FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

DIVAGAÇÕES SOBRE O PROPÓSITO DA EXISTÊNCIA

Eu acabei de ler um post de minha amiga Regina Rozenbaum (Link=> Sentada no Boi?), onde ela me fez lembrar do passado e pensar novamente em algumas questões que povoavam meus pensamentos naqueles idos dos anos 70 do século XX. 
Houve um tempo na minha vida em que eu pensava que para toda a pergunta havia uma resposta certa. Eu realmente acreditava que toda a questão colocada implicava em uma explicação satisfatória.
Eu lia textos meio encucados de pensadores famosos, reflexões sobre questões existenciais, e ficava intrigado com uma questão recorrente: qual o propósito da nossa existência?

Talvez nem todas as questões tenham respostas ao nosso alcance.

Arthur C. Clarke, mestre da ficção-científica, sugeriu uma resposta no seu conto OS NOVE TRILHÕES DE NOMES DE DEUS. 
Nesta pequena história, publicada na coletânea de contos, SOBRE O TEMPO E AS ESTRELAS (Of Time and Stars - 1972) - Ed. Nova Fronteira- 1978, reproduzida também no livro O DESPERTAR DOS MÁGICOS, de Louis Pawels e Jacques Bergier, uma congregação de monges de um mosteiro asiático adquire um computador (no tempo em que os computadores eram quase do tamanho de um prédio) para que ele seja programado para ficar escrevendo todos os nomes de Deus. Segundo eles, esses nomes somariam nove trilhões e este seria o propósito da existência da humanidade e do próprio mundo: conhecer todos os nomes de Deus! 
Uma vez cumprida essa finalidade, não haveria nenhum motivo para que a humanidade continuasse existindo, pois já havia cumprido o seu divino desígnio!
Hoje, os computadores já estão quase tão populares como os telefones celulares, podem até nos acompanhar para toda a parte, mas eu jamais pensaria em utilizar um deles para procurar respostas a questões como esta.
Sem entrar em debates de natureza teológica, estou apenas hipotéticamente admitindo que nosso universo não foi fruto de um imenso acaso, numa confluência fantástica de coincidências para que as coisas saíssem exatamente assim, desde as equações fractais que determinam as formas dos cristais de gelo ou a construção das orquídeas e das próprias galáxias, até as leis que mantém em equilíbrio todo este caos aparente.
Assim, nesta minha hipótese, nosso universo, para ter início como pretendem os cientistas, só poderia tê-lo se em algum momento começou a existir!
Ou seja, o que chamamos de "universo" (a porção de espaço ao alcance dos nossos meios de visualização ou percepção) é na realidade apenas um evento num contexto maior, e pode ter sido criado por uma entidade inteligente, talvez de forma intencional! E aí surge a figura do criador (Deus?)!

 Nosso "universo" poderia ser apenas um evento num contexto muito maior.
E isto estaria muito além do alcance da nossa vã filosofia (ciência).

Se o nosso universo surgiu por obra deste criador, a sua natureza e seus desígnios estão tão acima de nossa compreensão que tornam ridículas quaisquer tentativas de formular hipóteses!
Usando uma comparação já batida, seria o mesmo que uma colônia de bactérias, na lâmina de um microscópio, conjeturar sobre a natureza e propósitos do cientista que as espia pela ocular!
Mas, por que fomos criados com esta capacidade de questionar coisas que estão acima de nosso alcance, antevendo respostas que não podemos comprovar?
Perguntem ao criador!
Espero que as pessoas de fé me perdoem pelas heresias que cometi enquanto desfiava as besteiras acima descritas. E que os cartesianos e agnósticos me perdoem por formular hipóteses sem nenhuma base.
Minha intenção não é questionar as crenças ou descrenças de ninguém, mas apenas expôr as coisas que já passaram em algum momento por esta minha mente confusa.
Mas, para sair dessa agonia, formulo logo uma teoria para me tranquilizar: o propósito de nossa existência começou a ser definido quando um tal William Gates, depois de roubar um programa de computador de seu "amigo" Steve Jobs e vende-lo para a IBM como interface gráfica Windows, colocou inserido nele um joguinho chamado Paciência Spider! 
Pois o tal propósito da humanidade está ali: resolver todas as formas possíveis de empilhar as cartas, usando os quatro naipes!
Quando isto acontecer, será desnecessária a existência da humanidade e deste "universo" criado apenas para conte-la!
Então, o CRIADOR extinguirá a minúscula chama que chamamos universo!
Eu jogo, todos os dias, obsessivamente, queimando mais e mais possibilidades!
Um dia, acabarei com este universo!  Será o Big Puff!

13 comentários:

  1. Leonel...
    Acabei de vir de lá... Opss, não do infinito do além!! Vim lá da Rêzininha da Grória... rss

    "Creio que o universo externo é tão quão o interno de nossos questionamentos!"

    Como vc meRmo citou, vejo a fé da forma que um especialista vê a tal lâmina no microscópio cheia de bactérias.... Que o sem fé, vê apenas um borrão de porra nenhuma... rss

    To contigo amigo véi.. rss Já vi o tal "Big Puff" uma vez!
    Deussssssssssskiajude
    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo bom dia!!

