantes sobreviventes do U-199, capturados e levados para os EUA, após o afundamento do submarino, em 31-jul-1943. Os 10 tripulantes, do CHANGRILÁ, todos pescadores de Arraial do Cabo, foram metralhados para que não revelassem a presença do submarino naquela posição. Seus corpos nunca chegaram à costa nem foram encontrados.
Este não foi o único caso de desrespeito à tratados internacionais no tratamento de sobreviventes de naufrágios. Após um incidente com o navio Laconia, esses caso se tornaram frequentes.
Em 12-set-1942, no Atlântico Sul, ao largo da costa africana, o submarino U-156, comandado pelo capitão-de-corveta Werner Hartenstein, torpedeou o navio inglês Laconia. O barco transportava 136 tripulantes, 80 civis, 268 soldados ingleses e cerca de 1.800 prisioneiros de guerra italianos, vigiados por 160 soldados poloneses. Percebendo que havia aliados italianos entre os náufragos, o comandante iniciou uma operação de salvamento, convocando mais dois submarinos, um alemão e outro italiano para cooperar no resgate. Rebocando botes e com os conveses cheios de soldados, os três submarinos rumaram para a costa africana quando foram avistados por um avião-patrulha americano. Apesar de ostentarem bandeiras brancas e cruzes vermelhas, foram atacados e forçados a submergir, causando a perda de vidas. Mais tarde, os aproximadamente 1.500 sobreviventes foram resgatados por navios franceses, a essa altura aliados dos alemães.
Em decorrência disso, o almirante Karl Doenitz, comandante da frota submarina alemã, expediu uma ordem para que seus barcos não mais se envolvessem em resgates de passageiros de navios torpedeados. Entretanto, essa ordem não explica o metralhamento sistemático de sobreviventes.
Essa determinação foi um dos motivos que levaram o Almirante Doenitz a ser indiciado pelo Tribunal de Nuremberg, instaurado pelos aliados após o conflito, para julgar os crimes de guerra cometidos pelos alemães. Sua defesa alegou que o mesmo procedimento fora adotado pelos aliados em situações semelhantes, citando ações da marinha dos EUA no Pacífico. Essa estratégia parece ter funcionado, pois ele pegou apenas dez anos de prisão. Doenitz faleceu em 1980, aos 89 anos.
Anos após o Julgamento de Nuremberg, o governo brasileiro, a pedido da Marinha, solicitou a extradição, para julgamento no Brasil, do ex-capitão-de-corveta Gerhardt Wiebe e outros oficiais, que serviam no submarino U-516 por ocasião do torpedeamento do navio brasileiro Antonico, em 28-set-1942, ao largo da Guiana Francesa. Após abandonarem o navio em baleeiras, os quarenta sobreviventes ainda foram metralhados pelos tripulantes alemães, sendo 16 mortos, inclusive o comandante Américo Neves, e diversos feridos. Mas houve sobreviventes que relataram o fato. A extradição foi negada e o Brasil desistiu da solicitação.
As perdas humanas brasileiras nestes afundamentos atingiram a soma total de 1.080 mortos.
Curiosamente, o primeiro navio brasileiro a ser atacado na II Guerra não foi alvo de nenhum submarino, mas de um avião!
Em 22 de março de 1941, o Taubaté, que viajava no Mediterrâneo, do Chipre para Alexandria, no Egito, foi atacado próximo ao seu destino por um avião da Luftwaffe, que após lançar bombas sem acertar, metralhou o navio, mesmo após o içamento de uma bandeira branca, matando um tripulante e ferindo outros 13. A diplomacia brasileira protestou, mas consta que a embaixada alemã não se pronunciou a respeito. Na época, o governo de Getúlio Vargas via com certa simpatia o regime nazista e a política externa brasileira buscava a neutralidade em relação à guerra.
Durante a II Guerra, os submarinos alemães afundaram mais de 3.000 navios aliados.
A lista dos navios brasileiros torpedeados foi elaborada com dados das seguintes fontes:
Apontamentos do Gen. da reserva Darcy Lázaro, veterano da FEB (Assoc. Dos Ex-Combatentes – Seção Paraná), conforme citado pelo pesquisador Diniz Esteves.
Informações constantes no livro do falecido Brig. Ivo Gastaldoni MEMÓRIAS DE UM PILOTO DE PATRULHA.
Em uma série de artigos do mesmo autor, publicados na REVISTA DA AERONÁUTICA, editada pelo Clube de Aeronáutica.
No excelente livro O BRASIL NA MIRA DE HITLER, de Roberto Sander (Ed. Objetiva, 2007), que conta diversos detalhes sobre o afundamento dos navios brasileiros, sobre a atividade de espionagem alemã no Brasil e da política brasileira da época.
No site www.uboat.net, onde constam informações detalhadas sobre as operações de mais de 1000 submarinos alemães durante a II Guerra Mundial.
Que belo trabalho de pesquisa amigo!
ResponderExcluirFiquei impressionada com o grande número de Brasileiros que morreram e de como cada embarcação teve seu fim.
Desconhecia muito do que aqui tu escreveu.
