FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

domingo, 22 de abril de 2012

DESVENTURAS TELEFÔNICAS


Uma bela manhã de domingo na Cidade Maravilhosa...
Quero dizer, “bela” de acordo com as minhas preferências, um tanto diferentes das eleitas pela maioria dos habitantes locais.
O céu está num belo tom cinza chumbo, e a temperatura, estabilizada em torno de 23° C, ao invés dos habituais 35° a 37° C da semana que passou. E ocasionais chuvas caem mansa e aleatoriamente pelos bairros. 
Eu devia morar na Inglaterra, tão abominada por Nelson Piquet pelo seu clima nevoento e frio (para não falar do conceito dele sobre as mulheres inglesas).
Mas, em meio a esta calma e placidez, depois que os gritos do papagaio da vizinha me avisam que já passa das sete, me sinto capaz de fazer o que precisa ser feito.
Desde ontem à tarde, percebi que meu telefone fixo estava mudo. Como estava ocupado a tarde toda com o profissional que estava consertando a minha bomba d'água, deixei para ver se consertavam as linhas sem minha intervenção. 
Mas, como pela manhã o velho Graham Bell ainda não acusasse sinais de vida, resolvi questionar a operadora. Eu tinha duas alternativas: o celular e o telefone conjugado com a TV a cabo, produto de uma venda casada, numa união impossível de ser desfeita, sob pena de aumentar o preço total da mensalidade!
Bem, comecei usando a linha da operadora de TV. Disquei, e atendeu uma voz que se identificou com um nome, como se fosse outro ser humano...Mas era apenas um computador! Gentilmente (como os computadores falantes são gentis!), enquanto eu derramava uma enxurrada de palavrões pelo desrespeito e descumprimento das normas, ele pediu que eu digitasse o DDD+ meu número de telefone. Após ter repetido esta operação três vezes, sem que ele conseguisse identificar o número discado, minha paciência se esgotou, eu desliguei e redisquei. 
Bem, desta vez, o telefone da TV (talvez temendo a concorrência) se recusou terminantemente a fazer a ligação. Para resumir, parecia estar bloqueado! Depois de algumas tentativas, desisti e parti para o celular !
Consegui a ligação, mas, quando tive que digitar o número correspondente à “reclamações”, esbarrei com as inovações tecnológicas! Meu “novo” aparelho não possui um teclado material, só virtual, que aparece quando chamado, e a telinha touchscreen fica desativada durante as chamadas! Quase furei a opção “teclado” antes de desistir novamente! É nisso que dá adquirir novidades tecnológicas sem se atualizar de forma correspondente!
Na TV, aquele chato narrador mostrava os preparativos para a largada do Grande Premio de Bahrein. Os pilotos brasileiros, como de costume, ultimamente só aparecem depois do 12º lugar, na ordem de largada...Mas, eu nem vou assistir a essa porcaria!
Voltei ao telefone da TV a cabo, desliguei o modem e executei os procedimentos de reinicialização. E, milagrosamente, consegui a ligação! Aleluia!
Finalmente, depois de driblar o maldito idiota do Eduardo (era assim que se autodenominava o monstrengo de silício), consegui falar com uma atendente humana! A mocinha me pediu a número com defeito, e disse para aguardar uns momentos. Logo, ela voltou e explicou qual era o problema: roubo de cabos telefônicos! Segundo ela, vários metros de linhas telefônicas haviam sido roubadas em determinada rua, perto da minha área, e as equipes estavam trabalhando desde a véspera para refazer as ligações.
Minha revolta se desviou das centrais de atendimento para essas situações típicas de países subdesenvolvidos!
Existe uma prática que parece passar de pai para filho, de roubar coisas como cabos elétricos e telefônicos e tampas metálicas de bueiros!
Certa vez, apreenderam até uma Kombi que era dotada de um buraco no soalho: o motorista parava sobre o bueiro, e o cúmplice, usando ganchos, suspendia a tampa para dentro do furgão, sem sequer descer do veículo!
Há alguns meses, um “cidadão” morreu eletrocutado quando roubava cabos de um poste! Menos um!
Naturalmente, esse material, de fácil identificação, e evidentemente oriundo de atos criminosos, é vendido para depósitos de ferro-velho, que os renegociam com as indústrias que reciclam metais! Será que ninguém investiga e desencadeia uma ação contra essas práticas? Se não houvesse compradores, não haveria roubos! Mas, nem o receptador nem o consumidor final se preocupam com a procedência do material! Quem não quer uma fonte de matéria-prima com preços abaixo da tabela?
Este é o país do Gérson!
A omissão de alguns favorece a desonestidade de outros e contribui para as mazelas que impedem a sexta economia mundial de ser um país realmente civilizado!
Agora, aguardarei pacientemente até às 20:00 hs., prazo previsto para voltar a ter telefone.
Ah! E o "problema" do celular?
Basta apertar a tecla “bloquear/desbloquear” durante a ligação, para ter acesso ao teclado virtual, sem interromper a chamada! Vivendo e aprendendo!
Pasta, burro velho! 

Nota: A linha foi restabelecida aproximadamente às 13:30 hs.

44 comentários:

  1. Leonel,
    Indignações plenamente justificadas. 1) Pela falta de respeito que as "entidades" deste país têm para com o consumidor; 2)pela falta de controle das autoridades para com o bem público, que deixam roubar e não produzem meios de coibir a ladroagem; 3) Pela velocidade que a tecnologia avança, a qual nem sempre podemos alcançar. Aliás, quando é que a informática vai dar um momento de sossego para nossas mente super carregadas de informações o mais das vezes desnecessárias? Abraços domingueiros de um analfabeto e informática, JAIR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem colocado,Jair: quando a informática vai dar uma colher de chá, com tantas mudanças de rumo?
      Ultimamente, a gente tem que andar mais atualizado do que na atividade aeronáutica, pois lá as coisas não mudavam tanto em tão pouco tempo...
      Abraços!

      Excluir
  2. Certa vez, logo quando surgiu esse atendimento robótico, meu cunhado xingou pra valer a atendente eletrônica, antes de bater o telefone nas suas fuças inexistentes... Não valeu de nada, mas eu gostei porque também tenho ojeriza.

    Também passei perrengues com os telefones modernosos, o tal teclado invisível que quando mais precisamos, parece se esconder não se sabe aonde.

    Ah, a Fórmula 1... O Brasil fechou a oficina de arte, desde que o Ayrton se foi? É o que parece. Euzinha há séculos não me sento pra ver uma corrida.

    Que bom que tudo se resolveu por aí. Beijo, querido Leonel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O engraçado é que teve uma norma da Anatel de que a gente tinha que ter a opção de falar primeiro com um ser humano...Parece que "não pegou"...
      Agora, esses celulares são mesmo um saco!
      Eu costumo usar só como agenda, ou em emergências como esta!
      Abraços, Milene!

      Excluir
  3. Por conta de outro tipo de malfeitores fui forçado a mudar meu e-mail... estou aos poucos refazendo meus contatos. Favor esquecer o "rmhbr"... e viva o Brasil siliconado! ou silicificado! ou eletrocutado...

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vê se não esquece de enviar o novo endereço, O.K.?
      Abração, e parabéns pela distinção poética que recebestes!

      Excluir
  4. Neste finalzinho de tarde venho aqui beber das tuas artemanhas,pois sei que adoras uma critica,kkkkkkk,e com toda razão,sempre deixa em pauta teus acontecimentos,isso nos faz te conhecer sempre mais...sou uma admiradora dos seus post e especialmente de vc ...
    bjsssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho, Severa!
      Adoro mesmo te receber por aqui...
      Bjs!

      Excluir
  5. Rsrsrsrs, caro colega Leonel, também já passei por esta situação de precisar digitar números durante uma ligação e o teclado virtual estava bloqueado, rsrsrsrsrs.

    Grande abraço, saúde e muita paz!

    Ah, sua fisionomia lembra muito um chefe que tive, gente finíssima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o seu ex-chefe seja mesmo gente boa...Rsrsrsrs!
      Abraços, Milton!

      Excluir
  6. KKKKK.... SAIR DO SÉRIO É MUITO FÁCIL MESMO... A GENTE É QUE INSISTE E NÃO DESISTE NUNCA... PORQUE SERIA PIOR. MEU CELULAR É DESSE TIPO TAMBÉM E JÁ PERDI ALGUMAS LIGAÇÕES QUANDO PEDIAM PARA DIGITAR E NNÃO APARECIA NADA...KKKK. ESTOU COM VC NUMA PREFER~ENCIA, PELOS DIAS NUBLADOS E PODERIA EU TAMBÉM IR TRANQUILAMENTE MORAR NA INGLATERRA.
    BOA NOITE E BOA SEMANA LEONEL!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos, aprendi mais uma...
      Boa semana para você, Carlinha!

      Excluir
  7. OI LEONEL!
    QUE ODISSEIA.
    E VIVA A TECNOLOGIA, DESTA PODEMOS CORRER ATRÁS, JÁ OS OUTROS PROBLEMAS...
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Zilani, apesar de tudo, os benefícios compensam, e temos que correr atrás...
      Agora as mazelas do nosso país, parecem não ter jeito!
      Abraços!

      Excluir
  8. Olá Leonel!

    Realmente o meu post estava em rascunho no dia que passaste lá, porque eu estava fazendo umas mudanças nas configuração do blogger.

    Leonel também ja passei por cada situação e perdi muitas ligação porque meu teclado virtual estava bloqueado. A tecnologia é fantástica, mas tem dia que tira a gente do sério.

    Grande abraço e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estive por lá e deixei comentário...
      Com a tecnoogia temos uma relação de amor e ódio...
      Abraços, Smareis!

      Excluir
  9. OI LEONEL!
    VOLTEI...
    VASCULHEI EM TODOS MEUS SEGUIDORES PARA VER SE NÃO TE AVAS ADICIONADO A MAIS TEMPO, NÃO ESTÁS ENTRE MEUS SEGUIDORES MESMO.
    PENA, JÁ VIM MUITAS VEZES TE VISITAR E NÃO HAVIAS ENTRADO EM MEU BLOG,ENTÃO FICA A DÚVIDA SE O AMIGO NÃO GOSTA DE NOSSO TRABALHO, POR NÃO RETORNAR, AGORA VI QUE NÃO É O CASO.
    CONTINUAREI VINDO AQUI, E TE PEÇO, VOLTA LÁ E TENTA DE NOVO, VOU VER SE É ALGO COM O BLOG.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  10. OI LEONEL!
    VOLTEI!
    OLHEI MEU QUADRO DE SEGUIDORES PARA VER SE, POR ACASO NÃO TE HAVIAS ADICIONADO A ALGUM TEMPO, MAS REALMENTE NÃO ESTAVAS E NÃO CONSEGUISTE TE ADICIONAR AGORA.
    VOU VER SE É ALGO COM MEU BLOG.
    MAS, TE PEÇO, VOLTES LÁ.
    EU JÁ VIM MUITAS VEZES TE VISITAR. QUANDO NÃO TEMOS RETORNO, FICA A DÚVIDA, SE O AMIGO NÃO GOSTA DE NOSSO TRABALHO, QUE BOM, AGORA SEI, NÃO SER ESTE O CASO.
    PEÇO DESCULPAS.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  11. Eu quase não uso celular, pois já me roubaram tantos... e sou meio doida com isso, "com essas inovações tecnológicas; perco o contato e às vezes saio do sério e fico longe "dele, o celular*, não tenho paciência, juro.
    Leonel o teu texto é um aprendizado "pra mim"...adorei tudo que escreveste, do teu jeito, como eu gosto.
    Beijinhos da Mery*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tem este pesadelo de roubarem os celulares, com todos os nossos dados e contatos...
      Isso também é um estresse!
      Bjs, Mery!

      Excluir
  12. Menino...agora não posso mais te chamar de Leonel nem de Leo, só de "GATO", quem é esse aí enfeitando a paisagem? AHahah... Como sempre arrebentando nas fotos. Essa ficou maravilha, é aonde?Sobre a postagem vou só falar como é sempre agradável ver as maravilhas que você faz quando pega a "pena" e sai por aí a juntar palavras e derramar pelo mundo seus textos exatos, e absolutamente corretos. Saudades de vir por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Emília, você quis dizer enfeiando a paisagem? Kkkkkk!
      Isto foi no século passado, num hotel perto de Angra.
      Saudades eu senti de ver você por aqui!
      Abraços!

      Excluir
  13. Leonel,

    Dei risada com teu texto.
    Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo ano passado!
    Aliás....as duas coisas! O "roubo" dos cabos do meu telefone, que é da NET o pessoal também adora roubar os cabos da net por aqui(fiquei 4 dias sem telefone e dois sem internet e televisão), bem como, o desespero em frente a minha tela do celular quando eu precisava falar desesperadamente com a autorizada da Ford - a mesma iria fechar antes do carnaval por vários dias e meu carro ficaria lá preso por todo o feriado (tinha ido para a revisão) e eu não conseguia no táxi (presa em um monstro engarrafamento) falar com meu consultor. Por sorte o Santo Valério (nome do consultor) sabe que moro longe e havia autorizado minha entrada após as portas serem fechadas. Detalhe, tenho dois telefones - mas o de teclinha (aquele que as tias gostam) havia ficado em casa. Portanto amigo não és o único que apanha não......eu também!rs

    Agora.....que coisinha mais "tipo povo de terceiro mundo" roubarem cabo da operadora! É o fim da várzea!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o que deixa a gente desanimado é saber que roubam tampas de bueiros e fios telefônicos e de operadoras!
      Até para roubar somos atrasados!
      Mas, a cada mancada tecnológica, ficamos mais "experts" em lidar com as goiabinhas!
      Bjs, Sandra!

      Excluir
  14. Sabe amigo ando desenvolvendo muito o pensamento positivo ultimamente e cultivando a fé... plantando Jesus nos meus dias....
    Obrigada pelo carinhoso comentário no meu blog!!

    Boa noie!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto é muito bom!
      Continue sempre pensando positivo, pois isto combina com a tua atitude...
      Eu aprecio muito as tuas visitas!
      Abraços, Carla!

      Excluir
  15. OI LEONEL!
    ABRI MEU MOSAICO DE SEGUIDORES, E FUI ABRINDO AS PÁGINAS E É, O QUE IMAGINEI, TU JÁ ÉS MEU SEGUIDOR,ESTÁS LA, DEVES TER ENTRADO A MUITO TEMPO E O GOOGLE,QUANDO TENTAMOS NOS ADICIONAR EM UM BLOG QUE JÁ´SOMOS SEGUIDORES, ELE ABRE A JANELA E LÁ NO MEIO DOS ESCRITOS ESTÁ, QUE JÁ ESTAMOS SEGUINDO.
    TE FALO ISTO PORQUE JÁ GRAMEEI, UMA VEZ, ATÉ QUE DESCOBRI QUE ERA ISTO.
    ESPERO QUE TENHAS ENTENDIDO.
    SE QUISERES TE VER, QUANDO ABRIRES MEU BLOG, ACIMA DO MOSAICO,TEM DOIS QUADRADINHOS SOBREPOSTOS, CLICA ALI, E VAI ABRIR A JANELA, CLICA NO "MAIS" E DEPOIS EM SEGUIR, AS JANELAS IRÃO SE ABRINDO E TE VERÁS ALI.
    SE NÃO CONSEGUIRES ME FALA, MAS ACHO QUE VAI DAR CERTO.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôi, Zilani!
      Eu fiz este procedimento, mas não me localizei nos seguidores, mesmo repassando todas as janelas.
      Ou não está visível para mim, ou eu não estava bem atento na procura...
      Acho que tem alguma coisa errada com a minha conta...
      Vou continuar tentando me ver...
      Abraços!

      Excluir
  16. Êita que meu amigão LeÔnidas se atrápaiou na técnonews... rss

    "É assim meRmo meu véi, quando achamos que tá na caçapa o taco quebra ou o pano enruga" kkkkkkkkkk

    Enquanto isso nas caladas da noite( ou dia meRmo )... tudo nos é roubado... rss

    Abração
    Tatto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, agora o meu problema está aqui mesmo, pois não consigo me incluir como seguidor no blog da Zilani, aí de cima...
      Ela me disse que eu já estou incluído, mas eu mesmo não me vejo, isto é possível?
      Abração!

