FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PLUTÃO E "PLUTARIAS"

Como já sabem há muito tempo os bem informados (neste país, nem tantos), desde 24 de agosto de 2006, nosso sistema solar tem oficialmente apenas oito planetas (Mercúrio, Venus, Terra, Marte , Júpiter, Saturno, Urano e Netuno). 
Tudo porque nesta data, a União Astronômica Internacional excluiu Plutão da classificação de “planeta”, incluindo-o na categoria recém-criada de “planeta-anão”, onde desde então convive com Ceres (ex-asteróide) e Éris (recém chegado).
Aliás, a descoberta de Éris (homenagem à deusa grega da discórdia), em 2005, está na raiz da polêmica que resultou na desclassificação de Plutão.
Este planeta-anão tem uma massa 27% maior que a de Plutão e, como ele, orbita no chamado Cinturão de Kuiper, na região do sistema solar situada além da órbita do distante Netuno, onde já foram observados mais de mil objetos celestes.
Éris teria que ser classificado como mais um planeta, se persistissem os critérios anteriores.
A curta vida de Plutão como planeta durou desde sua descoberta pelo americano Clyde Tombaugh, em 1930, até a sua reclassificação.
Sua descoberta foi fruto de uma busca iniciada em 1910 por Percival Lowell, visando encontrar o chamado “planeta X” (“xis”, e não “dez”!), cuja existência seria deduzível pelas suas influências gravitacionais no movimento dos planetas externos. Depois, verificou-se que havia erros conceituais nesses cálculos.
Há especulações de que seu nome seja iniciado com as iniciais PL, de Percival Lowell. Mas, na mitologia grega, Plutão corresponde à Hades, o senhor das profundezas do inferno. Por analogia, o suposto planeta encontrava-se nas profundezas mais distantes do sistema solar.
Em 1978, descobriu-se que Plutão forma um pseudo sistema binário com Caronte, seu satélite maior (existem 3). Ambos giram em torno de um centro comum, cada um sempre com a mesma face voltada para o outro. Como um casal dançando!

 Visão polar das órbitas de Plutão (vermelho) e Netuno (azul). As letras indicam o periélio ("q",posição da órbita onde o planeta está mais próximo do Sol)  e afélio ("Q", posição da órbita onde o planeta está mais afastado do Sol). O traçado das órbitas está em cores mais claras acima da eclíptica e mais escuras abaixo. Posições aproximadas em abril de 2006. A escala na parte inferior está em Unidades Astronômicas (UA). 1 UA equivale à distância média entre a Terra e o Sol, aprox. 150 milhões de km. (Imagem: Wikimedia Commons)

O diâmetro de Plutão é de 2.320 km, menor do que o da Lua (3.474 km). O de Caronte é de apenas 1.270 km. Cada rotação do par (dia) é feita em pouco mais de 153 horas (6,39 dias terrestres), e completam uma volta em torno do Sol (ano) a cada 247,67 anos terrestres.
E sua órbita é defasada da eclíptica, o plano formado pela órbita da Terra (e da maioria dos planetas), além de ser bastante excêntrica. Há ocasiões em que a dupla fica mais próxima do Sol que o próprio Netuno.

 Órbitas de Plutão (vermelho) e Netuno (azul), vistas do plano da eclíptica.(Imagem: Wikimedia Commons)
Interessante notar que todos esses critérios, classificações, reclassificações e discussões dizem respeito apenas a conceitos emitidos pelos seres que hoje habitam o terceiro planeta deste sistema. Isto implicou apenas em uma revisão nos livros didáticos que abordam este assunto.
Lá, no espaço em torno, nada mudou! Os corpos celestes continuam tendo os mesmos tamanhos e se movimentando da mesma forma desde muito antes do aparecimento de nossa civilização e do estabelecimento dos fundamentos da astronomia!
Agora: ficou um probleminha para os adeptos da astrologia, pois se as influências astrais de Plutão permanecem as mesmas, independente de sua denominação classificatória, onde ficam as influências de Éris, maior que Plutão, e a de outros astros pouco menores que ele?
Mas, no Brasil, para variar, tudo virou sacanagem: poucos dias depois do “rebaixamento de Plutão”, o jornalista Carlos Chagas, em Brasília, veiculou por brincadeira ou sei lá para quê, a notícia de que havia sido criada uma suposta ONG (Organização Não-Governamental) chamada “Sociedade Amigos de Plutão” (SAP), destinada a restabelecer a condição de Plutão como planeta! 
A sociedade, com sede na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, teria sido fundada por um ex-sindicalista, amigo de Lula, e teria recebido inicialmente uma doação governamental de 7,5 milhões de reais, “para estimular sua ações”!
Como na época, absurdos reais estavam a acontecer quase toda semana, teve muita gente acreditando que se tratava de mais uma baita “plutaria”! Os protestos irritados foram muitos, mas, alguns dias mais tarde, o jornalista acabou revelando que era tudo “fake”!
Pelo menos neste caso!

