FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SOBRE OS MAIAS E O FIM DO MUNDO

Os maias são provavelmente, a mais enigmática e menos conhecida das civilizações pré-colombianas.
Os traços mais antigos da civilização maia nos remetem ao 2.000 A.C., quando surgem os primeiros sinais do estabelecimento de um povo pré-maia na atual Guatemala.
Esse povo ocupou as atuais nações da Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador, além de parte do México. Fundaram e desenvolveram diversas cidades-estado, seguindo todas uma espécie de “plano-piloto” padrão, que determinava a distribuição das construções centrais com base na localização dos astros e que foi estabelecido desde os primórdios desta civilização. 

Esta acrópole piramidal fica na antiga cidade maia de Chichén Itzá, no México.
Suas cidades eram dotadas de templos e acrópoles piramidais em degraus. As mais conhecidas são: Tikal, Palenque, Copán, Pedras Negras, Quiriguá, Naranjo, Cobá e Chichén Itzá. 
Com exceção das edificações centrais, as cidades se desenvolviam sem nenhuma regra, de forma aleatória.
Os maias praticavam esportes, sacrifícios humanos, e artes como escultura, entalhadura e pintura.
Sua economia era baseada na produção de tomate, milho, cacau, batata, algodão e frutas. Também criavam abelhas, caçavam e pescavam.

Este mapa mostra as principais cidades da civilização maia. (Clique p/ ampliar)

Como não cunhavam moedas, seu sistema monetário era na base de trocas. Conchas, pepitas de ouro, prata, jade, sementes de cacau e plumas coloridas eram usadas nas transações comerciais.
Havia disputas, conflitos e lutas entre as cidades. Os prisioneiros resultantes destas lutas eram escravizados, torturados e às vezes sacrificados.
A civilização maia entrou em declínio a partir do séc. IX D.C., quando suas povoações começaram a ser absorvidos pela expansão dos toltecas e astecas.
Entretanto, algumas de suas cidades-estado permaneceram povoadas até o século XV D.C., como Mayapan, que se tornou a capital dos maias em 1328.
Os remanescentes da civilização maia e se misturaram com os de outros povos e traços de sua cultura e idioma permanecem até hoje.
No século XV, os espanhóis conquistaram e saquearam as últimas cidades remanescentes dos maias e astecas.
Até o momento, ainda não foram determinadas as causas do declínio dos maias, que pode ter sido ocasionado pelo confronto com outros povos, esgotamento de recursos agrícolas, inundações, secas ou qualquer outro motivo.
Só em 1840 começaram a ser descobertos e estudados os restos desta civilização, que, segundo os historiadores, foi a única população alfabetizada das américas. Entretanto, sua linguagem escrita, composta de hieroglifos, somente começou a ser decifrada recentemente, com o auxílio da informática. 
Os religiosos que acompanhavam as expedições espanholas deram sua "contribuição", queimando e destruindo a maioria dos chamados códices maias, livros-chave que eram como almanaques e falavam sobre seus ritos, astrologia, astronomia e outros assuntos (traços de cultura pagã). Porém, alguns destes códices lograram sobreviver, como os existentes na Espanha e o que se encontra em Dresden, na Alemanha.

Detalhe do chamado "Dresden Codex"
(Clique p/ ampliar)

A precisão dos maias em registrar datas permite saber com exatidão quando foram fundadas algumas cidades e outros eventos marcantes de sua história.
Os maias possuíam dois calendários, um religioso (tzolkim) e o outro agrícola (haab).
O tzolkim tinha um ano de 260 dias, divididos em 13 meses de 20 dias e era baseado nas fases da Lua.
O haab tinha 365 dias (com base no Sol) divididos em 18 meses de 20 dias, mais cinco dias de festas.
A cada 52 anos, havia uma sincronização, baseada nos movimentos do planeta Venus.
A cada 3.172 anos, eram reiniciados os dois calendários, o que significava o início de uma nova era.

E a tal profecia sobre o fim do mundo?

Diz a Wikipédia:
A interpretação incorreta do calendário mesoamericano de contagem longa forma a base de uma crença do movimento Nova Era, de que um cataclisma aconteceria no dia 21 de dezembro de 2012.
Sandra Noble, diretora executiva da organização de pesquisa mesoamericana FAMSI, aponta que "para os antigos maias, era motivo de grande celebração chegar ao fim de um ciclo completo". Considera ainda, que a apresentação de dezembro de 2012 como um evento de fim de mundo ou mudança cósmica como "uma total invenção e uma chance para muita gente ganhar dinheiro".

Bem,  na minha opinião, parece que eles não foram capazes de prever sequer o seu próprio fim, o que me faz duvidar que fossem capazes de estabelecer que o mundo terminará no mês que vem...
A tal “data fatídica” corresponde apenas ao fim de uma era, quando se inicia um novo ciclo e se volta ao início dos calendários lunar e solar...
Mas, se estão mesmo interessados no fim do nosso planeta, fiquem de olho no céu...

O asteroide tarda, mas não falha!

