FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

CIÊNCIA: TEMOS COMPANHIA!

Nossa Terra, a dama azul que roda pelo salão do sistema solar, não estava sozinha! Um pequeno vagabundo errante lhe serve de abre-alas há muito tempo, oculto discretamente nas trevas frias do espaço.
Notícia publicada na revista NATURE revela que os astrônomos que estudam as fotos tiradas pelo satélite-observatório espacial WISE, acabam de descobrir o asteroide 2010TK7, o primeiro “troiano” identificado orbitando o Sol enquanto circula à frente da Terra.
“Troianos” são chamados os asteroides que compartilham a órbita de outro corpo celeste, girando em torno de um dos pontos de equilíbrio gravitacional, adiante ou atrás dele. Enquanto sempre precedem ou seguem o planeta, jamais colidirão com ele. Os astrônomos responsáveis pela descoberta afirmaram garantir que a órbita de 2010TK7 permanecerá estável por pelo menos mais 7.000 anos. Ufffa!
No nosso sistema solar, já se sabia que Netuno, Júpiter, Marte e duas luas de Saturno dividiam suas órbitas com asteroides troianos.

 A órbita da Terra aparece em azul. O Sol é o círculo amarelo no centro. A órbita de 2010TK7 está em verde. Suas revoluções acompanham a translação da Terra. Se não sofrer interferência de outro corpo celeste, deverá permanecer sem alterações significativas por pelo menos 7.000 anos. (Foto: Nature Magazine)

Cientistas já haviam previsto que a Terra deveria ter troianos, mas que seriam difíceis de ver por seu tamanho relativamente pequeno e por ficarem visíveis durante o dia, próximos do Sol, pelo ponto de vista terrestre.
A descoberta de 2010TK7, uma rocha de aproximadamente 300 metros, foi confirmada posteriormente por observações feitas a partir de um telescópio terrestre no Havaí.
Saiba algumas informações sobre o WISE, o satélite-observatório autor das fotos que permitiram a descoberta do asteroide troiano.

 WISE: uma pequena maravilha recheada com tecnologia de ponta e resfriada por um sistema criogênico, que fotografou o espaço durante apenas 14 meses. Mesmo assim, os cientistas acham que valeu a pena. (Imagem:extraída de uma concepção artística da NASA/JPL.)

WISE – Wide-field Infrared Survey Explorer
(Explorador de Busca Infravermelha de Grande Amplitude)
Projeto: NASA e Jet Propulsion Laboratory.
Construtores:
Ball Aerospace, Lockheed-Martin, Space Dynamics Laboratory e SSG Precision Optronics Inc.
Peso: 750 kg
Lançamento: 14-dez-2009 – Base aérea de Vanderberg (Lompoc, Califórnia).
Desativação: 17-fev-2011, quando seu transmissor foi desligado.
Custo da missão: 320 milhões de dólares.

Resumo da missão:
Lançado por um foguete Delta II, o WISE foi colocado a orbitar a cada 95 minutos em torno da Terra, numa distância de 535 km. Sua proposta primária seria mapear objetos cuja luz não fosse visível da Terra, devido ao baixo índice de reflexão, ou à sua absorção pela atmosfera terrestre.
O satélite foi colocado em uma órbita polar, passando por ambos os polos e se mantendo sempre sobre a linha do crepúsculo, de forma a ficar sob a sombra protetora do seu próprio coletor solar, abrigado permanentemente da radiação do Sol.
Como o calor poderia distorcer imagens infravermelhas, seus sensores foram mantidos a uma temperatura de 8° Kelvin (-265° C) por meio de um sistema criogênico que utilizou hidrogênio.
Durante 10 meses, realizou uma busca ampla nos céus com um telescópio infravermelho de 40 cm de diâmetro, captando aproximadamente 1,5 milhão de imagens (uma a cada 11 segundos) em quatro faixas de comprimentos de ondas:

Faixa 1 (3.4 µm): adequada para captar estrelas e galáxias.
Faixa 2 (4.6 µm): detecta radiação térmica de fontes internas em objetos subestelares como anãs marrons (estrelas que não se desenvolveram – em Portugal: anãs castanhas).
Faixa 3 (12 µm): detecta radiações térmicas dos asteroides.
Faixa 4 (22 µm): detecta nuvens de poeira cósmica em locais de formação de estrelas, onde as temperaturas alcançam 70 a 100 graus Kelvin.
(1 µm (micron) = um milionésimo do metro)

Nesta foto batida pelo WISE, 2010TK7 está assinalado pelo círculo verde na parte inferior direita.
(Foto: NASA/JPL - Caltech - UCLA.)

Em outubro de 2010, se esgotou o suprimento de hidrogênio usado como arrefecimento, e as verbas inicialmente alocadas para o projeto. Mas, mesmo com limitações operacionais, o projeto recebeu um reforço de verbas e ainda foi tocado por mais 4 meses, no programa chamado NEOWISE ( NEO de Near-Earth Objects) pesquisando pequenos corpos celestes nas proximidades da órbita terrestre.
Os resultados totais da missão serão publicados em março de 2012, mas sabe-se de antemão que o WISE descobriu mais de 33.500 novos asteroides e cometas, tendo observado mais de 154.000 objetos dentro do nosso sistema solar, até outubro de 2010. Além disto, também foram feitas imagens da Via Láctea e do espaço exterior a ela.
E, de quebra, ainda revelou a presença deste nosso pequeno parceiro de dança, bailando com a Terra no imenso salão espacial.

23 comentários:

  1. Ola Leonel,
    Aqui agora são 7:19 da manha e estou para ir ao trabalho mas antes sempre olho um pouco de tudo aqui no computador para no final chegar atrasada e fazendo isto, hoje vi esta publicação e queria dizer que pela primeira vez eu já sabia desta noticia, kkkkkkk
    Vi nos jornais daqui, mas era somente uma noticia sem tanta explicação e não como você faz. Eu quando vi, fiquei com vontade de enviar para você. Eu queria te dar a noticia primeiro que você descobrisse kkkkkkk mas na hora não tive tempo e depois esqueci.
    Queria vencer você, kkkkkkk só para mostrar que eu estou agora mais atenta, kkkkkk porque este seu modo de colher noticias no ar é impressionante, não foge uma bomba sequer, rsrsr
    e também porque falava sobre um Asteroide e isto para você com certeza seria muito importante para falar em seu Blog.
    Me desculpe por não ter te enviado e que bom que você postou. Eu vou tentar achar a noticia aqui e depois te envio mesmo em atraso, só para você ver como é um noticiário daqui sobre um assunto como este.
    Depois eu volto para ler.
    Eu apaguei o recado porque tinha milhões de erros ao escrever. Eu ainda estava dormindo... rsrs(Favor eliminar de vez ai do seu Blog.)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Leonel,

    Admiro, sempre, a grande pesquisa que fazes para nos deixar bem informados.
    Tem que se ter um tino todo especial, talento este que confesso não tenho.
    Existe alguma possibilidade do Asteróide vir a mudar sua órbita e seu curso e vir a colidir com a Terra?

    Beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
  3. Aymée, não se atrase por minha causa. Vou te nomear correspondente do ASTEROIDE na sucursal européia! Estas notícias, nos órgãos da imprensa não especializada, geralmente são bem resumidas, às vezes apenas registram sem elucidar muito.

    Sandra,como eu disse lá em cima, pelo menos segundo os homens de ciência, podemos ficar tranquilos pelos próximos 7.000 anos, pelo menos em relação a este troiano.

    Abraços a vocês!

    ResponderExcluir
  4. Os pontos de equilíbrio gravitacional (pontos de Lagrange) são 5 para cada grande corpo (até a lua os tem). Desses, dois são estáveis, e o asteróide em questão orbita em um deles. Outros serão descobertos, com certeza. Abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  5. Leonel,
    Coisa de astrônomo amador sem muitos recursos, o que você faz. Na falta de um telescópio em sua casa você busca conhecimento em outras fontes e nos traz essas notícias da melhor qualidade. Teu texto, sempre enxuto, aborda os temas com competência e elegância, além claro, com uma visão de quem sabe das coisas. Parabéns.
    OBS - Tenho um telescópio de reflexão com espelho de oito polegadas desde o aparecimento frustrado do cometa Halley quando eu ainda morava no Rio, mas as luzes das cidades limitam muito seu uso. Com pouca luz dá para observar as principais crateras lunares e com muita sorte até os anéis de Saturno. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  6. esse tema é mto interessante! se ele ficar estável uns 700 anos acho que pra gente já tá de bom tamanho né rs. (e se a gente não acabar com o planeta antes disso...)

    boa semana, amigo!

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo Leonel ..

    Deveras "fantártiga" sua postagem, Me fez lembrar quando com meu TK-2000, isento de hard disk, EU adquiri (piratóviscamente) um software de nome "ORBIT", que com muito custo consegui executar e ver o sistema solar através do PC.
    - Desde essa época descobri que:- Gostava mais do executos ( PC ), do que as coisas que ele executava ( Softwares )... rss

    Bacana pra dedéu, lí em um fôlego só!
    Deusssskiajude
    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  8. Ola,que bom que viestes ao meu aniverdario;obrigado pelos comentarios sempre carinhosos e de grande incentivo.O tema de tuas postagens é muito,muito interessante,apezar de não estar quase por dentro deste assunto,assim que tiver um pouquinho mais de tempo,pretendo tomar mais conhecimento desta materia,para poder opiniar a respeito.Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Me perco todinha nessas informações científicas, embora o universo me fascine, seus mistérios, essas imagens fantásticas. Você me perdoa?

    Mas meu amigo, esse primeiro parágrafo, que lindeza de poesia. Eu nem sou especialista nesse tipo de análise, mas adorei como o conduziu.

    Todo o texto, com a clareza de sempre...
    Beijos, meu caro professor.

    ResponderExcluir
  10. Ahhh, passei a sentir falta de seus comentários, rss, quem mandou me mal acostumar, isso é muito bommmm... Passando para sentir o astral daqui, e lhe desejar uma bom inicio de semana, e dia 10 está chegando, e com ele desejo-lhe a sorte de levar para a tua estante um dos nossos livros lá do O diario de uma poetisa, dos novos autores.
    Estou com post no meu blog, esperando por sua espiada, é do livro que acabei de terminar.

    ResponderExcluir
  11. Barcellos, como você falou, é provável que sejam descobertos outros troianos. Inclusive, ainda estão analisando as outras fotos do WISE

    Jair, eu pensei em comprar um telescópio, mas saber que só poderia usa-lo com eficácia fora da cidade me deixou meio desanimado.

    Alexandre, realmente, está parecendo que os humanos estão mais perto de destruir a Terra do que os asteroides!

    Xipan/Tatto, eu segui um caminho diferente e trágico: comprei um TRS COLOR, que chamavam CoCo, mas o meu, fabripirateado pela Prológica, era mesmo um cocô! Passou mais tempo na autorizada do que na minha casa!

    Suzane, obrigado pela visita! Eu procuro filtrar as matérias científicas de modo a facilitar a compreensão, mas nem sempre consigo!

    Milene, você, a Carla e o Barcellos, estão tentando descobrir em mim uma insuspeitada veia poética, mas é tudo apenas influência de tantos poetas e poetisas que povoam essa blogsfera. Posso estar virando poeta por osmose, só de ficar perto de vocês!

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  12. Amigo,

    Dos amigos queridos só faltou tu lá no meu post de primeiro aniversário ontem......sniff...sniff...

    Beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
  13. Sandra, me perdoe essa falha!
    Eu fiquei meio ausente e você posta com muita frequência, acabei me perdendo!
    Mas já fui lá pegar um docinho da festa!
    Abração e parabéns de novo!

    ResponderExcluir
  14. Leonel obrigada por trazer notícias do céu e nos apresentar o dançarino 2010TK7.
    Viajei alto agora!!
    Tudo que precisava para sair de órbita por um tempo.
    Parabéns pelo post que mistura informação importante e interessante com trechos poéticos liiindos amigo.
    Amei!
    :D
    Carla

    ResponderExcluir
  15. Drisph/Adriana: acho que nos desencontramos, tanto lá como aqui! Eu comentei teu último post, e, quando comecei a responder aos comentários aqui, o teu ainda não tinha aparecido! Bem sugestivo o flerte de um anjo (deve ser uma "anja", pois já tem "presidenta")com o deus-ladrão Hermes! Recomendo a todos!

    Carla, foi uma satisfação saber que te ajudei a orbitar um pouco, bailando também algumas valsas no salão do Rei Sol! Mas, cuidado com este troiano, hein? De um vagabundo espacial pode-se esperar qualquer coisa!

    Abraços a vocês!

    ResponderExcluir
  16. kkkkkkkkkkkkkkk.... não é que é um perigo danado!
    Leonel obrigada pela dica.
    Troquei mesmo alguns versos de lugar, gostei e já fiz algumas alterações.
    Vamos escrever um poema a quatro mãos qualquer dia hein?
    Bom dia com alegria!
    :D
    Carla

    ResponderExcluir
  17. Nessa postagem vou engrossar as vozes dos amigos:achei de uma leveza poética linda!Me deu até vontade de sair bailando nesse salão espacial...Mas tenho que me contentar com os salões daqui.
    Beijuuss, amado, n.a.

    ResponderExcluir
  18. Es bueno ir en compañís, aunque, en este caso, mejor viéndose en la distancia, saludos!

    ResponderExcluir
  19. Olá amigo Leonel,

    muito obrigada pelos parabéns deixados no "Sete Ramos"!
    A aniversariante sou eu :)

    Um beijo.

    Amélia

    ResponderExcluir
  20. Olá Leo, querido amigo sempre leal,
    Adorei o seu comentáriooo...
    Nossa! você disse tudo e muito mais! Bravo crítico enaltecedor, sabe o que diz.
    Estou lá, te esperando, esta é a nossa jornada.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  21. Boa noite amigo11
    hoje estou sem internet em casa e estou no shopping para dar boa noite aos amigos. CAIU!
    Boa noite!
    CARLA

    ResponderExcluir
  22. Meu grande amigo Leonel!
    Como já sabe, sempre gostei de ler e escrever coisas que tenham haver com a politica, não só pela politica de hoje, mas porque a história sempre se fez com politica! Para além disso, adoro lêr geografia e astrologia! Este espaço "Asteroide" é o sitio mais importante que já li sobre Astrologia! Aqui vc me faz voar sobre o espaço e conhecer coisas que jamais poderia saber se não foce você! Muito obrigado! Bom de mais seus escritos!

    Um abraço.

    ResponderExcluir