FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

BREVE DIVAGAÇÃO SOBRE O DESTINO

Existe mesmo alguma coisa como “destino traçado”?
Se existe, e está traçado mesmo, então vai ser assim de qualquer jeito!
Como está provado "cientificamente" pelos filmes "sérios" (Hehehehe!) de viagem no tempo, quando tentamos mudar o destino já consumado, nossa própria intervenção acaba por servir de instrumento para sua consumação! 
(Isto não vale para filmes como a série DE VOLTA PARA O FUTURO ou EFEITO BORBOLETA, onde a cada alteração, o personagem pula para um destino alternativo!)
Ou seja, de nada adianta tentarmos “mudar” um suposto destino. Se pensamos que o mudamos, é porque o que antevimos não era o nosso destino!
De qualquer forma, o resultado é o mesmo: nosso destino resultará de uma combinação dos nossos atos com outros eventos sobre os quais não temos nenhum controle!
Nem sempre "fazer tudo certo" é garantia de que tudo dará certo!
Por isto, muitas vezes nossos planos se vão por águas abaixo e as coisas tomam outros rumos, nem sempre piores do que os planejados e esperados como "ideais".
Na minha própria vida, desisti dos planos de longo e médio prazo há bastante tempo, em face das diversas reviravoltas pelas quais já passei.
Como posso saber como estaria, se meus planos tivessem sido cumpridos?
Impossível!
No cômputo final, para saber se a “mudança” no meu destino (na realidade, apenas uma mudança em relação aos meus planos) foi "boa" ou "má", tenho que avaliar o meu grau de satisfação com a minha situação atual!
E isto depende exclusivamente da minha postura em relação as necessidades que eu mesmo estabeleci para me sentir bem!
Se eu achar imprescindível ter uma Ferrari F40, uma casa em Ibiza, uma vila em Porto Fino, ou a Sandra Bullock me trazendo a café da manhã, vai ser difícil ficar satisfeito!
E até mesmo quem tem algumas dessas coisas pode estar igualmente insatisfeito!
Porém se eu me satisfizer com coisas mais simples, e aceitar com mais tolerância a ausência das coisas difíceis de alcançar, talvez eu possa ter momentos de prazer com mais frequência.
É claro que alguém vai argumentar: mas isso também é muita falta de ambição! Se você se satisfaz com qualquer porcaria, vai viver sempre na m...!
Pois bem, tudo vai em saber diferenciar quais coisas podem realmente ser alcançadas e quais podem ser definitivamente esquecidas.
Os grandes realizadores dirão que se deve agir como se tudo pudesse ser  alcançado, que só se chega ao "sucesso" aspirando sempre o máximo, sem se preocupar com a possibilidade de ficarmos pelo caminho.
Enfim, acho que esta escolha depende de cada um, em função de suas aspirações, de sua capacidade e de suas possibilidades!
Só não vale criticar alguém por ser ambicioso ou inversamente, por ser acomodado! Como dizia um colega meu: passarinho, quando come pedra, sabe o tamanho do seu próprio fiofó!

Calvin e Haroldo: atingir a satisfação pode depender do tamanho das nossas ambições (clique para ampliar).
(Publicado no jornal O Globo, há muito tempo.) 

13 comentários:

  1. Leonel meu amigo!

    Breve e perfeita divagação.
    Destino- eu sempre achei que poderia segurar o meu pela calda, como se um pequeno principe da serra do Rio de Janeiro, fazendo festa e cultivando rosas imaginárias... rs

    O meu destino é só meu, e mesmo assim encontro ombros pelo caminho e permito-me descansar.

    Muito bom meu amigo!!

    Que você tenha um ótimo fds!

    Espero por você no Alma!

    ResponderExcluir
  2. Leonel,

    Sem sombra de dúvida nosso destino somos nós mesmos que o traçamos.
    É a soma, certa - ou errada, das nossas escolhas. E com elas temos que conviver.
    Claro que é sempre bom tentarmos escolher aquilo que será o melhor para nós e apenas do tamanho das nossas pernas...

    EMBORA eu tenha publicamente já homenageado o amigo pelo dia de hoje, fica aqui também o registro;

    FELIZ DIA INTERNACIONAL DO HOMEM!

    Beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
  3. Amigo Leonel....

    "Digavou lesgaus".. rss ... Já rabisquei destinos e desenhei desejos, hoje sou refém e não vão pagar resgates por isso!
    - Angelina Jolie fez sua escolha e não tem volta.... tô em outra agora!

    Deussssssskiajude
    Abraços e ViVa Noestro dia "todos os dias"
    Tatto

    ResponderExcluir
  4. Até que não era uma má ideia desejar o Rodrigo Santoro trazendo café da manhã pra mim... Mas é melhor não esperar muito por isso.

    Que bela divagação, Leonel. Concordo contigo que as aspirações, a desistência ou persistência em relação a elas, depende de cada um. Eu simplesmente posso não ambicionar 1 trilhão de dólares... E daí?

    A tirinha foi perfeita.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Leonel um belo tema, inesgotável em suas variáveis.....mais...cada um passa pelos desafios e lições que precisa e vive a vida que merece. Na verdade está tudo no lugar certo no universo.
    Verdade que nossos, sentimentos, pensamentos e ações interferem o tempo inteiro na nossa vida e no cosmo como um todo amigo. Somos co-autores da criação. Pode crer!
    Quanto ao destino, penso que o melhor de tudo, é construí-lo no dia a dia e com a enorme responsabilidade de não poder apagá-lo em suas implicações.
    Beijos,
    Carla

    ResponderExcluir
  6. "Navegar é preciso"... lembra? Pois é, amigo... parece que somos ambos bons navegantes. Abração.

    ResponderExcluir
  7. E continuando... só um pedacinho... é a consciência espiritual que temos que ir ampliando nesse trajeto terreno, único lugar onde temos a chance de crescer, aprender...e quanto ao sofrimento, pura lapidação do ser...
    se a alma é regular, não terá nunca, em circunstâncias nenhuma, motivos para traumatizar, e sim para apurar, superar....somos todos aprendizes....até que cheguemos cada vez mais perto da unica coisa real que existe...O AMOR.
    :D

    ResponderExcluir
  8. Oi Leonel

    Eu acredito que se seguirmos esta frase *Faça a tua parte que eu farei a minha*,a gente pode sim mudar o nosso destino.Eu fui considerada esteril,me disseram que nunca teria filhos...bom...então eu podia ter me sentado e chorado,ou simplesmente aceitar...mas eu pensei....Se Deus colocou a medicina a nosso favor,porque eu não posso mudar o que me parece Destinoooo,fui a luta,revirei o mundo,sofri,lutei,perdi...mas contando com a promessa acima...Faça a tua parte que eu farei a minha,fiz minha parte,tenho uma filha,minha de barriga...rsrsrsrs.
    A gente pode mudar sim o nosso caminho,mas SE soubermos colocar na balança,pesar os pros e contras,ir a luta,saber chegar e sair,começar e parar....podemos sim,com a benção de Deus,mudar o nosso destino.
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  9. Cara Deusa:
    Eu escrevi acima: "...Se pensamos que o mudamos (nosso destino), é porque o que antevimos não era o nosso destino!"
    Neste caso, o seu destino foi o que aconteceu, e não o que lhe parecia ser, ou que lhe diziam que iria ser!
    É justamente isto que eu tentei dizer!
    A minha opinião é de que o destino é consequência de uma combinação das escolhas que fizemos, mais os fatores que estão além do nosso controle!
    Nem sempre o que parece mais provável acontece!
    Abraços, e parabéns pelo belo destino que lhe estava reservado!

    ResponderExcluir
  10. A vida é o que nos acontece enquanto fazemos outros planos já disse Lennon hoje sou mais feliz por aceitar essa verdade É aquele lance de ficar tão preocupado com o destino final do caminho e não aproveitar a caminhada...
    Um abração amigo.

    ResponderExcluir
  11. Leonel,
    Já estamos naquela idade que o destino, seja lá o que isso signifique, não importa muito. Fazer planos, só pra amanhã, e assim mesmo se não chover. Abraços e parabéns pela bela reflexão, JAIR.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia meu amigo!!

    Venho agradecer seu carinho e contar que vou hoje mesmo procurar a música que gentilmente recomendou- obrigado viu!!

    Sempre troco a música de acordo com as minha postagens, cada post, uma canção. Mas confesso a falta de tempo.

    Deixo o meu abraço e desejo a vc um ótimo dia!

    Nos encontramos no Alma!

    ResponderExcluir
  13. Falando sobre destinos... Eu não acredito que eles são traçados. Acredito que escolhemos, só que existem pessoas que são despreocupadas e deixa a vida levar sem fazer tantas escolhas vivendo o que encontra de frente por achar agradável de viver.

    Olivia falou la no livro sobre isto... ela diz que a vida é igual a um labirinto difícil saber onde entrar, o que escolher. Difícil mas mesmo assim arriscamos e entramos em alguma das partes desta estrada, e quando um não gosta do lugar que entrou tem opções para mudar com a sorte de encontrar o que procura(desejos que são possíveis de realizar)ou de novo errar (sentindo insatisfeito pelo caminho escolhido) e assim vai seguindo este labirinto e aprendendo coisas que te faz acertar cada vez mais.
    Olivia também fala dessa coisa de voltar ao passado. Ela pensa que se um ser humano volta ao passado, de seguro vai fazer modificações ao passar novamente neste labirinto não conseguindo chegar no mesmo ponto em que deixou quando voltou, porque ela não acha que uma pessoa que volta ao passado consiga ter memoria do futuro que viveu, para poder consertar coisas que tinha vivido, rsrsrs a não ser que esta pessoa leve tudo escrito, porque o cérebro de uma pessoa é inconstante, imemorável e depois o que vai ver é um enorme labirinto novamente, e como é que esta pessoa vai conseguir saber onde havia passado para não passar novamente? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Teria que desenhar o mapa direitinho para não passar nele de novo, hehehe

    Por isto que ela fala que uma pessoa deve saber escolher bem o caminho, porque voltar e consertar é difícil demais, só em filme sérios que se consegue, hehehe. No mais se erramos vamos entrando em novos caminhos que um dia a gente chega la e quem sabe se em um desses caminhos ela(Olivia) encontra Keanu Reeves dentro de um trem, ou um cinema ou em algum lugar que ela passar, kkkkkk
    Esta Olivia vai te deixar com a cuca quente, rsrsrs

    Adorei este tema. Não conhecia ainda este seu lado reflexivo sobre a vida. Eu adoro filosofar ou complicar, hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir