FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

terça-feira, 8 de março de 2011

CINEMA: A NAMORADINHA DA AMÉRICA

Hoje, Dia Internacional da Mulher (para mim, mulher não tem um dia, mas todos), vamos falar de uma que foi marcante na música e no cinema. Bem antes de Regina Duarte se tornar a namoradinha do Brasil, alguns foram buscar sua mulher ideal na namoradinha da América, DORIS DAY.

 Doris, muito jovem, já acumulava dois casamentos e um filho.
Nascida em Cincinnati, Ohio, em 3 de abril de...1922 (segundo a Wikipédia), ou 1924, segundo a maioria dos fã-clubes, a cantora e atriz americana Doris Mary Ann von Kappelhoff tornou-se inesquecível em comédias como Confidências À Meia-Noite (Pillow Talk - 1959), Volta, Meu Amor (Lover Come Back - 1961) e A Espiã de Calcinhas de Renda (Glass Bottom Boat - 1966), onde era sempre a mocinha de nariz arrebitado, graciosa, ingênua e cheia de boas intenções, que acabava sendo assediada por seus maliciosos parceiros Rock Hudson ou Rod Taylor !
Isto lhe valeu a falsa fama de intocável e o duvidoso apelido de “a eterna virgem”, apesar de ter sido casada quatro vezes. O humorista Groucho Marx chegou a dizer: “Conheci Doris Day quando ela ainda não era virgem”!
Mas Doris também soube atuar em filmes dramáticos como Ama-me ou Esquece-me (Love or Leave Me - 1955) e suspenses como Julie ( Julie – 1956), O Homem Que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much – 1957) e A Teia de Renda Negra ( Midnight Lace - 1960), num total de 45 filmes da sua carreira! Teve também um programa de TV, o Doris Day Show, apresentado nos EUA de 1968 a 1973 , tendo alguns episódios aparecido na TV brasileira, nos anos 70.
Quando foi contratada pela Metro Goldwyn-Mayer para o filme Julie, recebeu uma inusitada homenagem: na abertura do filme, o leão da Metro apareceu rosnando...de topete na juba, imitando o penteado da estrela!


Doris no auge da carreira: seu topete influenciou até o leão da Metro!
 
Doris começou sua carreira muito jovem, em Chicago, em 1940, cantando na banda do irmão do ator Bing Crosby, Bob. Mas logo se transferiu para a Banda de Les Brown. Aos 18 anos, casou-se com o trombonista Al Jordan, de outra banda. Foi com ele que Doris teve seu único filho Terry, falecido em 2004. Este casamento durou pouco mais de um ano. O segundo, com outro músico, o saxofonista George Weidler, em 1943, durou menos ainda!
Em 1948, já tendo feito aparições anônimas em três filmes, foi introduzida pelo compositor Sammy Cahnn para um teste na Warner Brothers, sendo aprovada para o papel de uma cantora no filme Romance em Alto Mar (Romance on the High Seas). E assim, começou sua longa carreira cinematográfica.
Fora das telas, sua linda voz interpretou muitos sucessos, como as melodias The Very Thought of You, Softly As I Leave You, Stardust, Secret Love,Tea For Two, Pillow Talk e muitas e muitas outras (mais de 600!), distribuidas em seus aproximadamente 50 álbuns e compilações, e outros tantos singles!

 Doris (d) em 2010, na inauguração de um pavilhão com seu nome no Laurel Canyon Dog Park, um parque para passeios com cães, em Los Angeles.

A linda garota que começou como vocalista de bandas dos anos 1940 atualmente é uma senhora octogenária que vive no feliz anonimato com seus cães  de estimação em Carmel, na Califórnia, dedica-se à causa de proteção aos animais, e para isto criou uma fundação, a Doris Day Pet Foundation, que atua em diversos estados americanos.

18 comentários:

  1. Doris uma bela escolha para homenagear as mulheres. Leonel, muitas graças pelos seus comentários no blog, Quando você não comenta fico pensando... será que ele viajou ou não gostou da postagem? Viu como são as mulheres!!! esperam sempre palavras de carinho e atenção dos amigos. Mil bjs

    ResponderExcluir
  2. Já agradei lá no começo...faz os 365 seriam nossos. E nós retribuimos assim...uma a cada dia, nessa força-tarefa de ser mulher! Adorei a escolha, amigo, super bem lembrado e impecavelmente historiado. OBRIAGADA tb pelo carinho, mais uma vez e especialmente hoje, deitado no divã.
    Beijuuss n.c. extensivos às mulheres de sua vida.

    ResponderExcluir
  3. Leonel,
    Que beleza! É bom lembrar dos velhos tempos de Doris e Rock Hodson. Ainda que os filmes fossem meio bobos e sem muito conteúdo valia por ELA, a garora era sensacional e cantava prá caramba. Você já notou que a Xuxa quando fotografada de certo ângulo se parece muito com a Doris Day? Abraços, e parabéns pelo belo post.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Leonel...

    Sabes que não tenho argumentos pra comentar esse post... rss .. Mãnssss.. é uma Mulher, bela e talentosa e tu fez um costuramento homenageativo do qual ficou muito do BÃO.. hómi!!!

    Para elas nosso BEIJO INCONDICIONAL
    Pra tu um fapt isento de maliciamentos... rss

    E pro meu gosto ( Saúdo Angelina Jolie ) pelo potencial labial que me fascina ..... uauuuuuu

    Deussssssssssskiajude
    Tatto

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Leonel!!
    Uma coincidência: Doris e Brigitte Bardot resolveram cuidar dos animais quando chegaram em idade mais avançada.
    Bela biografia e uma bela esolha Leonel!
    Obrigada pelo carinho!
    Beijos,
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  6. Doris Day... bela citação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Leonel,

    Eu sempre admirei a Doris Day, quando menina amava seus filmes e adorava suas canções.
    Bela homenagem no dia das mulheres!

    Beijinhosssssss

    ResponderExcluir
  8. Bem legal seu Post. Não gostava muito dela não, mas você fêz um belo relato que até a deixou mais simpática aos meus olhos. Engraçado quando eu li o que ela está fazendo atualmente, tive o mesmo pensamento da Professora. Porque será que essas mulheres muito belas e super assediadas pelos homens quando jovens, ao se retirarem dos holofotes se dedicam a cuidar de animais? E olha que além das citadas pela Professora, tem muitas outras.

    ResponderExcluir
  9. - Na mosca, Leonel. Dos muitos filmes dela que assisti, a Teia de Renda Negra foi o que ficou mais vivo na minha lembrança.
    - Obrigado por trazer-nos hoje notícias de nossa antiga namoradinha. E para todas as nossas amigas, 365 abraços e beijos a cada ano, e mais um nos bissextos. E mais um, de lambuja, pelo dia delas (vai atrasado, mas vai assim mesmo).
    - Abraços, amigo.

    ResponderExcluir
  10. Quando entrei aqui e vi esta homenagem eu fiquei admirada com tudo... Ao ler adorei por demais!
    Quando eu tinha a idade de Olivia, rsrs eu assistia estes filmes como uma louca. Minha mae dizia para dormir, mas enquanto a Globo nao entrava fora do ar, kkkkkk eu nao saia da frente da TV... Doris Day, eu adorava. Fez grandes filmes junto com Rock Hudson que no final morre de AIDS... Nossa! Eu fiquei preocupada com ela, rsrs pois ela beijava aquele homem demais, rsrs
    Assistia os faroest com todos eles.
    John Wayne... Estou aqui recordando de muitos filmes. Adorava Steve McQuem porque alem de atuar divinamente era de todos o mais gala, rsrs
    Filmes de prisao, fuga, misterios. Meu pai dizia quando iniciava: Tem trem? Entao é bom! kkkk
    Franck Sinatra e aquele que fez Dançando na Chuva(Agora esqueci o nome dele, mas eu adorava tudo dele) Tinha Jerry Lewis nao podia faltar. Ele fazia dupla sempre com este que falei de ter esquecido o nome. (Como eu pude esquecer o nome?)rsrs
    Depois fui dando lugar para os novatos que atualmente procuro sempre conhecer tudo de todos.
    Sou fa de Leonardo di Caprio, Robert de Niro, Al pacino, e milhoes de outros por adorar filmes.
    Foram eles que me ensinaram a escrever, a ter ideias.
    Leonel, muito obrigada por desejar um feliz dias das mulheres... Queria te dizer que eu estou adorando vir em seu blog, e estou muito contente que voce realmente esta lendo meu livro. Torno a dizer... Meu muito obrigada. Como seu amigo falou la em cima nos recados, quando voce nao vem eu sinto a sua falta.

    Saiba que voce encontrou uma, que se for para falarmos de filmes eu irei sempre adorar e nao teria fim, rsrs
    Esta semana vi um que ao assistir pensei: "Vou indicar para Leonel" rsrs Mas penso que voce deve ter visto. Nome: Parto Viagem. Ator nada mais nada menos que Robert Downey Junior. Eu sempre o admirei e fiquei muito triste por nao atuar como deveria, quando caiu nas drogas, mas agora voltou com tudo! Super ilario do inicio ao fim!
    Beijos depois eu volto para comentar de outros filmes como Houve uma Vez um Verao. Lembra?

    ResponderExcluir
  11. Eu exclui um recado porque ao enviar, enviei duas vezes, rsrs
    Aproveito para falar que ja estou quase terminando o captulo 13 la no blog.
    O Xipan chamou Junior de Brucutu, kkkkk e eu estou fazendo ele mostrar que nao é, rsrs (Adorei a critica dele, foi construtiva... Olivia é do tipo bem esperta, e ja ta dando um novo jeito para tudo ficar nos eixos, rsrs)
    Aguarde!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Leonel!
    Hj conheci um blog que fez uma homenagem para você.
    Valeu!
    Beijos,
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  13. Senhor Cinéfilo, mais uma grande postagem. Me remeteu aos bons tempos em que ficava vendo O Corujão e minha avó chamando pra dormir...

    Muito bacana!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigado a todos os que comentaram, e também aos que apenas leram.
    Nem eu imaginava que esta postagem tivesse tão boa aceitação, apesar de agradar muito a mim.
    Como foi citado em alguns comentários, por alguma razão desconhecida algumas das mais lindas e queridas atrizes ao alcançarem idade mais avançada se dedicaram à causa dos animais.

    ResponderExcluir
  15. Oi cumpadi!
    Fiquei feliz demais com sua visita lá na cozinha...
    E eu q nem como carninha...faz só o creme de mandioca bem temperadinho, com um tiquim de sal...prá matar a vontade, né?! =)
    Tenha um lindo dia!
    Um abração!
    =)

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Leonel!
    Estava rindo da sua vontade de querer terminar bem as histórias e procurando as páginas ....kkkk.... até imagino. Quando a gente é do bem espera que o bem também esteja em todos os lugares e principalmente nos finais felizes. Acho que é isso!
    Pensando que temos muitas vidas, podemos entender que a morte do príncipe não foi o fim e a história continuaria em outra vida...kkkk
    Eu vi um outro final feliz para O Lago dos Cisnes em que o príncipe derrota o feiticeiro.
    Eu prefiro felizes para sempre em tudo também Leonel.
    Beijos,
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  17. Bravo, Leonel! Todos os dias são dias da Mulher!

    Situei o seu blogue na lista dos meus Sítios Amistosos, no meu blogue.

    Abraços Gloriosos!

    ResponderExcluir
  18. Olá..
    Trago um convite, leia minha postagem e se houver interesse participe e convide teus amigos.
    Digamos assim, Um concurso poético-interativo de nenhuma premiação nem obrigação e muito menos competitivo!.. rss

    Deusssskiajude
    Tatto

    ResponderExcluir