FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

sábado, 31 de outubro de 2015

MAIS UM VISITANTE DO ESPAÇO

Mais um asteróide vem tirar rasantes da nossa velha Terra. Trata-se do espécime rotulado como 2015 TB145, mas já apelidado como "Spooky" (mal-assombrado), ou “asteróide do Halloween”, já que sua maior proximidade com a Terra ocorre hoje, 31 de outubro, data que nos EUA corresponde ao Dia das Bruxas, chamado lá de Halloween.


Foto do asteroide 2015 TB145, batida pelo PANSTARRS. Os astrònomos calculam suas dimensões entre 290 e 650 metros; A massa do asteroide não causa nenhuma influência detectável na Lua ou na Terra, incluindo as marés e placas tectônicas.

Na verdade, o pedregulho espacial vai passar a 480.000 km, uma distância 1,3 vezes maior do que a órbita média da Lua. Mas, em termos astronômicos, é quase uma colisão. Considerando-se que a maior dimensão do asteroide seria de aproximadamente 400 m, e que o mesmo só foi identificado em 10 de outubro pelo telescópio PANSTARRS (*), da Universidade do Havaí,  vê-se que mais uma vez escapamos de uma bala perdida. Se a trajetória viesse a coincidir com a nossa, saberíamos disso com pouquíssima antecedência. Dependendo do local de impacto, os danos seriam consideráveis.

Mas, desta vez, em lugar de travessuras, apenas gostosuras…

Pelo menos, isto me motivou a escrever de novo.

Abraços a todos os amigos!

(*)Segundo a Wikipédia, o Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System (em português: Telescópio de Pesquisa Panorâmica e Sistema Rápido de Resposta) mais conhecido pela abreviatura Pan-STARRS é um projeto que tem por objetivo mapear constantemente o céu em busca de objetos próximos que possam apresentar risco de colisão com a Terra .
telescópio PS1 que opera para o projeto está localizado no monte Haleakala no Havaí. Este telescópio está equipado com uma câmera de 1,4 gigapixels e já propiciou a descoberta simultânea de 19 asteroides numa única noite em 29 de janeiro de 2011, além da descoberta do cometa C/2011 L4 que também é conhecido pelo nome deste projeto.

13 comentários:

  1. Quando vi no noticiário é claro que me lembrei de vc! Imaginei mesmo que vc, doutor nesses assuntos, fosse nos brindar com algo. Acabou que os dias precedentes a um feriado prolongado me tiraram do foco de vir aqui checar rsrs Mas hj vim, li e adorei seu retorno! Estamos toooodos né, afastados de nossos espaços e daquela convivência que sinto tantas saudades. As bruxas andam à solta né amigo?! O importante é não nos perdemos nesse espaço gigantesco da blogosfera. Quero mais é uma boa colisão rsrs da gente!
    Beijuuss amaaaado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a maioria dos nossos colegas blogueiros está no Facebook.
      Mas, é um imenso prazer te ver aqui, como uma estrela d'alva, anunciando boas novas!
      Bjs, Rê!

      Excluir
  2. Ola querido amigo,que bom ver tua nova postagem......concordo com a Regina que sente o afastamento de muitos amigos blogueiros que migraram para o Face e sei mais aonde.........Até o tempo desta bela confraternização esta mudando......espero mesmo que apesar da distancia e períodos complicados de nossas vidas a gente não se perca nunca.Meu maior abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ola ,já passou quase tres meses sem comunicação de nossas partes.....acho isto Muito tempo...... Como estas?Mande notícias OK? Eu estive me incomodando com uma "Sra Artrose"na minha perna e ainda não consegui lidar direito com ela.Espero que entres em contato....Meu abraço com muitas saudades SU

    ResponderExcluir
  4. Que bom receber notícias tuas.....Sabes que meu filho depois de 20 sessões de quimio perdeu a sensibilidade dos pés e mãos,mas agora devagarinho começou a melhorar.......Rezo muito para que continue melhorando e podes ter certeza que estarás nas minhas preces também....Muita fé e paciência è primordial.....Tchauzinho e não deixe de se comunicar com todos estes amigos que esperam por notícias suas.....Bjsssss SU

    ResponderExcluir
  5. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço e muita paz e saúde.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço sua visita. Será sempre bem vindo!
      Saudações!

      Excluir
  6. LeÔnidas meu véi di guerra..... grande abraço e DeusssssssssssssssssKiajude....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande prazer em te ver, amigo velho!
      Abração! Ando com atividade reduzida na rede...

      Excluir
  7. Olha q eu não entendo nada de Asteróide, mas vim aqui correndo de saudade do meu Leo!! Saudade Leo!!!!! bjs

    ResponderExcluir
  8. OI LEONEL!
    QUE COISA BOA TE VER LÁ NO "SÓ PRA DIZER" E SABER QUE ESTÁS DE VOLTA A BLOGOSFERA, SENDO ASSIM, LOGO TEREMOS TEXTOS NOVOS POR AQUI.
    GRATA PELA VISITA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Leonel.
    Essa coisa de asteróide não me agrada, do jeito que as coisas andam, tudo pode acontecer kkkk. A tecnologia as vezes falha. Falar em tecnologia, você viu a reportagem sobre o primeiro táxi autónomo do mundo em Singapura. Só discar pelo aplicativo e o táxi vem pegar no endereço sem motorista. A nuTonomy, empresa responsável pelo projeto, convidou um conjunto de pessoas a fazer download e instalar o "app", onde oferecia uma viagem gratuita no seu "robot-táxi".
    Que loucura! não sei se vai funcionar, mais que é meio desconfortável andar sentado atrás num táxi, sem ter motorista ao volante causa medo.
    Então Leonel, estava com saudades, que bom que esta de volta com suas postagens. Eu ando atualizando pouco meu blog, sempre dando uma pausa pra refrescar os miolos rsrsrs, mais sempre volto. Por esses dias deve já ter atualização por lá.
    Bom fim de semana pra ti!
    Abração!

    ResponderExcluir