FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

BATENDO NA MESMA TECLA

Os parágrafos abaixo não são de minha autoria, mas foram pinçados da seção EDUCAÇÂO da revista VEJA DIGITAL. Não tenho formação para estabelecer critérios na área de educação, mas até um leigo pode perceber a correlação entre educação e o desenvolvimento de um país.
Não me canso de citar a Coréia do Sul como um exemplo de país que está colhendo os frutos dos seus investimentos em educação. 
Alguém conhece alguma nação que se desenvolveu apenas dando cada vez mais assistência aos pobres?
Assim, exponho aqui alguns trechos que expressam as conclusões de quem entende do assunto.
______________________________________________________________

Por que investir na primeira infância pode mudar o Brasil

Por volta dos dois anos de idade, o cérebro do ser humano atinge o pico de sua atividade. Nessa fase, é possível estabelecer até 700 novas conexões neuronais por segundo — praticamente o dobro de sinapses executadas aos dez anos de idade, de acordo com estudos feitos pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. É nessa fase que se formam as bases de aprendizado que serão utilizadas ao longo de toda a vida. Entretanto, mais de 200 milhões de crianças ao redor do mundo nessa faixa etária não conseguem atingir seu pleno potencial cognitivo por estarem expostas a fatores como subnutrição, pobreza, violência e aprendizagem inadequada.
No Brasil, a vulnerabilidade social atinge 21,6% das crianças de zero a três anos, segundo dados da ONG Todos Pela Educação, com base na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad) 2013. Na zona rural, a taxa sobe para 40%.



Tem que ser na base: Segundo James Heckman, estudos demonstram que os investimentos na educação de crianças de 0 a 3 anos têm uma taxa de retorno muito maior do que os investimentos feitos na educação durante a escola, ou na faculdade.

Para o Banco Mundial, instituição que financia projetos em países em desenvolvimento, reverter essa situação não é apenas uma necessidade ética, mas também uma atitude inteligente do ponto de vista econômico. “O prejuízo causado para os cofres públicos para contornar problemas como baixa escolaridade, falta de segurança e mortalidade infantil seria incomparavelmente menor se os recursos fossem destinados para estimular o bom desenvolvimento das crianças na primeira infância", defende Claudia Costin, diretora da área de educação do Banco Mundial.

Incremento na renda e qualidade de vida — O crescente movimento em torno desse tema nos últimos anos tem como percussor o economista americano James Heckman, ganhador do prêmio Nobel de Economia em 2000. Ao longo dos últimos dez anos, Heckman fez dezenas de análises sobre educação infantil e comprovou que o investimento na primeira infância pode resultar em um incremento de renda de até 60% de adultos que frequentaram creches, se comparado a pessoas que não fizeram essa etapa de ensino. "O investimento em educação infantil significa investimento em capital humano. Um dos estudos, realizado em uma pré-escola chamada Perry, nos EUA, mostrou que após cinco anos, 67% das crianças que tiveram acesso à educação desde cedo registraram QI acima de 90 - no grupo que pulou essa etapa, apenas 28% atingiu esse patamar", afirmou o pesquisador ao site de VEJA.


Ainda de acordo com Heckman, após 14 anos, o grupo que participou do programa de educação infantil teve o triplo de notas satisfatórias ao longo da vida escolar em comparação com estudantes que não tiveram o mesmo acesso. "Também houve impacto significativo na redução do envolvimento com criminalidade e até mesmo na capacidade de manter uma relação afetiva estável", conclui.

_________________________________________________________________

Conclusão:

Combater a pobreza é desenvolver o país! 
Assistir aos pobres é uma necessidade emergencial, mas é urgente começar realmente a erradicar a pobreza, evitando que as próximas gerações sejam formadas por carentes, que dependerão eternamente de assistência! 

Erradicar a pobreza é investir em crianças que estão agora a nascer, dando-lhes desde o início educação de qualidade! Acabem com a pobreza do homem de amanhã, dando educação básica de qualidade à criança de hoje!
Claro que os frutos só serão colhidos a longo e médio prazo. A princípio, os esforços neste sentido nem serão percebidos e os resultados não aparecerão no mesmo mandato político. Talvez este o maior empecilho para os governantes, que querem plantar a jabuticaba e come-la no dia seguinte! (Eu tenho um pé há mais de sete anos que só agora ameaça dar os primeiros frutos...)
Eles não gostam que seus sucessores colham os frutos que eles plantaram, e virem "milagreiros" de plantão, gozando dos resultados que receberam! 
Precisamos urgente de gente que ame o país o suficiente para pensar nas gerações futuras, que serão o futuro do país!

22 comentários:

  1. Anda molhando o pé de sua jabuticabeira como lhe disse? Assim os frutos virão...não da noite pro dia, mas em breve. Quanto aqui, meu querido, a política do assistencialismo continuará sob a máscara de que nunca nosso país "incluiu" tantos..."ensinar a pescar" não faz parte (e nunca fez) das prioridades de nossos dirigentes. Não tenho a mínima esperança!
    Beijuuss Leonel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou culpado por não regar com mais regularidade...
      Infelizmente, quanto à educação, só posso trombetear...
      Bjs, Rê!