21 comentários:

  1. Que me desculpem os maias, mas o mundo não vai acabar! E não sou bruxa, nem profetisa, mas quero crer que entraremos (e estamos endo preparados faz tempo) numa nova "era", num tempo mais "evoluído" ...e sei que me entende Leonel! Percebo no dia a dia muitas pessoas bem diferentes...novos posicionamentos, crenças e fé. Gosto disso.
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu torço pela aproximação cada vez maior entre as pessoas de bem, de forma a influenciar positivamente nos acontecimentos, pelo menos no que diz respeito à convivência...
      E este mundo, que é passageiro, eu deixo ao sabor do curso dos eventos, que são imprevisíveis, mas estatisticamente favoráveis...
      Pode ser que o asteroide seja do tamanho de uma bola de tênis e só venha daqui a milhões de anos...
      Bjs, Rê!

      Excluir
  2. O mundo não vai acabar, espero. Mas que se faz uma feiura maior a cada dia, isso faz.

    Eu torço muito pra essa transformação citada pela Regina, que as pessoas se descubram mais preocupadas com o que ocorre além de si. Que sejamos amorosamente humanos e a vida se renove, incessantemente.

    Os Maias fizeram a sua história, agora chega disso de findar o mundo, né?

    Leonel, sempre muito bom te ver pelas ruas da blogosfera. E venha fazer a minha caipirinha, venha!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Acho que só vai acabar mesmo é o ano...
    Hohohohoho (Risada de Papai Noel)!
    Beijo, Milene!

    ResponderExcluir
  4. Leonel,
    Acho que meu texto http://jairclopes.blogspot.com.br/2012/10/os-mayas.html publicado em 07/10/12 complementa ou é complementado pelo esse excelente texto teu. Dê uma olhada lá. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, como eu não queria plagiar, antes de publicar este post, eu pesquisei teu arquivo, usando a expressão "maias", e não achei nada. Talvez porque escrevi usando "i" em vez de "y"...
      Mas, dei agora uma olhada no teu post, que é bem mais completo e abrangente do que este.
      Aqui, eu dei apenas um "briefing", só para falar da suposta "profecia" do fim do mundo...
      Recomendo seu texto para quem quiser saber mais sobre este povo...
      Abraços, Jair!

      Excluir
    2. Leonel,
      Usei a grafia "Mayas" ao invés de "Maias" por causa do livro de Eça de Queirós, "Os Maias", não desejo que, googlando, alguém que procure Eça encontre-me. Isso seria desonestidade literária. Abraços, JAIR.

      Excluir
    3. É verdade, a obra de Eça de Queirós me apareceu várias vezes quando eu pesquisava para procurar referências na web...
      Aliás, você ficou bem na foto de Chichén-Itzá, parece um chefe maia aposentado! Hehehe!
      Abração, Jair!

      Excluir
  5. Saudações almirante Leonel, apreciei bastante seu post, sobretudo sua conclusção do último paragrafo . Gostaria apenas de completar que o mundo que precisa acabar é o mundo velho, ou seja, as injustiças, fome, guerras, preconceitos...
    Cordial abraço, saúde e muita paz interior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Milton, isto só depende de nós...
      Mas, infeizmente, nem todos cooperam...
      Abraços!

      Excluir
  6. Há quem coloque fim todos os dias a tudo, então a tal profecia é bem menos assustadora do que o que fazemos com nosso semelhante, com a natureza e com a vida a nosso redor.
    Gostei muito desse teu espaço. Inspira reflexão>
    Bj e paz no teu final de domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpem a demora em responder, estive inativo or alguns dias...
      Obrigado pela tua visita!
      Abraços!

      Excluir
  7. Leonel,Seu espaço é lúdico e inspirador,teorias infinitas e elucidações saudáveis, regada a muito bom humor:estar em seu espaço é como estar em companhia de amigos "proseando" com muita paz e boas risadas.Abraço fraterno do amigo blogueiro.:-BYJOTAN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo incentivo, amigo Byjotan!
      Desculpe pela inatividade temporária!
      Abraços!

      Excluir
  8. Boa noite meu querido amigo !!!!!!!
    Saudades infindas desse amigo querido !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Meu amado pelo que sei o mundo vai acabar mais de ano,estamos perto de ver esse ano findar,rsrsrsrsr
    bjssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Ola caro Leonel,Este ano vai acabar e com ele todas preocupações que nos atingiram.Até acabei de inventar um versinho agora,[sem rima,é claro]:Ano novo Vida Nova Sol Brilhando--Lua de Esperança. Gostou?Eu achei uma gracinha.Está dedicado á ti,amigo do coração.Beijus.SU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amiga!
      Estive inativo por vários dias, mas, voltando aos poucos!
      Abraços, Suze!

      Excluir
  10. AMIGO QUERIDO !!!!!

    Vim te buscar para tomar um cafezinho comigo ,no Folhas de Outono!
    Lugar de aconchego e carinho,te aguardo !
    Bjs com sabor de convite !!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Severa, desculpe a ausência, depois irei te visitar!
      Bjs!

      Excluir
  11. Olá Leonel,
    Não acredito nesse calendário do Mais. O Criador jamais daria esse direito a um ser humano prevê final do mundo. Nem o Próprio filho Jesus sabe o dia e a hora.
    O Mundo pode ate acabar no sábado, mais com certeza na sexta que não será.
    Aproveito desde já, pra te desejar um Natal cheio de muitas alegrias, e que o espírito do Natal te guie durante o ano novo que está para começar.
    Obrigada pela sua presença em 2012 no meu blog.
    Ótimo final de Ano, e maravilhoso começar de Novo Ano.
    Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
    Beijos!

    Refletindo com a Smareis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Smareis!
      Que tenhas um Natal e uma passagem de ano ótimos!
      Bjs!

      Excluir