      Excluir
  17. É para estragar o dia de qualquer ser mesmo, mas não tem jeito, e ainda bem que tudo foi resolvido.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Mary!
      Realmente, no final, tudo deu certo!
      Abraços!

      Excluir
  18. BOM DIA MEU ANJO AMADO !!!!!!!
    QUANTA ENCRENCA SE ARRANJA POR CONTA DE UM TELEFONE,KKKKKKKKK
    EU NÃO TENHO MUITO PARA FALAR DESSAS COISAS,POIS SOU FORA DA TECNOLOGIA,MEU TRABALHO E MINHA VIDA POR SI NÃO EXIGE MUITO,MAS LENDO OS COMENTÁRIOS VEJO COMO SE SOFRE .
    DEIXO UM BEIJO COM SABOR DE FERIADO!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Severa!
      Eu lembro os tempos felizes em que nem sequer tinha telefone!
      Bjs!

      Excluir
  19. Meu e-mail: r46barcellos@hotmail.com
    Abraços, amigo.

    ResponderExcluir
  20. Estou passando para deixar meu beijo de boa noite...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Smack!
      É assim o som do beijo nos quadrinhos americanos!
      Smack!

      Excluir
  21. Grande Leonel! Tudo bem, meu amigo?

    Nem me fale! Essa Lei de Gérson, na minha opinião é a pior das leis em nosso país. É dela que surgem leis para beneficiar uns e outros, para aumentar salários de políticos, para proteger ladrões de colarinho branco e tantas outras coisas que atravancam nossa evolução, como você bem disse.

    Isso não tem classe social: quando se nasce pobre, rouba cabos, vai para o tráfico ou assalta. Quando se nasce rico oprime os outros, desvia dinheiro, rouba milhões...

    Vamos vivendo, mudando nosso quintal. Que o de muitos vizinhos está uma loucura!

    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer em recebe-lo, Wolber!
      Pois é, a Lei do Gérson é a coisa mais democrática que temos: pobres ou ricos, todos querem levar vantagem em tudo!
      Felizmente, existem pessoas como você, que lutam para melhorar nossa realidade!
      Abraços, amigo!

      Excluir
    2. Como nós, Leonel! :)

      Grande abraço!

      Excluir
  22. Desta vez li rindo, porque com toda a sua revolta você conseguiu expor o assunto de um modo divertido, muito bom ler, foi de uma tranquilidade que fazia tempo que não existia em mim. Com toda a sua raiva eu não me alterei, mas me revolto sim, porque esta coisa de pai para filho, um pouco é verdade.

    Não só de pai para filho, mas em uma cidade como esta que vivo, se agrupam estrangeiros que fazem sempre o mesmo papel... africanos vendem bolsas falsas em todas as metropolitanas, marroquinos são violentos traficantes e ladrões, egipcianos são muito unidos e trabalhadores honestos e trabalham em pró de ter um dia uma pizzaria ou então, entram no ramo de construção, chinês se agrupam e formam comércios e só Deus sabe o que fazem para conseguirem tudo isto, porque são enormes, são verdadeiros Shopping Center(deve ser falsificação, uma atrás da outra), as romenas, albanesas, brasileiras (infelizmente para sujar o nosso nome, aqui) e às vezes, russas se prostituem. O problema é que os jovens brasileiros também estão se prostituindo (não generalizando, claro.) porque, também não generalizando, os italianos são gays e pagam bem. Quando não se prostituem, fazem de taxista para as mulheres e para os travestis brasileiros, levando-os para onde desejam, só para encontrar clientes. Um mundo louco, que não imaginava de ver de perto. Toda a Europa é assim, creio.
    É um modo de sobreviver quando o Pais não te deixa crescer de outro modo, pois, não te dá a chance necessária para ser um cidadão de valor.

    Quanto à tecnologia, para você vencê-la, tem que ter em casa alguns jovens e não papeis de instrução que te deixa louco ao ler, por não entender rsrsrs
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  23. Muito chato saber os papéis aos quais os europeus nos associam...
    Talvez por isto muitos não nos recebam tão bem!
    Realmente, os jovens se adaptam instantaneamente às inovações tecnológicas!
    Mas, o velho aqui aprende pelo método de tentativa-erro!
    Abraços, Aimée!

    ResponderExcluir