FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

terça-feira, 13 de novembro de 2012

CADA VEZ PIOR...

No meu post mais lido, “Um trem nada bão, uai!”, eu cito a única linha ferroviária de passageiros existente no Brasil, o percurso Belo Horizonte-Vitória.
O jornal televisivo BOM DIA BRASIL, da TV Globo, está publicando uma série de reportagens sobre as mazelas do transporte ferroviário no Brasil.

Além de EUA, China e Rússia, o Canadá também supera largamente o Brasil em extensão de ferrovias.

Uma dessas reportagens fala sobre o incrível desperdício de investimentos, que acabaram virando sucata:


A reportagem de hoje (veja o vídeo aqui) fala das tristes condições em que se encontra a única linha ferroviária de passageiros, onde o descaso e a falta de modernização deixaram a decadência se abater sobre a outrora charmosa ferrovia Belo Horizonte-Vitória. Apesar dos vagões confortáveis e da boa comida servida nos vagões-restaurantes, o percurso de 664 km é percorrido em aproximadamente 13 horas, numa velocidade média de pouco mais de 50 km/h. A viagem neste trem é apenas uma curiosidade nostálgica.
Como eu citei no post, o Brasil é o único país de dimensões territoriais consideráveis que não tem uma malha ferroviária à altura.
China, EUA e Rússia, além do Canadá (não citado naquele post, extensão territorial: 9.984.670 km2- 48.068 km de ferrovias - dados de 2006), todos superam o Brasil por larga margem.
Será que somos os únicos certos?

18 comentários:

  1. Limerique

    Era uma vez um país quase sem trem
    Onde o poder o povo burro mantém
    Só existiam péssimas estradas
    Onde havia mortes às carradas
    E o povo acha que está se dando bem.

    ResponderExcluir
  2. Limerique de pé quebrado:

    Nosso antigo presidente, por rodovias se perdeu...
    E andando na contramão, as ferrovias esqueceu.
    Agora, cada vez mais, por uma estrada esburacada
    Passam caminhões lotados, em sua louca disparada
    E o futuro dos nossos transportes deu no que deu!

    Abraços, Jair!

    ResponderExcluir
  3. OI LEONEL!
    ERRADÍSSIMOS!
    UM TRANSPORTE MUITO MAIS BARATO,QUE É LÓGICO PRECISARIA DE MODERNIZAÇÃO, COM TRENS RÁPIDOS, COBRINDO GRANDES DISTÂNCIAS.
    A GERAÇÃO DE EMPREGOS SERIA ALGO IMPORTANTE TAMBÉM,MAS, PARA ISTO ACONTECER, PRECISARIA GERAR INTERESSE EM GOVERNANTES,POIS SERIAM GRANDES INVESTIMENTOS E A LONGO PRAZO, COMO SÃO UNS INCOMPETENTES E DESCOMPROMETIDOS COM A NAÇÃO, NÃO O FAZEM, QUEM SABE, UMA GRANDE PRESSÃO DAS PESSOAS?
    MAS, QUEM QUER COMPRAR ESTA BRIGA?
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora, as aberturas para investimentos são pequenas e sem garantias, o que espanta os prováveis candidatos...
      Abraços, Zilani!

      Excluir
  4. Resumindo: o Brasil continuará fora dos trilhos...
    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Brasil, nos trilhos? Era muito bom! Um luxo! Hoje, um lixo! O que é o metrô senão "trem nos trilhos"? Mudam os nomes, mas as moscas continuam as mesmas... Onde está o jogo de interesses? Piuiiii...
    [ ] Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, parece que as boas ideias que deram certo em todo o mundo não funcionam aqui!
      Por que será?
      Obrigado pela visita, Célia!

      Excluir
  6. Ola querido Leonel,texto brilhante como sempre, fazendo-nos lembrar de acontecimentos que dificílmente irão tomar um rumo benefíco para nosso Brasil,que concordando com R.R.continuará sem qualquer tipo de trilhos...BEIJUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A situação deixa todo o mundo descrente...
      Mas, obrigado pela visita, Suze!
      Bjs!

      Excluir
  7. Dia desses estive estudando com minha sobrinha pra prova de Geografia e o tema abordava isso, o desperdício de oportunidades em se valorizar e viabilizar um meio de transporte que poderia tirar do sufoco o sistema de transporte do país, que é uma coisa horrorosa. Ela dominou o tema parecendo uma adulta.

    Bela abordagem, querido Leonel.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até uma criança percebe a incoerência do desperdício de investimentos no setor ferroviário...
      Bjs, Milene!

      Excluir
  8. Boa noite meu amigo querido !!!!!!
    Sempre bom vim por aqui,ganhar carinho faz bem,muito bem ...nos deixa no trilho,porque o Brasil faz tempo que saiu do trilho,rsrsrsrsrsr
    bjs de final de semana !!!!!

    ResponderExcluir
  9. Ué? Jurava que tinha deixado um comentário aqui...há dias. É mesmo um pesar que não haja investimentos e nem o menor interesse para se fazer uma malha ferroviária por esse nosso Brasil gigantesco.
    Beijuuss

    ResponderExcluir
  10. Oi Leonel,

    Esses desperdício de investimentos sempre acaba virando sucata, dinheiro do povo jogado fora....
    O Brasil precisa que alguém coloque ele no trilho de verdade.

    Beijos!
    Ótima semana!

    ResponderExcluir
  11. Saudações almirante Leonel, sua postagem fez-me lembrar um amigo arquiteto que costumava fazer esta indagação... =(

    Cordial abraço, saúde e paz.

    ResponderExcluir
  12. OI LEONEL!
    AGRADECENDO TUA IDA NO "SÓ PRA DIZER" E DEVIDO A IMPORTÂNCIA DESTE
    POST, EU O LI, EMBORA JÁ O TIVESSE FEITO, SÓ NÃO VOU COMENTÁ-LO NOVAMENTE, MAS, COMO ANTES SAIO DAQUI INDIGNADA COM ESTE DESCASO.
    ABRÇS
    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  13. Agradecimentos aos amigos que me visitaram.
    Aos mais recentes, não cheguei a responder a tempo, por isto saúdo aqui a todos!
    Abraços!

    ResponderExcluir