    Eu nunca tive a Fé que me ensinaram, nunca cheguei perto das lâminas de um cientista, vivo por intuição, um jeito antigo de sobrevivência.

    O seu texto é impecável, gostei muito!

    Deixo meu abraço e desejo a você uma ótima semana!

    Espero por você no Alma1

    ResponderExcluir
  3. Leonel,
    Gostei dessa reflexão, assim também me coloco às vezes: questionando tudo à nossa volta. Bem, acredito que não seremos nós, blogueiros bisonhos, que chegaremos à resposta, se é que ela existe. Mas, o que vale nesta vida, é continuar indagando. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Olá Leonel!
    Sabe o que mais gosto de teus comentários, eles são expressamente informativos e ricos em detalhes. foram poucos os nossos contatos, mas digo, gosto muito de os tê-los, pois aprendo contigo.

    Aproveitando a oportunidade, gostaria de retificar a informação do sorteio dos livros da promoção do mês de agosto, eu havia dito a vocês seguidores, o que foi um erro de minha parte, para escolherem os livros, mas a promoção esta crescendo de um jeito, que impossibilita este método, e me torna até mesmo injusta com alguns, pois que o objetivo desta é a igualdade entre todos, leitores e leitores, escritores e escritores, por este modo, resolvemos, eu e os novos autores, em apontar o livro e fazer o sorteio deste, de modo em que a equidade e a paridade norteiam o evento. Este será dia 10/08, via youtube, depois exposto o vídeo no blog para o conhecimento de todos. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Leonel que imagem linda acima do seu blog!
    Um belo post amigo! Este livro dos nomes de Deus deve ser interessante mesmo.
    Devem existir verdades tão perfeitas que escapolem de toda a tentativa de explicá-las com simples palavras criadas, ou que poderão ainda ser criadas, para aperfeiçoar nossa tentativa de se não acabar com o universo, criar outros mais e mais elevados interiormente amigo.
    Este joguinho deve ser interessante!
    Espero que vc acabe mesmo com este universo, assim poderá começar tudo de novo. A verdade está sempre nos esperando de perto.
    Beijos,
    Carla

    ResponderExcluir
  6. Leonel, amado!
    Fico feliz em saber que um fragmento da história - da tradição budista - te inspirou para essa postagem questionadora. Para mim foi o mote para outras questões que passam longe de minha fé. Ao contrário da lucidez, a ilusão está associada meramente à vontade pessoal.
    O ser humano faz da sua vida uma tentativa de sustentar as demandas de sua vontade pessoal. Pensamos então nas tendas, nos oásis que poderão saciar nossos desejos. Fantasiamos ambientes que desejamos adentrar, hospedagens que gostaríamos de usufruir e sonhamos pertencer a este ou àquele clube ou ter determinado status. Mas batemos em portas que muitas vezes se fazem fechadas para nós e ficamos inconsoláveis. Entramos então na modalidade da insistência e obstinação. A vontade é tão real e tão sedutora, que nos faz permanecer diante de portas ou impossibilidades, obcecados pelas possíveis recompensas que estão do outro lado! Como nos revela uma bela máxima sufi: "Minha vida toda fiquei batendo na porta esperando que abrissem sem saber que eu estava batendo pelo lado de dentro."
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  7. Leonel, sou mais uma a ter adorado essa sua imagem de banner. Linda!

    Poxa vida, essas questões de existência, porque, por onde, pra que... Confesso que me deixam confusinha da silva. Acho que me coloco na cômoda posição de não pensar muito a respeito e seguir naquela que vc já conhece, a marginalidade espiritual... Rsrs.

    E a Paciência Spider de 4 naipes é de lascar, viu? A de nível médio já me enlouquece o suficiente.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns prá você!!!
    Hoje dia 25 de julho é um dia dedicado a homenagear o escritor brasileiro, aquele que elabora artigos científicos, pautados em verdades comprovadas, ou textos literários, divididos em vários gêneros.
    Obg por caminhar junto comigo nas letras...
    Bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Deixo aqui minha homenagem a todos vocês da blogsfera, amigos(as) que, de uma forma ou de outra, são escritores(as)!
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  10. Grande e saudoso Leaonel!
    Cá estou de volta depois de um mês de ausencia! Não me sentia bem pelo facto da doença da minha mãe! Sobre este seu texto, adorei o que escreveu. Uma vez que aborda este tema, aconcelho que leia "A Formula de Deus" do autor José Rodrigues dos santos, editora Gradiva. Também poderá ler este Link: http://queriaserselvagem.blogspot.com/2010/02/religiao-e-divisao-dos-homens.html

    Um abraço com grande amizade e consideração.

    ResponderExcluir
  11. O propósito da vida é amar Leonel!
    Só o amor é real!!
    Beijos com amor!
    Carla

    ResponderExcluir
  12. A resposta está lá. Mas só se revelará a quem souber a pergunta.
    Então... vamos perguntar!
    Abraços, amigão. Um Big Puff procê.

    ResponderExcluir
  13. seu pensamento eh digno daqueles que se cansaram de pensar.

    ResponderExcluir