FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

OSCAR PISTORIUS: DEFICIENTE OU SUPERDOTADO?

Ciborgue (organismo cibernético) é um organismo onde foram acopladas partes sintéticas, com a finalidade de melhorar sua capacidade natural com o auxílio de tecnologia avançada.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Na década de 70 do século passado, eu acompanhei uma série da TV americana intitulada O HOMEM DE SEIS MILHÕES DE DÓLARES, onde o astronauta e piloto de provas Steve Austin (Lee Majors), após sofrer um grave acidente aeronáutico, serve de cobaia para um experimento de seis milhões de dólares (na época uma quantia fabulosa), utilizando a melhor tecnologia state-of-the-art existente, e tem as partes de seu corpo afetadas pelo acidente substituidas por peças eletrômecânicas que o transformam num super-homem.

 Lee Majors, como Steve Austin, o astronauta que virou super-homem no seriado, apresentado no Brasil pela TV Bandeirantes nos anos 70
.
Para não falar de Arthur C. Clarke (sempre ele) que já havia antecipado esta situação, no seu conto ENCONTRO COM MEDUSA, de 1971.
Dia 19 do corrente mês, em Lignano Sabbiadoro, na Itália, o atleta sul-africano Oscar Pistorius, de 24 anos, atingiu a marca de 45,07 segundos nos 400 metros rasos, qualificando-se para disputar as olimpíadas de 2012, em Londres. Esta marca também o qualificou para participar do Mundial de Atletismo de Daegu, Coréia do Sul, no mês que vem.
Esta notícia pareceria banal, se não fosse pelo fato de Oscar Pistorius ter nascido com um defeito congênito, sem as fibulas (fibula é um osso que liga o calcanhar ao joelho) em ambas as pernas, o que fez com que elas fossem amputadas abaixo do joelho quando ele tinha 11 anos!

 A fibula, também chamada perônio: osso que faltou a Oscar Pistorius.

Seu pai, Heinke Pistorius, diretor de uma mina de cal em Pretória, incentivou Oscar a aprender a andar usando próteses, que eram substituídas a cada nove meses. Oscar se adaptou muito bem, passou a jogar tênis e chegou a ter destaque como jogador de rúgbi, até que uma lesão no joelho o levou a abandonar esse esporte e a dedicar-se ao atletismo.
Com próteses fabricadas na Islândia, feitas com fibra de carbono, seu desempenho melhorou significativamente.  Sintomaticamente, essas próteses são chamadas Cheetah (guepardo, um felino africano muito veloz).

 "Blade Runner": segundo testes feitos pela IAAF, suas próteses lhe dão vantagem de 25% sobre os corredores comuns!

Em 2004, nos Jogos Paraolímpicos de Atenas, obteve ouro nos 200 m e bronze nos 100 m.
Em 2005, na Copa do Mundo Paraolímpica, foi medalha de ouro nos 100 e 200 m.
Por isto, recebeu o apelido de “Blade Runner”, pois corria sobre lâminas de carbono.
Foi então levantada a hipótese de que Oscar teria vantagem sobre os outros atletas amputados de apenas uma perna, já que suas próteses teriam na verdade desempenho superior ao de uma perna normal.
Em 2007, ele começou a competir contra os atletas não portadores de deficiência, o que também se tornou motivo de polêmica.
Em 2 de novembro de 2007, em função de protestos, a Associação Internacional de Federações de Atletismo (International Association of Athletics Federations - IAAF) Órgão que rege o atletismo internacional, convocou Oscar até Colônia, Alemanha, para avaliar se suas próteses representavam ajuda tecnológica ao seu desempenho nas pistas.
O desempenho de Oscar foi comparado ao de outros seis corredores não-amputados, com o uso de 12 câmeras infravermelhas e quatro câmeras de vídeo de alta velocidade, analisando os pontos de apoio,as forças de reação recebidas do solo, o armazenamento e recuperação da energia elástica, as alterações de extensão e freqüência das passadas, o consumo de oxigênio e a produção de ácido láctico.
As conclusões da equipe médica que fez a análise foram de que Pistorius, com ajuda dessas próteses, “dispunha de assistência mecânica e fisiológica que lhe conferiam no mínimo 25% de vantagem em relação aos seus concorrentes”!
Em consequência, o atleta teve a sua participação nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 vetada pelo Comitê Olímpico Internacional.
Oscar recorreu da decisão, e em Maio de 2008, o TAS (Tribunal Arbitral du Sport) autorizou-o a competir nos Jogos Olímpicos de Pequim. Contudo, ele não conseguiu obter índices para a qualificação.
Agora, qualificado com a marca obtida em Lignano Sabbiadoro, ele já recebeu as boas-vindas da organização dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.
Breve poderemos avaliar seu desempenho numa competição de ponta, e concluir se ele, além ser mais um grande exemplo de superação humana, é também uma vitória da tecnologia, como o ciborgue do seriado, capaz de superar competidores comuns.

24 comentários:

  1. Eu era fã de carterinha do seriado do
    HOMEM DE SEIS MILHÕES DE DÓLARES que era uma febre entre a garotada da cidadezinha que eu morava. Super interessante essa pôlemica.

    ResponderExcluir
  2. Cara eu assisti o homem de seis milhões de dólares, achava fantástico e tinha também a mulher de seis milhões de dólares, tem até um filme que os 2 se encontram, em outro eles até casam também, aff tá doido, e também vi esse cara com as próteses correndo impressionante realmente, bração Leonel.

    ResponderExcluir
  3. A vida imita a arte...
    Abraços, amigão.

    ResponderExcluir
  4. Leonel.... meu bródis
    Eu era fã do Ciborg... principalmente no momento Slow motion com aquele barulhinho característico do filme... hehehehe

    Cara!! o muleke nasceu com pobrêma, foi amputado, se superou, participou de varios esportes, teve outro pobrêma com o juêio e foi correr nas paraolimpíadas, não aceito como corredor defici~ente , foi correr cos bão de pernas e ainda gera toda essa polêmica de "ajuda mecânica"?
    - Phohha!!! Quem quiser correr cum ele sem gerar polêmicas "QUE CORTE AS PERNAS ENTÃO PÔ!!!"

    Ô povo félasdapusticas MÊU..... rsss

    Deussssskiajude
    Abraço cybernético....
    Tatto

    ResponderExcluir
  5. Leonel,
    Esse atleta é a ponta de lança de uma tecnologia que num futuro próximo terá condições de, cada vez mais, substituir membros danificados. Não acho que viveremos num Planeta com "Steven Austins" e "Robocops" andando pelas ruas, contudo, gerações futuras poderão ter a esperança de se tornarem produtivas e levar vidas normais depois de sofrerem acidentes que na nossa época ainda são incapacitantes. Acabo de ler "Sangue e Entranhas", um livro sobre os avanços da medicina desde os primórdios e lá fica claro que as substituições serão cada vez mais frequentes e ousadas, só não se projeta (ainda) a substituição de cabeças por que não há tecnologia disponível e porque considera-se (ainda) eticamente indefensável tal procedimento. No mais, parabéns pelo ótimo texto, JAIR.

    ResponderExcluir
  6. Grande Leonel! Tudo bem, meu amigo?

    Vejo que você é um excelente professor. :) Além de discorrer bem sobre o tema, ainda se mune de muitas informações sobre o assunto.

    O resultado não poderia ser outro: um texto interessantíssimo e um atleta que ganha mais um torcedor e admirador.

    Grande abraço, Leonel!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Leonel,

    excelente o teu texto, assim como o exemplo desse atleta para aqueles que nos dizemos "normais!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Ao concluir o texto, me veio o mesmo questionamento do Tatto: ele não podia concorrer com os paraolímpicos, leva vantagem sobre os "normais"... Vão impedi-lo de correr, agora?

    Linda história, obrigada por trazê-la.

    Eu também amava o Homem de Seis Milhões de Dólares, bem mais do que a Mulher Biônica, e pra mim o episódio em que os dois duelam contra o Sasquatch é inesquecível.

    Beijo,Leonel.