      Excluir
  2. Então Leonel, o Brasil precisa de tantas mudanças, tantas reformas, dificilmente isso ira acontecer, não tenho mais esperança que isso aconteça algum dia. Sou bastante realista. O Brasil necessita de tudo, a pobreza, a educação, a saúde está tudo um caos, e ainda eles dizem que esta melhorando, ele nem sabe onde esta tendo a melhora.
    Combater a pobreza é desenvolver o país, todo mundo sabe, só os governantes que não. Dissestes tudo, eles não gostam que seus sucessores colham os frutos que eles plantaram.
    Onde estão as pessoas que ama de verdade nosso País? Será que encontraremos alguns perdido por ai...
    Sabe que até falei na minha postagem sobre esses governantes, passa lá pra ler.

    Deixo um beijo e desejo de uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Leonel,
    Vim atrás de novidades risosss.
    Deixo um abraço e ótima semana!

    Tem atualização!

    ResponderExcluir
  4. OI LEONEL!
    PENSO QUE, ACABAR COM A POBREZA, NÃO É "DAR" BOLSAS OU SEJA LÁ O QUE FOR, MAS, SIM, CONDIÇÕES PARA QUE TODOS QUEIRAM E TENHAM ONDE TRABALHAR E AÍ SIM, TEREM DIREITO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, SAÚDE DECENTE E SEGURANÇA EFETIVA, COMO CONSEQUÊNCIA .
    SOU CONTRA ESTE GOVERNO PATERNALISTA QUE AO INVÉS DE DAR CONDIÇÕES PARA QUE O POVO TRABALHE, PAGA, POIS ASSIM OS CALA.
    ENQUANTO ISSO, NÃO EVOLUÍMOS NOS QUESITOS DE DESENVOLVIMENTO
    E NUNCA O FAREMOS SE OS CRITÉRIOS NÃO MUDAREM.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. OI LEONEL!
    PASSANDO E TE DEIXANDO DESEJOS DE UMA ÓTIMA SEMANA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ola grande amigo,passando para deixar meu grande e saudoso abraço.SU

    ResponderExcluir
  7. Oi Leonel!

    Vou fazer uma pausa no meu blog por alguns dias, só voltando em Janeiro...
    Desejo que você tenha um Natal com alegria, felicidade, e que as esperanças se concretizem.
    Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações!
    São os meus sinceros votos para você e toda a sua família.
    Grande abraço amigo!

    ResponderExcluir
  8. Leonel, amigo amaaaado! Tê Não poderia deixar terminar esse ano sem vir aqui e registrar minha gratidão por seu carinho, amizade (já renovei nosso contrato viu?!) palavras de encorajamento e amor. Desejo um natal de muita LUZ, AMOR E PAZ. Que em 2015 nosso PAI continue a cobrir você e seus amados de bençãos! Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo apoio, te retribuo com os bons sentimentos que fluem nesta ocasião!
      Que venha um novo ano de paz e união para ti e teus familiares e amigos!
      Bjs, Rê!

      Excluir
  9. Olá amigo Leonel,
    Passo para desejar um Santo e Feliz Natal, com muito Amor, Paz e Alegria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. OI LEONEL!
    QUE TEU NATAL TENHA SIDO DE MUITA LUZ, JUNTO A TEUS ENTES QUERIDOS E QUE O PRÓXIMO ANO TE ENCONTRE TAMBÉM ASSIM, TENDO A PAZ E O AMOR COMO COMPONENTES PRINCIPAIS DE TEU CAMINHO.
    ABRÇS
    zilanicelia@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo o mesmo para ti, e que 2015 seja um ano de sucessos!
      abraços, Zilani!

      Excluir
  11. Ola querido amigo,obrigado pelos votos natalinos.Este ano foi meio "complicadinho"aqui por casa ,por isso minha baixa frequência nesta tua excelente "sala de visita".Bom saber que também tens e gostas de companheiros de estimação.Jessica me acompanha fielmente á 19 aninhos,e este ano quase nos deixou mas felizmente ainda vai "virar o ano" ao meu lado.Nossa gatinha foi até 24 aninhos aí sim,não resistiu mais......Até hoje sentimos demais sua ausência ao nosso lado.Bueno,mas a vida bem ou mal continua sempre por isso quero também desejar-te muita paz,saúde, alegrias e felicidade em 2015.Vou sair por um tempinho mas estarei de volta em Março se Deus quiser.......Até lá meu enorme e carinhoso abraço.SU

    ResponderExcluir
  12. Eita Leonel, cade tu???
    Passei pra ver as novidades e te desejar uma excelente semana.
    Abraço grande!
    Blog da Smareis- É só clicar aqui!

    ResponderExcluir
  13. Oi Leonel!
    Boa noite!

    Tem postagem por lá.
    Um abraço!
    Ótima semana!

    Blog da Smareis- É só clicar aqui!

    ResponderExcluir
  14. Oi Leonel!
    Passei pra deixar uma abraço, e te convidar pra ler minha postagem.
    Espero que tudo esteja bem contigo.
    Desejo uma excelente semana!
    Um excelente mês de março!
    Um Beijo!

    ResponderExcluir
  15. LeÔnidas meu grande amigo... gúdinaitê !!

    Bão passá puraquí e deixar essa abraço, obrigado por passar por lá ... ValeWWW
    Abração e DeusssssssssssssssssssKiajude

    ResponderExcluir
  16. Oi Leonel!
    Ta tudo bem contigo?
    Só vim pra deixar um abraço!
    Quando puder passa por lá.
    Abraço!

    ResponderExcluir