16 comentários:

  1. Fake?? como sempre "shake a boo" !!

    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  2. Leonel,
    Bela blogada. Ao trecho: "Os corpos celestes continuam sendo dos mesmos tamanhos e se movimentando da mesma forma desde muito antes do aparecimento de nossa civilização", eu gostaria de acrescentar: "e continuarão assim até muito depois de nossa civilização ter ido pra o vinagre". Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. - A odisséia do pobre Plutão foi muito bem relatada pos Isaac Asimov em seu artigo "The incredible shrinking planet" (o incrível planeta que encolheu), desde sua descoberta até virar cachorro do Mickey Mouse.
    - Quanto à brincadeira do ilustre jornalista, foi inócua: nossos bravos parlamentares têm armas mais eficientes na sua gloriosa e eterna luta por subsídios, verbas, privilégios e benesses.
    - Abraços.

    -PS: Falando em Éris... tens notícias de Makemake?

    ResponderExcluir
  4. Leonel,
    O "apagão" do Blogger trouxe um quase pânico para alguns internéticos como eu. Já tive um blogue absorvido pelo buraco negro que comeu o hospedeiro do primeiro "Um blog que pensa" e cheguei a pensar que agora ia acontecer novamente. De qualquer forma, os comentários do teu Plutão sumiram como os de meu "Homofobia" e agora faço novo comentário: Ao trecho "Os corpos celestes continuam sendo dos mesmos tamanhos e se movimentando da mesma forma desde muito antes do aparecimento de nossa civilização e do estabelecimento dos fundamentos da astronomia!" eu acrescentaria " e continuarão assim muito, mas muito tempo mesmo depois que os humanos se forem para sempre". Abraços e parabéns pela blogada, JAIR.

    ResponderExcluir
  5. Amigo,

    Eu havia feito um comentário neste post, que sumiu, dizendo que achei o máximo! Foi dos meus prediletos!

    Quanto ao "tilte" que deu nos Blogs eu fui pouco atingida, e depois de terem detonado meu blog original em janeiro agora tudo é festa...rs
    Como ando com minha vida muito corrida não tive tempo de esquentar a cabeça, só estava um pouco chateada por no pouco tempo que tem me sobrado não poder conversar com os amigos....
    Ahh...anotes aí meu mail de contato, sandra_gremista@hotmail.com, me mande qualquer mail para lá que daí eu te dou meu mail "quente"...rs, este aí é só ponte...

    Bem...passa lá no blog, tem um agradinho para ti...

    Beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
  6. kkkk... plutaria mesmo!
    O nome cabe perfeitamente!
    Beijos e boa noite!
    Carla

    ResponderExcluir
  7. Pois é Barcellos, parece que procuravam um planeta e acharam outra coisa! Mas, virar cachorro do Mickey foi demais!
    Viajei nesse Makemake!
    Éris...não consegui ligar!

    Jair, eu pensava que esta postagem "já fosse", mas ela voltou...
    Concordo inteiramente com a forma como completastes a frase!
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  8. Sandra, eu cheguei a ler o comentário, mas parece que foi para o espaço, deve estar pra lá de Plutão! Hehehe!

    Carla, como eu já falei, aqui tudo vira sacanagem!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Será que a maluquice do blogger teve influência de Plutão, inconformado com o rebaixamento?

    Que bom que sua postagem voltou, eu não havia lido por inteiro e quando vim ver, nadinha.

    Beijos, Leonel.

    ResponderExcluir
  10. Ôi, Milene!
    Acho que o apagão teve influência de Plutão, não o planeta, mas o próprio senhor dos infernos!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. E eu faço o quê amigo?! O dia intirim desaparecido e ainda Senhor Tim...nem comentar conseguia...aff que só mandando eles pra "Plutão"...Só retorno de noitão e aí vou ver o que faço...vim aqui e no Tatto, doutores no assunto, prum HELP...mas pelo que vejo e "entendi" tem jeito nauuummm.
    Beijuuss, amigo, n.a.

    ResponderExcluir
  12. É, Regina, no meu caso, até agora eu acho que só perdi os comentários mais recentes...
    Foi igual a tsunâmi: não tem defesa!
    O melhor é ter cópia de tudo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Leonel os conhecimentos mais importantes não estão escritos e presos em teorias .... eles estão no sangue da gente, circulando, eterizando ... e o amor circulando.
    Bom sábado!
    Carla

    ResponderExcluir
  14. Sabe, embora adore horóscopo,leio muito pouco sobre astologia e menos ainda sobre Astronomia, então o seu post, para mim, foi magnífico, pois, como sempre,você foi super didático e sem entender quase nada de Astronomia - mas eu sabia que Plutão tinha "descido um degrau" - fiquei bem informada sobre o porque dessa "desvalorização" do pobre do Plutão. E, quanto a astrologia, você tem razão, como será a saída deles? Será que vai ficar, apenas, naquele "novo" signo? Aliás não se falou mais nele.

    ResponderExcluir
  15. Aquela imagem é uma ave Leonel! Que voa bem alto e sozinha. Uma águia!
    Boa semana e beijos,
    Carla

    ResponderExcluir
  16. Oi Leonel
    Vim aqui responder seu comentario no meu blog.
    Tentar eu até tentei,mas vc é um homem dificil rsrsrsrrrsrsr
    bjus

    ResponderExcluir