    ResponderExcluir
  9. Parece que todos perceberam o impasse: ele tem desempenho muito superior e ganharia tudo nas paraolimpíadas.
    Competindo contra os "normais" ele já tem superioridade comprovada, pelo menos teoricamente.
    Mas, tem outros fatores, como a explosão muscular e a resistência.
    Já ouvi falar que sua liberação para competir abriria o precedente para os outros corredores também fazerem uso de tênis com tecnologia de impulsão e outros auxílios.
    Creio que isto tem que ser regulamentado para ficar restrito a pessoas como ele, deixa-lo competir e se os outros quiserem, como disse Tatto, sempre podem cortar as pernas fora e colocar as próteses!
    Complicado, quando alguém vira super-homem!
    A boa notícia é que, com alguns aperfeiçoamentos, aparelhos semelhantes podem restaurar totalmente os movimentos para pessoas amputadas em situação semelhante, não para correr, mas para se locomover sem restrições nem problemas estéticos.

    ResponderExcluir
  10. Adoro histórias de superação sempre Leonel.
    Quanto à reformas extras no corpo humano, e trazendo para hj este assumto de outra forma nem tanto diferente assim amigo: vamos pensar na era dos silicones, tinturas de cabelos, lentes de contato....num sei que e mais o que...plásticas, tatuagens....piercing. Na verdade o ser humano está modificando sua estrutura genética cada vez mais e mais. Daqui a pouco, vai ser quase tudo falso não só no corpo humano, mais como conceito que se amplia e abrange cada vez mais outras áreas...e tal...
    Desse homem não lembro-me muito bem, só mais de ouvir falar amigo.
    Beijos,
    Carla

    ResponderExcluir
  11. Olá meu amigo!!

    Simplesmente bom demais sua postagem!

    Eu não assisti a série- uma pena!

    Mas- sou conhecedor dos heróis reais, aplausos a esses monstros da vida!

    Um forte abraço e um ótimo fim de semana!

    Espero por você no Alma!

    ResponderExcluir
  12. Caro amigo Lionel!
    Adorei, como sempre, este seu escrito. É uma fonte de cultura o seu blog!

    Um grande abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  13. Afff que eu era apaixonada (viva a adolescência rsrs)por esse homem de seis milhões...lindo de viverrr! Quanto aos meus questionamentos já foram respondidos por vc. E que toda a tecnologia venha minimizar as deficiências e mazelas de tantos.
    Beijuuss, amigo, n.a.

    ResponderExcluir
  14. Voltei prá dizer que desde a outra postagem estou en-can-ta-da com a foto lá de cima...Foi vc que tirou?! Saudades desse marzão besta de ser!!!

    ResponderExcluir
  15. Esta foto de deixar mineiro babando...(que marzão!) eu baixei da web.
    A anterior (por do sol) era minha.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Leonel!
    Adoro ver pessoas que marcam a história com um diferencial - sem querer postam sua vida para a eternidade...
    Depois de ler teu post, consegui por meu sonho em um pedestal, pois o limite esta em um lugar muito escondido quando queremos vencer o seu maior aliado - o medo em ser melhor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Filmes, às vezes, prevêem o futuro, como os de Júlio Verne.
    Boa noite amigo poeta!
    Carla

    ResponderExcluir
  18. Amigo Leonel...

    Passo para agradecer e comunicar que deixei um comentário em resposta a sua questão sobre Câmera IP "alcance" do Router neste link:- HELP DO TATTO

    Obrigado
    Espero que te ajude
    Att
    Tatto T.I.

    ResponderExcluir
  19. kkkkkkkkk...eu ri com a fada viu anjo!!!
    KKKKKKKKKK
    Beijos entre falanges!!
    :D
    Carla

    ResponderExcluir
  20. Ola Leonel,
    Poxa vida, este cara esta fazendo de tudo para se sentir bem consigo mesmo depois de todo o seu sofrimento e tem sempre algo que faz com que este tenha que desistir ainda mais de ser feliz.
    Que culpa ele tem de gostar de esporte ao ponto de ter a coragem de se arriscar com o pouco que lhe restou.
    Que culpa ele tem de ter conseguido manobrar esta perna de uma maneira que consegue alta velocidade. Isto não é para qualquer um não! Isto é força de vontade de ser vivo de uma maneira que lhe fara bem.
    A impressão que da é que ele corre como se tivesse usando algo com motor, e na verdade esta correndo com o trabalho que fez com sua mente.

