FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

JANE GOODALL: A LADY DOS CHIMPANZÉS

Se eu fizesse uma lista das pessoas que, sem ter conhecido pessoalmente, me causaram impressão ao longo de minha vida, uma presença certa seria Jane Goodall.
Nos anos 60, ao folhear uma revista National Geographic Magazine, vi uma reportagem onde aparecia uma jovem inglesa, lourinha e magricela como pareciam ser todas as inglesas, andando e interagindo entre um bando de chimpanzés na selva africana.
Foi a primeira visão que tive desta senhora que dedicou sua vida à causa que eu considero das mais nobres: a defesa dos animais.

 Jane, ainda mocinha, abriu mão da civilização para se dedicar aos chimpanzés.
Vejam a mordomia do Xipan!
Para mim, os animais são todos, do tubarão e do urso até aos nossos cães e gatos, as imagens da mais pura inocência. Tudo o que fazem é agir por instinto, e são desprovidos da maldade, que parece ser uma qualidade privativa da espécie chamada racional.
Não tenho a pretensão de publicar aqui uma biografia desta extraordinária figura humana, mas apenas chamar a atenção para sua existência, coisa que pode ter sido ignorada pela maioria dos leitores. Afinal, ela não foi uma atriz de Hollywood, nem top-model, nem se consagrou em nenhum esporte, e tampouco apareceu no palco cantando músicas de sucesso.

 O que não faltam são biografias de Jane Goodall.

Na versão portuguesa da Wikipédia, o que consta sobre ela é:
"Jane Goodall DBE, PHD, (Londres, 3 de abril de 1934, nome completo Valerie Jane Morris Goodall) é uma primatóloga, etóloga e antropóloga britânica.
Estudou a vida social e familiar dos chimpanzés (Pan troglodytes) em Gombe, Tanzânia, ao longo de 40 anos. Os seus estudos contribuíram para o avanço dos conhecimentos sobre a aprendizagem social, o raciocínio e a cultura dos chimpanzés selvagens.
É mensageira da paz da ONU, fundou o Jane Goodall Institute e é afiliada ao ao grupo defensor dos animais Humane Society of the United States. O seu trabalho é reconhecido e já foi homenageada em muitas ocasiões com honrarias acadêmicas diversas e prêmios científicos."
Filha de um negociante e de uma escritora de novelas, Jane quando menina ganhou de seu pai um chimpanzé de pelúcia que ela adorou e tem até hoje.
Após uma viagem a uma fazenda de amigos de seus pais na África, em 1958, ela se interessou pela vida selvagem e conseguiu emprego como secretária do famoso arqueólogo e paleontólogo Louis Leakey.
Leakey primeiro a enviou para diversos especialistas em comportamento animal, para habilita-la para a sua tarefa principal: estudar o comportamento dos chimpanzés, o que ele acreditava ser a chave para a compreensão da evolução dos primeiros hominídeos.

Jane, Dama do Império Britânico, festeja com seus amigos.
 
Em 1960, com 26 anos, Jane viajou para a Tanzânia com sua mãe, para iniciar seu trabalho. Uma de suas primeiras descobertas foi que os chimpanzés, até então tidos como vegetarianos, não só comiam carne, como eram capazes de fabricar ferramentas para apanhar besouros para comer.
Como até ali, era considerado exclusividade humana a fabricação de ferramentas, isto levou Leakey a declarar: "Ou redefinimos o homem, ou o termo ferramenta, ou admitimos os chimpazés como humanos."
Em 1965, com uma tese sobre o comportamento dos chimpanzés, ela obteve seu Phd em Etologia na Universidade de Cambridge.
Ela continuou se aprofundando nas suas pesquisas e sendo muito requisitada para conferências sobre suas descobertas.
Em 1977, ela fundou o JANE GOODALL INSTITUTE (http://www.janegoodall.org/jane-goodall), uma fundação para pesquisas e proteção ambiental aos habitats dos chimpanzés de Gombe e em outros locais.
Apesar de tudo, alguns críticos contestaram sua metodologia, taxada de não-convencional. Coisas como atribuir nomes ao invés de números aos chimpanzés objetos de estudo, segundo eles, denotariam envolvimento emocional e falta de objetividade. Também o fato de as observações de Goodall terem sido feitas com grupos de chimpanzés que recebiam alimentação sugere para alguns que distorções de comportamento particulares a estes grupos estariam sendo generalizadas. Porém, a própria pesquisadora afirmou ter levado em conta essas diferenças. Pesquisadores do seu instituto declararam também que a alimentação é que tornou possível a observação do comportamento dos animais,  muito difícil em condições naturais.

 O olhar sereno no infinito...Hoje, Jane Goodall é requisitada para palestras em diversos países do mundo.

Em 2002, Jane Goodall foi nomeada Mensageira da Paz pela ONU, e em 2004 foi agraciada como Dama da Ordem do Império Britânico. Ela também é detentora da Legião de Honra da França, da Medalha da Tanzânia, além dos prêmios Kyoto, do Japão e Príncipe de Astúrias da Espanha, e outras citações internacionais de diversas fundações ambientais.
Jane foi casada duas vezes, a primeira em março de 1964, com um nobre holandês, o fotógrafo de vida selvagem barão Hugo van Lawick. Ela passou a ser chamada baronesa Jane van Lawick-Goodall. Em 1967, tiveram um filho chamado Hugo.  O casal se divorciou em 1974, e no ano seguinte, ela voltou a casar-se, desta vez com Derek Bryceson, parlamentar tanzaniano, diretor dos parques nacionais do país. Derek morreu de câncer em 1980.
Jane é autora de diversos livros, alguns em co-autoria, sobre suas observações a respeito dos animais e seu meio ambiente. Também tem sido objeto de inúmeras matérias em revistas como National Geographic Magazine, documentários em canais de TV a cabo, e biografias. Atualmente, é requisitada para conferências em diversos países. Suas palestras, apesar de possuirem embasamento científico, são também mensagens de amor pela natureza e pelos animais. Recentemente, sua passagem pela China foi documentada pelo canal de TV a cabo NatGeo.

22 comentários:

  1. A história dela é linda realmente, o mundo precisa de mais Jane Goodalls com certeza, abração Leonel :-)

    ResponderExcluir
  2. Meu querido amigo!
    as pessoas não se tornam especiais pela maneira de ser ou agir,mais sim,pela profundidade com que atingem nossos sentimentos.

    FELIZ DIA DO AMIGO!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Leonel,
    Vez ou outra tenho visto a senhora Goodall nos canais a cabo que tratam da natureza e passei a admirá-la. Com tua breve biografia dela me vejo compulsado a adquirir livros que ela tenha escrito ou participado para saber mais sobre essa nobre missão que ela se impôs. Gostei da abordagem e felicito-o por mais essa blogada feliz. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Êbaaa!!

    Leonel, meu bródis.... É por falta de obrigado qu~eu digo Deussssssskiajude.. rss
    Nem preciso dizer que sou fanático assistidor do National Geography! Mas como sou do popular medio-baixa-renda não píssuo TV a Cabo e tenho que aguardar aos programas Domingueiros tipo TV CULTURA pra ver essas maravilhas... E já havia visto a Vovózona dos Xipans.. rss


    Magavilhosa investida ecológica essa sua postagem, e de muito bom gosto diga-se de passagem.

    "- Creio que a humanidade ainda precisa aprender muito para ser um pouco do que são os animais"

    Um AVACAGÁ mega-hiper-super-big pra tu !!!
    Deusssssskiajude
    Tatto

    ResponderExcluir
  5. Caro Leonel,
    Bem lembrado pela leitora Severa, que dizer que o número de meus amigos é bem pequeno, como costuma ser um elenco de verdadeiros amigos. Quero dizer que tenho a honra de considerá-lo personagem desse pequeno grupo. Feliz dia do amigo para você, JAIR.

