FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

APAGÃO? DEFENDA SUAS ABOBRINHAS!


O apagão que tirou do ar o Blogger e sumiu com posts e comentários, para não falar de blogs recém-criados, pode ter uma utilidade, como todo o fato adverso: nos mostrar a importância de termos um BACKUP (cópia de segurança) das nossas postagens.
Pelos comentários que entreouvi, este problema não foi o primeiro, nada indica que será o último, e não afetou somente os usuários gratuitos.
Como um tsunâmi, coisas assim não podem ser evitadas. Entretanto, podemos minimizar as perdas, evitando que nossas preciosas abobrinhas desapareçam para sempre, sugadas para algum buraco negro!
Nosso cobra da informática Tatto (alter ego do bizarro Xipan Zéca) nos mostra, num passo-a-passo bem simples e ilustrado, como podemos guardar em um lugar seguro todo o conteúdo do nosso blog! 
Desta forma, caso até o blog desapareça, poderemos recria-lo e restaurar todas as nossas postagens!
Os interessados podem conferir no
 

Bom proveito a todos!
Eu já fiz o meu backup!

9 comentários:

  1. Uma postagem bastante esclarecedora, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Leonel, pela dica. Vou dar uma conferida e agir enquanto é tempo.
    Beijos de boa semana!
    Carla

    ResponderExcluir
  3. Leonel,
    Boa dica. Já salvei todos meus escritos num HD externo que guardo numa gaveta. Não sei se é o melhor modo de ficar imune aos "apagões", mas tem me trazido tranquilidade, por enquanto. Agora, aproveito para dar um breve aceno de despedida porque estou indo para Las Vegas e San Diego e só retorno em 08 de junho. Não sei vou postar por lá. Abraços amigo, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Leonel me explica uma coisa para saber se errei.
    Eu fiz tudo como o Xipan ensinou, mas quando fui salvar, nao conseguia salvar diretamente na pasta.
    Entao eu fiz o Download e depois que estava la todo baixado eu copiei e incolei na pasta que criei.
    Curiosa fui abrir e escolhi abrir no Mozilla porque tinha varias opçoes e assim escolhi o Mozilla e quando fui ver estava todo em html, que horror, kkkkkkkkkkkkkkkkk E' assim? Talvez eu nao poderia colar e sim baixar como mostrou o Xipan?

    ResponderExcluir
  5. Quando tranquei a porta do Relicário, graças à Déya consegui salvar as postagens e exportei pra um blog de testes. De qualquer forma, estão guardadinhas no PC. Talvez faça isso com o Inquietude também, ou não, sei lá.

    Essas coisinhas bem que podiam ser mais seguras, né? Troço pra complicar!

    Beijos, Leonel.

    ResponderExcluir
  6. Tive a ajuda do Bruxo, ontem à noite...Bem que pedi, tb, ao nosso amigo Xipán e ele generosamente acionou o Tatto. Se é garantia...não sei...já que essa coisa tem vida e vontade próprias rsrs.
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  7. Arnoldo, obrigado pela visita!

    Carla, vale a pena, é rápido e fácil! Recomendo que faça!

    Jair, como eu falei, nada é imune ao apagão, mas seus dados estão a salvo, pelo menos tão a salvo quanto a mídia na qual foram gravados! Boa viagem, vê se não perde muita grana naquele pano verde de Vegas! Hehehehe! Brincadeira, eu sei que você não dá mole!

    Aymée, o arquivo de backup salvo guarda tudo, inclusive as configurações, com os dados em html que você vê à princípio. Depois vem as postagens e comentários. mas, o backup não foi feito para ser acessado pelo Mozilla. Creio que só pode ser usado após ser "restaurado" no próprio blogger. Se fez o download em outra pasta e depois foi copiado, não tem nenhum problema, OK?
    Confirme isto com o Tatto, que é o "doutor" no assunto!

    Milene, não custa nada fazer o backup. Você não tem nada a perder! É recomendável fazer periodicamente. O Tatto está certo, para ser mesmo 100%, seria ideal fazer backup a cada postagem, ficando sempre com a última, atualizada e completa.

    Rê, você está em boas mãos, pois El Brujo também manja muito isto tudo. Seus dados estão seguros, observando o mesmo que eu falei ao Jair, sobre a mídia onde estão guardados.
    Mas, dos apagões, nunca estaremos a salvo!

    Abraços e obrigado a todos pela visita!

    ResponderExcluir
  8. Leonel,
    Vim até aqui agradecer muito a dica, fiz e deu muito certo. Obrigada...muito.

    ResponderExcluir
  9. Estou tranquila agora com a sua explicação, ficou tudo por demais entendido.
    O Tatto também me explicou que eu fiz o certo.
    Obrigada Leonel

    ResponderExcluir