FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

domingo, 30 de janeiro de 2011

PLANOS E DECISÕES IRREVERSÍVEIS

Em 1519, o explorador espanhol Hernando Cortez, partindo de Cuba, chegou ao México, então habitado pelos astecas. Seu objetivo estava delineado: conquistar o império asteca e se apossar de todas as suas riquezas!
Como farejou dissidências entre seu pessoal, determinou que os navios que os haviam trazido fossem queimados, para que não houvesse a possibilidade de recuar.
Mais tarde, como bom conquistador da sua época, tomou como refém o imperador Montezuma, que o havia recebido com flores, destruiu e saqueou a capital Tenochtitlan e, com a ajuda de outros povos inimigos dos astecas, destruiu e saqueou todo o império asteca.

Mas,o fato de haver destruído seus navios após chegar, entretanto, tornou-se marcante, como uma prova de sua determinação, forçando seus homens a se concentrarem num único objetivo. Não haveria segunda chance! Vitória ou aniquilação! A dominação sobre os astecas passou a ser sua única chance de sobrevivência, e para Cortez, uma garantia de que todos dariam o melhor de si para atingirem um propósito.
De vez em quando, inadvertidamente, “queimamos os navios” e tomamos uma decisão que nos parece irrreversível. Colocamos todas as fichas em um número e contamos que vamos ter sucesso em uma empreitada.
Mas, na vida, parece que a única coisa certa é a sua própria incerteza.
É impressionante a forma como certas “linhas do tempo” são quebradas, e essas quebras nos arremessam para uma outra via, onde acabamos seguindo caminhos paralelos ou divergentes daquele que pretendíamos seguir!
Após algumas destas quebras, que fizeram minha vida dar “cavalos de pau”, como um fusca faria num pega dos anos 70, adotei uma linha diferente: hoje, prefiro planos a curto prazo. Mesmo porque, não sei até aonde vai a minha longevidade. Mas assim, tenho sido mais bem sucedido do que em outros tempos. E para certos pontos no desenvolvimento cronológico dos meus planos, coloco um operador “IF” (se). Se até aqui isto não foi alcançado então...e daí, surgem as alternativas!
Outras vezes, fico simplesmente ao sabor do vento, com a mente aberta, vendo aonde as correntes vão me levar...coisa típica de velhos preguiçosos, que não querem arcar nem com o peso de uma decisão, né?
Mas, na verdade, quando tenho que tomar uma decisão, é rapidinho, mesmo que seja a decisão errada!
Às vezes, fico matutando se Cortez tinha realmente avaliado que suas forças seriam capazes de levar a cabo seus objetivos, e tinha ele certeza da vitória, ou se preferia ser aniquilado a deixar de alcançar sucesso naquela primeira e única tentativa.
Para algumas pessoas, deve ser melhor morrer do que mudar de ideia...

9 comentários:

  1. Leonel,
    Bela reflexão. Também acho que a idade nos traz o benefício de "pensar a curto prazo", não há razão para fazermos planos possivelmente inexequíveis de assistirmos a Copa 2032. Se lá chegarmos com saúde, tudo bem, assiste-se. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Reflexivamente reflexivo!!

    Assisti em um discovery que até animais como o Macaco(ex:chimpanzé) são capazes de cometer o canibalismo.

    Agora a parte que me toca em dar "cavalaus de pinho" rsss rodopiá com o fusca nos anos 70 foi o cúme... ADOREI... troxe-me lembranças de menoridade fugindo da "NACA" = CANA.. carro dos hómi... hehehe
    Bão vortando ao assuntamento... Amigo Leonel, acredito que só agora aprendemos que temos que ir por capítulos e não tentar ver o filme inteiro... E mudar de idéia sempre que a situação nos permitir.. isso faz bem pra alma...