    O Oceano é lindo demais! Que foto linda!
    Leonel não canso de dizer o quanto o seu blog me encanta, o quanto ele para mim tem valor!
    Adoro ler cada detalhe de seus pensamentos, porque são ricos demais!

    Eu assistia O Homem de Seis Milhões de Dolares, mas confesso que não lembro de nada, rsrsrs vou ter que buscar la no lixeira da minha mente, se é que eu não eliminei de vez, hehehe Mas acho que não senão eu não lembraria nem do titulo. rsrs Sera que eu eliminei a estoria e deixei só o titulo ainda armazenado? kkkk A mente é igual a um computador e a sua ta bem conservada, kkkkk
    Beijos
    Deixei uma resposta la no blog para você.

    ResponderExcluir
  21. Olá, Leonel!
    que lindo está o seu blog! A Regina tem razão em querer saber...pois aqui em nossas Minas Gerais nós não temos mar... e você já deve ter ouvido o porquê da história...rs...um bendito mineirim foi rezar a Deus "livrai-nos do mar, amém!" e Deus, como atende a pedidos sinceros por ser misericordioso...atendeu!rs
    Mas deixe-me dizer o que senti e vi:ao abrir sua página, Leonel, com essa lindíssima imagem azul, tudo ficou mais "clean"...
    E o "Asteroide" ganhou então dois presentes: um novo olhar, uma nova ortografia...
    Perfeito casamento!
    Deixei para você, meu querido, um comentário-resposta lá nos meus Botões.
    Eis um trecho:

    "E obrigada por agregar minha sugestão, ok? Considero você um excelente escritor, e é justamente por essa razão que me preocupo com todos os que são amigos aqui nos blogs, e que escrevem com a correção e com a perfeição que vejo sempre!
    E você é, seguramente, um deles!"

    Quanto à sua excelente postagem, creio que o rapaz está naquela situação: "se correr o bicho pega, se ficar..."
    Inacreditável como inventam pretextos para tudo, nesse mundo de cabeças pseudo-pensantes!!!
    Como podem tentar criar obstáculos a que o jovem portador de prótese, implantado, biônico, possa competir de igual para igual, já que não fica na categoria paraolímpica??
    Realmente, muito boa, a sugestão do Tatto.
    Um grande abraço, Leonel! E parabéns.
    *
    Gosto muito de seus textos, são muito elucidativos, aprendo com eles, e você possui uma forma bastante didática para discorrer sobre seus assuntos, o que os torna, além de informativos, bastante agradáveis.

    Graça Lacerda

    ResponderExcluir
  22. Leonel,
    Não sei sobre o que falo primeiro, a foto ou seu excelente texto.
    Texto: você arrasou com esse tema; as histórias de superação exercem sobre mim, um fascínio incrível. As pessoas têm que considerar que além dos 25%, há que ter uma enorme preparação, sacrifícios de toda ordem e muita técnica. Aplausos muitos, meu amigo.
    Foto: Que sensibilidade você tem, meu amigo, para escolher o belo.Essa como a anterior estão lindíssimas. Você fez curso de fotografia ou é diletante? Esta foto você já disse ali em cima que foi da WEB, mas a qualidade é a mesma da anterior, que é sua.
    Ah... adorei a frase.

    ResponderExcluir
  23. Amigo,

    Que coisa impressionante! Superação requer uma força de vontade, uma determinação fora dos padrões.
    Que deixassem o moço correr, ele só conseguiu estas marcas por seu mérito. Com certeza os 25% de vantagem ajudam, mas não seriam nada sem a competência do atleta.

    Quanto ao CIBORG.....NOSSA! ADORAVA!
    Era um dos meus favoritos junto com o HAWAI 5.0!

    Beijinhossssssssssss

    ResponderExcluir
  24. Leonel somos aquilo que somos e não o que temos ou adquirimos por fora, então respondohoje à sua pergunta acima: deficiente não quando superamos, mas superdotado nunca...até porque quanto mais somos, mais teremos que ser....aprendendo evoluindo.
    Ganhei uma seguidora muito simpática que é sua amiga ontem Ayméel.
    Beijos de domingo preguiçoso!
    Será que aquela praia da foo é de lá de Pernambuco? Pode até ser. Não sei, peguei da net porque gostei e combinou com o que falei.
    Carla

    ResponderExcluir