Abraços,
Nossa não imaginava que fossem tantos navios, ótimo post Leonel abração :-)
ResponderExcluirOla Leo,
ResponderExcluirExecelente matéria e muito interessante a ideia central; fiquei impressionada!
Se quiser conhecer minha pequena biblioteca, encontra-se neste endereço http://www.bookess.com/profile/adrianasph/books/
Todos sem frete, adquirindo um, escolha outro como brinde e mimo meu para você, basta me enviar um email
Adriana!
Leonel,
ResponderExcluirComo sempre, teu texto está informativo e bem elaborado. Baseado em fontes fidedignas tu consegues "fechar" de maneira brilhante um tema que dos mais intrincados, para não dizer polêmicos também. Parabéns por essa joia de "reportagem", nós leitores só temos a agradecer, JAIR.
Leonel, meu grande e saudoso amigo!
ResponderExcluirMais um lindo escrito teu que me enche de conhecimento! Obrigado por nos oferecer esta forma de nos informado de coisas tão importantes!
Desculpa este afastamento, mas estamos no verão, principalmente no mês de Agosto, onde eu estou cheio de trabalho na produção e organização de festas populares. No inicio de Setembro tudo voltará ao normal.
Um beijo bem grande em tua alma.
Um texto e tanto Leonel!
ResponderExcluirCheio de informações interessantes que vc descreve com maestria.
Beijos e boa tarde!
Carla
Essas informações são de grande valias.Quantos navios? e muitos brasileiros perderam sua vidas.Um abraço amigo!Ainda não vi tua carinha nos meus membros.
ResponderExcluirSmareis!
Leonel... Meu véio!!
ResponderExcluir"Tô ligado que nas guerras a vida é insignificante e a morte é a glória!!
Sempre me entristeço com esses assuntamentos... Gosto Não!
Deusssssssssskiajude
Abraços meu amigão
Tatto
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa noite meu professor!
ResponderExcluirQue aula hém!
Aprendemos muito quando passamos por aqui...
Sua alma quando pousa lá no meu cantinho,fico tão feliz,com desejos de te ver todos os dias por lá...ainda digo para as pessoas que não sou pretenciosa,kkkkkkkkkkkkkkkkk imagine se fosse!
Deixe eu resumir essa história;sua visita me deixa feliz!
Bjsssssssssssssssss
Um dia vou visitar um sbmarino, embora já viva em um....kkkk
ResponderExcluirPorque sizem que sacamento é igual a um né?? kk
Pode até boiar, mas foi feito mesmo para afundar...kkkk
Será?
Brincando viu amigo!
P descontrair!!
Beijos e boa tarde,
Carla
Desculpe-me quis dizer casamento.
ResponderExcluirOla Leonel,
ResponderExcluirEu li o seu comentário la no meu blog e vim aqui ler este seu novo post... Hoje estava respondendo aos amigos e visitando alguns blogs e já estava para vir aqui quando li sua mensagem.
O que posso dizer é que toda esta confusão que o Google esta fazendo para que meu blog apareça ou desapareça, rsrs deve ser porque estão pensando que eu deva estar pra la de Bagdá... Talvez mais distante que no Japão, em alguma ilha do Pacifico rsrs ou talvez estejam pensando que estou postando na lua ou em algum lugar situado em uma outra galaxia, kkkk ou quem sabe estão pensando que estou em algum submarino e esta sendo incapaz de ser avistado e pronto para atacar, kkkkkkkk Porque vou te dizer uma coisa: Che Caquio! rsrs Que erro! Desse jeito eu vou pro brejo!
Eu li tudo, e achei curioso uma coisa nisto tudo... Sera que eu entendi? kkkk
Este Changrila que você fala não fazia parte da guerra e mesmo assim eles afundaram tudo? Porque ao ler o que você dizia parece que eram apenas pescadores, aqui nas nossas águas.Opss nas águas de vocês, porque eu estou nas proximidades do Mediterrâneo, rsrs
Estou de ferias e ontem eu passei o dia em um Lago. Lago de Lecco e achei lindo. Tantas lanchas circulando e um belo Sol. Foi um belo passeio... Sera que em um lago poderia esconder um submarino? Fiquei curiosa.
Beijos
Leonel,
ResponderExcluireu gosto muitíssimo desses assuntos de guerra!
É sempre bom conhecer um pouco mais daquilo que pouco ou nada sabemos, meu querido!
Já afirmei aqui que você é excelente nas suas explanações...e o Jair definiu muito bem: informação com dose equilibrada, adequada, de elaboração!
Mas, falando do texto...ainda um pouquinho 'zonza', consegui ler tudo, e você me conduziu a um mundo nostálgico (dramático, claro) da segunda guerra! Penso sempre como teria sido se tivesse vivido naquele tempo, que não vai tão longe assim!
E mais saudade deu, do Cisne Branco...qual noite de lua...
Viu como consigo florear e amenizar um assunto tão importante e sério como esse?
Talvez para não escutar os gritos surdos dos que sofreram e morreram nos submarinos!
Talvez por saber que, nesse grande número de naufrágios, nossos irmãos perderam a vida, combatendo... mas guerra é sempre guerra, e não deixa de ser triste.
Eu me lembro da sua promessa de nos mostrar essa estatística, naquela postagem. Parabéns por cumprir, com honra!
Um grande abraço,
e venha ver a ortografia divertida...rs
Não tinha a menor ideia! Aliás, já disse e repito todas as vezes que leio suas postagens: aprendo, aprendo e aprendo com você!!!
ResponderExcluirBeijuuss, amado, n.a.
Amigo boa sexta feira!!
ResponderExcluirBoa noite!
Carla
Assuntamentos de guerra, feito disse o Tatto, me entristece, eu nunca vou compreender a guerra, seja lá a desculpa que se arrume.
ResponderExcluirMeu querido, mais uma vez um show de pesquisa e informação. Melhor pra nós que saímos daqui sabidinhos da silva.
A propósito, sua frase lá em cima, aliás, a frase anônima, perfeita! Ai de nós!
Beijo!
Leonel vc traz muitas cores para meus dias amigo.
ResponderExcluirObrigada!!!
Bom sábado!
Carla
Nossa, sou blog vai ser ótimo pra eu estudar alguns assuntos da aula de geografia hahah.
ResponderExcluirMuito bom seu trabalho, consegui entender algumas coisa que eu ainda nao tinha bem claro sobre questoes políticas e etc. Parabéns
AH, e muito obrigada pela sua visita no meu blog, eu vou dar uma olhada nas hipóteses que voce me mandou.
beijos, e volte sempre
Leonel que maravilha encontra alguém que valoriza nossa história. eu não sabia de tudo que você colocou. fico grata.
ResponderExcluirum abraço.
beth
Olá, Leonel, eu vi você em outro blog, e resolvi te visitar, esse post eu não entendi bem, tem que ler com atenção...,
ResponderExcluirO post anterior, eu adorei, estou te seguindo e espero uma visita tua no meu cantinho. Beijos da Mery do Rio de Janeiro, se for lá, não se assuste com o meu post, quero muito um comentário de um carioca, pois nós sabemos da nossa realidade.
Olá amadoooo, desculpa a distância de tmpo em responder, é que estou amarrotada de coisas a fazer, mas com muita vontade de estar perto de vocês que me fazem tato bem...
ResponderExcluirLembrando que temos uma enquete maluca la no blog, uma espécie de ginacana, e nós autores, apostamos um prêmio entre nós para quem ganhasse, e eu, rsss, convido a você para votar em meu humilde livro e amado o voo da estirpe, tá? Dia 10 tem sorteio!
Amigo passand entre janelas, atravessando mares para te desejar um feliz domingo!!
ResponderExcluir:D
Aqui em Aracaju agora também faz frio. O clima anda mudado.
Carla
Oi Leonel, é sempre bom ter conhecimento assim sobre navios brasileiros.Parabéns por essa bela postagem.Adorei ver sua carinha lá nos membros. Desejo um ótimo começo de semana cheio de coisas especiais. Um Beijo meu amigo!
ResponderExcluirSmareis
Havia um navio chamado Taubaté? Hoje quem esta afundando Taubaté a cidade que eu quase moro é um prefeito corrupto! A cidade vive um dos seus piores momentos é triste... Um abraço e deixa eu caminhar mais por aqui!
ResponderExcluirOlá amigo, encontrei por acaso seu blog e gostei muito, principalmente por tratar do assunto Segunda Guerra. Meu pai guardava a sete chaves uma revista chamada Agressão, sobre os bombardeamentos, ela foi roubada em uma exposição sobre a segunda guerra. Anos depois consegui uma num sebo e pra ficar pra eternidade resolvi escanear e distribuir o máximo. Caso você e seus leitores tenham interesse segue o link para baixar: http://www.4shared.com/office/cmidCNrX/Agresso.html
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho de pesquisa. Falta, porém, um navio: o pesqueiro Shangri-lá, afundado pelo submarino nazi U-199 em 22 de julho de 1943, em Cabo Frio, com a morte de todos seus dez tripulantes.
ResponderExcluirhttp://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u23152.shtml
982 brasileiros foram assassinados pelas ratazanas nazi-fascistas nos navios mercantes brasileiros. E hoje ainda existem brasileiros traidores que sob nomes como White Power cultuam o neonazismo, o racismo, o separatismo e outras ideias imundas. Cadeia já nesses canalhas, em respeito à memória de nossos 982 irmãos assassinados pela escória da cruz gamada!
Meu amigo, leia de novo, e desta vez leia todo o texto, e veja porque eu não inclui o Shangri-lá na relação...
ExcluirAcho que alguns destes imbecis semianalfabetos que se dizem neonazistas nem sequer sabem quem são seus pais...
Obrigado pela visita e pelo comentário.
Leia os outros dois posts sobre o mesmo assunto:
http://asteroide-leonel.blogspot.com.br/2011/07/historia-submarinos-alemaes-atacam.html
e
http://asteroide-leonel.blogspot.com.br/2011/09/historia-submarinos-do-eixo-afundados.html
Abraços!