    ResponderExcluir
  6. Já li alguns artigos da Jane - acho que na revista "Seleções" - e assisti a alguns documentários.Ela consegue aliar o rigor da pesquisa científica ao amor pelos animais, o que é raríssimo. Os que a criticam devem ser daqueles pseudo-cientistas que acham que estudar borboletas é espetá-las num pedaço de cartolina, em vez de observar seu comportamento em liberdade.
    ABRAÇO AMIGO, amigo!

    ResponderExcluir
  7. ASSISTI UM FILME SOBRE A VIDA DESTA MULHER E JA DE CARA QUANDO ALGUEM DEFENDE ANIMAIS JA É MEU AMIGO,LINDA HISTORIA DELA...A COMO OS ANIMAIS NOS ENSINAM NÃO É ?VOCE SABE QUE TRABALHO COM BANHO E TOSA ..E TINHA UMA FREGUES MEU UM LABRADOR IMENSO LINDO CHAMADO THOR...UM CERTO DIA ELE CHEGOU RESSABIADO E TODOS OS MOVIMENTO QUE EU FAZIA PARA DAR BANHO NELE ELE SE ASSUSTAVA E OS OLHOS DO THOR ESTAVAM TRISTES DIFERENTES ..LEVEI ELE E COMENTEI COM A DONA ,ELA ME DISSE SURPRESA QUE ELE TINHA DERRUBADO UMA SOBRINHA DELA E QUE O MARIDO DEU UMAS CINTADAS NELE..TADINHO ...ELES SENTEM ELES SABEM ..ELES SABEM DE TUDO TENHO MEUS CACHORROS E SÃO MEUS MELHORES COMPANHEIROS ...ADMIRO QUEM PROTEGE OS BICHOS E SÓ SINTO ELES SEREM CHAMADOS DE IRRACIONAIS VENDO HOJE A HUMANIDADE COMO ESTA DEUS COM CERTEZA JA ARREPENDEU ...OLHA ADOREI SABER MAIS DESSA SENHORA ESSA NOBRE DEFENSORA DOS BICHOS

    AINDA MAIS POR QUE ADORO MACACOS ..O XIPAN MESMO..NÃO VIVEMOS MAIS SEM ELE....

    BJS LEONEL

    OTILIA

    ResponderExcluir
  8. Uma lin da história a da Jane Goodall. Eu não conhecia Leonel
    Quanto a atribuir nomes ao invés de números aos chimpanzés seria, a meu ver, uma forma de especificar mais ainda a pesquisa sobre a individualidade da espécie, com sabedoria.
    A ciência, penso eu, precisa ainda considerar outras dimensões e abrir muito mais, mais muuuito mesmo, seu leque de percepção restrito.
    Beijos amigo. Hj é o nosso dia!! Dia do amigo!
    Carla

    ResponderExcluir
  9. Como eu já falei, todos os meus dias são dos meus queridos amigos e amigas.
    Eu admiro demais essa lady, e acho aquelas críticas à sua sistemática nada mais são do que "dor-de-cotovelo", por ela ter tido tanto destaque desde nova, fazendo descobertas que contrariavam o que os "monstros sagrados" diziam!
    O que impressiona mais do que suas pesquisas é o seu amor pelo que faz e pelos animais, que ela vê como indivíduos, não como simples "espécimes" da pesquisa!

    ResponderExcluir
  10. Que lindo Leonel!
    Feliz Día del Amigo!
    Que lo disfrutes mucho.

    Te dejo saludos argentinos.

    ResponderExcluir
  11. Hum... Um certo xipan-humano ficou todo bobo com essa postagem, né? Para de mimar esse macaco, Leonel, depois ninguem mais segura.

    Histórias assim são fantásticas, de pessoas que abrem mão de tudo, largam a vida "certinha", com tudo nos conformes, pra se dedicarem a causas que os outros nem se importam.

    Que mulher incrível!
    Que sensibilidade incrível a tua em nos trazer a história.

    Beijo, querido amigo de todos os dias.

    ResponderExcluir
  12. Bem apropriada essa sua escolha...uma história bela, escrita primorosamente para o deleite de seus amigos.
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  13. A história da Jane Goodalls é linda. Como poderia ter outras como ela. Adorei ler um pouco dos seus textos. Vou estar de volta mais vezes. Tomei a liberdade de seguir.
    Deixo um abraço pra ti!

    ResponderExcluir
  14. Também amo os animais tanto. Penso que moraria feliz ente eles em um lugar no meio de um mato qualquer Leonel. Gosto da natureza demais.
    Obrigada pela gentileza. Es espirituso e gentil!
    Beijos,
    Carla

    ResponderExcluir
  15. Amigos um belo dia do amigo pra vcs... na musica do milton nascimento e fernando brant a belíssima _Canção da América_, nada pode representar melhor um amigo e a sua importância...

    Canção da América

    Amigo é coisa pra se guardar
    Debaixo de sete chaves,
    Dentro do coração,
    assim falava a canção que na América ouvi,
    mas quem cantava chorou ao ver o seu amigo partir,
    mas quem ficou, no pensamento voou,
    com seu canto que o outro lembrou
    E quem voou no pensamento ficou,
    com a lembrança que o outro cantou.
    Amigo é coisa para se guardar
    No lado esquerdo do peito,
    mesmo que o tempo e a distância, digam não,
    mesmo esquecendo a canção.
    O que importa é ouvir a voz que vem do coração.
    Pois, seja o que vier,
    venha o que vier
    Qualquer dia amigo eu volto a te encontrar
    Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar.

    depois disso é esperar que nossos corações emocionem-se com nossas amizades como emocionamo-nos qdo ouvimos esta declaração de amor, tão maravilhosamente interpretada na voz do meu querido milton nascimento.

    e esperar que cada um de nós escute o que fala o nosso coração...ate pq tudo que eu queria dizer eles já falaram, faço minha a voz deste gigante da nossa musica.

    beijinhos queridos um belo dia do amigo todos...
    Rascunhos2

    ResponderExcluir
  16. Leonel,

    Admiro muito quem dedica sua vida a tão nobre trabalho.
    Eu não teria essa capacidade, nasci para o mundo dos negócios mas acho super nobre quem como ela se doa dessa maneira.

    Beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
  17. Leonel hj vou comentar do ar de tranquilidade e felicidade da expressão Jane. Linda!!! Uma figura realamente que salta aos olhos do coração. Vc tem sempre razão nas suas observações e impressões amigo.
    Beijos de bom dia feliz!!
    Carla

    ResponderExcluir
  18. Uma lindo relato para uma linda história de vida. Maravilha deve ser conviver com um ser tão iluminado, que dedica amor, respeito e auxílio aos nossos irmãos ditos irracionais.

    ResponderExcluir
  19. Olá Leonel,

    é digna de admiração essa pequena grande Mulher!
    E tu, como sempre, fizeste um trabalho excelente.

    Obrigada e um beijo. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  20. Não é uma Julia Roberts mas é uma Linda Mulher seu blog sempre bem diversificado nas postagens
    gosto disso.

    ResponderExcluir
  21. Mais uma bela busca em suas recordações para mostrar para quem gosta de aprender. Não a conhecia, hehehe novidade... rsrsrs Voce ai deve perguntar: Mas quem ela conhece? kkk

    Eu fico aqui imaginando o quanto você é um pesquisador. O interessante é que você faz aparecer reportagens diferentes do comum em outros blogs, mas também tem o outro lado... O lado da atualidade onde não deixa faltar informação quando uma noticia importante surge, como a morte e de Amy Winehouse.
    Quanta postagem você já publicou e eu não havia visto. Desculpe a minha ausência. Eu não consigo seguir tudo, escrever me atrapalha seguir constantemente. Hoje por exemplo estou me dedicando a visitar mitos blogs, porque se começo a escrever não tenho tempo para mais nada e voce ao contrario publica tanto e consegue estar para todo o lado deixando recados interessantes, rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. alguem pode me ajudar em que livro Jane cita essa frase
    “Somente quando entendermos, nos importaremos. Somente quando nos importarmos, ajudaremos. Somente quando ajudarmos, os salvaremos.”
    Dra. Jane Goodall

    ResponderExcluir