    Um puta abração meu amigo
    Deusssssssskiajude
    Tatto

    ResponderExcluir
  3. Leonel, amado!
    Sabe de uma coisa? Planos não ando fazendo, mas não sei se é bom ou ruim...às vezes aquele planejamento do hoje me faz falta...uma certa objetividade que dá um contorno, acolhe a bagunçada subjetividade...sei lá...
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Leonel!
    Perco-me a ler o que escreve. É disto que sempre ocupou o meu tempo, "Estudar o meio geográfico e atropologo". Adoro história e são artigos, como o que o amigo escreve, que fezem de mim um homem com conhecimento.
    Quanto ao que dizia lá no meu espaço, sobre as leis para presos no Brasil, estou por dentro. Sei que o Brasil, em questão de leis e de governos, também não está bem servido, não!
    O grande país irmão "Brasil" não merecia estar a viver com governos que, também, servem é para desgovernar.
    Gosto dos seu comentários lá nos meus póstes, e gosto do que escreve porque, vê-se que é realista e já são poucos os que vivem de realidades preferindo as "utupias".

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. - Qualquer decisão demanda alguma reflexão, pois uma vez executada a ação correspondente torna-se geralmente um "point of no return". Uma das boas coisa que nos ensinam nos quartéis (acreditem ou não, lá se ensinam coisas boas) é não ficar adiando decisões inevitáveis.
    - Quanto a Cortez, merece um capítulo à parte. Sua façanha, do ponto de vista puramente militar, extrapolou todas as expectativas razoáveis. Não há feito comparável em toda a História conhecida.
    - Texto profundo e inspirador, Leonel. Abraços, amigo.

    ResponderExcluir
  6. Sou ruim para tomar decisões. Demoro uns dois séculos pra decidir e sempre escolho a cor errada do fio, como nos filmes que o sujeito tem que escolher um fio pra desativar a bomba, eu certamente escolheria o errado...

    Mas vamos seguindo.

    É claro que o texto foi bacana, como é típico por aqui.

    Abraços, querido.

    ResponderExcluir
  7. Gostei do texto, mas particularmente não tenho preocupações com tempo e prazos. Tento de todas as formas realizar meus desejos e se não der, fazer o que? Não sou boa de planejar, nem sempre dá certo e como gosto que as coias dêm certo, planejo pouco e executo logo depois que pensei. É bom assim? Pra mim tem sido. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  8. O Asteróide

    Considerações enquanto aguardamos o seu inevitável encontro com o planeta Terra

    SanguedeJesustempoder!!!!!!!!!!!!
    Amei seu blog!
    bjs.

    ResponderExcluir
  9. Quanto a Hernando Cortez, eu nao o adimirei... Nao sabia desta historia, vindo a conhecer aqui mas nao adimirei porque no fazer a sua escolha ele colocou outras pessoas a viver o que ele desejava... Acho isto de um egoismo extremo, pois cada um tem o direito de escolher a sua estrada.
    Esta provado que é um lider nato, mas um carrasco, rsrsrs

    Quanto a mudar planos de vida, recomeçar eu acho a coisa mais certa de se fazer, quando na sua estrada algo nao vai bem...
    Cada estrada tem um sabor diferente, cada estrada te leva ao sublime ou a destruiçao. O dificil é saber qual seguir. Mas eu tenho um lado guerreiro em mim, que quando vejo que entrei em uma estrada errada, eu recuo e procuro outra porque a vida cada dia é diferente de outro dia mesmo se vivemos em uma rotina.
    E aqueles homens nao tiveram este direito de escolha. Imagino aqui que muitos devem ter sofrido muito, por desejar uma outra vida, mas nao lhe permitiam.

    Queria agradecer pelo seu eleogio la no meu blog e estou aqui para te convidar em conhece-lo a fundo. Ali existe o meu tesouro.
    Voce escreve muito bem, é muito agradavel ler, e o mais interessante é que mostra parte da historia do mundo. Eu nao sei quase nada da historia do mundo e aqui vou aprender, pois nunca é tarde para recomeçar um aprendizado!
    Parabéns e obrigada!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir