FRASE:

FRASE:

"Se deres um peixe a um homem, vais alimenta-lo por um dia; se o ensinares a pescar, vais alimenta-lo a vida toda."

(Lao-Tsé, filósofo chinês do séc. IV a.c.)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

DIVAGAÇÕES SOBRE A DATA NATALINA

Novamente o planetinha azul está perto de completar mais uma volta em torno desta estrela de 5ª grandeza que chamamos Sol.
Como estas voltas ocasionam mudanças climáticas periódicas na Terra, passamos a associar muitos eventos a esse ciclo.
Mas, para mim, criado em um meio onde prevalecia a fé cristã, a festa de fim de ano mais notória era o Natal. 
Apesar de ser a celebração do nascimento de Jesus Cristo, o mestre da paz e do amor, cuja verdadeira mensagem até hoje ainda parece não ter sido compreendida, diversas distorções foram introduzidas nesta celebração, trensformando-a num festival de consumismo.
Assim, meteram na minha cabeça essa história de Papai Noel, uma utopia com a qual eu logo cismei: esmola demais, o mendigo desconfia!

 Cadê meu trenzinho elétrico, seu velho §*%#%§&§ enganador?

Piorou mais ainda quando descobri que, apesar de ter que escrever a tal cartinha pedindo presentes, eu não podia realmente liberar meus sonhos e pedir tudo o que queria.  Logo percebi que o meu desejado trenzinho elétrico nunca seria colocado sob a nossa árvore pelo velhinho da Coca-Cola, não importa o quanto eu fosse bonzinho e educado.
Então, fiquei sabendo que os meus sonhos natalinos estavam limitados às ainda mais limitadas posses do meu pai, que já fazia acrobacias para que tivessemos um Natal farto, pelo menos na parte alimentar. Ainda mais que o dia de Natal lá em casa tinha duplo significado pois era também o aniversário do meu pai.
Até que, em uns três dias antes do Natal, no ano em que eu completei 16 anos, meu pai  nos deixou...sucumbiu aos teores da nicotina dos seus inseparáveis cigarros...
E, por alguns anos, o Natal passou a ser para mim uma lembrança triste...

Hoje, a véspera de Natal significa apenas uma breve reunião para jantar com pessoas amigas, algumas comidas típicas, vinho, conversas em tons saudosistas, trocas de presentes e dormir um pouco mais tarde do que de costume.
Mas, antes, já houve uma troca de mensagens pela internet, onde procuramos rebuscar os verdadeiros significados filosófico-religiosos e humanísticos da data, e até mesmo falar sobre Jesus Cristo e sua mensagem universal de paz e amor ...

Nota: Não se assustem, pois esta ainda não é a minha mensagem de Natal!
 

15 comentários:

  1. Amigo LeÔnidas....

    Assim como teu trenzinho, to esperando até hoje minha "bicicrétinha"... hehehe

    Vamos sentar e ou teclar com os amigos e "saudosar" estórias de Jesus, Festas, Voltas de planeta ao sol, entes queridos que se vão e Saudades.. Muitas.

    Abraços meu véi amigão.
    P.S.- Se ocê querê juntar força pra dá uma sóva no Noel... Tô dentro... hehehe

    Tatto

    ResponderExcluir
  2. Leonel,
    Belo texto. Vejo aqui que você conseguiu localizar temporalmente onde ocorreu sua perda da inocência. Também vejo o Natal como uma data consumista onde lembramos de nossos amigos e parentes e lhes reservamos um mimo ou uma lembrança. Essa história de Jesus, não sei bem onde, já se perdeu de minha memória, não consigo associá-lo ao Natal. Aliás, Jesus é uma figura emblemática que só faz sentido para os cristãos. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. Não me assustaria se fosse essa sua mensagem natalina...é tão recheada de intensas emoções, de uma realidade de VIDA vivida por tantos de nós, que me emocionei. E não seriam elas o "verdadeiro espírito natalino"? Quantas saudades da ausência daqueles que nos são caros...e logo nesta data???!!! Dessa espera pelo Papai Noel e meus desejos realizados, tenho estórias prá mais de metro...como olhar pela janela e ver tooodas as crianças, amigas, da rua com seus brinquedos novos e euzona só espiando, pra depois de uns tantos dias por meus pezinhos na rua e criar uma desculpa qq pela ausência dos meus.Quantas vezes tive a certeza que não tinha sido uma menina boazinha?! Aff... Talvez resida aí minha cabecinha talentosa e versátil rsrs. Pq amigo, convenhamos: a gente tem que ser criativo prá caramba nessa vida!
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  4. Bom, avise quando - e se - postar tua mensagem natalina, pra não embaraçar meus neurônios ou fundir o da Rê. E vamos todos dar uma surra no "bom" velhinho. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá El-Noel, boa noite!

    Lindo e comovente seu texto, nem digo pela data comemorativa, eu falo das entrelinhas querido Leonel. As lembranças escritas em tua história! Creio eu, outras tantas (HISTÓRIAS), deves ter e torço pra que vc venha nos contar!

    beijos pra ti, querido!

    ResponderExcluir
  6. Amigo querido vou tentar te oferece uma história bonita como a que você me deu agora. Veja aqui no meu blog: http://blogdaescolasantaterezinhaaracaju.blogspot.com/2009/12/sao-nicolau-o-guardiao-da-consciencia.html
    O significado a gente vai encontrando cada vez mais e deixando para trás o que tentam nos empurrar mas não conseguem porque dentro da gente nasce também esta grandeza que você citou chamada sol: Cristo Solar....
    Olha e eu acho tão lindinho aqueles trezinhos né?
    :D
    Um dia talvez eu conte das minhas lembranças se encontrar coragem para expô-las....:(
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Mas desde já afirmo que não sou corajosa para tanto!

    ResponderExcluir
  8. Quanto ao seu comentário que é um verdadeiro despertar para o perigo das entrelinhas da ideologia que vigora no mundo que, com isso, cada vez mais só piora, meus cumprimentos e respeito quanto ao discernimento em tudo que escreve amigo.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Vou postá-lo aqui tá!

    "Como vemos, o saco de presentes permanece na figura do atual Papai-Noel-Coca-Cola, mas o chicote sumiu! Por que? Só direitos e nada de deveres?
    Parece que é esta a corrente atual!
    Impunidade e irresponsabilidade!
    A "distinta" cambada de Brasília acaba de aprovar (rapidinho)na câmara uma lei que proibe até palmadas na bunda dos filhos!
    Só falta passar pelo senado. O estado quer impedir os pais de educarem seus próprios filhos! Talvez para criar uma geração já baseada nesta impunidade que eles tanto cultivam!
    Porque para os excessos, já existem leis em vigor! Que aliás, não impedem casos de violência, como esta lei estúpida também não vai impedir!
    Eu agradeço aos meus pais pelas chineladas que levei, foram merecidas e não foram mmotivadas por raiva, mas para correção, e a mensagem foi compreendida!
    Hoje, vejo pais criando verdadeiros marginais de mau-caráter, que acham que tudo podem!
    Boa postagem, Carla, que havia me escapado, nem sei porque...
    Abraços!"

    (Leonel)

    ResponderExcluir
  10. Hum. Também não dou muita bola pra esse moço da barba falsa não. Eu bem esperava por ele, confesso. Mas na minha inocência achava que ele jamais viria porque meu quarto não tinha janela. E ele não veio, nunca veio. Acho que foi Papai Noel quem inventou esse negócio de classe social. E o fiodagota ainda inventa música mentirosa, dizendo que "seja rico ou seja pobre o velhinho sempre vem". Mentiroso de uma figa!

    Gostei imenso do texto, meu caro gaúcho de Nikiti.

    ResponderExcluir
  11. Vim por algum motivo que me fugiu agora...é que ao ler o comentário do nosso amigo Rodolfo, fiquei assim...só tinha dois, o tico e o teco, e agora Bruxo me deixou só com um ("fundir o da Rê")??? Vou botar o que me restou pra funcionar a todas as sinapses e depois eu volto, qdo me lembrar o que vim fazer aqui de volta.
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  12. Leonel, abraços sou mais uma que não "gosta dessa euforia toda nas ruas, nos Shoppings, enfim, só penso naqueles que conheço, onde moro, que nada têm...nem uma rabanada, muito menos um trenzinho, eu também perdi mãe e pai num acidente horrível, então vou festejar o quê?
    Jesus é um símbolo da paz*, só pregou o Bem: um ser iluminado em qualquer dia do ano.
    Desculpe meu cometário e não se assuste, será assim...esperarei chegar outro ano...vou à praia pedir, não custa, a fé é tudo;
    Eta! Já me enrolei toda, pronto! Bom Natal! rsrs

    ResponderExcluir
  13. Um TEXTO MUITO EMOCIONADO também me sinto meio assim assim no Natal fico meio fechado... Tudo de bom em tudo e sempre!

    ResponderExcluir
  14. Ontem de tarde, eu vim ler esta sua postagem e quando estava no final, entrou Rafaela e me atrapalhou, rsrs Ela toma a cadeira de mim, e domina o mouse rsrs (To ferrada!)

    Sinto muito pela perda de seu pai assim tão próximo de uma data festiva, mas estas coisas acontecem na vida e a gente jamais espera... Eu sei que pode acontecer comigo também e nem sei como irei reagir... Só sei que gosto do Natal, apesar de chorar pela noite afora, a cada momento que vai chegando.
    Sinto falta demais da minha familia, mas mesmo assim eu gosto do Natal e gosto do papai Noel também! Ele já me fez perder muitas noites de sono, querendo que a manhã chegasse rápido, para no final não ter debaixo da árvore o que eu queria, mas eu gostava da ansiedade de esperar algo que jamais poderia chegar, pois meus pais se sacrificavam demais por nós, mas não tinham condições de nos agradar com presentes caros... No final, a gente sempre sabe que são os nossos pais que saiam de casa, compravam e escondiam os presentes, hehehe (Eu sabia e fingia)
    O que eu não gostava do Natal, quando eu era criança, era o exibicionismo das duas crianças vizinhas, isto eu procurava ignorar... Elas se aproximavam só para desprezar os nosso simples presentes, porque os presentes delas, eram sempre de grande valor, então, por isto, eu procurava ficar dentro de casa para não vê-las... Não queria, para não estragar o meu momento.

    Beijos e Feliz Natal

    ResponderExcluir
  15. Meu querido amigo!
    Vc já me fez feliz por todas as vezes que me visitou,pensou em mim,deixou riquissimos comentários...
    Quanto essa história de Natal,se exterioriza de muitas maneiras...as pessoas se transformam em sua maneira de ser...eu nem quero me expor para não ter que derramar mais lágrimas.Leio-te e fico a derramar lágrimas...tbm essa época do ano as pessoas ficam mais sensibilizadas,e eu estou neste trem tbm...
    bjs meu amigo querido,muito querido!

    ResponderExcluir